Ações de combate à tuberculose são realizadas em Rio Claro

Nesta sexta-feira, evento no Jardim Público alertou sobre importância do tema.

Até o fim do mês as ações de combate à tuberculose seguem intensificadas em Rio Claro. A Fundação Municipal de Saúde intensificou nas unidades de saúde a busca ativa por novos casos da doença. Nesta sexta-feira (24) foi realizado evento no Jardim Público para alertar a comunidade sobre a doença.

“Tuberculose tem cura, mas para isso é necessário que o paciente realize o tratamento com responsabilidade e comprometimento”, alerta Vaniele de Souza,  interlocutora municipal dos programas de controle de tuberculose e hanseníase da Vigilância Epidemiológica.

O diagnóstico e tratamento precoces são fundamentais para a melhora na qualidade de vida do paciente e quebra da cadeia de transmissão da doença.

Durante as atividades no Jardim Público foram realizadas orientações sobre tuberculose, coleta de exames de tuberculose, aferição de pressão arterial e teste de diabetes. Equipe do Serviço Especializado em Prevenção e Assistência às IST/HIV/Aids e Hepatites Virais estarão no local para realizar testagem de HIV, sífilis e hepatites. A ação também envolveu a Vigilância Epidemiológica, Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico (Cead) e atenção básica da Fundação de Saúde, além da Etec Armando Bayeux da Silva e Secretaria Municipal de Turismo.

A campanha de combate à tuberculose prossegue até o fim do mês. Nas unidades de saúde estão sendo organizadas rodas de conversa com a comunidade e orientações, o que incluem painéis informativos. Ações no sistema prisional também fazem parte da campanha.

A tuberculose é transmitida por vias aéreas superiores, por meio da fala, tosse e espirro de pessoas que convivem com o doente sem tratamento adequado. A população deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência caso apareçam sinais e sintomas de tuberculose e é de extrema importância que as pessoas que convivem com doentes de tuberculose também sejam avaliadas. Os principais sintomas da tuberculose são tosse persistente, febre baixa, suor noturno, falta de apetite, perda de peso, cansaço fácil, fraqueza e dor no peito.

O tratamento é realizado apenas pela rede pública de saúde e o acesso se dá por meio dos serviços da rede de atenção à saúde da Fundação de Saúde de Rio Claro.

Rio Claro registra óbito de idosa por Covid

Ocupação de leitos é de 5%, com quatro pacientes internados.

O boletim semanal divulgado nesta sexta-feira (24) pela Fundação de Saúde de Rio Claro registra o óbito de uma idosa, vítima de Covid. Nesta pandemia, o município chega a 699 mortes causadas pela doença.

Nesta semana foram confirmados 72 novos casos de infecção pelo coronavírus, totalizando 35.375 casos. O total de pessoas recuperadas é de 34.549 e 123 pessoas estão em isolamento domiciliar.

O município tem ocupação de leitos de 5%, incluindo UTI e enfermarias das redes de saúde pública e particular. São quatro pacientes hospitalizados, sendo um em UTI.

Sábado tem mutirão contra dengue na Vila Industrial e Mãe Preta

Agentes irão vistoriar as residências e orientar a comunidade.

Rio Claro realiza mutirão contra a dengue neste sábado (25) nos bairros Vila Industrial e Mãe Preta. Agentes da Fundação Municipal de Saúde irão percorrer os bairros recolhendo materiais que possam servir de criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela. O trabalho, realizado das 7 às 13 horas, inclui também orientação à comunidade sobre a importância das medidas preventivas.

“Durante a semana as equipes também estão percorrendo a cidade realizando trabalho preventivo, principalmente nos bairros em que são registrados casos positivos”, destaca Valdirene Bordin, responsável pelo setor de combate a endemias do Centro de Controle de Zoonoses.

A ação deste sábado terá a participação da Secretaria do Meio Ambiente, com o serviço cata-bagulho. “Para que o trabalho tenha o resultado esperado, é  fundamental que todos estejam engajados no combate à dengue e façam a sua parte, eliminando os possíveis criadouros das residências e descartando corretamente os materiais”, acrescenta Valdirene.

