Descontos nos juros e multa das dívidas com a prefeitura terminam na 5ª-feira

Com intenso movimento de contribuintes nesta reta final, o Refis da prefeitura de Rio Claro e Daae, que começou em junho, termina nessa quinta-feira (31). Na terça-feira (29) mais de 200 pessoas haviam passado pelo Atende Fácil até o meio da tarde, somente para renegociar dívidas pelo Refis, sendo que a média desse atendimento até a semana passada era de 40 contribuintes por dia. Além dos descontos, o refinanciamento é a chance dos devedores ficarem em dia com os cofres públicos antes de o município lançar amplo programa de cobrança, a partir do mês que vem.

“Quem correr ainda pode aproveitar a renegociação com a prefeitura e Daae e evitar dores de cabeça, além de economizar”, comenta o secretário de Economia e Finanças, Gilmar Dietrich, lembrando que os parcelamentos podem ser feitos em até dez anos e que os descontos podem chegar a 90% nos juros e multas.

Quanto menor o número de parcelas, maior a isenção concedida. As parcelas têm valor mínimo de R$ 30,00 para pessoas físicas e R$ 100,00 para pessoas jurídicas. A inadimplência por três parcelas consecutivas ou cinco intercaladas exclui automaticamente o contribuinte do programa.

O atendimento é feito no Atende Fácil (Avenida 2 entre as ruas 2 e 3, Centro) das 8 horas às 16h30. Quem deve ao Daae também pode ir à sede da autarquia, na Avenida 8-A, Cidade Nova. É possível ainda aderir ao Refis pelo site da prefeitura, www.rioclaro.sp.gov.br. O termo de acordo deve ser impresso e levado ao Atende Fácil para ser validado.

No site da prefeitura é possível tirar dúvidas e encontrar informações sobre os documentos necessários e outros itens do programa.

Olimpíada Ambiental 2017 tem participação recorde

Com o objetivo de aliar os jogos esportivos com a conscientização e aprendizado sobre questões do meio ambiente, vinte escolas da rede municipal de ensino de Rio Claro participam da Olimpíada Ambiental 2017. A participação neste ano é recorde, com 6.500 estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

“Essas atividades promovem a interação entre os alunos, incentivam práticas sustentáveis e a conscientização da preservação do meio ambiente”, comenta o secretário municipal de Meio Ambiente, Antonio Penteado. De acordo com o secretário municipal da Educação, Adriano Moreira, a Olimpíada Ambiental também é uma excelente oportunidade de integração entre os estudantes. “É uma atividade que ainda estimula a prática esportiva”, acrescenta.

Na segunda-feira (28) as escolas deram início ao recolhimento de materiais recicláveis como papel, plástico, isopor, lacres de alumínio, esponja de limpeza, materiais de escrita que não funcionam mais, tubos de pasta de dente e óleo de cozinha. Todo o material recolhido até o dia 10 de novembro será destinado para a Cooperviva (Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Material Reaproveitável de Rio Claro) e para a Associação de Catadores de Material Reciclável Novo Tempo.

Além das competições ambientais também haverá, para as escolas do Ensino Fundamental, atividades culturais, que inclui encenação de peça de teatro. Um dos aspectos centrais da Olimpíada Ambiental são as atividades esportivas que serão realizadas de setembro a novembro, com disputas de futebol masculino e feminino, corrida de 60 metros, salto em distância, revezamento, câmbio, queimada, dama e xadrez.

O encerramento, com a premiação das três escolas que mais pontuarem da Educação Infantil as três do Ensino Fundamental, está previsto para o início de dezembro.

A organização da Olimpíada Ambiental é da prefeitura de Rio Claro por meio das Secretarias Municipais do Meio Ambiente e Educação, com apoio da Secretaria de Esporte e Turismo, do Fundo Social de Solidariedade, da Comissão A3P, Cooperviva e Associação Novo Tempo. A atividade integra as ações de Rio Claro no programa Município Verde Azul, do governo estadual, que premia as cidades melhores ranqueadas no desenvolvimento de ações ambientais.

