Viela no Jardim Brasília terá pavimento e iluminação

Mais uma antiga reivindicação dos moradores do Jardim Brasília e região está sendo atendida pela prefeitura de Rio Claro. Depois da construção do muro das escolas “Jardim das Palmeiras – Caic” e “Isolina Huppert Cassavia”, melhorias estão sendo realizadas na viela que fica ao lado das duas escolas. O espaço está sendo revitalizado e vai ganhar pavimento e iluminação com o objetivo de oferecer mais segurança e conforto para os usuários, principalmente as crianças que usam a viela para acessar as unidades de ensino.

“Essa viela dá acesso às duas escolas e é muito utilizada pelos moradores, por isso é importante que esteja em boas condições de tráfego”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que acompanhou os trabalhos nesta sexta-feira (2), junto com os secretários Adriano Moreira (Educação) e Emilio Cerri (Agricultura).

Os trabalhos na viela começaram com a realização de limpeza para remoção de lixo e entulho. Nesta sexta-feira (2), equipe da Secretaria Municipal de Obras começou a aterrar a área. “Após regularização e compactação do solo, vamos fazer o pavimento que será pintado e coberto com emulsão asfáltica”, explica o secretário municipal de Obras, Paulo Roberto de Lima.

O serviço faz parte do projeto de melhorias nas escolas Caic e Isolina que estão ganhando muro de alvenaria em substituição ao antigo alambrado. A obra, muito aguardada pela comunidade escolar, está em fase final de execução com a realização do serviço de pintura.  O entorno das duas escolas está sendo revitalizado com plantio de 17 palmeiras, pintura de guias e sarjetas, reforço na pintura de sinalização de solo, realização de corte de mato e limpeza, entre outros serviços que estão em andamento.

As melhorias contam com aprovação da comunidade. “Está ficando muito bom. Já tinha solicitado reforço na pintura de solo que está apagada facilitando as infrações”, comenta o comerciante José Carlos Caritá. Os moradores também solicitam mais vagas de estacionamento na Estrada dos Costas, nas imediações da Escola Caic.

O pedido foi feito diretamente ao prefeito Juninho da Padaria que atendeu a reivindicação. “Vamos ampliar a quantidade de vagas de estacionamento de veículos para facilitar a vida dos munícipes”, informa o prefeito. Essas melhorias também atendem solicitação do vereador Rafael Andreeta, por meio de requerimento protocolado na Câmara Municipal.

 

Ações visam garantir diversão com segurança no carnaval do Jardim Público

A prefeitura de Rio Claro, por intermédio da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Setur), promove nos dias 10, 11, 12 e 13 o Carnaval da Família, no Jardim Público. Com entrada e atrações totalmente gratuitas, o evento promete levar diversão e alegria ao público. Para isso, será montada uma estrutura eficiente alinhada às ações que visam garantir o bem estar e segurança da comunidade.

Os quatro de dias de festa serão realizados no Jardim Público e haverá espaço dedicado às crianças com brinquedos infláveis, monitores, distribuição de pipoca e algodão doce, passeio de trenzinho. Também ficará montada no Jardim área de alimentação, onde haverá apresentação de banda com repertório predominantemente carnavalesco. E para que o público tenha mais conforto e possa estar protegido de sol ou chuva, serão cobertos os espaços dos brinquedos, a praça de alimentação e o local de apresentação da banda.

“Nosso objetivo é mais uma vez realizar um grande evento, levando diversão, conforto e segurança para o público. Uma importante frente de trabalho atua para que tudo saia conforme o planejado. Estão envolvidas diversas secretarias, departamentos, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros visando o bem-estar dos participantes. Esperamos novamente reunir as famílias em um ambiente de diversão para adultos e crianças. Toda a comunidade está convidada a participar”, enfatiza o titular da Setur Ronald Penteado.

Para o acesso de pedestres à festa no Jardim Público será preciso atentar a importantes orientações: será proibida a entrada de pessoas com bebidas, alimentos, caixas térmicas e similares; proibida a entrada de menos de 18 anos desacompanhados por responsáveis e será proibido o uso de spray de espuma ou similares.

Também já estão definidos os pontos de entrada ao evento: Avenida 3 com Rua 3; Rua 3 com Avenida 2; Rua 4 com Avenida 3 e Rua 4 com Avenida 2. Em todas as entradas haverá revista pela Guarda Municipal com detector de metal. Além disso, Polícia Militar e equipe de segurança particular também estarão atuando para garantir a segurança do público.

Já o trânsito de veículos estará interditado nos seguintes pontos: Rua 3 da Avenida 3 à Avenida 2; Rua 4 da Avenida 3 à Avenida 2; e Avenida 1 da Rua 2 à Rua 5.

