Prefeitura concreta piso da nova ponte na Estrada Velha de Brotas

Estrutura substitui antiga ponte de madeira.

Em nova etapa de construção da ponte sobre o córrego Batalha, na Estrada Velha de Brotas, a prefeitura de Rio Claro realizou a concretagem do piso da estrutura. Após a colocação da massa de concreto será necessário aguardar o período de secagem para dar continuidade ao trabalho. A expectativa é de que o trânsito no trecho seja liberado em algumas semanas.

O prefeito Juninho destaca o trabalho que vem sendo realizado por funcionários do setor de obras da prefeitura na reconstrução da ponte. “Um serviço de qualidade”, observa.

Para dar vazão ao córrego, a estrutura da ponte foi feita com tubulação, também de concreto. A nova ponte que está sendo construída substitui a de madeira que havia no lugar e que foi muito danificada pelas chuvas. O grande volume de água causou processo erosivo que ocasionou a queda da cabeceira e do tablado da velha estrutura. Enquanto o trecho precisar permanecer interditado, a prefeitura orienta que as pessoas não circulem pelo local. Os moradores estão usando rota alternativa, acessando a Estrada de Jacutinga.

Recuperado da Covid-19, chefe de gabinete do prefeito retorna ao serviço

Após cumprir o período de isolamento domiciliar e se recuperar, Silvio Martins retorna ao Paço.

O chefe de gabinete do prefeito Juninho, Silvio Aparecido Martins, retorna nesta quarta-feira (8) ao trabalho no Paço Municipal, após receber alta médica pela recuperação de Covid-19, tendo cumprido o período de isolamento domiciliar recomendado.

No dia 1º de julho Silvio Martins recebeu resultado positivo de exame para Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. A amostra para o exame foi colhida no dia 22 de junho.

Na segunda-feira (6) outros integrantes da administração municipal e o prefeito João Teixeira Junior também iniciaram isolamento domiciliar após terem a confirmação de que estão com Covid-19. Nenhum deles apresenta sintomas da doença.

Prefeito Juninho, de Rio Claro, testa positivo para Covid-19

Prefeito foi informado no início da tarde de hoje (6) e imediatamente isolou-se em sua residência.

O prefeito João Teixeira Junior, de Rio Claro, testou positivo para o novo coronavírus.
Juninho passou pelo teste no dia 1° de julho, após o seu chefe de gabinete, Silvio Aparecido Martins, ter positivado para Covid-19. O resultado do teste do prefeito saiu hoje  (06 julho 2020).
Imediatamente após ser informado sobre o resultado, o prefeito Juninho foi para sua residência para iniciar isolamento domiciliar.
O prefeito não apresentou nenhum sintoma da doença.

População de Rio Claro pode opinar sobre retomada das aulas municipais

Prefeitura colocou plano de retomada na internet para receber sugestões até a sexta-feira, dia 10.

A prefeitura de Rio Claro quer que a população ajude o município a definir o retorno das aulas na rede pública municipal de ensino, suspensas desde 17 de março devido ao novo coronavírus. Até a próxima sexta-feira (10) qualquer pessoa pode opinar sobre o plano de retomada das aulas, que está disponível na página da Secretaria Municipal da Educação na internet.

“A pandemia criou situações inéditas na história recente e contornar essas dificuldades demanda planejamento e decisões para os quais nossa administração, sempre que possível, faz questão de ouvir a sociedade”, comenta o prefeito João Teixeira Junior. “Em nossa rede temos quase 19 mil alunos, que têm sido muito prejudicados pelo novo coronavírus, e nosso objetivo com a consulta pública é que todos possam colaborar para que retomemos as aulas na rede da melhor maneira possível, sempre atentos à saúde dos estudantes, professores e funcionários das unidades de ensino”, acrescenta Juninho.

De acordo com o secretário municipal da Educação, Adriano Moreira, todos podem dar sugestões. Basta ler o plano de retomada das aulas, no endereço www.educacaorc.com.br (ou direto pelo endereço http://www.educacaorc.com.br/media/biblioteca/7005492/COMUNICADO%20PLANO%20DE%20RETOMADA.pdf) e apresentar críticas e sugestões pelo email gabinete.secretaria@educacao.rc.sp.gov.br.

“Com o acréscimo das observações feitas pela população, a versão final desse documento deverá ser apresentada ao prefeito Juninho até o próximo dia 31”, explica Moreira, informando que a versão definitiva do plano será elaborado pela Comissão Intersetorial de Acompanhamento do Retorno às Aulas, formada por representantes das secretarias municipais de Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Meio Ambiente.

