Prefeitura instala nove placas para avisar presença de radar

Objetivo é alertar motoristas para que não sejam multados.

No dia 1º de novembro entrará em funcionamento um radar na Avenida M25 entre as ruas M19 e M20, na região do Cervezão. O equipamento foi instalado para reduzir o número de acidentes no local, que está em declive e tem grande movimentação de veículos e pedestres.

“O objetivo não é multar e sim disciplinar o trânsito. Os moradores nos pediram providências para que os veículos transitem naquela via pública em menor velocidade. Inicialmente, pensamos em instalar uma lombada, mas tecnicamente isto não é possível”, explica o secretário municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Otávio Balbão Júnior.

Resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) exige a instalação de placas para informar a presença de radar. Pela resolução, deveriam ser três placas, mas a prefeitura instalou nove. “O novo radar tem ação educativa”, observa Vitor Caparatti, do Departamento de Mobilidade Urbana.

No próximo dia 22, o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) fará a aferição do radar que entrará em funcionamento em caráter de teste. As multas por excesso de velocidade começarão a ser aplicadas a partir do dia 1º de novembro.

Ônibus de Ajapi, Ferraz, Assistência, Vila Olinda e São Miguel terão mais horários

Prefeitura também mudou itinerário da linha 09 para facilitar acesso ao posto de saúde do Santa Elisa.

A prefeitura de Rio Claro fez alterações no sistema de transporte coletivo. As mudanças passam a valer a partir da segunda-feira (18). Os usuários terão mais opções de horários em várias linhas e um itinerário foi modificado para facilitar o acesso a uma unidade de saúde.

Com a iniciativa, o trajeto da linha 09 (Paineiras Santa/Elisa) terá pequena alteração para passar em frente ao posto de saúde do bairro Santa Elisa.

“Tomamos essa medida atendendo pedido dos moradores daquela região”, explica o secretário municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Otávio Balbão Júnior, esclarecendo que a mudança respeita critérios técnicos.

Também a partir de segunda-feira a linha 11 (Vila Olinda) ganha dois novos horários, às 14h20 do Centro para o bairro e às 14h25 do bairro para o Centro.

Já a linha 15 (Assistência) terá dois acréscimos de horários aos sábados, com saída do ônibus às 11 horas e às 19 horas do Centro para o distrito.

A linha 18 (Ajapi/ Ferraz) terá ajuste de horário, com ônibus saindo às 12h45 do Centro para os distritos. O itinerário também ganha mais um horário, com saída do Centro às 15h30.

A prefeitura também providenciou acréscimo de horário na linha 19 (São Miguel), com ônibus saindo do bairro para o Centro às 5h20.

Os horários e linhas de ônibus do transporte coletivo urbano de Rio Claro podem ser verificados no site da empresa concessionária do serviço, a Rápido São Paulo, que fará a atualização com as mudanças que passam a valer na segunda-feira. O endereço é rapidosp.com.br/horarios/.

Também pode-se consultar essas informações no posto da empresa na Rua 1 entre as avenidas 1 e 2, em frente à antiga estação ferroviária.  Os usuários do serviço podem fazer sugestões ao Departamento de Mobilidade Urbana utilizando o e-mail transporte@prefeiturarc.sp.gov.br.

Prefeitura fecha trânsito na Avenida 12 para recapear asfalto no Jardim São Paulo

Serviço será realizado nesta quinta-feira (16), da Rua 26 até a Rua 22.

Caso não chova, trecho da Avenida 12, no Jardim São Paulo, sofrerá interrupção no trânsito nesta quinta-feira (16).

A Secretaria Municipal de Obras vai realizar mais um recapeamento asfáltico, dessa vez da Rua 26 até a Rua 22. No começo do mês de setembro, a prefeitura executou o recapeamento de aproximadamente 200 metros na Avenida 12, da Rua 28 até a Rua 30. 

Para realizar a melhoria no asfalto, será necessário interditar a Avenida 12, da Rua 28 até a Rua 22.

A previsão inicial é que o serviço seja concluído ainda nesta semana.

Em razão deste serviço e das alterações no trânsito, a prefeitura alerta os motoristas para redobrarem a atenção ao trafegar naquela região.

Prefeitura finaliza recapeamento em rotatória da Castelo Branco

Recapeamento de aproximadamente 4.000 m² foi executado com revestimento asfáltico que proporciona maior durabilidade no reparo e mais segurança aos condutores.