Mesmo com as interdições para a realização do evento, no sábado (10) e na segunda-feira (12) o comércio estará funcionando até as 18 horas para atender os consumidores.

O Carnaval da Família é festa popular no Jardim Público que visa levar diversão gratuita para participantes de diferentes faixas etárias. O acesso das crianças aos brinquedos infláveis e ao passeio de trenzinho será gratuito durante os quatro dias de festa. Haverá ainda distribuição de pipoca e algodão doce para todas as crianças.

No sábado (10), domingo (11) e terça-feira (13), as atividades estão programadas para das 16 às 21 horas, e na segunda-feira (12), das 18h às 22 horas. O evento é organizado pela prefeitura por intermédio da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Setur) e conta com apoio de outras secretarias municipais.

Departamento de Proteção Animal tem novo diretor

O advogado Ricardo Gobbi e Silva é o novo diretor do Departamento Municipal de Proteção Animal de Rio Claro, em substituição a Solange Mascherpe, que estava no cargo há um ano.

“Reconhecemos o trabalho até aqui realizado, porém fizemos a mudança para implantar uma nova dinâmica nos serviços, capaz de fortalecer e aproximar o trabalho da prefeitura aos grupos de proteção pensando sempre no bem-estar dos animais”, afirma o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. De acordo com o prefeito, em 2018 os serviços do setor deverão ser ampliados, com normas rigorosas no funcionamento do canil municipal e novos investimentos nos serviços de castração e chipagem. “Também vamos trabalhar para a estruturação da recolha dos animais de grande porte”, informa.

O departamento tem entre suas funções coordenar o canil municipal e os serviços de atendimento aos animais em sofrimento. “O desafio do trabalho é grande na preservação dos direitos dos animais”, comenta Ricardo Gobbi e Silva.

O novo diretor tem 42 anos, formou-se em Direito pela Unimep, foi um dos fundadores da Comissão de Direito Ambiental da OAB/Rio Claro, tem inúmeros cursos de direito ambiental e é docente cadastrado no Centro de Estudos Ambientais da Unesp.

Mais de 20 mil alunos da rede municipal voltam às aulas na segunda-feira

Mais de 20 mil alunos voltam às aulas na segunda-feira (5) nas escolas municipais de Rio Claro. Os estudantes retornam à sala de aula após período de férias. Professores e funcionários retomaram atividades na quinta-feira (1º), quando foi realizada a aula inaugural que marcou o início do ano letivo na rede municipal de ensino. Na sexta-feira (2) as escolas fizeram reuniões de planejamento do ano letivo.

As escolas terão tempo de adaptação para os novos alunos e também para quem vai retomar as atividades escolares. “É fundamental que as escolas planejem a volta às aulas com o objetivo de integrar os novos alunos, acolher aqueles que retornam e garantir o melhor ambiente para a convivência de todos”, comenta o secretário da Educação, Adriano Moreira.

Os alunos do Ensino Fundamental terão horário reduzido na segunda-feira (5). As escolas vão funcionar das 7 às 9 horas no período da manhã e das 13 às 15 horas no período da tarde. Na terça-feira (6), o funcionamento será em horário normal. O mesmo vale para as crianças atendidas pelo Projeto Presença Esperança. “O período de adaptação é muito importante para as crianças se sentirem mais seguras com a nova rotina”, afirma Osmar Arruda Garcia, diretor do Departamento Pedagógico da Secretaria da Educação.

Na Educação Infantil, etapas 1 e 2 (creche e pré-escola), haverá três dias de adaptação, com duas horas de aula em cada um. Na segunda e terça-feira as crianças atendidas em período integral terão aulas das 7 às 9 horas ou das 7h30 às 9h30. Nesses dois dias os alunos deverão estar acompanhados dos pais ou responsável.

Na quarta-feira, dia 7, será adotado o mesmo horário com a diferença de que as crianças ficarão sem acompanhantes. “O responsável deve deixar as crianças na escola e buscá-las depois de duas horas”, explica Keila Pinto, coordenadora da Educação Infantil Etapa 1.

Para os alunos da Educação Infantil que frequentam as aulas em apenas um período, será adotado o mesmo procedimento tendo apenas alteração no horário: das 7 às 9 horas no período da manhã e das 13 às 15 horas no período da tarde. A partir da quinta-feira (8), as aulas serão realizadas em horário normal.

Os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das salas descentralizadas da Escola Marcelo Schmidt terão aulas das 7 às 9 horas na segunda-feira e horário normal a partir de terça-feira. Já os alunos da EJA do período noturno iniciam as aulas das 19 às 21 horas na segunda-feira e em horário normal a partir da terça-feira.