Neste ano, Rio Claro soma 111 casos de dengue, conforme boletim divulgado nesta sexta-feira (24) pela Vigilância Epidemiológica. Nesta semana foram 34 novos casos. O município não registrou neste ano nenhum caso de chikungunya, zika vírus e febre amarela.

Sábado tem plantão de vacinação em Rio Claro

Atendimento será das 8 às 15 horas nas unidades básicas de saúde do Cervezão, Vila Cristina e Avenida 29.

Três unidades de saúde de Rio Claro estarão abertas neste sábado (25) para plantão de vacinação.  As pessoas que precisam receber alguma das doses contra a Covid devem aproveitar a oportunidade. Além disso, também estarão disponíveis doses do calendário vacinal de rotina.

O atendimento será das 8 às 15 horas nas unidades básicas de saúde do Vila Cristina, Avenida 29 e Cervezão. Também estarão disponíveis doses do calendário vacinal de rotina.

A vacina bivalente contra a Covid estará disponível. “Nesta semana o reforço com bivalente começou a ser aplicado em todos que pertencem aos grupos prioritários, portanto quem faz parte destes grupos e ainda não tomou a dose deve procurar um posto de vacinação”, informa Fabyolla Lourenço, que coordena o setor de imunização da Fundação de Saúde.

Os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde compreendem gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente a partir dos 12 anos, idosos a partir de 60 anos e pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos. Também estão incluídos nestes grupos população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas que vivem em instituições de longa permanência e seus trabalhadores.

Para receber a dose da bivalente, é necessário que a pessoa já tenha tomado pelo menos duas doses de vacinas anteriores contra a Covid e o intervalo necessário da dose mais recente para o reforço com bivalente é de quatro meses.

A vacinação Covid é realizada em crianças a partir de 6 meses, com esquema vacinal composto por três doses. Crianças de 3 anos a 11 anos precisam tomar a dose de reforço, aplicada quatro meses após a segunda dose.

Adolescentes de 12 a 17 anos devem ter ao menos duas doses iniciais de vacina e um reforço também aplicado quatro meses após a segunda dose. Pessoas de 18 a 59 anos devem ter ao menos duas doses iniciais de vacina e dois reforços, sendo o primeiro aplicado quatro meses após a segunda dose e o segundo reforço aplicado quatro meses após o primeiro reforço.

Campanha de combate à tuberculose tem ação no Jardim Público na 6ª-f

O diagnóstico precoce possibilita o início do tratamento e melhora na qualidade de vida do paciente.

No Dia Mundial de Combate à Tuberculose, sexta-feira (24), a Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro realiza ação no Jardim Público para conscientizar a comunidade sobre a importância do tema.

Das 8 às 12 horas, próximo ao coreto, serão realizadas orientações sobre tuberculose, coleta de exames de tuberculose, aferição de pressão arterial e teste de diabetes. Equipe do Serviço Especializado em Prevenção e Assistência às IST/HIV/Aids e Hepatites Virais estarão no local para realizar testagem de HIV, sífilis e hepatites. A ação também envolve a Vigilância Epidemiológica, Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico (Cead) e atenção básica da Fundação de Saúde, além da Etec Armando Bayeux da Silva.

A atividade está inserida na programação da campanha de combate à tuberculose realizada até o fim do mês, quando Rio Claro intensifica as ações de prevenção e de busca ativa a novos casos da doença, com ações nas unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família.

Tuberculose tem cura e o diagnóstico e tratamento precoces são fundamentais para a melhora na qualidade de vida do paciente e quebra da cadeia de transmissão.

Nas unidades de saúde ao longo da campanha serão realizadas rodas de conversa com a comunidade e orientações, o que incluem painéis informativos. Ações no sistema prisional também fazem parte da campanha.