Na quarta-feira (14) a prefeitura de Rio Claro executou mais um grande serviço de recapeamento, desta vez, na rotatória da Avenida Castelo Branco e Rua 30. O serviço também contemplou o trecho que vai da Rua 30 até a Rua 26, totalizando aproximadamente 4.000m² de recapeamento.

Os trabalhos tiveram início na segunda-feira (13), em área com intenso tráfego de veículos, já que o local compreende uma das entradas da cidade.

O serviço foi feito com “massa quente”, um dos tipos de revestimentos asfálticos mais resistentes, proporcionando vedação por completo, com maior duração do reparo.

“Estamos aproveitando o período com poucas chuvas para ampliar o número de serviços de recapeamento, suavização de valetas e fechamento de buracos em diversos trechos de vias públicas da cidade”, comenta o secretário municipal de Obras, Ivan de Domenico, destacando que neste serviço, foram utilizados cerca de 250 toneladas desse material.

A prefeitura também tem feito melhorias no asfalto com a operação tapa-buracos e diminuição da profundidade de valetas em vários cruzamentos de vias públicas, efetuado em mais de 20 pontos da cidade, com metodologia desenvolvida pela equipe da secretaria municipal de Obras, mantendo o escoamento da água, sem riscos de empoçamento.

Prefeitura realiza recapeamento em rotatória da Castelo Branco

Motoristas devem redobrar a atenção ao trafegar naquela região.

A prefeitura de Rio Claro continua executando recapeamento asfáltico em rotatória da Avenida Castelo Branco.

Iniciado na segunda-feira (13), o trabalho está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Obras na rotatória da Rua 30 e também no trecho que vai da Rua 30 até a Rua 26.

Caso não chova, o serviço de melhoria asfáltica terá continuidade na quarta-feira (15), em outro trecho da área, sendo necessário interditar o trânsito da Avenida Castelo Branco sentido bairro-centro.

O acesso à Castelo Branco via Rodovia Washington Luís foi liberado, bem como o sentido contrário, além do trecho que dá acesso ao bairro Novo Wenzel e Bonsucesso.

A prefeitura alerta os motoristas para redobrar a atenção ao trafegar naquela região.

Prefeitura reforça sinalização de trânsito em Assistência

Serviços foram realizados nesta terça-feira (14).

O Departamento Municipal de Mobilidade Urbana realizou nesta terça-feira (14) novos serviços de ampliação da sinalização de trânsito em Rio Claro.

Desta vez, o local atendido foi o distrito de Assistência, onde a prefeitura fez pintura de estacionamento para veículos de pessoa com deficiência e de idoso e faixa de pedestre.

Desde o início do ano, a segurança no trânsito tem sido uma das prioridades no trabalho da prefeitura. Além de ampliar a sinalização, a prefeitura também está fechando buracos e recapeando vias públicas, além de suavizar a profundidade de valetas em esquinas, um antigo problema de Rio Claro.

Prefeitura faz ajustes em horários do transporte coletivo de Rio Claro

Mudanças valem a partir de quarta-feira, dia 8.

Algumas linhas do sistema de transporte coletivo de Rio Claro terão modificações a partir de quarta-feira, dia 8 de setembro. As alterações foram definidas pela prefeitura atendendo sugestões dos usuários feitas após a primeira semana do aumento do número de ônibus circulando no município devido à ampliação do horário de funcionamento do comércio definida pelo governo estadual.

As mudanças vão alterar horários nas linhas 01 (Bela Vista / Copacabana / Vila Paulista), 02 (Arco-íris / Mãe Preta), 15 (Assistência), 18 (Ajapi / Ferraz), 19 (São Miguel), 20 (Boa Vista) e 23 (Jardim Novo / Rodoviária).

De acordo com a empresa Rápido São Paulo, osnovos horários dessas linhas estarão à disposição para consulta a partir de quarta-feira (8) no endereço eletrônico http://rapidosp.com.br/horarios-a-partir-de-30-08-2021/. As informações também poderão ser obtidas na sede da empresa Rápido SP, na Rua 1 entre as avenidas 1 e 2, Centro. Os usuários podem fazer sugestões sobre o transporte coletivo pelo email transporte@prefeiturarc.sp.gov.br.

Redução de valeta melhora trânsito na Rua 14 com a Avenida 11

Ação já foi executada em mais de 15 pontos da cidade. Na terça-feira (31), será feita em outras duas valetas, na Rua 14 com a Avenida 13.

