Semana do Bebê começa na segunda-feira

Programação segue até o fim do mês com atividades sobre primeira infância e aleitamento materno.

Rio Claro realiza de segunda a sexta-feira (18) a 2ª Semana do Bebê, também denominada Semana Verde-dourado, que tem como tema “Início da vida: início de tudo”.

Várias atividades serão realizadas ao longo da semana para falar sobre gestação, aleitamento materno, pré-natal e outros vários tópicos relacionados à campanha. A programação inclui ações em unidades de saúde, centros de referência de assistência social, Núcleo Administrativo Municipal e escolas municipais.

A abertura será na segunda-feira (14), às 8h30, no Claretiano – Centro Universitário. Na sequência haverá palestra com a pediatra Juliana Franco. Ainda na segunda-feira profissionais de saúde da atenção básica ministram palestras sobre aleitamento materno às 8 horas na unidade básica de saúde do Cervezão e às 8h30 na UBS Vila Cristina. A partir das 14 horas estará em exposição no paço municipal a mostra de trabalhos das escolas municipais de educação infantil etapa I. A exposição seguirá até sexta-feira (18), e poderá ser vista das 8 às 17 horas. De segunda a sexta-feira (18) também será realizada a Semana da Amamentação na UBS da Avenida 29.

Na terça-feira (15) amamentação será assunto de roda de conversa às 14 horas nas unidades de saúde da família do Jardim das Flores e do Boa Vista. Na USF do Jardim Progresso haverá roda de conversa às 13h30 para falar sobre primeira infância.

As atividades serão realizadas em ação intersecretarial e seguem até o final deste mês. Vários setores da prefeitura estão envolvidos.

O encerramento da Semana do Bebê será no sábado (19) com mamaço e piquenique no Lago Azul às 9h30. A programação completa está disponível na página https://drive.google.com/file/d/1oTw9UW-bY-eTIHYx-L9EvuzW0SXiJdov/view.

A organização da Semana do Bebê é da prefeitura, por intermédio da Fundação Municipal de Saúde e das secretarias da Educação e do Desenvolvimento Social; e do Claretiano Centro Universitário.

Rio Claro registra óbito por febre maculosa

Dois casos da doença foram confirmados nesta quinta-feira.

A Vigilância Epidemiológica de Rio Claro confirmou nesta quinta-feira (10) um óbito por febre maculosa no município. O paciente, do sexo masculino, tinha entre 50 e 60 anos. Um segundo caso também foi confirmado, uma criança menor de dez anos que está hospitalizada. Os resultados positivos, enviados pelo Instituto Adolfo Lutz, foram recebidos pela Vigilância Epidemiológica nesta quinta-feira.

O local de possível contágio, comum a ambos os casos, fica às margens do rio Corumbataí, em área de preservação ambiental, próxima ao bairro Jardim Panorama. O Centro de Controle de Zoonoses confirmou no local a livre circulação de equinos e bovinos. Por se tratar de mata ciliar, lá possivelmente também circulam capivaras e outros animais. No local também foi constatada presença de ninfas de carrapato (micuins).

Ações preventivas estão sendo realizadas e incluem a sinalização do local, conscientização de profissionais de saúde e população, além de contato com a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), que, juntamente com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, seguirá com análises na região.

A Vigilância Epidemiológica de Rio Claro alerta a população para que evite contato com qualquer área de mata, especialmente margens de córregos, rios e lagos, e locais com circulação de animais silvestres, capivaras e cavalos. A febre maculosa é transmitida pelo carrapato tipo estrela, que em 1% dos casos podem estar infectados pela bactéria riquétsia, parasitando várias espécies de animais silvestres.

Quem apresentar quadro de febre e mialgias e que frequentou um desses locais nos últimos 14 dias deve procurar atendimento médico, sendo muito importante informar ao profissional de saúde tal situação de risco.

Autocuidado é tema de atividade do Agosto Lilás

Atividade foi realizada na quinta-feira no Creas.

A campanha Agosto Lilás, que visa a conscientização pelo fim da violência contra a mulher, teve programação nesta quinta-feira (10) no Centro de Referência Especializado de Assistência Social.

As mulheres participaram de roda de conversa sobre a importância do autocuidado, conduzida pela responsável pelo setor de saúde mental da Fundação de Saúde, Nathalia Rodrigues. O evento foi realizado em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Social e Fundo Social de Solidariedade, e contou com a participação da presidente do Fundo Social, Bruna Perissinotto.  Durante a atividade as mulheres receberam atendimentos de manicure e massagem.

A realização do Agosto Lilás é da prefeitura, por meio da assessoria dos direitos da mulher, e Claretiano Rede de Educação.

Roda de conversa debate violência contra a mulher

Atividade foi realizada na terça-feira na UBS da Avenida 29.

Agosto Lilás é a campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Como parte da programação, em Rio Claro, a Fundação Municipal de Saúde realizou na terça-feira (8) atividade na unidade básica de saúde da Avenida 29.