A tuberculose é transmitida por vias aéreas superiores, por meio da fala, tosse e espirro de pessoas que convivem com o doente sem tratamento adequado. A população deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência caso apareçam sinais e sintomas de tuberculose e é de extrema importância que as pessoas que convivem com doentes de tuberculose também sejam avaliadas. Os principais sintomas da tuberculose são tosse persistente, febre baixa, suor noturno, falta de apetite, perda de peso, cansaço fácil, fraqueza e dor no peito.

O tratamento é realizado apenas pela rede pública de saúde e o acesso se dá por meio dos serviços da rede de atenção à saúde da Fundação de Saúde de Rio Claro.

“A cada ano detectamos casos novos, com grandes possibilidades de cura, mas para isso é necessário que o paciente realize o tratamento com responsabilidade e comprometimento com o seu processo de cura”, explica Vaniele de Souza,  interlocutora municipal dos programas de controle de tuberculose e hanseníase da Vigilância Epidemiológica. Em Rio Claro, no ano passado foram diagnosticados 66 casos de tuberculose.

Servidoras municipais e empreendedoras participam de atividade sobre saúde

Atividades foram realizadas pela Fundação Municipal de Saúde nesta quarta-feira (22).  

Em comemoração ao Mês da Mulher, a Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro realizou nesta quarta-feira (22) atividades para servidoras públicas municipais e empreendedoras. O tema do evento foi “A mulher que habita em mim saúda a mulher que habita em você”, com palestras sobre saúde da mulher.

“A saúde da mulher pede cuidados que não podem ser negligenciados e a informação é ferramenta essencial na busca da conscientização do público feminino sobre medidas que devem ser adotadas visando os cuidados com a saúde”, destaca Giulia Puttomatti, presidente da Fundação de Saúde, que realizou a abertura oficial do evento, que também teve participação de Américo Valdanha Neto, presidente do Conselho Municipal de Saúde, e da assessora da Fundação de Saúde, Raquel Picelli.

Durante as atividades Nathalia Rodrigues, responsável pelo setor de saúde mental do município, apresentou a palestra “Saúde mental feminina, autocuidado e empoderamento”. Vania Molke, que coordena o setor de atenção básica na rede municipal de saúde, abordou o tema “Autocuidado na prevenção ao câncer de colo uterino e de mama”.  

Marta Bianchi falou sobre comunicação assertiva. Ela é responsável pela Seção de Educação em Saúde, Treinamento e Desenvolvimento da Fundação de Saúde. E a nutricionista Monica Marina Moschetta apresentou a palestra “Mulher, você sabe o que está comendo?”. 

O evento também contou com a participação de empreendedores do programa de Economia Solidária.

Rio Claro tem plantões de vacinação nesta sexta-feira e sábado

Atendimento será realizado nas unidades básicas de saúde do Cervezão, Vila Cristina e Avenida 29.

Quatro plantões de vacinação serão realizados nesta semana e na próxima em Rio Claro. Nesta sexta-feira (24) haverá vacinação noturna em três unidades básicas de saúde, que também irão vacinar no sábado. Quem precisa colocar em dia alguma vacina do calendário de rotina ou da vacinação contra Covid deve aproveitar a oportunidade.

As unidades de saúde do Vila Cristina, Cervezão e Avenida 29 irão vacinar nesta sexta-feira e na próxima (31) das 7h30 às 21 horas. Nos dois próximos sábados (25 e 1º) também haverá vacinação, com atendimento das 8 às 15 horas.

“Desta maneira, as pessoas que não conseguem comparecer às unidades nos horários convencionais terão mais tempo para se vacinar, o que é fundamental na prevenção de doenças”, destaca Giulia Puttomatti, presidente da Fundação Municipal de Saúde.

A vacina bivalente contra a Covid estará disponível. “Nesta semana o reforço com bivalente começou a ser aplicado em todos que pertencem aos grupos prioritários, portanto quem faz parte destes grupos e ainda não tomou a dose deve procurar um posto de vacinação”, informa Fabyolla Lourenço, que coordena o setor de imunização da Fundação de Saúde.