Os serviços de diminuição da profundidade de valetas em cruzamentos da cidade continuam sendo executados pela prefeitura de Rio Claro. Na segunda-feira (30), uma das equipes da secretaria municipal de Obras fez o nivelamento e fechamento de mais uma valeta profunda, localizada na Rua 14 com a Avenida 11, entre os bairros Consolação e São Benedito.

“Estamos priorizando os locais com maior fluxo de trânsito, proporcionando mais segurança e trafegabilidade mais suave, com maior fluidez, além de evitar acidentes e possíveis danos aos veículos”, comenta o secretário municipal de Obras, Ivan De Domenico.

O trabalho de nivelamento e fechamento das valetas, além de melhorar o trânsito na cidade, mantém o escoamento da água, sem riscos de empoçamento.

Caso não chova, na terça-feira (31), será feita a redução de mais duas valetas, nos dois sentidos da Rua 14 com a Avenida 13. Será necessário interromper o trânsito na Rua 14 no trecho que vai da Avenida 9 até a Avenida 15. A Avenida 13 terá uma das faixas com livre acesso no sentido para o bairro Consolação. Portanto, apesar da obra, os veículos poderão circular pelas avenidas 11, 13 e 15.

A redução da profundidade de valetas tem sido feita com metodologia desenvolvida pela equipe da secretaria municipal de Obras e já foi executada em mais de 15 pontos da cidade, sendo cinco no bairro Santa Cruz, na Rua 9 com a Avenida 12, na Rua 8 com a Avenida 12, na Avenida 6 com a Rua 9 e duas no cruzamento da Avenida 20 com a Rua Samambaia e com a Rua 9.

O serviço também foi feito em duas valetas bastantes fundas no Santana, na Avenida 36 com a Rua 9; outra na Rua 7 com a Avenida 23, no bairro Jardim Donângela, e outras 10 no centro da cidade.

Ações similares também foram realizadas na Avenida 5 com a Rua 9, na Rua 6 com a Avenida 3, na Rua 1 com a Avenida 6, em ambos os lados da Rua 6 com a Avenida 4, na Rua 8 com a Avenida 2, na Rua 8 com a Avenida 4, na Rua 9 com a Avenida 1 e na Rua 9 com a Avenida 2 e na Rua 6 com a Avenida 6.

Obra interdita Rua 14 entre as avenidas 11 e 15 na manhã de terça-feira

Prefeitura vai reduzir duas valetas que passam pelos dois sentidos da Rua 14 com a Avenida 13.

Caso não chova, na manhã de terça-feira (31), o trânsito de veículos ficará interrompido na Rua 14, no trecho entre as avenidas 9 e 15, em Rio Claro.

A interdição será necessária para que a Prefeitura realize obra de redução de duas valetas que passam pelos dois sentidos da Rua 14 com a Avenida 13.

A Avenida 13 terá uma das faixas com livre acesso no sentido para o bairro Consolação. Portanto, apesar da obra, os veículos poderão circular pelas avenidas 11, 13 e 15.

O serviço de diminuição da profundidade de valetas tem sido feito com metodologia desenvolvida pela equipe da secretaria municipal de Obras, mantendo o escoamento da água, sem riscos de empoçamento, e já foi executado em mais de 15 pontos da cidade.

Canaleta na Rua 1

Também no período da manhã desta terça-feira será feita correção de canaleta na Rua 1 com a Avenida 6. Para executar o serviço, uma das faixas da Rua 1 ficará interditada.

Obra interdita Rua 14 entre as avenidas 9 e 13 na 2ª-f

Prefeitura vai reduzir valeta que passa pelos dois sentidos da Rua 14 com a Avenida 11.

Caso não chova, na manhã de segunda-feira (30), o trânsito de veículos ficará interrompido na Rua 14, no trecho entre as avenidas 9 e 13.

As interdições serão necessárias para que a Prefeitura realize obra de redução de uma valeta que passa pelos dois sentidos da Rua 14, com a Avenida 11.

Por isso, será necessário interromper o trânsito na Rua 14 no trecho que vai da Avenida 9 até a Avenida 13. A Avenida 11 terá uma das faixas com livre acesso sentido bairro São Benedito. Portanto, apesar da obra, os veículos poderão circular pelas avenidas 9, 11 e 13.

O serviço de diminuição da profundidade de valetas tem sido feito com metodologia desenvolvida pela equipe da secretaria municipal de Obras, mantendo o escoamento da água, sem riscos de empoçamento e já foi executado em mais de 15 pontos da cidade.