Cerca de 45 mulheres participaram de roda de conversa que abordou o enfrentamento à violência contra a mulher e promoveu reflexão sobre relacionamento abusivo. Os temas foram tratados por profissionais do setor de saúde mental, que atuam na equipe multiprofissional da atenção especializada. A realização do Agosto Lilás é da prefeitura, por meio da assessoria dos direitos da mulher, e Claretiano Rede de Educação.

Agendamento para primeira etapa de castração animal termina nessa quinta-feira

Cirurgias serão nos dias 19 e 20 de agosto na região do Bonsucesso/Novo Wenzel.

Rio Claro realizará a castração gratuita de 1.300 animais e para isso faz agendamento prévio para a cirurgia, voltada a cães e gatos machos e fêmeas. Os interessados na castração do seu pet devem entrar em contato por meio do número (19) 98430-1163, ou presencialmente no Centro de Referência em Assistência Social do Bonsucesso. A primeira etapa da CastraAçãoPet será nos dias 19 e 20 de agosto e o prazo para agendamento termina nessa quinta-feira (10).

Os atendimentos serão realizados em castramóvel, que estará na região dos bairros Bonsucesso e Novo Wenzel, em frente à unidade de saúde que fica na Rua 6, 680.

“Sabemos da importância de trabalhos voltados à causa animal, por isso este é um tema que na nossa administração também recebe atenção especial”, destaca o prefeito Gustavo. Após esta primeira etapa a ação será realizada também em outros bairros.

“As cirurgias serão realizadas em ônibus adaptado, que dispõe de todos os equipamentos necessários para este tipo de atendimento”, observa Marco Aurélio Mestrinel, presidente da Fundação Municipal de Saúde.

Em iniciativa da Câmara Municipal, o investimento é de R$ 300 mil e, além de equipamentos e insumos, inclui equipe técnica que realizará os procedimentos. Os valores são parte dos recursos economizados pelo legislativo municipal no ano passado.

Sipat da Saúde será de 22 a 24 de agosto

A programação conta com 11 atividades voltadas à saúde e segurança do trabalhador.

A Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro realiza de 22 a 24 de agosto a 17ª edição da sua Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat). As atividades serão no Centro Cultural, com programação de manhã, sempre a partir das 8h30, e à tarde, com início às 13h30. O tema da Sipat deste ano é “Cuidando de quem realmente importa: você!”.

A abertura oficial será na terça-feira (22) e na sequência Rafael Solo, ouvidor SUS de Rio Claro, ministrará a palestra sobre “O poder de ouvir para manter boas relações no ambiente social, no trabalho e na vida familiar”. À tarde, Solange Mascherpe falará sobre orientações do Centro de Controle de Zoonoses e, em seguida o tema será “Gestão de riscos”, abordado por Danilo Kuroishi, diretor da Defesa Civil.

No dia 23 de manhã haverá orientações sobre ergonomia com a enfermeira do trabalho Katia Bortolin Lopes e o engenheiro de segurança do trabalho Roberto da Costa Junior. Depois a psicóloga Talissa Tulimosky apresentará palestra sobre inteligência emocional com ênfase em comunicação não violenta. À tarde as orientações serão sobre racismo estrutural, assunto que será abordado por Marcos Rocha Simões, professor de Direito da Faculdade Anhanguera e membro da Unegro Rio Claro. Também à tarde palestra sobre dependência química e suas consequências, apresentada pela enfermeira Rose de Carvalho e pela assistente social Dalila Reis.

O dia 24 pela manhã terá Lian Gong com a enfermeira Kimie Kaneko Ebert e a palestra “Plano municipal para retomada das coberturas vacinais: a importância do engajamento de todos os profissionais de saúde”, ministrada pela enfermeira e responsável pelo setor de imunização Fabyolla Lourenço. À tarde, orientações do Samu Regional Rio Claro, com o enfermeiro Carlos Bonato, e palestra sobre assédio moral e sexual, com Henry Modesto Peruchi, procurador judicial chefe da Fundação de Saúde.

Técnicos de enfermagem participam de capacitação do Ministério da Saúde

Atividades foram realizadas no centro de treinamento do hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo.

Técnicos de enfermagem que atuam na rede pública municipal de Rio Claro participaram no final de semana de treinamento voltado a ações de suporte básico à vida. A capacitação foi realizada em São Paulo a partir de inscrição prévia realizada com o Ministério da Saúde. Dois profissionais da Fundação Municipal de Saúde participaram das atividades direcionadas a técnicos de enfermagem do Brasil todo.

Em etapa que antecedeu a capacitação presencial os técnicos de enfermagem Luziene da Costa Oliveira, que atua no Samu, e Gilmar da Cruz Furlan Júnior, que exerce suas funções na UPA do Cervezão, participaram de atividades on-line, que incluíram aulas e provas. A capacitação é resultado de parceria entre o hospital Beneficência Portuguesa e Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde.

