Ato cívico marca o 7 de Setembro em Rio Claro

Rio Claro comemora o 7 de Setembro com ato cívico no paço municipal. A solenidade será nesta sexta-feira (7) às 9 horas. Faixas em verde e amarelo e bandeiras, incluindo a do Brasil, do estado de São Paulo e de Rio Claro, enfeitam o espaço em menção à Semana da Pátria.

Autoridade civis e militares participarão do ato, que terá a entrada das bandeiras, realizada por soldados do Tiro de Guerra, e apresentação do coral da Guarda Mirim. Durante a solenidade do Dia da Independência haverá execução dos hinos Nacional, de Rio Claro e da Independência.

Ato cívico marca o 7 de Setembro em Rio Claro

Rio Claro comemora o 7 de Setembro com ato cívico no paço municipal. A solenidade será na sexta-feira (7) às 9 horas. Faixas em verde e amarelo e bandeiras, incluindo a do Brasil, do estado de São Paulo e de Rio Claro, já enfeitam espaço em menção à Semana da Pátria.

Autoridade civis e militares participarão do ato, que terá a entrada das bandeiras, realizada por soldados do Tiro de Guerra, e apresentação do coral da Guarda Mirim. Durante a solenidade do Dia da Independência haverá execução dos hinos Nacional, de Rio Claro e da Independência.

Secretaria de Agricultura homenageia Enéas Ferguson

Na manhã de quinta-feira (30) a Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção prestou homenagem ao diretor da Casa da Agricultura, Enéas Ferguson, que está se aposentando após 37 anos de serviços prestados ao Governo do Estado de São Paulo.

O secretário Emílio Cerri destacou a importância de Enéas no auxílio ao homem do campo ao longo dos anos. “Ele sempre esteve ao lado do agricultor, ajudando no que era preciso mesmo quando não tinha apoio da administração municipal”, comentou. Emílio disse ainda que neste ano reaproximou a secretaria da Casa da Agricultura. “Realizamos vários trabalhos em conjunto e com reuniões e novas ideias iremos fazer o melhor para os moradores da área rural”, conclui.

“Conheci o Enéas no meu primeiro mandato como vereador e ele sempre trabalhou em prol da agricultura, lutando ao lado dos produtores rurais. Se ele não fez mais por eles é porque não deram condições”, disse o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. O vereador Geraldo Voluntário que representou a Câmara Municipal parabenizou Enéas e lembrou da luta dele pelo melhor de Rio Claro.

Enéas Ferguson agradeceu as autoridades e amigos presentes e lembrou quando ingressou na Casa da Agricultura e de tudo o que realizou ao longo dos anos que esteve à frente como diretor e das parcerias feitas. “O Juninho quando vereador e agora como prefeito, nunca nos abandonou na hora que precisávamos de algo. Tudo o que consegui fazer foi para o bem da cidade e dos agricultores”.

Cerimônia na Praça da Liberdade marca aniversário de 101 anos de Ulysses Guimarães

Rio Claro realizou nesta sexta-feira (6) atividade em comemoração aos 101 anos do ex-deputado federal Ulysses Guimarães. O evento aconteceu na Praça da Liberdade e contou com a presença de autoridades. O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, observou que a história não se apaga e que o nome e a herança democrática de Ulysses continuam sendo enaltecidos no município. O prefeito observa que com o entendimento entre o município e a Fundação Nacional, a Fundação Municipal Ulysses Guimarães ganhou uma nova dinâmica de trabalho, com custeios agora mantidos pela entidade nacional, sem ônus para o município.

“A referência positiva de Ulysses Guimarães precisa servir de espelho para os políticos e cidadãos”, disse Juninho lembrando que o prédio onde funcionava a Fundação Ulysses, no Núcleo Administrativo Municipal (NAM), irá abrigar uma escola, que deverá ter o nome do grande parlamentar brasileiro.

A atividade na sexta-feira começou com contação de história promovida por Ruy Fina para os alunos da Escola Municipal Marcelo Schmidt. Ruy Fina contou aos pequenos algumas passagens sobre a vida de Ulysses Guimarães destacando a importância do ex-deputado para história política do País.

O ex-vereador Manoel Silva destacou a importância da participação das crianças em eventos como esse, que mantêm viva a memória de um cidadão rio-clarense que lutou muito pela democracia no Brasil. O ex-prefeito de Rio Claro, Álvaro Perin, falou do seu prazer em ter convivido com Ulysses, figura ilustre que deveria ser cultuada e utilizada como exemplo a ser seguido.