Sport PSJ tira a invencibilidade do EC Alagoanos no clássico da Série Prata do Campeonato Amador

Uma vitória muito comemorada. Jogadores, comissão técnica e torcedores do Sport PSJ fizeram a festa no último domingo, 27, no campo da Assistência. Dentro das quatro linhas, o Sport PSJ venceu o Alagoanos por 1 a 0 no clássico da rodada.

Mesmo amargando a primeira derrota na competição, o Alagoanos segue líder no Grupo A com 26 pontos. O Sport PSJ está em primeiro lugar no Grupo B com 25. O jogo foi marcado pelo equilíbrio. Ambas as equipes mostraram dentro de campo porque seguem na ponta dos seus grupos.

Segundo colocado no Grupo A com 25 pontos, o Ribeirão Claro Extra deixou escapar a chance de assumir a liderança ao empatar em 2 a 2 com Assistência em partida realizada no distrital do IX de Julho. Outra equipe que deixou escapar a liderança foi o Garotos da Farra que perdeu para o Guardiões por 1 a 0 no campo de Ajapi. Com a derrota, o Garotos da Farra segue na terceira colocação com 24 pontos.

Os demais resultados foram: Vila Olinda 1×1 Nova Esperança; Expressinho IX de Julho 3×2 CSA ; Ajapi Vila Nova; Real Sport Clube 2×3 União Bonsucesso; Itapé 2×1 Araucária; Ajax 1×3 Atlético RJB; Força Jovem 2×1 Vigorelli Santa Gertrudes; Arapiraca 1×1 Família Santa Maria; Unidos 0x3 Vila Real Bahia; Terra Nova 1×1 Desportivo Panthers; Nação Nordestina 2×1 Expressinho UPU e CR Motos 2×1 Unidos de Itapé.

Classificação do Grupo A: 1º) Alagoanos, 26 pontos; 2º) Ribeirão Claro Extra, 25; 3º) Garotos da Farra, 24; 4º) CR Motos, 23; 5º) Itapé, 23; 6º) Vila Olinda, 21; 7º) Expressinho IX de Julho, 19; 8º) Força Jovem, 18; 9º) Nação Nordestina, 17; 10º) Ajax, 15; 11º) Terra Nova, 15; 12º) Arapiraca, 10; 13º) Real Sport Cluve, 6 e 14º) Unidos, 2.

Classificação Grupo B: 1º) Sport PSJ, 25 pontos; 2º) Vila Real Bahia, 22; 3º) Unidos de Itapé, 18; 4º) Família Santa Maria, 16; 5º) Araucária, 16; 6º) Vigorelli Santa Gertrudes, 15; 7º) Guardiões, 12; 8º) Expressinho UPU, 12; 9º) Atlético RJB, 11; 10º) União Bonsucesso, 10; 11º) Nova Esperança FC, 9; 12º) Assistência, 8; 13º) Desportivo Panthers, 6 e 14º) CSA Ajapi Vila Nova, 4.

Rodada acirra a disputa pela liderança da Série Bronze do Campeonato Amador

A rodada do último domingo, 27, válida pelo Campeonato Municipal de Futebol Amador Série Bronze de Rio Claro, não deixou dúvidas que a disputa pelo troféu de campeão da temporada 2017 será acirrada até o fim. A liderança é do Aspirante de Corumbataí que chegou aos 24 pontos, oito vitórias em dez jogos, ao vencer o Santa Cruz por 2 a 1.

O Aspirante, para manter a ponta da tabela, contou ainda com o tropeço do Mata Negra, segundo colocado também com 24 pontos, mas com sete vitórias. Na rodada, o Mata Negra perdeu o clássico com o Corumbataí, terceiro colocado com 20 pontos, por 2 a 1.

