Prefeitura recupera galerias no bairro Oreste Armando Giovanni

A terça-feira de Carnaval foi de trabalho intenso para alguns setores da prefeitura. Equipe da Secretaria Municipal de Obras recuperou galerias de águas pluviais no final da Avenida 70-A no bairro Oreste Armando Giovanni, além de reforçar o talude que sustenta o terreno, eliminando o risco de desmoronamento.

“As galerias deterioradas foram recuperadas e a saída de água foi refeita com mais 15 metros de prolongamento”, explica o secretário de Obras, Paulo Roberto de Lima. A medida fará com que a água da chuva seja despejada longe das residências. “A erosão atingiu os quintais das casas dessa via e havia risco de desmoronamento. Com a intervenção, esse risco foi afastado”, informa.

Esse trecho da avenida vinha sendo monitorado há algum tempo pela Defesa Civil que acionou a Secretaria de Obras para realizar a intervenção preventiva. “Realizamos esta ação para afastar o risco de desmoronamento no local por causa das chuvas. A equipe do Departamento de Obras Públicas prontamente atendeu a solicitação e realizou a intervenção no feriado de Carnaval”, comenta o diretor da Defesa Civil, Wagner Martins Araújo.

A Defesa Civil continua monitorando áreas de risco para deslizamentos e inundações. Nesta quarta-feira (14), por exemplo, houve registro de alagamento na Avenida 16 devido ao grande volume de chuva. Da meia-noite até as 16 horas, a Defesa Civil registrou 51 milímetros de precipitação. “A intervenção feita pela prefeitura há alguns dias impediu que as residências fossem atingidas”, afirma Araújo, que reitera pedido para que as pessoas evitem atravessar áreas alagadas para evitar acidentes. “A água impede a visão do solo que pode ter sido danificado pela enxurrada”, alerta.

Espaço Mais Saúde inicia novas cirurgias oculares

As primeiras cirurgias de pterígio no Espaço Mais Saúde de Rio Claro estão marcadas para esta quinta-feira (15). Dez pacientes estão agendados para passar pela intervenção ocular. Cirurgia de pterígio é uma intervenção de média complexidade necessária devido ao crescimento em excesso e vascularizado da membrana transparente que recobre toda a região branca do olho. O problema pode afetar a visão caso se estenda pela região central da córnea.

Além de iniciar as cirurgias de pterígio, a prefeitura agendou vários outros atendimentos para esta semana no complexo médico-hospitalar. Ainda nesta quinta-feira, cinco pacientes têm cirurgias vasculares marcadas e outros 25 são aguardados para o exame de Doppler vascular, além de 65 que deverão fazer consulta oftalmológica. Para a sexta-feira (16) estão marcados 10 exames de colonoscopia e, para o sábado (17), 50 consultas com o médico ortopedista.

O Espaço Mais Saúde é uma iniciativa da prefeitura para reduzir a fila de espera do SUS por consultas, exames e cirurgias. A Secretaria Municipal de Saúde chama os pacientes por telefone, de acordo com as normas de regulação. Tudo é realizado de maneira organizada ágil. Por exemplo, os pacientes que farão as cirurgias de pterígio nesta quinta-feira já passaram por consultas com oftalmologista do Espaço Mais Saúde e no local fizerem todos os exames pré-operatórios necessários. De 20 de setembro de 2017 até o fim do mês de janeiro foram atendidas 5.289 pessoas no Espaço Mais Saúde de Rio Claro.

No final deste mês o complexo médico-hospitalar será ampliado para que em março tenham início exames de mamografia, para os quais há mais de 2.200 pacientes na fila de espera.

Desconto de 10% no IPTU termina terça-feira

Faltam seis dias corridos para terminar o desconto de 10% no valor total do IPTU 2018 de Rio Claro para quem pagar à vista. O prazo final é a próxima terça-feira, dia 20, ou seja, são mais quatro dias úteis para economizar na parcela única. Também na terça-feira vence a primeira parcela do tributo, sendo que os parcelamentos pagos em dia rendem 3% de desconto em cada parcela.  Além disso, nessa terça-feira acaba o período para aposentados e pensionistas pedirem isenção do IPTU.

Neste ano a prefeitura ampliou as opções de pagamento do tributo. O imposto está sendo recebido no Bradesco, Santander, Itaú, Banco do Brasil e Caixa Federal, nas casas lotéricas e na cooperativa de crédito Sicoob Crediacirc. Já os pedidos de isenção do IPTU, feitos no Atende Fácil, ficaram mais simples. Quem fez a solicitação no ano passado não precisa levar documentos neste ano, basta levar o carnê de 2018 e preencher o formulário, fornecido pelo próprio Atende Fácil. Quem vai solicitar isenção pela primeira vez deve levar o boleto deste ano do IPTU, RG e CPF, cópia da certidão de casamento ou óbito caso o imóvel esteja no nome de cônjuge, e cópia da escritura caso o imóvel não esteja no nome do requerente, além de preencher o requerimento disponibilizado no Atende Fácil, que fica na Avenida 2 entre ruas 2 e 3, Centro e abre das 8 às 16 horas.

Pelo site da prefeitura, endereço www.rioclaro.sp.gov.br, é possível imprimir a solicitação de isenção de pagamento do IPTU para levar ao Atende Fácil. Podem pedir isenção aposentados e pensionistas que ganham até dois salários mínimos e são proprietários de um único imóvel, no qual residem.

Mais de 95.400 boletos foram impressos. Se todos os carnês do IPTU 2018 forem pagos até o final do ano, a arrecadação deste ano em Rio Claro será de aproximadamente R$ 91 milhões. Não há aumento real no valor do IPTU em relação ao ano passado, apenas atualização monetária, de 2,54%, relativa à inflação aferida entre outubro de 2016 e setembro de 2017 pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do IBGE.