O deputado estadual Aldo Demarchi disse que se espelhou em Ulysses e no ex-deputado José Felício Castelano, o Gijo, no início de sua vida política como vereador. “Não podemos esquecer quem escreveu a história. Ulysses foi um dos principais articuladores da Constituição Federal de 1988, a lei máxima do País, e do movimento Diretas Já”, lembrou Demarchi.

Chico Donato, secretário de gestão da Fundação Nacional Ulysses Guimarães, comentou que os rio-clarenses devem ter orgulho de morar em uma cidade onde nasceu um grande político. A vereadora Maria do Carmo Guilherme observou que a atividade tem como objetivo manter viva a memória de Ulysses Guimarães, por isso a importância do envolvimento das crianças.

Da atividade também participaram o presidente da Câmara Municipal, André Godoy; o procurador geral do município, Rodrigo Ragghiante; a secretária de Cultura, Daniela Ferraz; Simone Gonçalves Reganham, diretora do Departamento Pedagógico e de Supervisão Escolar da Secretaria da Educação; Juliana Duarte, coordenadora Pedagógica; ex-vereador Sérgio Guilherme; João Vieira de Campos Filho, presidente do Conselho da Fundação Ulysses Guimarães; vereador Val Demarchi; advogados Jouber Turolla e Fábio Perin; entre outros.

37º BPMI faz homenagens a policiais na Câmara Municipal

O 37º Batalhão da Polícia Militar de Rio Claro realizou na quarta-feira (13) a solenidade de valorização dos policiais militares com a entrega de medalhas, láureas de mérito pessoal e certificados. O evento foi realizado no plenário da Câmara de Vereadores, no paço municipal. O vice-prefeito e secretário municipal de Segurança, Defesa Civil e Mobilidade Urbana, Marco Antonio Bellagamba, participou da homenagem e destacou a importância de valorizar os agentes da segurança pública. “São profissionais que têm um papel fundamental na proteção ao cidadão e na construção de uma sociedade mais pacífica e tranqüila”, comenta.

A solenidade também contou com a presença do deputado estadual Aldo Demarchi, dos representantes de Conselhos Municipais de Segurança, Douglas Jorge Gonçalves e Iuri Davi Antonio, do vice-presidente da União de Amigos (Udam), Adriano Marchi e do diretor municipal de Segurança, Luís Alberto Irikura.

A homenagem é realizada mensalmente pelo 37º BPMI. Na solenidade dessa quarta-feira, 11 policiais tiveram a atuação destacada. Foram homenageados o 1º Tenente PM Bruno Tertuliano, o 3º Sargento PM Flávio Thomazin, os Cabos PM’s Leonardo Astolfi, Vagner Pinto e Alessandro Alves, e os Soldados PM’s Leandro Perissotto, Leandro Duarte, Priscila Perez, Lucas dos Santos, Cassiano Bautto e Tom Robson Barros.

Participaram da solenidade os oficiais da Polícia Militar Capitão PM Tiago Adolfo Facchini, comandante da 1ª Companhia de Policiamento Militar; o Capitão PM César Augusto de Oliveira Bovo, comandante da Companhia de Força Tática; Capitão PM Cleotheos de Souza Sabino Filho, coordenador operacional do 37º Batalhão de Polícia Militar; Capitão PM Ademar Gregolim Júnior, comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar de Itirapina; 1º Tenente PM Vítor Socolowsk, chefe da seção de Justiça e Disciplina do 37º Batalhão de Polícia Militar; 1º Tenente PM Leonardo Diegues A. Pinto, chefe da seção de Logística; e 1ª Tenente PM Larissa Fernanda Marcucci Sanches, comandante do Pelotão da Polícia Militar de Santa Gertrudes.

Juninho destaca importância do Geduc durante homenagem a Guardas Civis

O trabalho da Guarda Civil Municipal de Rio Claro na área da segurança preventiva foi um dos destaques apontados pelo prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, durante homenagem a integrantes da corporação na segunda-feira (28). “O Geduc é exemplo de como a Guarda Civil também pode orientar e ajudar na formação de futuros cidadãos para uma sociedade melhor”, comenta Juninho, referindo-se ao programa Guarda Educacional, que no semestre passado formou 340 estudantes do Ensino Fundamental em atividades realizadas nas escolas municipais.