Os grupos prioritários definidos pelos Ministério da Saúde compreendem gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente a partir dos 12 anos, idosos a partir de 60 anos e pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos. Também estão incluídos nestes grupos população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas que vivem em instituições de longa permanência e seus trabalhadores.
Para receber a dose da bivalente, é necessário que a pessoa já tenha tomado pelo menos duas doses de vacinas anteriores contra a Covid e o intervalo necessário da dose mais recente para o reforço com bivalente é de quatro meses.

A vacinação Covid é realizada em crianças a partir de 6 meses, com esquema vacinal composto por três doses. Crianças de 3 anos a 11 anos precisam tomar a dose de reforço, aplicada quatro meses após a segunda dose.

Adolescentes de 12 a 17 anos devem ter ao menos duas doses iniciais de vacina e um reforço também aplicado quatro meses após a segunda dose. Pessoas de 18 a 59 anos devem ter ao menos duas doses iniciais de vacina e dois reforços, sendo o primeiro aplicado quatro meses após a segunda dose e o segundo reforço aplicado quatro meses após o primeiro reforço.

Rio Claro amplia atendimentos em unidades de saúde e reduz faltas

Agendamentos de consultas são realizados a partir de ligação telefônica gratuita.

Com a Central de Acesso Avançado em Saúde (Caas), serviço que entrou em funcionamento no ano passado, Rio Claro ampliou a oferta de vagas em todas as suas unidades de saúde. O município foi de 493.181 vagas em 2021 para 664.255 em 2022, ou seja, 171.074 vagas a mais disponibilizadas aos pacientes, o que representa 34,68% de aumento.

“O serviço é uma das mais bem sucedidas políticas de fortalecimento da atenção primária em saúde no município, que teve resultados positivos imediatos, ampliando e facilitando o acesso da comunidade às unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família”, destaca Giulia Puttomatti, presidente da Fundação Municipal de Saúde.

Além de ampliar as vagas, o novo serviço otimiza os recursos, com a redução de faltas a consultas e procedimentos agendados. Nas unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família, em 2021 foram recepcionados e atendidos 390.511 pacientes e houve índice de faltas de 10%. Em 2022 esses atendimentos aumentaram em 34,76%, com 526.283 pessoas recepcionadas e atendidas, e o índice de faltosos caiu para 8%. 

“Saúde é prioridade e, com trabalho sério, buscamos oferecer à população atendimento sempre com mais qualidade e agilidade”, destaca o prefeito Gustavo.

A central permite à população o acesso direto ao agendamento de consultas na rede do SUS, sem a necessidade de ir pessoalmente até a unidade de saúde para agendar o procedimento. O serviço funciona por meio de uma central de atendimento, as ligações são gratuitas e o agendamento é imediato. “ Isto traz comodidade, segurança e agilidade na oferta de serviços de saúde”, destaca Ana Paula Branco, diretora de tecnologia da informação e inovações da Fundação Municipal de Saúde.

A Central de Acesso Avançado em Saúde atende pela linha telefônica 0800 019 09 99, de segunda a sexta-feira das 7 às 19 horas. Além do telefone, a central também conta com chat, que pode ser acessado por meio da página da Fundação de Saúde (saude-rioclaro.org.br).

O usuário deve usar o serviço para agendar a consulta nas unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família. O mesmo vale para reagendamento e cancelamento de consultas. Além das consultas médicas e de enfermagem, também são feitos por telefone os agendamentos de papanicolau e primeira consulta odontológica. Por meio da CAAS, também é realizado o monitoramento do paciente na rede pública de saúde, o que inclui busca ativa por faltosos, lembretes de consultas, exames e cirurgias, campanhas de prevenção, campanhas de imunização e monitoramento de grupos de risco.

Unidades de saúde de RC promovem programação contra o câncer de colo de útero

Exames preventivos são realizados por demanda espontânea em algumas unidades e também a partir de agendamento pelo telefone 0800 019 0999.

