Aula inaugural da Secretaria de Esportes acontece nesta quinta-feira no Sest Senat

A aula inaugural do programa de esportes da prefeitura de Rio Claro acontece nesta quinta-feira (1º), às 18h30, no Sest Senat. O evento, que reúne professores, coordenadores e diretores e autoridades, visa abordar o trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Setur) ano passado e destacar metas e objetivos para 2018.

“O ano de 2017 foi bastante produtivo e positivo, no qual alcançamos muitos objetivos como a descentralização das aulas. O programa esportivo abrange diferentes bairros e público de diferentes idades. Vamos prosseguir com o dinamismo e empenho dos professores para continuar oferecendo um serviço de qualidade para a população”, enfatiza o titular da pasta, Ronald Teixeira Penteado.

A aula inaugural nesta quinta-feira também contará com palestra motivacional proferida por Paulo Roberto de Mello Neves, ex-diretor da diretor da Escola Senai “Manoel José Ferreira” que possui mais de 51 anos dedicados ao magistério. Após o evento, a equipe da Setur realiza semana de planejamento.

O retorno das atividades esportivas gratuitas oferecidas pela prefeitura acontece a partir do dia 19 de fevereiro. “Nosso objetivo é incentivar o trabalho com as categorias de base, fundamental para a formação de novos atletas que poderão representar Rio Claro nas competições”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

O programa municipal de esportes da prefeitura oferece mais de 33 modalidades esportivas e atividades físicas para diferentes faixas etárias. São aulas de basquete, futebol de campo, futsal, handebol, tênis de campo, vôlei de praia, voleibol, ginástica, ginástica para terceira idade, ginástica acrobática, pilates solo, Power local, krav maga, karatê, judô, boxe, ciclismo e balé, entre outras.

Os interessados devem fazer a inscrição no setor de matrículas da Secretaria Municipal dos Esportes e Turismo que fica no Ginásio de Esportes Felipe Karan na Rua 9, número 1, no Bairro do Estádio. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 11h30 e das 13 horas às 16h30. Para se inscrever basta levar RG e os menores de idade devem estar acompanhados de um responsável.

Atende Fácil tem novo horário a partir desta quinta-feira

Para melhor atender o público e evitar que servidores municipais tenham que permanecer em serviço após o expediente normal de trabalho, o Atende Fácil de Rio Claro terá novo horário a partir desta quinta-feira, primeiro de fevereiro. O polo passa a encerrar seu atendimento às 16 horas, ou seja, meia hora antes do que acontecia até então. O horário de início de expediente permanece 8 horas.

“Com a mudança, os usuários que permanecem na agência após as portas serem fechadas serão atendidos sem que se exceda o horário de expediente do Atende Fácil”, explica o diretor Jeferson Araújo. “Desta forma, a conclusão do atendimento ao público será mais ágil”, acrescenta.

Localizado na Avenida 2 entre as ruas 2 e 3, Centro, e concentrando vários serviços à comunidade, o Atende Fácil protocola solicitações, intermedeia processo de aprovação de projetos, fornecimento de “Habite-se”, abertura de inscrição municipal, emissão de certidão negativa de débito, certidão de diretrizes, desmembramento e englobamento de lotes. Também é pelo Atende Fácil que a população solicita segunda via de tributos, faz parcelamento de débitos e ITBI, pede plantio, poda e remoção de árvores, entre muitos outros procedimentos.

Outra vantagem do Atende Fácil para milhares de usuários é a proximidade com o terminal central de ônibus, o que facilita o acesso dos moradores que dependem do transporte coletivo.

Espaço Mais Saúde dá início às cirurgias de catarata

As primeiras 20 cirurgias de catarata no Espaço Mais Saúde de Rio Claro estão agendadas para a sexta-feira (2). Todos os pacientes passaram pelo oftalmologista do complexo médico-hospitalar e pelos procedimentos pré-operatórios, assim como os outros 20 agendados para fazer a mesma cirurgia no sábado (3). Segundo levantamento da prefeitura, a fila para cirurgias de catarata na rede municipal tem pessoas esperando desde 2015.

