Convênio de conclusão do novo fórum será publicado nos próximos dias

A prefeitura de Rio Claro e o governo estadual assinaram nesta quinta-feira (31) o convênio para retomada das obras do novo prédio do fórum. O documento foi assinado pelo prefeito João Teixeira Junior, Juninho da Padaria, e o secretário estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania, Márcio Elias Rosa, em cerimônia realizada no local onde está sendo feita a obra na Avenida Cidade Judiciária, na região do anel viário.

O secretário Márcio Rosa informou que dentro de alguns dias o convênio será publicado para que possam ser tomadas as providências para fazer a licitação e contratar a empresa que irá executar a obra. A expectativa é de que o processo licitatório seja concluído ainda neste ano para início imediato das obras. “O dinheiro para a realização da obra já está reservado”, informou.

A construção do novo fórum será retomada após mais de três anos de paralisação. O prédio começou a ser erguido em 2010 e foi paralisado em 2014. “Essa é mais uma obra que encontramos abandonada e estamos tomando providências para que seja concluída, como foi feito com a creche do Terra Nova e as seis unidades de saúde”, comentou Juninho.

Para concluir a obra, a prefeitura irá assumir uma contrapartida no projeto que tem previsão de investimento estimado em R$ 5 milhões. “A vontade do município e o empenho do estado resultaram nessa conquista para a comunidade. A retomada dessa obra evita desperdício de dinheiro público e é uma questão de respeito com a população”, afirmou Juninho.

O presidente da Câmara de Vereadores, André Godoy, ressaltou o fato do governo municipal ter adotado a postura de respeito ao dinheiro público, dando continuidade a obras que estavam abandonadas, como a creche do Terra Nova, seis unidades de saúde e, agora, o fórum.

O diretor do Fórum de Rio Claro, Claúdio Luís Pavão, observou que melhorar as condições de trabalho do Judiciário irá beneficiar a população com melhor atendimento. De acordo com o ele, o novo Fórum terá instalações apropriadas e ganhará também em segurança já que sua localização facilita a mobilização necessária em caso de audiências criminais.

O promotor de Justiça, Gilberto Porto Camargo, lembrou que há muito tempo o Fórum atende de forma precária e, com a conclusão do novo prédio, o maior beneficiário será a comunidade.

A advocacia de Rio Claro também manifestou satisfação com o reinício das obras. “É uma alegria para a advocacia a conclusão dessa obra”, disse o presidente da OAB local, Mozart Gramiscelli Ferreira.

O deputado estadual Aldo Demarchi, destacou que a sintonia do município com o governo do estado melhorou muito neste ano. “Nossa peregrinação para a realização da obra começou ainda antes de 2010, ano que o governador Geraldo Alckmin liberou recursos para o projeto”, recordou. Aldo Lembrou que o prédio levará o nome do juiz Luiz Gonzaga de Arruda Campos, conforme indicação feita pelo deputado e acatada pelo Tribunal de Justiça.

Também participaram do evento o vice-prefeito e secretário municipal de Segurança, Marco Antonio Bellagamba; o procurador geral do município, Rodrigo Ragghiante; o secretário adjunto de Justiça e Defesa da Cidadania, Luiz Madureira; os vereadores Geraldo Voluntário, Hernani Leonhardt, Irander Augusto, Ney Paiva, Rafael Andreeta, Seron, Thiago Japonês e Yves Carbinatti; os prefeitos Leandro Martinez (Corumbataí), Wagner Ricardo Antunes Filho (Leme), Adinan Ortolan (Cordeirópolis) e a vice-prefeita de Ipeúna, Doroti de Fátima Zen Lopes.

Festival de Circo tem palhaços e trapézio no Lago Azul

Palhaços, malabaristas, fantoches e trapezistas são algumas das atrações que o público irá conferir domingo (3) em Rio Claro no Festival Paulista de Circo, que será realizado no Lago Azul e nos bairros Jardim das Nações 2, Jardim Brasília e Bonsucesso. A entrada é gratuita.

O Lago Azul será palco da apresentação “Jacinto tudo numa ilha”, às 16 horas, com a Trupe Irmãos Atada. Em seguida, às 17 horas, trapezistas do The Flying Pirates darão show com o auxílio do “caminhão-trapézio-picadeiro-circo-escola”.

“Grande estrutura está sendo providenciada no Lago Azul, onde o público irá acompanhará exibições de trapezistas e também se divertir com trupe de palhaços”, destaca Daniela Ferraz, secretária de municipal Cultura.

Dentro de um olhar temático, o “The Flying Pirates” será um espetáculo que mostrará, por meio de uma viagem ao mundo dos piratas, com acróbatas aéreos flutuando no céu. Para a exibição, os artistas utilizam figurinos com o tema e o caminhão é caracterizado como navio pirata.

Já a apresentação da Trupe Irmãos Atada é inspirada no filme “O Náufrago” de Willian Broyles Jr. O público poderá se divertir e se emocionar com as peripécias do palhaço Jacinto, que sofre um terrível naufrágio e acaba numa ilha deserta. Enquanto aguarda um possível resgate, ele enfrenta inúmeras situações inusitadas em busca de água, comida, fogo e abrigo. Além disso, ele descobre que não está sozinho nesta ilha! Atrapalhado que só, ele tem que contar com a sorte para superar os perigos que espreitam nesta ilha. As apresentações serão em frente ao palco do Lago Azul, ao lado das quadras. O parque fica na Rua 2, 2.880.

No Jardim das Nações 2, no edifício Portugal, a apresentação será às 11 horas e o público irá conferir Circo de Doisdo da Cia Pé de Cana. Às 15h30 As Inigualáveis Irmãs Cola, de Cola Show, serão atração na escola Caic, no Jardim Brasília (Avenida 18, 405). A Cia Atitude encena Kombi no Circo às 16 horas no bairro Bonsucesso (Avenida 17, 647, próximo à associação de moradores).

O Festival de Circo em rio Claro é uma realização do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Associação Paulista dos Amigos da Arte e prefeitura de Rio Claro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. O evento tem apoio da Papelaria Papyrus, O Imperador Mármores e Granitos, Paganelli Ambientes Planejados, Studio Brothers Tattoo, 40 graus, MCM Mala Cortes Masculinos.