Prefeitura amplia iluminação na região da Vila Steca

A Rua 23 do bairro Vila Steca ganhou nova iluminação nesta segunda-feira (02). No local foram trocados três braços de iluminação e instalados outros três novos braços, com luminárias de 400 watts de potência.  “O objetivo é ampliar a iluminação no trecho e aumentar a sensação de segurança para quem passa pelo local”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

O serviço foi realizado pela empresa Selt Engenharia Ltda. atendendo solicitação da prefeitura. O gerente da Selt, Márcio Weiss, destaca que as luminárias instaladas são mais potentes e garantem maior eficiência na iluminação da via.

Essa é mais uma ação da prefeitura que está melhorando a iluminação e realizando vários serviços de manutenção em diversos pontos da cidade, como nos bairros Jardim Bonsucesso, região do pontilhão do Jardim Maria Cristina, Jardim das Palmeiras, na Avenida Marginal, bairro Jardim Centenário, trecho da Estrada de Jacutinga na região do residencial Santa Lúcia e Jardim Boa Vista, na principal rua de acesso ao bairro Terra Nova e em outros locais.

Prefeitura realiza poda de árvores na Vila Operária

A Prefeitura de Rio Claro realiza durante a semana podas das árvores que ficam no canteiro da Avenida 32 e Rua 2, nas imediações do Lago Azul. Os serviços foram feitos por funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

“A poda preventiva das árvores favorece a segurança, adequando-as para facilitar a luminosidade que vem da iluminação pública, além da remoção de galhos antigos para evitar algum incidente”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

O secretário municipal de Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção, Emílio Cerri, destaca que a prioridade na poda é a remoção de árvores e galhos secos do canteiro central. “Estamos efetuando a poda nas árvores, mas com atenção especial nas que possam oferecer riscos aos equipamentos públicos e à integridade física das pessoas”, explica Cerri.

Recentemente, a prefeitura também realizou serviços de poda de árvore nos bairros Jardim Itapuã e Mãe Preta.

A população pode solicitar serviço de poda e remoção de árvores pelo telefone 156. Os pedidos serão analisados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e poderão ser deferidos ou indeferidos com base em critérios técnicos e nas normas do código de arborização do município.

Iniciada a retirada de árvores na Via da Saudade

Na manhã desta segunda-feira (11) foi iniciado o trabalho de retirada das três figueiras, da espécie Ficus microcarpa, que estão mortas. Os serviços de remoção acontecerão durante toda a semana, deixando o trecho da Via da Saudade entre as ruas 13 e 14, em ambos os sentidos interditados. A remoção das árvores é uma medida preventiva para evitar acidentes, diante do risco de rompimento de galhos e quedas que colocam em perigo quem trafega pelo local.

“A retirada se faz necessária para evitar riscos de acidentes com quem transita pelo trecho com seu veículo ou até mesmo a pé. Iremos plantar novas árvores para substituir as espécies que estão sendo removidas, mantendo o paisagismo e o visual da Via da Saudade”, declara Emilio Cerri, secretário municipal de Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção.

O aposentado João Stanfoca, que reside nas imediações e todos os dias passa pela via para fazer sua caminhada, aprova a retirada das figueiras condenadas. “Como nós, elas tem um começo e um fim, e os riscos de cair um galho em quem passa por aqui é grande”, disse João que acompanhou os serviços.

O diretor municipal de Manutenção e Conservação, Tadeu Olivetti, ressalta que a retirada das três figueiras é a continuação do trabalho que se iniciou no final do mês passado, quando foi removida uma figueira na Via da Saudade com a Rua 8. “Depois que forem retirados todos os galhos, será necessário remover os troncos das árvores com retroescavadeiras, e isto deverá causar danos ao asfalto e calçamento que serão recuperados ao término da retirada”, comenta Olivetti.

O plantio de novas árvores irá finalizar os trabalhos. A prefeitura fará a reposição das quatro figueiras plantando árvores da mesma espécie ou figueiras com a mesma arquitetura de vegetação para manter a homogeneidade da paisagem da avenida, considerada uma das mais bonitas do país e um dos cartões postais da cidade.

A prefeitura solicita a compreensão da população em virtude de eventuais transtornos causados pelo serviço.

Prefeitura faz melhorias na Lagoa Seca do Cervezão

A prefeitura de Rio Claro está realizando uma série de melhorias na Lagoa Seca do bairro Cervezão. O complexo reúne serviços, área esportiva e de lazer, e é uma das referências em espaço público para moradores da região norte do município. O trabalho começou nesta semana e deve ser finalizado até o início da semana que vem.