Nesta semana, além dessas cirurgias, mais de 700 procedimentos foram agendados no Espaço Mais Saúde em diversas espacialidades, incluindo oito cirurgias vasculares nesta quinta-feira (1), dia em que também estão programados 165 exames de ultrassonografia e outras 65 consultas oftalmológicas.

Na sexta-feira (2) e sábado, além das 40 cirurgias de catarata, estão marcadas no Espaço mais Saúde mais 165 ultrassonografias, 110 consultas com otorrinolaringologista e mais 60 consultas na especialidade ortopedia.

Na segunda-feira (29) foram realizadas 20 preparações para o exame de colonoscopia e na terça-feira, 80 consultas com pacientes na especialidade ortopedia, sendo 10 retornos. Para a quarta-feira (31), 17 pacientes estavam agendados para exame de endoscopia digestiva alta e outros 65 para consultas com oftalmologista, além de 20 pacientes para consulta com o cardiologista.
No Espaço Mais Saúde são atendidos pacientes na fila de espera por consultas, exames e cirurgias de média e pequena complexidades. O agendamento é feito pela Secretaria Municipal de Saúde por meio da Central de Regulação Ambulatorial do SUS, que chama os pacientes por telefone. A prefeitura reforça a orientação para que as pessoas chamadas procurem não faltar, para não tirar lugar de outros que precisam de atendimento e para não dificultar a organização do programa de saúde, que é inédito no município e tem o objetivo de reduzir a fila de espera por atendimento em saúde.

Aula inaugural da rede municipal de ensino acontece nesta quinta-feira

Aula inaugural da rede municipal de ensino de Rio Claro do ano letivo de 2017 foi realizada na Igreja do Nazareno.

A primeira atividade do ano letivo de 2018 na rede municipal de ensino de Rio Claro acontece nesta quinta-feira (1º) com realização da aula inaugural. O evento será realizado a partir das 8 horas no Grupo Ginástico Rioclarense que fica na Rua 2, 941, região central da cidade. A atividade é destinada aos mais de dois mil professores e servidores da Secretaria Municipal da Educação.

Antes do início dos trabalhos da mesa, às 8h30, o público poderá conferir apresentação cultural. O tema da aula inaugural será centralizado nas ações da secretaria. “Vamos apresentar um resumo das ações e projetos realizados no ano passado e o planejamento para 2018”, comenta Adriano Moreira, secretário municipal da Educação. Em 2017, a prefeitura retomou obras, fez ampliações, criou vagas e realizou vários serviços de reforma e manutenção nas escolas.

Para proporcionar maior comodidade aos participantes, serão oferecidas duas opções gratuitas de estacionamento: no pátio da antiga estação ferroviário e no Shopping Center. Na estação, a entrada dos veículos será feita pela Avenida 8 com a Rua 1-B e as pessoas poderão sair pelo portão principal da estação, na Rua 1 com a Avenida 1, para se dirigirem ao Ginástico na Rua 2.

Com relação ao shopping, professores e servidores que forem participar da aula inaugural podem estacionar no local gratuitamente das 7h30 às 12 horas. “No encerramento da aula inaugural vamos entregar um cartão confeccionado pela secretaria para validar o estacionamento no shopping”, explica Osmar Arruda Garcia, diretor do Departamento Pedagógico e de Supervisão Escolar da Secretaria da Educação.

Essas duas opções de estacionamento são fruto de parceria com a Secretaria da Educação e a Secretaria da Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário e a direção do Shopping Center Rio Claro.

Devido à aula inaugural, as escolas municipais ficarão fechadas no período da manhã de quinta-feira (1º). O atendimento ao público nas unidades de ensino será feito a partir das 13 horas. Na Secretaria da Educação, localizada no Núcleo Administrativo Municipal (NAM, Rua Dr. Eloy Chaves, 3.265, Alto de Santana), o atendimento ao público será normal, das 7h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas.

