Banco do Brasil recebe processos sobre venda irregular de imóveis em Rio Claro

A prefeitura de Rio Claro entregou ao Banco do Brasil, agente financeiro dos condomínios Jardim das Nações 1 e 2, processos administrativos referentes à venda irregular de apartamentos por mutuários. A entrega foi feita na terça-feira (6) pelo prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, e o secretário municipal de Habitação, Anderson Golucci, durante reunião na sede do Centro de Apoio aos Negócios e Operações de Logística (Cenop) em São Paulo. Esses processos são resultado de apuração feita pela prefeitura a partir de denúncias de irregularidades na comercialização dos imóveis.

As denúncias recebidas pela prefeitura são averiguadas e os casos encaminhados aos agentes financeiros para que sejam tomadas as providências necessárias. Cabe ao agente financeiro pedir a reintegração de posse dos imóveis na Justiça. “Assim que tomamos conhecimento do comércio irregular de imóveis, abrimos processo administrativo para averiguar os fatos e agora entregamos formalmente os processos ao agente financeiro para que sejam tomadas as providências cabíveis”, explica o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

O Jardim das Nações é um residencial popular, de interesse social, que recebe subsídios do governo. Por isso, os apartamentos não podem ser vendidos ou alugados antes da quitação ou vencimento do prazo de financiamento que é de dez anos. “Qualquer venda fora das regras do contrato pode resultar na perda do imóvel para o vendedor e também para o comprador”, alerta o secretário municipal de Habitação, Anderson Golucci, ressaltando que a prefeitura continuará atenta a eventuais irregularidades.

A prefeitura reitera o pedido para que os mutuários contemplados com moradia popular valorizem seus imóveis porque há pessoas na lista de espera aguardando por uma casa. “É melhor desistir e devolver o imóvel à prefeitura ficando livre de problemas e apto a participar da seleção para novos empreendimentos habitacionais”, observa Juninho da Padaria.

Nesta quinta-feira (8), a prefeitura entregará à Caixa Econômica Federal os processos sobre irregularidades no Residencial Quirino.

Reunião define últimos detalhes para a realização do Carnaval no Jardim Público

Na tarde desta quarta-feira, 7, estiveram reunidos representantes da Polícia Militar, da Guarda Municipal, do Corpo de Bombeiros e da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Setur), na Sede do 37º BPM/I,  para definir os últimos detalhes para a realização do Carnaval da Família no Jardim Público. O objetivo principal é fazer com que o público possa se divertir com segurança durante os quatro dias de evento. Para isso, novamente o acesso às entradas do jardim contará com revista e detector de metais. O evento, que acontece nos dias 10, 11, 12 e 13 de fevereiro, é realizado pela prefeitura por intermédio da Setur.

O titular da Setur, Ronald Penteado, destacou a importância do trabalho em equipe que prioriza o bem estar da população. “Desde que o Carnaval da Família foi idealizado sempre teve como foco essa ação conjunta entre as secretarias municipais, com apoio da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, que visa o bem estar da população. Ano passado foram quatro dias de festa e sem nenhuma ocorrência negativa. É importante manter essa atenção especial para que novamente o evento seja um sucesso”, enfatiza o secretário.

Será proibida a entrada de pessoas com bebidas, com alimentos, caixas térmicas e similares; proibida a entrada de menores de 18 anos desacompanhados por responsáveis e será proibido também o uso de spray de espuma ou similares.

Para o acesso dos pedestres ao evento foram definidos quatro pontos: Avenida 3 com Rua 3; Rua 3 com Avenida 2; Rua 4 com Avenida 3 e Rua 4 com Avenida 2. Em todas as entradas haverá revista pela Guarda Municipal com detector de metal. Na área interna do evento também haverá patrulhamento da guarda e seguranças particulares. A PM atuará nas imediações do Jardim Público.

Já o trânsito de veículos estará interditado nos seguintes pontos: Rua 3 – da Avenida 3 à Avenida 2; Rua 4 – da Avenida 3 à Avenida 2; e Avenida 1 – das Rua 2 à Rua 5.

Ambulância do Samu também estará presente no jardim para dar o suporte necessário à festa. Quanto à alimentação, a Vigilância Sanitária estará com equipe para garantir o correto manuseio e armazenamento dos alimentos.

Também estiveram presentes à reunião representantes da Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Obras, Vigilância Sanitária e Mobilidade Urbana.

O Carnaval da Família acontece no Jardim Público e terá espaço gratuito com brinquedos infláveis para as crianças com direito a distribuição de pipoca e algodão doce e passeio de trenzinho para as crianças. Além disso, contará com área de alimentação e apresentação musical da banda Capital Brazil. A entrada é gratuita.