A cancha de bocha e as quadras poliesportivas estão recebendo nova pintura. Nos sanitários, as partes hidráulica e elétrica estão recebendo melhorias e a iluminação também será renovada. O trabalho está sendo feito pela equipe da sub-prefeitura do Cervezão. No entorno da Lagoa Seca, a prefeitura realiza corte de mato, feito por profissionais do programa Nova Vida, da Secretaria do Desenvolvimento Social, que dá oportunidade de qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho para pessoas em situação de risco social.

“É importante que a população frequente a Lagoa Seca e use as opções de lazer e esportes oferecidas pelo município no local”, comenta o subprefeito Adenilson Feliciano da Silva. “É um espaço para pessoas de todas as idades, com opções para toda a família”, acrescenta.

Pontilhão da Avenida Jacutinga ganha nova pintura

Quem transita pela Avenida Jacutinga, na região dos bairros Boa Vista e Santa Maria em Rio Claro, já pode perceber que o pontilhão que dá acesso aos bairros está ganhando novo visual. A prefeitura está realizando nova pintura na estrutura de proteção. Os trabalhos estão sendo feitos por integrantes do programa Nova Vida, que capacita e emprega pessoas em situação de risco social.

O pontilhão é o principal acesso de entrada e saída dos bairros para motoristas e pedestres. “São serviços simples que mudam o aspecto do bairro e deixam a cidade mais bonita e agradável”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

A melhoria conta com aprovação dos moradores. “Agora ficou mais bonito, pois antes era só concreto e deixava o pontilhão feio”, destaca Antonio da Silva que transita pelo local todo dia com sua bicicleta para ir ao trabalho. Os serviços estão sendo realizados pela secretaria municipal de Obras e serão concluídos nos próximos dias, conforme informa o diretor municipal Alexandre Luis Falararo, o boiadeiro.

A prefeitura tem realizado ações similares em outros pontos da cidade, como no pontilhão do Cervezão e nos bairros Jardim das Palmeiras, Jardim Maria Cristina e Jardim Inocoop. No final do mês passado, a prefeitura realizou serviços de limpeza, pintura de solo e ampliação da iluminação pública na Rua Batista Russo, no trecho entre o limitador de altura na Rua 4-PF e a linha férrea, até a rodovia Constantino Peruche, que dá acesso ao município de Santa Gertrudes.

Com mais material e equipe ampliada, prefeitura vai intensificar tapa-buracos

O material para ampliação dos serviços de tapa-buracos em Rio Claro começa a chegar nos próximos dias. Com a entrega das primeiras 30 toneladas da emulsão asfáltica comprada recentemente pela prefeitura, a Secretaria Municipal de Obras já terá condições de intensificar o trabalho em algumas regiões do município. “Há anos a manutenção do asfalto deixa a desejar e, neste ano, o primeiro em que trabalhamos com nosso orçamento, vamos dar maior agilidade e mais qualidade a esse serviço”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

Além da emulsão asfáltica, a prefeitura também está adquirindo massa para aplicação a quente, que será utilizada no recapeamento dos trechos em que as condições das vias são mais precárias. Como grande parte da pavimentação asfáltica de Rio Claro é muito antiga, são muitos os pontos propensos ao aparecimento de buracos.

De acordo com o secretário municipal de Obras, Paulo Roberto de Lima, a prefeitura também está finalizando a contratação de empresa para ampliar as equipes de manutenção do asfalto. “Hoje temos quatro equipes e é pouco, pelo tamanho da cidade e condições do asfalto”. A previsão é de que a empresa vencedora da concorrência pública seja divulgada nos próximos dias.

De acordo com o secretário de Obras, a chegada do período com menos chuvas também vai contribuir para a realização do tapa-buracos e recuperação de vias.

Av. Tancredo Neves ganha novo paisagismo no Jardim Inocoop

O canteiro central da Avenida Tancredo Neves na região do bairro Jardim Inocoop, em Rio Claro, ganhou novo paisagismo nesta semana. A prefeitura plantou 30 palmeiras fênix ao longo da via, que também recebeu serviços de pintura das guias e sarjetas, trabalho realizado pelos integrantes do programa Nova Vida, que capacita e emprega pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social.

A iniciativa faz parte do projeto de readequação paisagística que está sendo desenvolvido pela prefeitura de Rio Claro com o objetivo de deixar a cidade mais bonita, além de incentivar o plantio de vegetação adequada nos espaços urbanos. “Nosso objetivo é melhorar o aspecto visual da cidade com o plantio de árvores nos canteiros centrais, trabalho que está sendo ampliado gradativamente para vários bairros”, destaca o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

O secretário municipal de Agricultura, Emilio Cerri, comenta que com o plantio das palmeiras esse trecho da via Tancredo Neves ganhou um novo visual onde antes havia apenas a grama. “Estamos trabalhando para que outros bairros e canteiros centrais tenham melhorias similares a que realizamos na Tancredo Neves”, informa Emílio, anunciando que na próxima semana os serviços serão realizados na Avenida 32.