Construção de creche no Terra Nova avança com 66% dos serviços prontos

Moradores da região do bairro Terra Nova em Rio Claro estão cada vez mais perto de ganhar uma nova creche. A obra, que foi retomada em abril do ano passado pelo atual administração municipal, avança em ritmo acelerado. No momento, a estrutura está em fase de acabamento com a instalação de esquadrias, pisos e revestimentos, tendo a instalação interna de gesso praticamente concluída. A última medição realizada há 15 dias aponta 66% de execução da obra.

“Acredito que na próxima medição vamos atingir 85% de execução liberando mais uma parcela de recursos do convênio”, explica o secretário municipal da Educação, Adriano Moreira. De acordo com ele, o grande volume de chuvas registrado em janeiro atrapalhou um pouco o andamento do serviço na parte externa do prédio, por isso os trabalhos se concentraram na parte interna acelerando a fase de acabamento. 

O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, tem acompanhado de perto a construção da nova creche, fruto de convênio entre a prefeitura e o governo estadual, por meio do programa Creche Escola. “No início do ano passado conseguimos recuperar esse convênio e retomar a construção da creche que estava abandonada. É gratificante ver o avanço dessa obra que vai atender mais de 100 crianças”, comenta Juninho.

Essa escola é mais um esforço da prefeitura para ampliar o atendimento em creche. No ano passado, o governo municipal criou 425 vagas nessa modalidade de ensino, 135 de pré-escola e 100 do ensino fundamental.

A construção da creche começou em março de 2015 e deveria ter sido concluída em abril de 2016, mas isso não aconteceu. O prazo venceu e o município quase perdeu o convênio que foi renovado pela atual administração municipal. A obra foi retomada em abril de 2017 depois de quase dois anos de paralisação. A unidade escolar atenderá crianças de zero a três anos. O investimento é de R$ 1,7 milhão, sendo R$ 427,8 mil de contrapartida do município.

Carnaval da Família 2018 proporciona diversão gratuita no Jardim Público

Diversas atrações estão programadas para os próximos dias 10, 11, 12 e 13 de fevereiro, no Jardim Público, quando acontece a segunda edição do Carnaval da Família. Trenzinho, brinquedos infláveis, pipoca, algodão doce e música de qualidade fazem parte da programação. E o que é melhor, com entrada gratuita e segurança para garantir o bem estar da população. No sábado, domingo e terça-feira, as atividades acontecem das 16h às 21h, e na segunda-feira das 18h às 22h. O evento é organizado pela prefeitura por intermédio da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Setur).

A programação carnavalesca é voltada para toda família, adultos, idosos e crianças, em busca de alegria e diversão. Além das atrações, o Carnaval da Família contará ainda com área de alimentação.

Mais uma vez o evento terá um espaço especialmente destinado às crianças para que possam brincar durante os quatro dias de carnaval. No local, haverá diversos brinquedos infláveis divididos por faixa etária e ainda distribuição de pipoca e algodão doce.

Outro destaque será o trenzinho. O veículo, que também oferecerá acesso gratuito, levará as crianças para passeios pelas ruas da região central. No ano passado a atração fez grande sucesso na programação de carnaval.

E música de qualidade não vai faltar para alegrar ainda mais o evento. Durante os quatro dias o público irá curtir repertório composto por marchinhas, samba, samba enredo, axé, frevo e muita música para agitar os participantes.

Prefeitura realiza ação ambiental no sábado em Ajapi

Os moradores do distrito de Ajapi poderão participar de ação ambiental no próximo sábado (3). A prefeitura de Rio Claro irá realizar mais uma edição do programa “Jogando Limpo no Bairro” com o objetivo de intensificar a integração entre poder público e comunidade. A ação será realizada das 8h30 às 12 horas com concentração das equipes em frente ao prédio da subprefeitura. Em caso de chuva, a atividade será cancelada e transferida para uma nova data.