No sábado (10), domingo (11) e terça-feira (13), as atividades acontecem das 16h às 21 horas, e na segunda-feira (12) das 18h às 22 horas.

UPAs do Cervezão e Bairro do Estádio atendem durante carnaval

No período de carnaval, entre sábado (10) e manhã de quarta-feira (14), o atendimento médico na rede municipal de saúde de Rio Claro será feito nos plantões 24 horas do setor de saúde da prefeitura. Quem precisar de cuidados nessa área deve procurar a Unidade Pronto Atendimento (UPA) do Cervezão, na rua M-9, 66, telefone 3533-7272, ou a UPA do Bairro do Estádio, na Avenida 29, entre ruas 12 e 13, telefone 3522-1818.

Além das UPAs, durante o carnaval, a rede municipal de saúde também atende emergências psiquiátricas, 24 horas, no Centro de Atendimento Psicossocial (Caps III), localizado na Rua M-9, nº 50, vizinho à UPA do Cervezão. Os telefones são 3525-4940 e 3525-4941. Além disso, o Samu atende emergências 24 horas durante todo o feriado prolongado, pela linha 192.

Central de distribuição do Daae será desligada para manutenção na 5ª-feira

No início da manhã dessa quinta-feira (8), o Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro fará desligamento programado na Central de distribuição, para manutenção preventiva em uma das bombas.

O desligamento está marcado para às 7h30, com previsão de conclusão dos trabalhos ainda na manhã de quinta-feira. Em função dessa paralisação, poderá haver baixa pressão ou interrupção temporária no fornecimento de água nos bairros Alto do Santana, Parque das Nações 1 e 2, Vila Olinda, Jardim Guanabara, Jardim das Palmeiras, Bonsucesso, Jardim Village, Panorama, Jardim Maria Cristina, Jardim Cidade Azul, Jardim Azul, Boa Vista, Jardim Paulista 2, Centenário,  Nova Rio Claro, Jardim Brasília, Figueira, Jardim São Paulo, Wenzel, Novo Wenzel, Santa Elisa, Terra Nova, Recanto Paraíso, Parque Universitário, Parque São Jorge, Matheus Manieiro, BNH, Bom Retiro, Residencial São Paulo Home, Paineiras e Benjamin de Castro.

A central de distribuição é um reservatório com 10 milhões de litros, abastecido pela Estação de Tratamento de Água (ETA) 2.

A autarquia orienta que os consumidores redobrem a atenção ao uso racional da água nesse período. Reservatórios residenciais (caixa d’água) diminuem os transtornos em casos de interrupção no fornecimento. A instalação de caixas d’água é obrigatória, conforme o Código Sanitário Estadual.

Mais informações podem ser obtidas pela central de atendimento do Daae, no telefone 0800-505-5200.

Farmácia Todo Dia atende no período de carnaval

A maioria das repartições públicas fica fechada durante o carnaval. Entre as exceções estão as unidades do programa Farmácia Todo Dia, que ficam no Bairro do Estádio (Avenida 29, 1.311, anexa à Unidade Básica de Saúde) e Cervezão (na Rua M-9, número 50, vizinha à UPA do Cervezão). Ambas terão atendimento no sábado (19), domingo, segunda e terça-feira das 8 às 17 horas, e na quarta-feira, excepcionalmente, das 8 às 16 horas. As duas UPAs também terão funcionamento normal durante o carnaval.

O programa Farmácia Todo Dia foi criado pela prefeitura no ano passado, para que a distribuição gratuita de remédios não ficasse restrita aos dias úteis de semana, proporcionando mais comodidade aos usuários e agilidade no atendimento. A iniciativa faz parte do programa Mais Saúde, com uma série de outras ações e investimentos voltados à melhoria do setor.

Os medicamentos distribuídos gratuitamente nas unidades do programa Farmácia Todo Dia são destinados exclusivamente aos pacientes que apresentarem receita prescrita por médico na rede pública municipal.

Devido ao carnaval Feira Corujão não será realizada na terça-feira

Realizada duas vezes por semana, a Feira Corujão não terá edição, excepcionalmente, na próxima terça-feira (13), devido ao carnaval. Nessa sexta-feira (9) as atividades serão realizadas normalmente, das 17h30 às 20h30. A feira acontece às terças e sextas-feiras, na Central do Agronegócio de Rio Claro, antigo Espaço Livre da Vila Martins, na Rua 3-A com Avenida 46-A.

A Feira do Produtor Rural é referência para consumidores que procuram produtos de qualidade, agroecológicos, com preços acessíveis. Frutas, verduras, legumes e ovos são alguns dos produtos comercializados, assim como pó de café, colhido, selecionado, torrado e moído pelo próprio produtor, mel puro, cachaças, licores artesanais e vários outros itens.

