Rio Claro recebe Primavera com exposição de ikebanas

Comunidade poderá aprender, de graça, a montar mini ikebanas.

Numa parceria da Prefeitura, Câmara Municipal e Fundação Mokiti Okada, o município de Rio Claro realizará na próxima semana atividades de saudação à chegada da Primavera. Na terça-feira (24), às 15 horas, será aberta no Paço Municipal a Semana da Primavera com Exposição de Ikebanas (estilo sanguetsu). Nos dias 26 e 27 serão feitas vivências para ensinar as pessoas a montarem mini ikebanas. E, no sábado (28), haverá distribuição de mini ikebanas no Jardim Público.

“É importante comemorar a chegada da Primavera, que tem o sentido do renascimento, um ponto de partida para nova etapa da vida. E as flores valorizam o belo, representam o fim da tristeza, trazem purificação, emanam saúde ao ambiente”, afirma Daniel Gibrail Tannus, representante da Fundação Mokiti Okada em Rio Claro. “Uma ikebana vivifica o ambiente onde existem pessoas”, ressalta.

Ao promoverem atividades em que a comunidade poderá apreciar as ikebanas e aprender como fazer uma ikebana, o objetivo dos organizadores da Semana da Primavera é dar a oportunidade de mais pessoas conhecerem as técnicas desta arte japonesa e saberem como melhorarem suas vidas com as flores.

“A exposição no Paço Municipal poderá ser visitada até sexta-feira. Na manhã de sábado, dia 28, as ikebanas produzidas nas vivências de quinta e sexta-feira serão apresentadas e distribuídas à comunidade”, informa Silvio Aparecido Martins, chefe de gabinete do prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

A expectativa é de que sejam distribuídas 2.050 mini ikebanas, número que equivale a 1% da população rio-clarense. “Estaremos no Paço Municipal nos dias 26 e 27 para ensinarmos as pessoas como montar uma mini ikebana, em vivências gratuitas abertas a todos os interessados, inclusive os funcionários da prefeitura e da Câmara Municipal”, informa Mônica Dematte, professora de ikebana da Academia Sanguetsu. As vivências serão feitas em dois períodos: das 8 às 10 horas e das 14 às 16 horas.

Rio Claro trabalha para ter museu ferroviário

O assunto foi tema de reunião na terça-feira (17).

Com espaço no Museu Amador Bueno da Veiga especialmente dedicado à memória ferroviária de Rio Claro, o município une esforços com a empresa Rumo e o Instituto Memória Ferroviária (IMF) para que a história do município seja ainda mais valorizada e ganhe visibilidade.

O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, reuniu-se na terça-feira (17) com representantes da Rumo e do IMF para tratar de temas relacionados ao assunto. “A parceria é fundamental para que o município consiga resgatar a memória ferroviária e para isso temos tido importante apoio da Rumo e do IMF que, junto com a prefeitura, formam o tripé para que avancemos nestas questões”, observou o prefeito Juninho, agradecendo o empenho que a empresa e o instituto têm demonstrado.

A instalação de museu ferroviário caminha e providências estão sendo tomadas para que seja implantado. Também em pauta esteve a possibilidade de se solicitar ao Dnit locomotivas desativadas.

“A Rumo sempre será parceira e está à disposição para contribuir com o município”, frisou Marcelo Rodrigues, relações governamentais da Rumo.

“Nossa intenção é implantar o museu ferroviário e contar com vagões da Companhia Paulista, sempre com a participação da comunidade para que ela nos ajude a construir essa memória”, observou Marco Antonio Muniz, presidente do IMF. “São conquistas importantes e para as quais temos certeza que continuaremos contando com o apoio da prefeitura e da Rumo”, acrescenta Muniz.

O vereador Geraldo Voluntário, autor de requerimentos que tratam do museu ferroviário e outras questões ligadas à ferrovia, também participou da reunião. “Vamos continuar trabalhando para que o município avance também neste aspecto e possamos contar com equipamentos de resgate à história da ferrovia”, comentou o vereador. A reunião também teve participação de Ricardo Naitzke, ouvidor geral do município. 

Juninho se reúne com Cauê Macris e traz recursos para Rio Claro

Emenda de R$ 250 mil será destinada ao município pelo deputado Cauê Macris, governador em exercício.

Rio Claro terá mais investimentos para serem aplicados em infraestrutura. A boa notícia foi confirmada ao prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que teve intensa agenda na segunda-feira (16) em São Paulo.

Emenda parlamentar de 250 mil reais será destinada ao município pelo deputado estadual Cauê Macris, hoje governador em exercício. A articulação foi do vereador Paulo Guedes, que acompanhou o prefeito Juninho em reunião para tratar do assunto. O secretário de Obras, Paulo Roberto de Lima, também participou da reunião.