Os demais resultados foram: Nova Era 4×2 Alan Grey; Atlético Jardim Novo1x1 Família Pit Stop; PSG 5×2 Christofoletti; Tado 2×0 EC FC; Juventude 0x0 Santa Elisa e Sociedad Sparta 6×3 Ayizan. Folgaram Sport Ceará e União Jovem.

A classificação é a seguinte: 1º) Aspirante Corumbataí, 24 pontos; 2º) Mata Negra, 24 pontos (uma vitória a menos); 3º) Corumbataí, 20; 4º) Nova Era, 20; 5º) Santa Elisa, 20; 6º) Tado, 18; 7º) Atlético Jardim Novo, 17; 8º) PSG, 16; 9º) Santa Cruz, 16; 10º) Juventude, 16; 11º) União Jovem, 15; 12º) Família Pit Stop, 13; 13º) EC JF, 13; 14º) Sport Ceará, 11; 15º) Christofoletti, 11; 16º) Alan Grey, nove; 17º) Ayizan, seis; 18º) Sociedad Sparta, três. O Unidos da Vila foi eliminado da competição.

A 12ª rodada será realizada no próximo domingo (3) com as seguintes partidas: Alan Grey x Aspirante, às 8h30, no campo 2 de Ajapi; Atlético Jardim Novo x Sport Ceará, às 8h30, em Jacutinga; EC JF x Ayizan, às 10h15, em Jacutinga; União Jovem x Santa Cruz, às 8h30, no campo da Mata Negra; Família Pit Stop x PSG, às 10h15, no campo da Mata Negra; Christofoletti x Tado, às 8h30, em Batovi; Juventude x Mata Negra, às 8h30, em Ferraz e Santa Elisa x Sociedad Sparta, às 10h15, em Ferraz.

Juninho destaca importância do Geduc durante homenagem a Guardas Civis

O trabalho da Guarda Civil Municipal de Rio Claro na área da segurança preventiva foi um dos destaques apontados pelo prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, durante homenagem a integrantes da corporação na segunda-feira (28). “O Geduc é exemplo de como a Guarda Civil também pode orientar e ajudar na formação de futuros cidadãos para uma sociedade melhor”, comenta Juninho, referindo-se ao programa Guarda Educacional, que no semestre passado formou 340 estudantes do Ensino Fundamental em atividades realizadas nas escolas municipais.

Na solenidade, realizada no paço municipal, foram homenageados os guardas civis José Augusto Silvério e José Carlos Lopes Barros, como destaques do mês. Moções de aplausos foram entregues aos GCMs Lincoln de Carvalho Junior, Sérgio Antonio Ortiz, Sabrina Roberta Christofoletti e Luciene de Oliveira Pinto, pelos trabalhos na prevenção às drogas com o projeto Geduc. Também houve homenagem ao GCM Sidney Baungartner Filho, que está se aposentando.

De acordo com o vice-prefeito e secretário de Segurança, Defesa Civil e Mobilidade Urbana, Marco Antonio Bellamgaba, o trabalho dos guardas municipais desenvolvido com as crianças é excelente e a prefeitura está redobrando esforços para melhorar essa e outras ações da GCM ainda mais. “Segurança é uma das prioridades de nossa administração e estamos fazendo todos os esforços para garantir estrutura e boas condições de trabalho para toda a corporação”, comenta.

Representando a Câmara de Vereadores, o vereador Julio Lopes parabenizou os homenageados e as ações conjuntas das polícias, civil e militar, com a Guarda Civil Municipal, que estão resultando na queda dos índices criminais. Julio Lopes também ressaltou o trabalho da Defesa Civil, que recentemente combateu inúmeros incêndios na região da Floresta Estadual.

Geduc

O projeto Guarda Educacional é realizado em parceria entre a Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Mobilidade Urbana e Secretaria da Educação. O objetivo é desenvolver a consciência critica nos estudantes, contribuindo com a formação de pessoas capazes de exercer a cidadania e proporcionando a possibilidade de novos aprendizados, resgatando valores humanos como o respeito, cooperação e solidariedade.