Além do Jardim Inocoop, outros bairros também receberam plantio de mudas nesta semana. A prefeitura realizou o plantio de 27 resedás nos canteiros centrais do Jardim Floridiana e 14 mudas de calistemo na rotatória da Avenida 50-A no Jardim América.

Pontilhão no Cervezão ganha nova pintura

Quem transita pela região do Cervezão já pode perceber que o pontilhão da Rua 6 que dá acesso a esse e outros bairros ganhou novo visual. A Prefeitura de Rio Claro está realizando uma nova pintura na estrutura de proteção. Os trabalhos estão sendo realizados pelo programa Nova Vida, no qual o governo municipal dá oportunidade de trabalho e capacitação profissional para pessoas em situação de risco social.

O pontilhão é o principal acesso de pedestres e motoristas ao bairro do Cervezão. Ações similares já foram feitas pela prefeitura em outros locais como no Jardim das Palmeiras, no Jardim Maria Cristina e no Jardim Inocoop. “Estamos cuidando também dos bairros da periferia, para termos uma cidade mais bonita e agradável a todos”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

De acordo com o diretor municipal Alexandre Luis Falararo, o próximo local a receber pintura será o pontilhão de acesso ao Jardim Boa Vista.

Recentemente a prefeitura realizou serviços de limpeza, pintura de solo e ampliação da iluminação pública na Rua Batista Russo no trecho entre o limitador de altura, localizado na Rua 4-PF e a linha férrea, até a rodovia Constantino Peruche, que dá acesso à Santa Gertrudes.

Prefeitura amplia iluminação e instala ponto de ônibus no bairro Santa Elisa

A região do bairro Santa Elisa, que no sábado (24) passará a contar com uma Unidade de Saúde da Família, está recebendo uma série de melhorias. A prefeitura de Rio Claro está realizando serviços na região da Avenida 54, na divisa com o Jardim Paulista II e Jardim das Paineiras. Mutirão de limpeza está sendo realizado no local com serviços de varrição em vias públicas e calçadas, corte de mato em terrenos e poda de árvores.

A iluminação também está sendo ampliada. Nesta quarta-feira (21), a prefeitura instalou quatro luminárias de 400 watts com o objetivo de deixar o local mais seguro. As melhorias incluem ainda a instalação de ponto de ônibus para garantir maior conforto aos usuários do transporte coletivo. “Essas ações visam proporcionar mais conforto e segurança para os moradores do bairro. Espaços limpos e iluminados inibem a ação de criminosos”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que acompanhou os trabalhos nesta quarta-feira.

Os serviços estão sendo executados por equipes das secretarias de Obras e de Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção. “Os serviços de manutenção e limpeza no município são realizados constantemente, em sistema de rodízio ou de acordo com a necessidade de determinada localidade”, explica Emilio Cerri, secretário municipal de Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção.

Essa é mais uma ação da prefeitura no bairro Santa Elisa que ganhará no sábado (24) uma nova unidade de saúde para melhor atender a comunidade que utiliza a rede pública.

​​Prefeitura faz limpeza em praças públicas

A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção, prossegue com a série de serviços para cortar de mato e limpar terrenos, praças e vias públicas.

Nesta quarta-feira (21) as equipes realizaram os serviços de limpeza e corte de mato na praça Irineu de Oliveira Prado, localizada na Avenida 26 entre as ruas 14 e 15, bairro Jardim São Paulo. Também recebeu os trabalhos o entorno da Avenida Presidente Kennedy, na região do Aeroclube.

O secretário Emílio Cerri ressalta que cinco equipes realizam os serviços de limpeza das praças e vias públicas, de acordo com um cronograma elaborado pela secretaria. “Se a chuva não atrapalhar, pretendemos concluir os trabalhos o mais rápido possível para dar continuidade em praças de outros bairros”, explica.

A Prefeitura reforça que o município possui seis ecopontos onde podem ser depositados até um metro cúbico de galhos, restos de podas de árvores e entulhos de materiais de construção; móveis, eletrodomésticos, madeiras MDF, colchões e outros objetos velhos; pilhas e materiais recicláveis, lâmpadas e óleo de cozinha. Lixo orgânico, hospitalar e de empresas não são aceitos nos ecopontos, pois têm outros modelos de descarte. O município também oferece coleta de lixo doméstico, coleta seletiva e o caminhão do cata bagulho.