“Foi uma atividade muito importante para aprimorar os conhecimentos da equipe”, observa Tatiana Zanóbio, responsável pelo Samu. A capacitação incluiu simulação realística e aconteceu no centro de treinamento do Beneficência Portuguesa.

Rio Claro inaugura o Centro Integrado Multidisciplinar

Prefeito Gustavo inaugurou novo serviço nesta sexta-feira (4).

Ao inaugurar nesta sexta-feira (4) o Centro Integrado Multidisciplinar (CIM), o prefeito Gustavo citou as novas unidades educacionais providenciadas pela prefeitura nos últimos dois anos e reafirmou a disposição do governo municipal em continuar investindo no setor educacional. “Este é um setor prioritário em nosso trabalho”, afirmou.

O Centro Integrado Multidisciplinar (CIM) irá funcionar em prédio na Rua 4, no bairro Vila Operária. A secretária da Educação, Valéria Velis, afirmou que será um reforço ao ensino de crianças, adolescentes e adultos com transtorno específico de aprendizagem.

Walkiria Reganham, coordenadora do CIM, informou que em 10 dias o serviço deverá entrar em funcionamento, numa parceria das secretarias municipais da Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e da Administração.

“A prefeitura está reunindo num único local o atendimento multidisciplinar, com profissionais que desenvolverão ações para melhorar ainda mais a qualidade do processo ensino-aprendizagem”, afirmou o vereador Serginho Carnevale, que foi autor do projeto que denominou o serviço com o nome de Juliana de Cláudio Sarti, falecida em abril deste ano e que foi funcionária municipal por 30 anos, sempre atuando na Secretaria da Educação.

O Centro Integrado Multidisciplinar atenderá de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas, e será composto por profissionais de diferentes áreas, como psicopedagoga, assistente social e psicóloga. Da inauguração também participaram os vereadores Geraldo Voluntário, Julinho Lopes e Moisés Marques, e familiares de Juliana de Cláudio Sarti.

Rio Claro coloca em funcionamento o Centro Integrado Multidisciplinar

Novo serviço irá funcionar em parceria de secretarias municipais.

A prefeitura de Rio Claro finalizou a adequação e reforma de prédio na Rua 4, no bairro Vila Operária, e colocará em funcionamento o Centro Integrado Multidisciplinar (CIM). “Será um reforço importante nos serviços que a prefeitura oferece para o ensino de crianças, adolescentes e adultos com transtorno específico de aprendizagem”, avalia o prefeito Gustavo.

A nova unidade municipal, que entrará em funcionamento no próximo dia 14 e será inaugurada nesta sexta-feira (4), é uma iniciativa da Secretaria Municipal da Educação, que irá gerenciar os trabalhos numa parceria com as secretarias municipais da Saúde, Desenvolvimento Social e da Administração.

“Vamos congregar em um único local o atendimento multidisciplinar, constituído de profissionais que desenvolverão ações voltadas à qualidade do processo ensino-aprendizagem”, afirma a secretária da Educação, Valéria Velis. “Vamos receber crianças, adolescentes e adultos da rede municipal de ensino que apresentem Transtorno Específico de Aprendizagem”.

Para reformar o prédio onde funcionará o CIM, o município investiu aproximadamente R$ 135 mil.

O Centro Integrado Multidisciplinar atenderá de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas, e será composto por profissionais de diferentes áreas, como psicopedagoga, assistente social e psicóloga. A Fundação Municipal de Saúde irá ceder profissionais de terapia ocupacional e de fonoaudióloga, que irão contribuir para novos encaminhamentos, diagnóstico, intervenção e melhoria do ensino e aprendizagem dos estudantes com transtorno específico de aprendizagem. “Esses profissionais fornecerão informações e conhecimentos para as famílias dos alunos e aos profissionais da escola”, explica Valéria.

Além desses profissionais, a equipe do CIM terá uma coordenadora e funcionários cedidos pela Secretaria do Desenvolvimento Social como agente educacional, agente de alimentação escolar e agente da limpeza. A Secretaria Municipal da Administração irá ceder um assistente de gestão.

O Centro Integrado Multidisciplinar receberá o nome da servidora pública municipal Juliana de Cláudio Sarti, falecida em abril deste ano. Juliana foi funcionária municipal por 30 anos, sempre atuando na Secretaria da Educação.

Rio Claro registra dois casos de Covid no mês de julho

Município não tem internados pela doença.

Rio Claro registrou no mês de julho dois casos de Covid, conforme boletim mensal divulgado nesta segunda-feira (31) pela Fundação Municipal de Saúde.

O município tem total de 35.505 casos de Covid e 702 óbitos. Não há internados por Covid em Rio Claro, dado que inclui redes de saúde pública e particular. Desde o início da pandemia 34.795 se recuperaram da doença no município.