Carretas da Saúde já estão em Rio Claro

As Carretas da Saúde chegaram a Rio Claro na manhã desta terça-feira (29). Elas percorrem vários bairros da cidade para que a população possa conhecer o novo serviço que começará a funcionar na segunda quinzena de setembro. As Carretas da Saúde ficarão estacionadas no Espaço Mais Saúde, na Avenida Visconde do Rio Claro com a Avenida 12.

“A partir de hoje Rio Claro escreve uma nova página na história da saúde do município. As Carretas da Saúde chegaram e vão ajudar a população que está há muito tempo esperando por atendimento”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

“É um compromisso com a cidade e com os pacientes que aguardam na fila para realizar mais de 37 mil procedimentos. Com as carretas, esperamos diminuir essa lista”, afirma Djair Francisco, secretário municipal de Saúde.

Os vereadores também acompanharam a chegada das Carretas da Saúde. “Na Câmara, fizemos a nossa parte e com um novo modelo de gestão baseado na economia e eficiência conseguimos repassar R$ 1 milhão para esse novo serviço que prioriza o atendimento médico aos que mais precisam”, destaca o presidente André Godoy. O dinheiro foi devolvido à prefeitura em julho.

A primeira quinzena de setembro será destinada para a instalação dos equipamentos nas carretas e o treinamento dos colaboradores que vão atender a população. No Espaço Mais Saúde, as pessoas que estão na fila de espera na rede pública de saúde poderão fazer consultas, exames e cirurgias de pequena e média complexidade.

Os pacientes serão chamados pela Fundação Municipal de Saúde por meio da Central de Regulação. Para serem atendidos nas Carretas da Saúde é necessário que tenham passado por uma unidade de saúde da rede municipal.

RC está em comissão que vai orientar conselhos paulistas de pessoas com deficiência

Rio Claro integra comissão que vai elaborar ações de fomento e orientação para reestruturação de conselhos municipais voltados à defesa das pessoas com deficiência no estado de São Paulo. Araras, Bragança Paulista e Paulínia são as outras cidades integrantes da comissão, que é fruto das discussões realizadas no encontro regional realizado em Hortolândia na sexta-feira, dia 25. O município rio-clarense está representado na comissão pelo assessor de Direitos da Pessoa com Deficiência de Rio Claro, Paulo Meyer, e pelo analista de Políticas Públicas, Vilson Andrade, ligados à Secretaria Municipal de Cultura.

Segundo Meyer, o trabalho que a prefeitura vem desenvolvendo no setor inclui amplo apoio ao Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência. “Fazendo parte dessa comissão podemos levar experiências do município e trazer outras vivências na área”, comenta, lembrando que Rio Claro está engajado nas lutas e ciente dos desafios para garantir a inclusão da pessoa com deficiência. De acordo com Vilson Andrade, uma das providências da comissão será a elaboração de cartilha detalhando ações dos conselhos municipais.

A presidente do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Rio Claro, Sonia Carrocine, esteve presente ao encontro em Hortolândia e destaca a importância do evento. “Foi muito proveitoso e o fato de Rio Claro estar presente mostra nosso empenho em aperfeiçoar a atuação do Conselho em nossa cidade”, frisa, lembrando que para isso é fundamental que o município trabalhe em sintonia com o núcleo regional dos conselhos. O núcleo ao qual Rio Claro pertence abrange 90 cidades.

Prefeitura entrega revitalização da rotatória Dona Jovem

A prefeitura de Rio Claro entregou à comunidade na sexta-feira (25) a revitalização da rotatória “Jovelina dos Santos Vendrami – Dona Jovem”, localizada na Avenida 11 com a Rua 30, no final da Avenida Ápia no Jardim Paulista I. A rotatória recebeu novo paisagismo e várias melhorias que incluem a construção de passagem para pedestres para aumentar a segurança de quem circula pelo local.