Na solenidade, realizada no paço municipal, foram homenageados os guardas civis José Augusto Silvério e José Carlos Lopes Barros, como destaques do mês. Moções de aplausos foram entregues aos GCMs Lincoln de Carvalho Junior, Sérgio Antonio Ortiz, Sabrina Roberta Christofoletti e Luciene de Oliveira Pinto, pelos trabalhos na prevenção às drogas com o projeto Geduc. Também houve homenagem ao GCM Sidney Baungartner Filho, que está se aposentando.

De acordo com o vice-prefeito e secretário de Segurança, Defesa Civil e Mobilidade Urbana, Marco Antonio Bellamgaba, o trabalho dos guardas municipais desenvolvido com as crianças é excelente e a prefeitura está redobrando esforços para melhorar essa e outras ações da GCM ainda mais. “Segurança é uma das prioridades de nossa administração e estamos fazendo todos os esforços para garantir estrutura e boas condições de trabalho para toda a corporação”, comenta.

Representando a Câmara de Vereadores, o vereador Julio Lopes parabenizou os homenageados e as ações conjuntas das polícias, civil e militar, com a Guarda Civil Municipal, que estão resultando na queda dos índices criminais. Julio Lopes também ressaltou o trabalho da Defesa Civil, que recentemente combateu inúmeros incêndios na região da Floresta Estadual.

Geduc

O projeto Guarda Educacional é realizado em parceria entre a Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Mobilidade Urbana e Secretaria da Educação. O objetivo é desenvolver a consciência critica nos estudantes, contribuindo com a formação de pessoas capazes de exercer a cidadania e proporcionando a possibilidade de novos aprendizados, resgatando valores humanos como o respeito, cooperação e solidariedade.

Tiro de Guerra comemora Dia do Soldado com homenagem ao patrono e autoridades

O Tiro de Guerra de Rio Claro realizou na noite de sexta-feira (25) solenidade em comemoração ao Dia do Soldado. Cerca de 300 pessoas participaram do evento entre autoridades, familiares, amigos e convidados dos novos atiradores. A cerimônia foi marcada pela celebração de aniversário do patrono do Exército Brasileiro, Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, que recebeu homenagem dos participantes.

Várias personalidades também foram homenageadas e receberam o título honorífico de “Amigo do Tiro de Guerra”, com a finalidade de tornar público o reconhecimento e o agradecimento da entidade pelo apoio ao cumprimento da missão do TG: cidadania e civismo. Receberam o título o vereador Geraldo Voluntário; o comandante da Guarda Civil Municipal, Luís Fernando de Godoy; o vice-presidente da Udam (União de Amigos), Adriano Marchi; e o senhor Celso Vasconcelos.

Da cerimônia também participaram o vice-prefeito e secretário de Segurança, Marco Antonio Bellagamba; o capitão Anderson de Almeida Faria, subcomandante da 2ª Companhia de Comunicações Leve; capitão da reserva Cláudio dos Santos Silva; 1º tenente José Odilon Figueira, delegado do Serviço Militar de Rio Claro; e o 1º tenente Bruno Sotopietra Tertuliano, representando o Comandante do 37º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Márcio Silveira Franco.

Guardas municipais serão homenageados na segunda-feira

Os guardas civis municipais José Augusto Silvério e José Carlos Lopes Barros, da Guarda Civil Municipal de Rio Claro, serão homenageados na próxima segunda-feira (28), como os guardas destaques do mês.

De acordo com Luís Alberto Irikura, diretor municipal de Segurança, as homenagens aos guardas civis municipais ocorrem mensalmente, a partir de escolha feita pelos próprios GCMs numa comissão criada por eles. O evento de segunda-feira acontecerá no gabinete do prefeito às 9 horas.

Em abril, Silvério e Barros atenderam ocorrência de furto de residência no distrito de Ajapi com apoio de outras viaturas e, no momento em que estavam na pista sentido de Ajapi, se depararam com o veículo em alta velocidade ocupado pelos criminosos que praticaram o furto, sentido Rio Claro. Os GCMs efetuaram bloqueio em metade da pista, momento em que os meliantes colidiram contra outro veículo e empreenderam fuga num matagal, tendo um deles efetuado disparos contra a equipe, que conseguiu deter um indivíduo menor de idade.