O plano de retomada na rede municipal de ensino de Rio Claro vai nortear os trabalhos da comissão estabelecendo diretrizes operacionais, calendário escolar, plano didático e protocolos de saúde e higiene. O município atende estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.

As decisões do município referentes ao retorno às aulas também observam as disposições do governo estadual estipulando que as aulas devem retornar até o dia 8 de setembro, desde que a região de cada município esteja há pelo menos 28 dias na fase 3 (amarela) do Plano São Paulo de Retomada. Rio Claro retornou no dia 25 de junho à fase 1 (vermelha) em razão do crescimento do número de casos positivos, de internações e óbitos decorrentes do novo coronavírus. Até domingo (6) Rio Claro registrava 1135 casos da doença e 38 mortes.

Moradores reivindicam acesso em passagem controlada na Rod. W. Luís

Prefeito Juninho reuniu-se com esses moradores no sábado e levará pedido à concessionária Eixo.

O prefeito de Rio Claro, João Teixeira Junior, reuniu-se sábado (4) com moradores de Jacutinga, São Bento, Fazendinha e Itapé para conversar sobre o trânsito desses moradores em trecho controlado por pedágio às margens da Washington Luís.

Esses moradores reivindicam o acesso, já que os bairros estão situados após o trecho com o posto de pedágio, e a antiga concessionária da rodovia permitia que eles transitassem em estrada municipal, não precisando assim pagar pedágio.

“Vamos levar essa solicitação à nova concessionária, que se mostrou aberta ao diálogo”, informa o prefeito Juninho, referindo-se à Eixo SP, que assumiu a administração da Washington Luís há cerca de um mês. “Contamos com a sensibilidade da Eixo em relação a esses moradores, pois trata-se de um assunto que mexe diretamente com o dia a dia dessas pessoas”, acrescenta.

O prefeito de Rio Claro participou da reunião com os moradores acompanhando do secretário municipal de Negócios Jurídicos, Rodrigo Ragghiante, do vereador Julinho Lopes e de Milton Teixeira, representando o vereador Val Demarchi.

Prefeito Juninho decreta nova regra para entrada em estabelecimentos comerciais

Será permitido o ingresso de apenas uma pessoa por família.

O prefeito João Teixeira Junior assinou na sexta-feira (3) decreto que estabelece nova regra para entrada nos estabelecimentos comerciais. No município de Rio Claro, a partir de agora, será permitido o ingresso de apenas uma pessoa de cada família por vez nos estabelecimentos.

“Já havia esta orientação à comunidade, mas identificamos a necessidade do decreto, já que ainda muitas pessoas descumprem o isolamento e utilizam supermercados e outros estabelecimentos essenciais para passeio, ignorando a gravidade do momento que vivemos”, destaca o prefeito Juninho, acrescentando que o objetivo principal é preservar vidas e para isto é fundamental evitar aglomerações.

Nos casos de pessoas com dificuldades motoras que apresentem absoluta impossibilidade da presença desacompanhada, será aberta exceção. A nova regra foi anunciada na sexta-feira pelo prefeito em transmissão ao vivo via internet. Juninho também informou que até o dia 14 de julho o município permanece na fase 1, a vermelha, da flexibilização das atividades comerciais, seguindo determinação do governo estadual.

No atual momento estão autorizados a funcionar apenas atividades e estabelecimentos essenciais, como farmácias, padarias e supermercados.

Boletim divulgado na sexta-feira (3) pela Secretaria de Saúde aponta 1.043 casos positivos no município. Cinco óbitos foram confirmados, totalizando 38.

Prefeitura libera trânsito em ponte no bairro dos Lopes

Estrutura, que tinha sido danificada, foi recuperada pelo governo municipal.

A ponte do bairro dos Lopes, nas imediações da Vila Industrial, em Rio Claro, está liberada para o trânsito. A prefeitura já concluiu a maior parte das obras de recuperação da passagem, que está segura para o tráfego de veículos. “Mobilizamos nossas equipes tão logo houve o incidente que danificou a ponte e agora esse importante trecho volta a ficar apto à circulação de veículos”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, que esteve sexta-feira (3) no local.

A obra está em etapa final. A prefeitura fará ainda os guarda-corpos e algumas melhorias no trecho, como ampliação da iluminação. Além da recuperação da estrutura, a limpeza da área também já foi concluída, e uma caçamba para colocação de resíduos também foi colocada nas proximidades. Todo o trabalho está sendo acompanhado pelo vereador Julinho Lopes.

A ponte foi danificada quando um caminhão passou por ela, há 15 dias, e para que as obras fossem realizadas foi necessário interromper o tráfego. De acordo com o prefeito Juninho, é fundamental que os motoristas respeitem as regras de trânsito para que incidentes e acidentes no trânsito sejam evitados.