A cerimônia contou com a participação de autoridades, familiares da homenageada e pessoas da comunidade. “A família Vendrami sente-se muito honrada com a homenagem”, disse Régis Luiz Vendrami, filho de Dona Jovem que estava acompanhado  do pai Nelson Francisco Vendrami e da irmã Fátima Lúcia Rodrigues Coelho.  “Hoje estamos vendo o reconhecimento pelo trabalho realizado pela minha mãe que conseguiu várias melhorias para o bairro”, destacou.

“Todos nós devemos ser jardineiros na vida, regar, tirar pragas e cuidar para colher bons frutos”, destacou o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, ao lembrar as boas ações realizadas por Dona Jovem. De acordo com ele, a revitalização da rotatória não é simplesmente uma obra e sim reconhecimento a uma pessoa que deixou sua marca no bairro. Juninho lembrou que a rotatória foi uma das poucas praças nomeadas por ele como vereador e agora teve a satisfação de, como prefeito, revitalizar o espaço. “Esse trabalho é um símbolo de que em nosso governo a periferia será lembrada”, declarou.

O vice-presidente da Câmara Municipal, Júlio Lopes, falou sobre o processo de escolha de pessoas homenageadas pelos vereadores dando nomes a praças, prédios e monumentos públicos. Segundo ele, a homenagem é feita àqueles que trabalharam pelo bem comum. “Essa é uma justa homenagem pelo trabalho realizado pela Dona Jovem que sempre atuou em benefício da comunidade”, afirmou Lopes pedindo aos moradores que ajudem a cuidar do espaço revitalizado.

Da cerimônia também participaram o vice-prefeito e secretário de Segurança, Marco Antonio Bellagamba; Paula Silveira Costa, presidente do Fundo Social de Solidariedade; Paulo Roberto de Lima, secretário de Obras; Emilio Cerri, secretário de Agricultura; Ronald Penteado, secretário de Esportes e Turismo; os vereadores Geraldo Voluntário, Irander Augusto, Val Demarchi e Rafael Andreeta; além de familiares da homenageada e populares.

Rio Claro vai reativar Conerc e buscar recursos em Brasília

O prefeito de Rio Claro João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, assumiu o compromisso de reativar o Conselho Municipal da Comunidade Negra. O assunto foi discutido em reunião realizada no sábado (26) no paço municipal com o secretário nacional de Política de Promoção de Igualdade Racial, Juvenal Araújo Júnior, e a professora Elisa Lucas Rodrigues, coordenadora de Políticas para a População Negra e Indígena da Secretaria de Justiça de São Paulo.

A reativação do conselho é um dos itens necessários para que o município possa aderir ao (Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial) e receber recursos do governo federal. O município já entregou dois projetos em Brasília e outros três estão sendo elaborados.

“O que couber ao município será feito. Não pode haver nenhum tipo de discriminação seja pela cor, nome e bairro onde mora. O que vale são as atitudes e ações das pessoas”, destacou Juninho. “Espero que o governo federal possa nos ajudar a fazer esse enfrentamento contra o racismo”, completou.

Juvenal Araújo Júnior afirmou que o racismo somente será vencido com políticas públicas afirmativas. “A violência no Brasil tem cor e idade. Setenta por cento das vítimas são negros, pobres e moradores da periferia”, informou o secretário enfatizando que o racismo remonta aos primórdios da escravidão e que a discriminação velada tem tentáculos nas esferas de governo que têm pouca representatividade de negros.

Para Elisa Lucas Rodrigues, a visita do secretário nacional é um momento histórico que marca a aproximação com a Seppir (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial) para discutir questões afirmativas.

“Precisamos aumentar a oferta de políticas públicas para essa população no município”, assinalou a secretária municipal de Cultura, Daniela Ferraz. “Essa visita é importante para mim como vereador e também como cidadão dada a importância da discussão em pauta”, disse o vereador Geraldo Voluntário, que intermediou a vinda dos visitantes a Rio Claro.