Além de bons preços, a Feira Corujão também virou espaço de convivência frequentado semanalmente por centenas de pessoas. Em datas especiais a feira também é palco de atrações culturais para toda a família.

Com os Jogos Abertos do Interior como ‘carro chefe’, Setur realiza aula inaugural

Aula inaugural da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Setur) foi realizada nas dependências do Sest Senat

Ampliar as modalidades e a descentralização das ações e manter o foco na organização, junto com o governo paulista, para a realização dos Jogos Abertos do Interior (JAIs) que neste ano será sediado por Rio Claro. Estes foram os pontos principais abordados pelo secretário municipal de Esportes e Turismo (Setur) Ronald Penteado na aula inaugural realizada no Sest Senat.

O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, e o presidente da Câmara Municipal André Godoy, integraram a mesa principal junto com o vereador Julinho Lopes (Progressistas). “Entre os dias 18 e 29 de setembro, Rio Claro vai receber mais de 12 mil atletas na disputa dos Jogos Abertos do Interior. Após 32 anos, nosso município volta a sediar a maior competição da América Latina”, disse Ronald ao enfatizar que toda a administração municipal deve estar envolvida na organização. “Os JAIs vão recolocar Rio Claro no mapa dos grandes eventos esportivos do governo paulista”, completou.

Para Juninho da Padaria, a realização dos JAIs retrata o trabalho sério desenvolvido pela Setur. O prefeito destacou também a importância das atividades realizadas pelos servidores públicos municipais que atuam na pasta. “Vocês têm o contato direto com nossas crianças, adolescentes e jovens. São os responsáveis por despertar nos alunos a aptidão pela prática esportiva. Parabenizo-os pelo trabalho”, destacou.

André Godoy observou que na construção de uma sociedade responsável é preciso aliar a educação ao esporte. “Rio Claro, de forma coletiva, estará empenhada na realização dos Jogos Abertos. Com relação às atividades do dia a dia, unir a educação e o esporte na formação das crianças tem de ser prioridade. Somente assim poderemos construir uma cidade melhor”, assinalou.

Diretor da Setur, Vinícius Sossai apresentou as novas modalidades que serão disponibilizadas para a comunidade gratuitamente a partir deste ano, bem como a ampliação de pólos de atendimento. As atividades serão divididas em “educacional”, “participativo” e “rendimento”. “Estamos fazendo divulgação do folder com os professores das escolas municipais e estaduais”, disse o diretor.

RC retoma visitas monitoradas às nascentes no perímetro urbano

Rio Claro retoma na manhã dessa quinta-feira (8) o projeto de visitação às nascentes, voltado para estudantes do município. É um trabalho que a prefeitura iniciou no ano passado e que neste ano retorna com modificações, ampliando o alcance ambiental e educacional da ação.

Agora as visitas monitoradas incluem atenção especial às nascentes degradadas, que receberão plantio de mudas nativas. A ação, que envolve o Daae e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, marca o início dos esforços de Rio Claro para a edição deste ano do programa Município Verde Azul, no qual o governo do estado avalia o trabalho das cidades na área do meio ambiente.

Nessa nova dinâmica, uma nascente será visitada por mês. Além disso, serão mantidos os passeios à nascente modelo, localizada na Vila Cristina, onde a visita será realizada nesta quinta-feira. “Vamos colaborar com a recuperação de nascentes do perímetro urbano com problemas como ocupação irregular, desmatamento ou assoreamento”, explica Iuri Antonio, diretor de Meio Ambiente.

Neste primeiro passeio, alunos da escola estadual Professor João Batista Leme vão aprender sobre o contexto histórico da “nascente modelo” e a importância de sua preservação e de todo o meio ambiente, além de realizarem o plantio de 100 mudas de árvores nativas doadas pelo viveiro do Daae. Esses estudantes integram o projeto de robótica “Robotigre”, que visa catalogar o maior número de nascentes com a ferramenta Google Earth.

“O projeto de visita às nascentes tem grande relevância, pois reúne preservação, conscientização e educação ambiental”, destaca o secretário do Meio Ambiente (Sema), Antonio Penteado, lembrando que essa ação teve início em julho do ano passado, com quatro visitas no decorrer do semestre à “nascente modelo”.

A nascente modelo da Vila Cristina, chamada “Manancial Vila Cristina/Estrada da Bomba” desemboca no Ribeirão Claro e era utilizada pelo município como uma casa de bomba de captação de água, que foi inaugurada em 1936 e utilizada até meados da década de 1950.