“O apoio do governo estadual é fundamental para que o município leve mais melhorias à população”, destaca o prefeito Juninho.

O valor da emenda será destinado a obras que, a partir de estudos da Secretaria Municipal de Obras, terão o local escolhido. “São recursos muito importantes para Rio Claro, vislumbrando o crescimento e desenvolvimento da cidade”, ressalta o vereador Paulo Guedes.

“O município não dispõe de recursos suficientes. Agradecemos o deputado e o vereador por olharem para as necessidades do município e contribuírem para investimentos”, finaliza o prefeito Juninho.

Prefeito sanciona lei que prevê divulgação prévia dos locais de fiscalização eletrônica

Lei sancionada por Juninho da Padaria será publicada no Diário Oficial.

O prefeito de Rio Claro João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, sancionou nesta quinta-feira (12) a lei aprovada pelos vereadores que torna obrigatória a divulgação dos locais onde estarão os três equipamentos móveis de fiscalização eletrônica durante a semana. De acordo com a lei, que será publicada no Diário Oficial, a divulgação poderá ser feita na imprensa local, no site da prefeitura e em perfis nas redes sociais.

“Não queremos simplesmente aplicar multas. Os fiscalizadores de velocidade têm o objetivo de organizar o trânsito e colaborarem com o cumprimento da legislação, por isso sancionamos essa lei para dar maior transparência no serviço”, explica o prefeito Juninho da Padaria. “Queríamos não precisar desses equipamentos, mas eles são importantes para disciplinar o trânsito e diminuir o número de acidentes que é alto no município”, acrescenta.

A prefeitura está definindo como será feita a publicação. “Pretendemos publicar semanalmente no Diário Oficial eletrônico os pontos que podem receber os três dispositivos móveis”, informa Marco Antonio Bellagamba, vice-prefeito e secretário de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário.

A escolha dos pontos de instalação dos equipamentos não é feita somente com base nos números de acidentes, mas também considerando outros critérios, como geografia do local, demanda de veículos, escolas, hospitais e indústrias, dentre outros fatores que podem gerar conflitos e possíveis acidentes.

Prefeitura e Caixa assinam contrato de abertura de crédito para servidores da Saúde

Documento foi assinado na segunda-feira (9) pelo prefeito Juninho da Padaria. 

A agência de Rio Claro da Caixa Econômica Federal localizada na Rua 3, Centro, foi reinaugurada na segunda-feira (10) e durante a cerimônia o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, assinou contrato para que a partir da semana que vem os funcionários da Secretaria de Saúde possam contar com serviços de crédito consignado oferecidos pelo banco. “É mais uma demonstração da atenção que dedicamos aos servidores que, no caso do setor de saúde, passam a contar com mais uma opção para realizarem projetos e organizarem suas finanças”, comenta Juninho, que assinou o documento junto com a secretária municipal de Saúde, Maria Clélia Bauer.

O prefeito e a secretária de Saúde participaram da reinauguração da agência da Caixa ao lado do vice-presidente da Caixa, Julio Cesar Volpp Sierra, do superintendente regional José Luís Pavanelli, e do gerente geral Marinaldo Tofoli que, no mês passado, em reunião com o prefeito no paço municipal, informou que com esse convênio, e caso queira, o servidor poderá realizar a portabilidade e ter acesso a também outros serviços, como abertura de conta e todos os produtos oferecidos pela Caixa. Um diferencial que está sendo oferecido pelo banco é o atendimento no local de trabalho, sem que o funcionário precise se deslocar até a agência.

A reinauguração da agência localizada na Rua 3 entre avenidas 1 e 2 foi realizada após reforma das instalações. A agência está atendendo o público desde a terça-feira (10).

Juninho participa com Dória da entrega da Rio Claro-Araras

Prefeito afirma que luta agora é pela duplicação total da via.

O prefeito de Rio Claro, João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, vê na duplicação de metade da pista que liga o município à vizinha Araras um grande ganho para a população de ambas as cidades. “É um avanço importante, que significa mais segurança para milhares de pessoas que transitam pela estrada diariamente”, frisou, após participar da entrega da obra na segunda-feira (9) junto com o governador João Dória e o prefeito de Araras, Junior Franco. Para o prefeito de Rio Claro, agora é importante unir esforços para que o restante da via seja duplicada. “De nossa parte, continuamos empenhados para que essa obra seja realizada, já que a infraestrutura precisa acompanhar o ritmo de crescimento de nossa região”, acrescenta Juninho.