Também na solenidade será feito moção de aplausos aos guardas civis municipais Lincoln de Carvalho Junior, Sérgio Antonio Ortiz, Sabrina Roberta Christofoletti e Luciene de Oliveira Pinto, pelos trabalhos na prevenção às drogas com o projeto Geduc nas escolas municipais de Rio Claro.

Também haverá uma homenagem ao guarda municipal Sidney Baungartner Filho que estará se aposentando.

Prefeitura fará novos investimentos em equipamentos para a Guarda Civil

Na noite de quinta-feira (26) durante a solenidade de entrega da medalha ”Guarda Civil Municipal do Ano”, o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, disse que a prefeitura prepara novos investimentos para a Guarda Civil Municipal. “Estamos trabalhando para melhor equipar a corporação e vamos investir na aquisição de novas viaturas, fardas e armamentos, dando condições dignas de trabalhos aos agentes municipais de segurança”, enfatizou no evento realizado no plenário da Câmara Municipal.

A homenagem ao Guarda Civil do ano foi instituída em 2009 pelo então vereador Juninho da Padaria. Na atual legislatura o projeto ganhou continuidade a partir de iniciativa do vereador Seron, que participou da solenidade de quinta-feira e destacou o valor da GCM para o município. “Atuei como policial militar trabalhando nas ruas e sei da importância de cada incentivo dado àqueles que saem de suas casas para combater a criminalidade”.

O vice-prefeito e secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Marco Antonio Bellagamba, destacou o empenho da Guarda Civil em benefício da segurança da população. “A parceria da Guarda com as demais forças de segurança do município no combate a criminalidade ajuda a transmitir maior sensação de segurança às pessoas”. O comandante da GCM, Luis Fernando Godoy parabenizou os homenageados e lembrou que já teve a oportunidade de ser homenageado em edição anterior da premiação.

Neste ano foram homenageados os guardas Antônio Marcelo Tomazella, Cléber Eduardo Algarve, Djalma Borges, Emerson Schroder, Gilberto Moreno de Carvalho, Jônatas Rodrigues de Campos, João Sciuto, Luciene Cristina Cortes, Marcelo Alves Martins Eugênio, Osmar Fernando Erbetta, Pedro Paulo de Oliveira, Renata Cristina Marino, Ricardo de Palma, Silvio Batista Savoldi, Sidnei Baungartner Filho e Tatiane Cristina de Paula Brandão.

A solenidade contou com a presença dos vereadores Geraldo Voluntário, Ney Paiva, Val Demarchi e Yves Carbinatti, além do major André Vianna, representando o 37º Batalhão da Polícia Militar.

Vice-prefeita recebe homenagem na Unesp

Em encontro sobre “Meio Ambiente e Qualidade de Vida”, organizado na manhã dessa quinta-feira (9) pelo Departamento de Geografia do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp de Rio Claro, a vice-prefeita Olga Salomão foi homenageada por sua “reconhecida trajetória e grande experiência” como gestora pública na coordenação da revisão do Plano Diretor e outras demandas por qualidade de vida na cidade.


A professora e doutora Magda Adelaide Lombardo abriu os trabalhos da mesa dando a palavra à vice-prefeita, que agradeceu o convite e a homenagem e destacou o trabalho que o município desenvolve para a sua qualidade de vida, citando como exemplo todas as discussões organizadas e com grande participação popular na revisão do Plano Diretor.


Olga reafirmou a sua preocupação com as riquezas naturais e a necessidade de desenvolvimento de Rio Claro ponderando que nunca houve uma discussão tão profunda do uso do território do município como a que se desenrolou durante as consultas e audiências públicas. “O Plano Diretor discute a forma de planejamento da cidade e isso fere alguns interesses”, observou.


Ao final, a vice-prefeita colocou a prefeitura à disposição dos alunos da Unesp, em especial a Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Sepladema) por entender que a união de esforços, de entendimento e as parcerias são fundamentais para o avanço e a sustentabilidade do município.


Também participaram, por parte da Prefeitura, a diretora do Arquivo Público Maria Teresa de Arruda Campos e o diretor de manejo da Floresta Estadual “Edmundo Navarro de Andrade” (Feena) Milton Machado Luz; representantes estaduais da Floresta Estadual e do Ceapla (Unesp).


Alunos do curso “Sensoriamento Remoto 1: Fundamentos e Princípios Físicos” apresentaram temas voltados ao município de Rio Claro, que alimentaram a mesa de debate.