​​Fortalecendo a Cena começa nesse domingo

Grupo Jeito Simples será uma das atrações do pré-carnaval​

No domingo (04) Rio Claro inicia a segunda edição do Fortalecendo a Cena, evento promovido pela prefeitura que oferece atividades culturais gratuitas para a população. O evento será realizado no Centro Cultural “Roberto Palmari” das 17 às 22 horas e tem entrada gratuita.

A abertura será com o evento pré-carnaval com atrações musicais por conta dos grupos Simbalança e Jeito Simples e o Bloco Saudosa Maloca. “Este ano desenvolvemos um formato que agrade todos os públicos, além de valorizarmos os trabalhos de Rio Claro e região”, comenta Daniela Ferraz, secretária municipal de Cultura. A programação prossegue durante todo o mês de fevereiro.

O grupo Simbalança incorpora diversos ritmos e estilos musicais nas batidas dos instrumentos de percussão de escolas de samba. O repertório conta com músicas como Taj Mahal, Fio Maravilha, País Tropical e Santa Clara Clareou, do craque da música brasileira Jorge Benjor. A mistura também estará presente na bateria, trazendo os tradicionais ritmos e instrumentos de escola de samba aos atabaques e instrumentos populares.

Procurando sempre explorar a qualidade de seus integrantes e valorizar o potencial do grupo, o Jeito Simples mostra samba de qualidade, mantendo repertório aberto e eclético. O grupo apresenta versatilidade musical e tem em seu repertório músicas de nomes consagrados, como Jair Rodrigues, Alcione, Paulinho da Viola, Fundo de Quintal. Com batucada fortíssima e harmonia bem centrada, o Jeito Simples esbanja ousadia em resgatar sucessos de raiz consagrados, chegando até os sons atuais.

O bloco Saudosa Maloca é uma homenagem ao sambista Adoniran Barbosa, e um bloco tradicional do interior de São Paulo.

O evento Fortalecendo a Cena é realizado pela prefeitura de Rio Claro com apoio da Padaria Estrela de Ouro.

Prefeitura inicia reconstrução de muro da Escola Armando Grisi

Caminhões e máquina escavadeira alteraram o cenário da Escola Municipal “Armando Grisi” nesta sexta-feira em Rio Claro (2). Uma antiga reivindicação da unidade de ensino começou a ser atendida nesta semana pela prefeitura, que iniciou a reconstrução do muro de arrimo que está com uma lateral danificada há cerca de dez anos. O investimento é de R$ 117,1 mil.

“Há anos a comunidade solicitava a realização da obra que felizmente estamos conseguindo atender. A recuperação do muro vai eliminar os problemas de infiltração enfrentados pela escola, além de proporcionar maior segurança para alunos, professores e funcionários”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

Os trabalhos começaram com serviços de limpeza e terraplenagem, com retirada de terra e entulho. “Antes de começar a construção do muro será necessário fazer desvio no canal de escoamento de águas pluviais”, explica a engenheira da Secretaria da Educação, Monique Neiva. Esse serviço deve ser realizado na próxima semana.

“O novo trecho do muro foi projetado observando todos os detalhes de segurança, inclusive haverá talude para dar suporte à obra”, observa o secretário da Educação, Adriano Moreira, destacando ainda que além do muro, também serão realizadas pintura, construção de piso de concreto e paisagismo, com plantio de grama esmeralda.

A terra retirada do terreno da Escola Armando Grisi está sendo transportada para área da prefeitura no Jardim Novo 1, onde será construída a nova escola de ensino fundamental. “Estamos usando a terra para aterrar a área e prepará-la para o início da obra que está em fase de licitação”, explica Jailson Malta, diretor do Departamento de Acompanhamento de Obras da Secretaria da Educação. A nova escola será construída com recursos do governo federal e contrapartida do município.

Prefeitura realiza mutirão de limpeza na Estrada dos Costas

A prefeitura de Rio Claro iniciou na sexta-feira (2) grande mutirão de limpeza em trecho da Estrada dos Costas, na região dos bairros Palmeiras e Guanabara. Duas frentes de trabalho da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção realizam capinação e retirada de lixo na via e canteiro central. Uma equipe começou o serviço na altura da Avenida 12JG, seguindo no sentido bairro-centro, e outra segue da altura da Avenida 7JP no sentido centro-bairro.

“A Estrada dos Costas é movimentada e importante, especialmente para quem reside na região sul da cidade, que vem ganhando cada vez mais moradores”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que acompanhou parte dos trabalhos na sexta-feira.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Manutenção, Emílio Cerri, a ação da prefeitura também inclui limpeza da praça localizada nas imediações da escola Caic. “Estamos trabalhando com duas equipes porque a Estrada dos Costas é extensa e queremos aproveitar o máximo possível a trégua das chuvas”, explica.