Durante a solenidade, o governador Dória informou outras providências relativas à segurança nas estradas estaduais. “As concessionárias estão sendo orientadas a iluminarem as entradas e saídas das estradas”, anunciou. “Também queremos que nesses trechos sejam instaladas câmeras de monitoramento, para serem interligadas ao Copom”, acrescentou, referindo-se ao Centro de Operações da Polícia Militar.

Várias autoridades participaram do evento, realizado em Araras. De Rio Claro, estiveram também presentes os vereadores Júlio Lopes e Carol Gomes, além do ex-deputado estadual Aldo Demarchi, que intercedeu diretamente no governo estadual para que a obra se concretizasse. “Fizemos um intenso trabalho para que essa demanda de rio-clarenses e ararenses se tornasse realidade e é uma grande satisfação ver esses importantes trechos da estrada duplicados”, observa.

Dois trechos da via foram duplicados, um que dá acesso à entrada de Araras, próximo da rodovia Anhanguera, e o outro a partir da de Rio Claro até o trecho nas imediações do trevo da Washington Luís. A expectativa agora é que o segmento entre esses dois trechos seja duplicado.

O descerramento da placa de inauguração dos trechos duplicados foi realizado em creche de Araras que também estava sendo entregue. Dória aproveitou para destacar o ensino na primeira infância e pediu apoio da iniciativa privada para a recuperação de prédios das escolas públicas. De acordo com o prefeito Juninho da Padaria, Rio Claro tem desde 2017 voltado para a educação e no fortalecimento das parcerias com a iniciativa privada. “Desde que assumimos a prefeitura, são três novas escolas e outras sete em construção”, relembra Juninho, acrescentando que, para ampliar a geração de empregos, Rio Claro apoia a iniciativa privada e, nessa segunda-feira (9), a prefeitura assinou 20 convênios de incentivos fiscais a empresas que, em contrapartida, anunciaram R$ 44,6 milhões em investimentos no município. O acumulado desde 2017, é de R$ 272 milhões de investimentos no setor.

Prefeito Juninho se reúne com superintendente da Caixa

Agência da Rua 3 será reaberta ao público na terça-feira (10).

O prefeito de Rio Claro João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, recebeu na sexta-feira (6) representantes da Caixa Econômica Federal. A agência localizada na Rua 3, alvo de ataque criminoso no ano passado, reabre na terça-feira (10), com atendimento ao público.

“A agência está localizada em área de grande circulação de pessoas, na região central, e certamente o atendimento ali realizado é de grande importância para a população de Rio Claro e também da região”, observou o prefeito Juninho, acrescentando que a reabertura da agência é muito aguardada pela comunidade. “Agora, reformada, a agência terá ainda melhor estrutura para acolher a população”, comentou o prefeito.

Da reunião participaram o superintendente regional da Caixa, José Luiz Pavanelli, e os gerentes Marinaldo Tofoli (da agência da Rua 3) e Eliseu Fernando Moda (regional). “A agência foi totalmente reformada e remodelada, seguindo inovados conceitos de tecnologia para que o serviço seja realizado com ainda mais qualidade e excelência para a população”, destacou Pavanelli.

A partir de terça-feira os serviços voltam a funcionar normalmente na unidade, que estará de portas abertas para receber o público.

Prefeito já entregou ao governo estadual pedido do Senac para ter prédio da Escola Irineu Penteado

Senac pleiteia o uso do prédio da Escola Irineu Penteado para ampliar suas atividades no município.

O prefeito de Rio Claro, João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, entregou nesta quinta-feira (5) ao secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, o pedido do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) pleiteando doação ou cessão de uso do prédio que abrigou a Escola Estadual Irineu Penteado. Agora, a carta de intenções será encaminhada ao secretário estadual da Educação, Rossieli Soares da Silva.

“Recebemos a carta de intenções do Senac na quarta-feira e rapidamente agendamos, em caráter de urgência, audiência com Vinholi para tratar do assunto”, explica o prefeito Juninho, informando que o pedido foi bem recebido pelo secretário. “O governo estadual tem se mostrado receptivo às demandas de Rio Claro e esperamos resultado positivo para mais esse pleito do município”, acrescenta Juninho. Também esteve presente na reunião em São Paulo o vereador Geraldo Voluntário, que participou da articulação que culminou no interesse do Senac no prédio.

Na carta de intenções o Senac manifesta objetivo de investir R$ 10 milhões na reforma do prédio para viabilizar a transferência da instituição para o imóvel. A mudança representa ampliação de 300% nos atendimentos do Senac em Rio Claro, que hoje tem 500 alunos e passaria a atender mais de 2.000 alunos semanalmente. Além disso, a expectativa do Senac é de dobrar o número de funcionários da instituição na cidade.

O prédio que abrigou a Escola Estadual Irineu Penteado fica na Rua 1, esquina da Avenida 18. O imóvel foi construído em 1919 e tombado em 2010 pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo).

