Rio Claro vai contratar agentes para melhorar o trânsito

A prefeitura de Rio Claro prepara edital de concurso público para a contratação de agentes de mobilidade urbana, popularmente conhecidos como agentes de trânsito. O município tem lei aprovada em 2010 que cria os cargos no quadro funcional da prefeitura, porém nunca foram feitas contratações. Agora, o governo municipal pretende utilizar o serviço desses profissionais para ajudar a disciplinar o trânsito e diminuir o número de acidentes na cidade.

O assunto foi tema de reunião nesta quarta-feira (3) entre o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria; o vice-prefeito e secretário de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Marco Antônio Bellagamba; e o procurador geral Rodrigo Ragghiante. “Vamos definir o número de contratações conforme a necessidade e a capacidade financeira da prefeitura”, explica Ragghiante informando que o edital do concurso será publicado em breve.

A lei estabelece que os agentes de trânsito têm a função de controlar e fiscalizar o trânsito nas ruas, realizar operações especiais nas vias públicas, advertir e aplicar autos de infração de trânsito quando necessário, entre outras atividades. “É preciso disciplinar o trânsito de Rio Claro porque há um desrespeito muito grande às leis, fato comprovado pelo alto número de acidentes. Conseguimos baixar os índices de violência e queremos também diminuir o de acidentes de trânsito”, afirma Juninho da Padaria. “Os investimentos no trânsito são também preservação de vidas”, acrescenta.

A prefeitura realizou no ano passado 2.600 intervenções de trânsito para melhorar o tráfego. O foco agora é diminuir os acidentes com vítimas na cidade que registra uma média de três sinistros por dia. Para isso, o município pretende investir em ações educativas e orientativas. “Estudos comprovam que a educação reduz significativamente o número de acidentes de trânsito”, informa Bellagamba destacando que Rio Claro é uma cidade atípica porque tem uma grande quantidade de veículos, quase um carro para cada habitante, o que aumenta as chances de acidentes.

 “Além da perda de vidas, os acidentes de trânsito têm um impacto financeiro muito grande em outras áreas, principalmente no setor de saúde com o custeio do tratamento de traumas e sequelas dos acidentados”, comenta Bellagamba. De acordo com ele, a contratação dos agentes também vai desafogar a Guarda Civil Municipal (GCM) que poderá diminuir a atuação no trânsito e dispor mais homens para fazer rondas e patrulhamentos.

Inscrição para vestibular de faculdade à distância termina na sexta-feira

Nova escola de ensino superior em Rio Claro, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) está com inscrições abertas para o vestibular 2018 até a sexta-feira (5), no endereço www.vunesp.com.br/uvsp1703. A Universidade Virtual oferece 150 vagas no município, 50 para curso de engenharia da computação, 50 para engenharia de produção e 50 para pedagogia.

A taxa custa R$ 47,88 e as provas serão realizadas dia 21 de janeiro no colégio Koelle. Os cursos são gratuitos e as aulas começam em março. Além das inscrições, o endereço www.vunesp.com.br/uvsp1703  disponibiliza o manual do candidato. Outras informações podem ser obtidas pelo Disque Vunesp, (11) 3874-6300.

A Univesp, credenciada pelo Conselho Estadual de Educação e pelo Ministério da Educação (MEC), é uma faculdade pública com aulas pela internet e atividades presenciais. A prefeitura de Rio Claro já definiu o polo físico da escola, que será na sede da União de Amigos (Udam), na Avenida 30 entre as ruas 10 e 11, bairro Santana. “Estamos providenciando a adequação do espaço físico”, explica o secretário municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento, Gilberto Brina.

Na Univesp os alunos recebem todo o suporte acadêmico e têm contato direto com os profissionais da universidade inclusive nas atividades presenciais noturnas realizadas a cada 15 dias. Nos polos físicos, que contam com equipamentos e computadores, são feitos trabalhos orientados por tutores, provas e discussões em grupo.

Criada em 2012, a Univesp é uma universidade pública voltada à Educação à Distância mantida pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Educação. A universidade desenvolve cursos em plataforma online onde são ministradas videoaulas, disponibilizado material didático e bibliografias das disciplinas, e feito acompanhamento dos tutores.

O vestibular de janeiro de 2018 é destinado apenas a alunos de novos polos, como Rio Claro. No total, a Univesp está disponibilizando 20.150 vagas em 143 municípios paulistas.

Praça 21 Irmãos Amigos ganhará playground

Equipamento público para lazer das crianças será instalado na praça 21 Irmãos Amigos, na região do bairro Jardim Claret, em Rio Claro. O novo playground deverá ter balanços, escorregador e outros brinquedos, sendo uma interessante alternativa de diversão para as crianças.

“Estamos verificando quais as melhores opções de brinquedos para a instalação no local”, comenta Paulo Roberto de Lima, secretário de Obras, acrescentando que cerca de R$ 25 mil serão investidos para a implantação do playground. O projeto inclui ainda reforço na iluminação da praça, onde também está instalada a Central de Segurança Integrada.

O trabalho está sendo feito em parceria com a construtora Caprem que, atendendo a legislação municipal, está investindo na região como compensação ao impacto de vizinhança consequente do Residencial Bellas Artes, condomínio vertical com duas torres que está sendo construído pela empresa.

Além do playground, outras melhorias serão realizadas por meio da parceria. A região do cruzamento da Avenida Tancredo Neves com a Rua 18 receberá intervenção viária. A prefeitura finaliza projeto para a instalação de semáforo, câmera de monitoramento e novo paisagismo no local.