Santander volta a atender no Núcleo Administrativo

Prefeito Juninho visitou prédio que foi reformado e volta a funcionar na segunda-feira (6).

A partir de segunda-feira (6) a agência do banco Santander no Núcleo Administrativo Municipal (NAM) voltará a funcionar. O prefeito João Teixeira Junior visitou a agência nesta sexta-feira e recebeu da gerente Stella Sanches de Lima a confirmação da reabertura da agência.

“O prédio passou por ampliação e foi reformulado para maior comodidade dos funcionários e para melhor atender o público”, afirma Stella Lima, gerente-geral da agência do Santander da prefeitura de Rio Claro.

O prefeito Juninho, que foi à agência acompanhado do vice-prefeito Marco Antonio Bellagamba e do secretário de Administração, Jean Scudeller, destacou que as melhorias na agência trazem benefícios de atendimento bancário também aos servidores municipais, especialmente aos que trabalham no NAM.

De acordo com Scudeller, a prefeitura cedeu espaço para que a agência pudesse ser ampliada pensando justamente em seus servidores. “Hoje temos aproximadamente 600 servidores municipais trabalhando aqui no NAM”, afirmou.

Conselho da Comunidade Negra volta a atender no Espaço Livre

Prefeito Juninho entregou chaves e agradeceu colaboração dos conselheiros com a saúde.

O prefeito João Teixeira Junior reuniu-se no início da tarde desta sexta-feira (3) com membros do Conselho Municipal da Comunidade Negra de Rio Claro (Conerc). Durante o encontro o prefeito Juninho entregou as chaves do prédio localizado no Espaço Livre Centro para a presidente da entidade, Janice Aparecida Antonio Rezende.

O prefeito agradeceu aos membros do conselho, e pediu que os agradecimentos fossem extensivos a todos da comunidade negra, pela compreensão e colaboração em cederem o local para funcionamento das carretas da saúde.

“Foi um programa pioneiro no município e que trouxe grandes resultados para o setor de saúde de Rio Claro. Este local [Espaço Livre] era o mais indicado para o funcionamento das carretas, pela sua localização e dimensão, e o Conerc entendeu isto ao ceder o imóvel para que pudéssemos colocar o Espaço Mais Saúde para funcionar”, destacou Juninho, que estava acompanhado do vereador Irander Augusto.

O programa Mais Saúde funcionou durante aproximadamente um ano e meio e fez mais de 32 mil atendimentos entre consultas, exames e cirurgias, atendendo pessoas que esperavam na fila há anos.

Juninho pede apoio de empresários para ampliar orientação sobre Covid-19

Prefeito ressaltou que cuidados também devem ser tomados “da porta para fora”.

O prefeito João Teixeira Junior reuniu-se em videoconferência nessa quinta-feira (2) com representantes do setor industrial de Rio Claro. A pauta foi a situação do município em relação ao novo coronavírus. Juninho agradeceu as empresas pelas ações preventivas que adotaram e ressaltou que “os cuidados com a saúde também devem ser tomados da porta para fora”, numa referência a necessidade dos trabalhadores seguirem as orientações contra o coronavírus também fora do ambiente de trabalho.

“No que compete ao poder público municipal, estamos tomando todas as medidas possíveis para reduzir ao máximo os danos causados pela Covid-19”, comenta.

“Somente combinando esse esforço com a colaboração da população e de setores vitais da sociedade, como o da indústria, poderemos vencer essa crise o quanto antes”, acrescenta, reforçando que a preocupação maior é a saúde das pessoas.

De acordo com o secretário de Saúde, Maurício Monteiro, é preciso multiplicar as informações sobre as prevenções, “para que não entremos num quadro muito pior”. O secretário de Governo, Ricardo Gobbi e Silva, ressaltou o grande alcance de comunicação que as empresas têm com seus colaboradores e lembrou que situação sanitária nesta pandemia depende do comportamento da população. O vereador André Godoy, presidente da Câmara Municipal, também participou da videoconferência.

O prefeito de Rio Claro voltou a destacar a importância do isolamento social neste momento para a redução do contágio. O município retrocedeu na flexibilização das atividades comerciais e desde o último dia 25 podem funcionar apenas os estabelecimentos e serviços essenciais. A medida foi baseada em critérios técnicos que apontaram agravamento na situação da pandemia no município após breve período da retomada gradual da economia determinada pelo governo estadual. Em 22 dias de flexibilização, os casos positivos da doença haviam aumentado 454%. Os óbitos saltaram 92% no mesmo período. O boletim desta quinta-feira da Vigilância Epidemiológica aponta 997 casos de coronavírus, 89 pessoas hospitalizadas e 33 mortes.