Essa será a primeira edição do “Jogando Limpo no Bairro” em 2018 depois de ter sido realizado com sucesso no ano passado. O programa foi instituído por lei municipal de autoria do vereador Seron. “O evento tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de reciclar e reaproveitar o lixo”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Antonio Penteado. Para isso, é necessário que a comunidade cultive o hábito de separar o lixo reciclável do orgânico. “Reciclar é cuidar do meio ambiente e contribuir para o desenvolvimento sustentável do planeta”, afirma Penteado.

A ação em Ajapi contará com várias atividades e o envolvimento de outras secretarias e serviços. Equipe de combate à dengue fará vistoria porta a porta orientando a população sobre a importância de eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti. Integrantes da Cooperviva (Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Reaproveitáveis) também vão participar coletando materiais recicláveis e o caminhão do cata bagulho vai percorrer as ruas do distrito recolhendo materiais inservíveis.

A comunidade também vai receber dicas sobre educação ambiental. “Vamos passar de casa em casa orientando os moradores sobre a importância do descarte correto de lixo e resíduos e de respeitar os dias e horários das coletas”, informa o gerente Leonardo Andrade, destacando ainda a necessidade da população gerenciar corretamente seus resíduos sólidos e adotar postura e atitudes sustentáveis para contribuir com a preservação do meio ambiente.

Prefeitura recupera calçadas no entorno da Escola Chanceler

A prefeitura de Rio Claro está providenciando recuperação de calçada para pedestres em novos locais da cidade. Trechos do entorno da Escola Estadual Chanceler Raul Fernandes, no bairro Vila Operária em Rio Claro, e no bairro Boa Vista, estão ganhando novo calçamento. Os serviços iniciados há alguns dias estão sendo realizados por equipe da Secretaria Municipal de Obras e devem ser concluídos no mês que vem.

“Estamos fazendo o serviço aos poucos, conforme a disponibilidade de mão de obra e as condições do tempo permitem”, informa o secretário de Obras, Paulo Roberto de Lima. Os trabalhos começaram pela Rua 3 com a Avenida 38 e também irão abranger a Avenida 40 entre as Ruas 2 e 3. A obra atende solicitação da comunidade que tinha dificuldades em caminhar pela calçada danificada.

Em boa parte da obra, a calçadinha portuguesa está sendo substituída por concreto, material mais resistente e seguro para o local. “A enxurrada é muito forte na Avenida 40 e arranca o rejunte e as pedrinhas destruindo a calçada”, explica o diretor de Obras Públicas, Valter Godoy, lembrando que trecho do calçamento na Rua 2 já é feito de concreto.

Além desses reparos, a prefeitura também está construindo calçadas no bairro Boa Vista, em trecho entre as avenidas 98 e 102, na região do Centro Comunitário. No local, já foram construídos mais de 200 metros de calçamento. O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, ressalta que a construção de calçadas nesses dois locais visa dar maior segurança para a travessia de pedestres.

“Sem calçada, eles precisam utilizar a rua disputando espaço com os veículos e colocando em risco sua segurança”, observa Juninho, lembrando que outros pontos da cidade também ganharam calçamento como trecho da Avenida dos Costas na região do Terra Nova, da Avenida Ápia no Jardim Paulista, da Estrada do Sobrado no Jardim Hipódromo, entre outros locais.

Trecho da Avenida 14 é interditado para reparos na via e calçada

A prefeitura de Rio Claro interditou no final da tarde de desta terça-feira (30) trecho da Avenida 14 entre as ruas 12 e 13, no bairro Santa Cruz. A medida foi necessária devido a problemas na calçada e da avenida nesse trecho, que fica ao lado de hospital particular, que recentemente passou por obras.

A Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário pede para os motoristas redobrarem a atenção ao trafegarem pela região. “Uma das alternativas é contornar o trecho interrompido seguindo pela Rua 12, de lá até a Avenida 10 para acessar a Rua 14”, explica o diretor municipal de Mobilidade Urbana e sistema Viário, Adilson Marques.

Houve situação semelhante no trecho no mês passado, durante período em que o hospital estava construindo muro de arrimo. Na ocasião, um poste de iluminação pública, que fica ao lado do buraco, teve sua base comprometida e a Elektro foi acionada para resolver o problema.