Senac de Rio Claro na antiga escola Irineu Penteado

Prefeito Juninho encaminhará pedido ao governo estadual para cessão do prédio.

Há décadas sem uso, o prédio histórico que abrigou a Escola Estadual Irineu Penteado deve voltar a ser utilizado para reforçar o setor educacional em Rio Claro. Na quarta-feira (4), o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, recebeu do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) carta de intenções visando à doação ou concessão do direito de uso do prédio, localizado na Rua 1 com Avenida 18 e construído em 1919.

Pela proposta, o Senac investirá 10 milhões de reais no prédio em obras de reforma para viabilizar a transferência. As tratativas com o governo estadual, ao qual pertence o prédio, já estão em andamento. “Encaminhamos a solicitação ao governo estadual e a receptividade foi bastante positiva”, informa o prefeito Juninho, que agora entregará ao governo estadual o pedido oficial feito pelo Senac. O assunto já foi apresentado a Rossieli Soares da Silva, secretário estadual da Educação. O prefeito Juninho destaca que tanto Rossieli Silva, como o secretário de Desenvolvimento Regional Marco Vinholi e o governador João Dória, têm se mostrado atenciosos às demandas de Rio Claro.

“A partir da instalação do Senac no prédio, a comunidade é a principal beneficiada, com a ampliação na oferta de cursos profissionalizantes e geração de empregos”, explica o prefeito Juninho, lembrando também dos investimentos que o Senac deverá fazer no prédio. “É a união de esforços, em que poderes Executivo e Legislativo trabalham juntos somando forças à iniciativa privada para que a comunidade seja atendida”, acrescentou o prefeito, agradecendo ao Senac e todos os envolvidos.

A mudança representa ampliação de 300% nos atendimentos do Senac em Rio Claro, que hoje tem 500 alunos e passaria a atender mais de 2.000 alunos semanalmente. “Com a qualificação da mão de obra todos saem ganhando, a população atendida e também os setores que irão absorver essa mão de obra mais qualificada”, observou Célio Simões Cerri, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Rio Claro.

 “A cidade cresce e o Senac cresce junto e isso inclui a questão social, com a geração de empregos”, enfatizou Felipe Soave Vianna, gerente do Senac, observando que a expectativa é de dobrar o número de funcionários da instituição em Rio Claro.

 “Os investimentos e utilização do espaço também irão refletir positivamente no patrimônio histórico do município, com a conservação de um espaço que já foi referência em ensino na cidade”, ressalta Daniela Ferraz, secretária da Cultura.

O vereador André Godoy, presidente da Câmara Municipal, destacou a união de esforços para que o projeto se concretize. “A palavra é gratidão pelos resultados e pela articulação que hoje é possível visando sempre o melhor para a cidade”, frisou. O vereador Geraldo Voluntário, que participou da articulação que culminou no interesse do Senac no prédio, disse que “esse é o resultado de um trabalho levado a sério”.

Prefeito Juninho e presidente André Godoy se reúnem com João Dória e Rodrigo Garcia

Encontrou foi realizado na tarde desta terça-feira (3) em São Paulo.

Investimentos em infraestrutura, a geração de empregos e a segurança pública estiveram entre os assuntos tratados na tarde desta terça-feira (3) no Palácio dos Bandeirantes pelo prefeito de Rio Claro, João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, e o presidente da Câmara Municipal, André Godoy, com o governador João Dória, o vice-governador Rodrigo Garcia e o secretário de Fazenda e Planejamento, Henrique Meirelles.

O prefeito Juninho solicitou agenda com o secretário estadual de Segurança Pública para, juntamente com vereadores, entregar a lei que autoriza a prefeitura a ceder terreno ao governo estadual para a construção de sede para o Batalhão da Polícia Militar no perímetro urbano de Rio Claro. O projeto de lei foi aprovado em segunda discussão na sessão de segunda-feira (2).

“Estamos pedindo ao governo estadual atenção especial ao projeto para que nosso município tenha novo ganho no setor de segurança”, informou o prefeito Juninho, lembrando que a prefeitura já realizou vários investimentos, como a implantação das centrais de segurança integrada, a patrulha rural, novas viaturas e mais tecnologia, a exemplo do leitor automático de placas (LAP).

O presidente André Godoy ressaltou que a Câmara de Vereadores, ao aprovar o projeto para ceder o terreno, deu nova demonstração de seu compromisso com o município, apoiando projetos que ampliam a qualidade de vida dos rio-clarenses. Na reunião desta terça-feira (3), o vereador André Godoy reiterou a disposição de Rio Claro para parcerias com o governo estadual visando o desenvolvimento empresarial para a geração de emprego e renda.