“É um projeto que destaca a importância da preservação da água e de todo o meio ambiente, colaborando com o desenvolvimento sustentável, além de contribuir na educação ambiental de nossas crianças e jovens”, comenta o superintendente do Daae, Francesco Rotolo.

Carnaval da Família terá equipe médica de plantão

Uma viatura do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) com médico, enfermeiros e condutor estará no Jardim Público de Rio Claro durante os quatro dias do Carnaval da Família. De sábado (10) até terça-feira (13) a ambulância vai garantir atendimento aos foliões em caso de emergência médica. Além da unidade do Samu, a prefeitura também terá uma ambulância para transporte de pacientes em casos de natureza menos grave.

“Em caso de necessidade, estaremos preparados para atender de forma ágil o público que comparecer ao Jardim Público para pular o carnaval”, comenta a coordenadora do Samu Regional, Silveli Pazetto, informando que as demais equipes e viaturas de suporte básico e avançado do Samu estarão, como sempre, de prontidão 24 horas para atendimento nas demais regiões do município e cidades vizinhas.

O Samu é acionado pelo telefone 192 a qualquer hora do dia ou da noite. A Secretaria Municipal de Saúde salienta ainda que, durante o feriado prolongado de carnaval, o setor manterá plantão permanente nas UPAs (Unidade de Pronto-Atendimento) do Bairro do Estádio e do Cervezão, e no Pronto Socorro Municipal Integrado (PSMI) na Avenida 15.

​​Rio Claro renova convênio com governo estadual para regularizar imóveis

O pesadelo das famílias que lutam há anos para obterem a escritura de seus imóveis está mais perto do fim. A prefeitura de Rio Claro renovou a assinatura do convênio com o Programa Estadual de Regularização Fundiária Cidade Legal para regularizar propriedades no município. O termo de renovação com o governo estadual foi assinado na terça-feira (6) pelo prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, e o coordenador do Programa Cidade Legal, Eugênio José Zuliani. “Vamos investir R$ 100 mil em Rio Claro e acreditamos que até junho teremos boas notícias para as famílias”, declara Zuliani informando que a meta do governo estadual é entregar 100 mil escrituras neste ano em todo estado de São Paulo.

O programa Cidade Legal acelera e desburocratiza a regularização e averbação de moradias de interesse social. Além disso, a Lei Estadual 13.290 reduziu em até 90% o valor cobrado pelos cartórios para o primeiro registro de imóvel de interesse social. A renovação do convênio vai beneficiar mais de 700 famílias que moram nos bairros Parque Universitário e conjunto habitacional Oreste Armando Giovanni, conhecido como “Pé no Chão”. A prefeitura também deu entrada nos pedidos de regularização do Santa Maria e uma quadra do Bonsucesso, que serão analisados pela secretaria estadual. O processo de regularização do Recanto Verde já foi apreciado e está em andamento.

“Desde o início do governo estamos trabalhando para legalizar as moradias dessas famílias que esperam há pelo menos 15 anos pela posse legal de suas casas. A assinatura desse convênio é um passo importante para concluir esse processo”, comenta Juninho da Padaria, ressaltando a união de lideranças políticas para essa conquista. O processo de regularização contou com mobilização do prefeito, do deputado estadual Aldo Demarchi, do ex-secretário estadual de Habitação Rodrigo Garcia, e dos vereadores que compõem a bancada do Democratas na Câmara Municipal. “É uma conquista importante para nossa administração que está resolvendo problemas antigos do município”, afirma Juninho.

Com a regularização e a escritura do imóvel registrada em cartório, o comprador torna-se de fato o proprietário do imóvel, podendo comercializá-lo ou transferi-lo, entre outros benefícios. “O Cidade Legal traz segurança jurídica para as famílias dando a elas as escrituras definitivas de suas casas”, observa o secretário municipal de habitação, Anderson Golucci.

Para o deputado estadual Aldo Demarchi, o comprometimento das prefeituras é imprescindível para a resolução dos problemas de ocupação e parcelamento do solo. “O município assinou convênio em 2010, mas o processo de regularização não avançou. Com apenas um ano do governo Juninho estamos vencendo etapas para beneficiar as famílias que vão obter a titularidade de suas casas”, comenta Demarchi ressaltando que essa conquista é resultado da sintonia entre ele, o prefeito, os vereadores do DEM e Rodrigo Garcia. “Felizmente, agora, depois de um longo tempo, o município de Rio Claro está recuperando o tempo perdido na administração anterior”, ressalta o deputado.

Também participaram da assinatura do termo de renovação do convênio os vereadores Geraldo Voluntário, Ruggero Seron e Val Demarchi.