“A comunidade negra é importantíssima para Rio Claro e a visita do secretário poderá trazer novos projetos para a cidade”, observou o vereador Val Demarchi, que representou o deputado estadual Aldo Demarchi na reunião.

Pai André Luís de Moraes, do Templo de Umbanda Vovô Serafim e Ogum Três Espadas, representou as igrejas de matriz africana. “Que a visita do secretário a Rio Claro seja um momento para a construção do nosso futuro”, declarou. O bispo Antonio Esteves, presidente do Conselho de Pastores, reafirmou seu respeito às diferentes crenças religiosas. “É assim que vamos construir uma sociedade harmoniosa”, disse.

Também participaram da reunião os secretários municipais de Habitação, Anderson Golucci, e de Administração, Jean Scudeller, e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Domingos de Almeida.

Confira resultados das categorias sub 7, 13 e 15 do Campeonato Dente de Leite

As categorias sub 7, 13 e 15 tiveram jogos no último final de semana pela 23ª edição do Campeonato Municipal de Futebol Dente de Leite de Rio Claro. A competição é organizada pela prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Setur).

No sábado, dia 26, o Distrital do IX de Julho recebeu jogos das categorias sub 13 e 15. Pelo grupo B do sub 13, o resultado foi Setur/Band/Ipiranga/Vila Nova Society 0 x 1 Real; pelo grupo B do sub 15, a partir terminou com Setur/Band/Ipiranga/Vila Nova Society 1 x 4 Futebol Jovem; pelo grupo B do sub 13, Juventude venceu por 4 x 0 o Futebol Jovem; pelo grupo A do sub 13, Showbol venceu por 1 x 0 o São Caetano.

No Distrital do IX de Julho, os resultados foram: pelo grupo A do sub 15, Showbol 0 x 2 Escolinha do Cris; pelo grupo  B do sub 13, Meninos da Vila Santos “A” 0 x 1 Escolinha do Cris e, pelo grupo A do sub 13, Meninos da Vila Santos “B” 0 x 2 Ararense.

A tabela de classificação pelo grupo A da categoria sub 13 é a seguinte: 1º – Showbol (nove pontos); 2º – Ararense (sete pontos); 3º – São Caetano (sete pontos); 4º – Seme/Santa Gertrudes (um ponto); 5º – Meninos da Vila Santos “B” (um ponto). Grupo B: 1º – Real (13 pontos); 2º – Escolinha do Cris (10 pontos); 3º – Meninos da Vila Santos “A” (sete pontos); 4º – Setur/Band/Ipiranga/Vila Nova Society (sete pontos); 5º – Juventude (três pontos); 6º – Futebol Jovem (0).

Já a tabela de classificação pelo grupo A da categoria sub 15 é a seguinte: 1º – Escolinha do Cris (nove pontos); 2º – Juventude (sete pontos); 3º – Showbol (quatro pontos); 4º – São Caetano (um ponto); 5º – Seme/Santa Gertrudes (um ponto). Grupo B: 1º – Meninos da Vila de Santos (sete pontos); 2º Real (seis pontos); 3º – Futebol Jovem (quatro pontos); 4º – Setur/Band/Ipiranga/Vila Nova Society (0).

Conforme os organizadores, falta apenas uma rodada para serem definidos os quatro classificados de cada grupo das categorias sub 13 e 15 que vão para a segunda fase da competição, eliminatória.

A categoria sub 7 disputou a rodada no último domingo, em um grupo único. Os jogos foram realizados no campo do Mundo da Bola. Seguem resultados: Showbol 1 x 4 Ararense e São Caetano 2 x 1 Mundo da Bola. A tabela de classificação é a seguinte: 1º  – São Caetano (12 pontos); 2º – Mundo da Bola (nove pontos); 3º – Ararense (nove pontos); 4º – Showbol (0).

Na categoria sub 7, resta apenas uma rodada, que será no próximo domingo, 3 de setembro, quando serão conhecidos os times que vão para as semifinais.