Mulheres de 24 a 64 anos podem fazer exame de Papanicolau em Rio Claro sem a necessidade de agendamento. A ação é realizada em várias unidades de saúde e é necessário ficar atenta aos dias e horários de atendimento disponíveis em cada unidade.

Na unidade do Jardim Novo o atendimento será nesta quarta-feira (22) das 8 às 12 horas e das 14 horas às 16h30. No Boa Vista os exames para demanda espontânea serão na sexta-feira (24) das 7 às 12 horas.

No Jardim Brasília o atendimento será o mês todo às quartas e quintas-feiras, das 13h30 às 15h30. No Cervezão os exames são realizados sem agendamento às terças e quintas das 7 às 10 horas, às segundas e sextas das 13 às 15 horas e às quartas-feiras das 7 às 10 horas e das 13 às 15 horas. No Wenzel o atendimento é de segunda a sexta das 7h30 às 16h30.

As ações fazem parte da campanha Março Lilás, realizada pela Fundação Municipal de Saúde, que chama a atenção para a importância da prevenção ao câncer de colo de útero.

“O exame de papanicolau é ofertado em todas as unidades de saúde do município e fundamental para o diagnóstico precoce do câncer de colo de útero”, destaca Vania Molke, responsável pelo setor de atenção básica em saúde.

A orientação é para que as mulheres procurem a unidade de saúde mais próxima para mais informações. O exame também pode ser agendado por telefone no 0800 019 0999, que atende das 7 às 19 horas, de segunda a sexta-feira.

A programação inclui ainda palestras, vacinação, testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis e busca ativa a pacientes que deixaram de fazer o exame preventivo.

Campanha intensifica busca ativa a novos casos de tuberculose

O diagnóstico precoce possibilita o início do tratamento e melhora na qualidade de vida do paciente.

Tuberculose tem cura e o diagnóstico e tratamento precoces são fundamentais para a melhora na qualidade de vida do paciente e quebra da cadeia de transmissão. Neste mês, Rio Claro intensifica as ações de prevenção e de busca ativa a novos casos da doença, com ações nas unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família.

Nesta sexta-feira (24) a Fundação Municipal de Saúde realiza atividades no Jardim Público voltadas ao tema além de outras ações de promoção à saúde. Das 8 às 12 horas serão realizadas orientações sobre tuberculose, coleta de exames de tuberculose, aferição de pressão arterial e teste de diabetes. Equipe do Serviço Especializado em Prevenção e Assistência às IST/HIV/Aids e Hepatites Virais estarão no local para realizar testagem de HIV, sífilis e hepatites.

“Levar a informação à população ainda é a melhor forma de conscientizar sobre a doença e incentivar as pessoas a buscarem atendimento e fazerem o tratamento corretamente”, observa Vaniele de Souza,  interlocutora municipal dos programas de controle de tuberculose e hanseníase da Vigilância Epidemiológica. Nas unidades de saúde ao longo da campanha serão realizadas rodas de conversa com a comunidade e orientações, o que incluem painéis informativos. Ações no sistema prisional também fazem parte da campanha.

A tuberculose é transmitida por vias aéreas superiores, por meio da fala, tosse e espirro de pessoas que convivem com o doente sem tratamento adequado. A população deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência caso apareçam sinais e sintomas de tuberculose e é de extrema importância que as pessoas que convivem com doentes de tuberculose também sejam avaliadas. Os principais sintomas da tuberculose são tosse persistente, febre baixa, suor noturno, falta de apetite, perda de peso, cansaço fácil, fraqueza e dor no peito.

O tratamento é realizado apenas pela rede pública de saúde e o acesso se dá por meio dos serviços da rede de atenção à saúde da Fundação de Saúde de Rio Claro.

“A cada ano detectamos casos novos, com grandes possibilidades de cura, mas para isso é necessário que o paciente realize o tratamento com responsabilidade e comprometimento com o seu processo de cura”, explica Vaniele. Em Rio Claro, no ano passado foram diagnosticados 66 casos de tuberculose.