A prefeitura está intensificando serviços de manutenção em 2018. Isso é possível pelo fato de ser o primeiro ano em que a atual administração trabalha com orçamento elaborado pelo próprio governo, ao contrário do que ocorreu no ano passado. Com melhor organização financeira, a prefeitura vai, em breve, adicionar outras duas equipes de limpeza de áreas públicas. Também está ampliando as equipes de tapa-buracos e a limpeza de bocas de lobo e desobstrução de galerias.

​​Procon realiza fiscalização periódica e faz orientações no comércio central

O Procon de Rio Claro iniciou nesta semana uma série de fiscalizações com o intuito de verificar o cumprimento da legislação do Código de Defesa do Consumidor (CDC), para evitar irregularidades e orientar os consumidores na hora de efetuar as compras.

“Estamos verificando se os estabelecimentos comerciais possuem o exemplar do Código de Defesa do Consumidor, se os preços dos produtos estão corretos, assim como as promoções e formas de pagamento”, explica Thiago Falcão, diretor do Procon. Desse modo, o diretor ressalta que o órgão conta com a colaboração dos consumidores a fim de que auxiliem com informações e denúncias contra aqueles que cometem ilegalidades.

O Procon se encontra à disposição dos comerciantes e consumidores para prestar informações e esclarecimentos acerca dos seus direitos e deveres, especialmente por preferir as ações preventivas, evitando-se assim todos os transtornos de autuação decorrentes de eventuais irregularidades.

O Procon atende em dois endereços: na Rua 5, nº 821, Centro, ou na Avenida M-15 ao lado da subprefeitura do bairro Cervezão, ou pelos telefones 3533-2070 e 3532-1550.

Dez unidades de saúde participam da gincana de prevenção à hanseníase

Equipes de dez unidades de saúde da família de Rio Claro foram enfeitadas com tema alusivo ao “Janeiro Roxo”, mês de prevenção e combate à hanseníase.

A gincana, proposta pelo Núcleo de Educação em Saúde, Treinamento e Desenvolvimento (Nestd), da Secretaria de Saúde de Rio Claro, contará com uma premiação à unidade melhor enfeitada.

“Objetivo é chamar a atenção dos usuários das unidades de saúde em Rio Claro sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce da hanseníase como possibilidade de cura”, disse Enderson Carvalho, gerente do Nestd.

As visitas da comissão julgadora da gincana às unidades já tiveram início e prosseguem até o dia 8 de fevereiro. A Unidade de Saúde da Família escolhida ganhará placa de reconhecimento que será entregue pelo secretário municipal de Saúde, Djair Francisco.

“Além do engajamento das unidades em alertar a população sobre a importância de se prevenir a hanseníase, há o embelezamento, a revitalização dos espaços da unidade, motivação das equipes e acolhimento das pessoas, o que é importante, essencial para o atendimento de saúde em todos os níveis”, explica o secretário de Saúde.

Considerando que o tratamento precoce é capaz de prevenir tanto as lesões irreversíveis da hanseníase quanto a transmissão do agravo, o diagnóstico da infecção o mais cedo possível continua sendo a principal estratégia contra a doença, que ainda impõe desafios, como o aumento da resistência da bactéria Mycobacterium leprae, causadora da enfermidade, aos medicamentos tradicionalmente utilizados na terapia.

Os tipos de hanseníase são classificados de acordo com a resposta do organismo à presença da bactéria. São quatro formas clínicas: indeterminada, tuberculóide ou paucibacilar (com poucos bacilos), borderline ou dimorfa e lepromatosa ou multibacilar (com muitos bacilos).

Os sintomas mais comuns são dores locais nas articulações, no pé ou nos olhos, bolhas na pele, erupções, nódulos, pequena saliência, perda de cor, vermelhidão ou úlceras. Também há sintomas de ordem sensorial como formigamento, redução na sensação de tato ou perda da sensação de temperatura. Também é comum deformidade física, irritação nos olhos, lesões nos nervos, perda de peso ou dificuldade em levantar o pé.

Mutirão contra o Aedes estará em dois bairros neste sábado

A prefeitura de Rio Claro realiza mais um mutirão contra o mosquito Aedes aegypti. Agentes do Centro de Controle de Zoonoses, da Secretaria Municipal de Saúde, estarão na manhã deste sábado (3) nos bairros Novo Wenzel e Bonsucesso, em mais um mutirão de combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

A equipe fará as visitas casa a casa, recolhendo possíveis criadouros e orientando os moradores. A ação também contará com profissionais do caminhão cata bagulho, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, recolhendo entulho, móveis velhos, pneus, garrafas e outros potenciais criadouros do Aedes aegypti.