Tika lança álbum com músicas inéditas em Rio Claro

Neste sábado (17) tem show gratuito no Casarão da Cultura em Rio Claro a partir das 20 horas. A cantora e compositora Tika faz show de lançamento do seu disco de estréia, “Unwritable”, lançado pela gravadora YB Music de São Paulo. A comunidade está convidada a prestigiar o espetáculo que conta com apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. “É com muita alegria que recebemos a Tika, cantora de grande importância no cenário nacional, para o lançamento do seu álbum. A Tika é uma artista de Rio Claro e essa apresentação vem ao encontro da política adotada pela Secretaria da Cultura de valorizar os artistas locais”, comenta a secretária municipal de Cultura, Daniela Ferraz.

Unwritable (o que não pode ser escrito) apresenta o universo sensorial e feminino da artista e trafega entre referências como música contemporânea, jazz, samba e bossa nova. Tika assina sozinha ou em parcerias as nove faixas do álbum e também a produção musical. Nas letras ou gravações conta com participação ilustre de músicos consagrados no cenário nacional.

A canção “Vida”, que abre o disco, foi escrita por ela em parceria com Rodrigo Campos e Alice Coutinho. Em outras músicas, Tika compôs as melodias e convidou artistas para escreverem letras. É o caso de “Acabou Não Acabou”, com Alice Coutinho; “Aqui”, com Romulo Fróes; e “Noite Vai Alta”, com o artista plástico Clima. O álbum conta ainda com uma faixa inédita, “Haja Amor”, em parceria com o cantor e compositor Otto.

Tika, nome artístico de Marina Casonato, é natural de Rio Claro e tem 28 anos. Estudou Música na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e no Conservatório de Tatuí. Desde 2012 está radicada em São Paulo onde figura no cenário independente da música popular brasileira, com apresentações em diversos espaços culturais, casas de shows e festivais. Também é vocalista da Banda Odara e do projeto Passarim 30 que homenageia Tom Jobim. Além de Unwritable, Tika tem lançados o EP Tika (2014) e o single Antimusa (2015) que estão disponíveis para ouvir nas principais plataformas digitais.

Quem ainda não recebeu carnê do IPTU pode retirar no Atende Fácil

A partir desta sexta-feira (16) os contribuintes de Rio Claro que não receberam o carnê do IPTU 2018 podem fazer a retirada no Atende Fácil. É preciso levar o boleto do ano passado, para facilitar a localização da inscrição cadastral do imóvel. Outra opção é imprimir a cota única ou a primeira parcela do site da prefeitura (www.rioclaro.sp.gov.br).

A parcela única, que vale 10% de desconto no valor total, vence na terça-feira (20). Levantamento da prefeitura divulgado na semana passada apontava que aproximadamente 80% dos pagamentos do IPTU feitos até então foram vista.

A primeira parcela também deve ser paga até a próxima terça-feira. No parcelamento, os pagamentos em dia rendem 3% de desconto em cada parcela. São 11 parcelas no total.

Os Correios concluíram nesta semana a distribuição de quase a totalidade dos carnês do IPTU 2018. Boletos que por algum motivo não puderam ser entregues estão sendo encaminhados ao Atende Fácil, que fica na Avenida 2 entre as ruas 2 e 3, Centro e atende das 8 às 16 horas, para que os contribuintes façam a retirada.

A prefeitura contratou os Correios para entregar 92.622 dos 95.469 carnês impressos. Os demais 2.847 foram enviados às imobiliárias.

Neste ano a prefeitura ampliou as opções de pagamento do tributo, que está sendo recebido no Bradesco, Santander, Itaú, Banco do Brasil e Caixa Federal, nas casas lotéricas e na cooperativa de crédito Sicoob Crediacirc.

O carnê deste ano também é importante para aposentados e pensionistas pedirem a isenção do IPTU 2018. O prazo para solicitar o benefício também termina na terça-feira, dia 20. Quem já teve isenção no ano passado precisa levar apenas o boleto deste ano ao Atende Fácil, onde assinará formulário de solicitação entregue no local. Quem pedir isenção neste ano pela primeira vez deve apresentar, além do requerimento assinado e o carnê deste ano, RG e CPF, cópia da certidão de casamento ou óbito caso o IPTU esteja no nome de cônjuge, e cópia da escritura caso o imóvel não esteja no nome do requerente. Podem pedir isenção do IPTU aposentados e pensionistas que ganham até dois salários mínimos e são proprietários de um único imóvel, no qual residem.

​​Feira Corujão é opção de compras nesta sexta-feira em Rio Claro

Com duas edições semanais, a Feira Corujão retorna as suas atividades na noite desta sexta-feira (16), após a edição da última terça-feira (13) não ser realizada devido ao carnaval. As atividades acontecem das 17h30 às 20h30, na Central do Agronegócio de Rio Claro, antigo Espaço Livre da Vila Martins, na Rua 3-A com Avenida 46-A.

A Feira do Produtor Rural é referência para consumidores que procuram produtos de qualidade, agroecológicos, com preços acessíveis. Frutas, verduras, legumes e ovos são alguns dos produtos comercializados, assim como pó de café, colhido, selecionado, torrado e moído pelo próprio produtor, mel puro, cachaças, licores artesanais e vários outros itens.

Além de bons preços, a Feira Corujão também virou espaço de convivência frequentado semanalmente por centenas de pessoas. Em datas especiais a feira também é palco de atrações culturais para toda a família.

Prefeitura amplia atendimento dos dentistas na rede de saúde

A prefeitura de Rio Claro ampliou em mais de 40% o atendimento em saúde bucal no ano passado, comparando com 2016. O balanço é da Secretaria Municipal de Saúde, que aponta mais de 83 mil atendimentos nessa área feitos em 2017, quando o atual governo assumiu a prefeitura, contra 59 mil no ano anterior. O trabalho do município em 2017 incluiu a entrega de 603 próteses, sendo 231 mandibulares e outras 372 maxilares.

“Mesmo com orçamento herdado da administração anterior, conquistamos vários avanços na saúde com o rígido controle das finanças e foco dos investimentos nos setores prioritários”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “Com o orçamento deste ano, que nós elaboramos, vamos fazer mais”, acrescenta.

A rede de saúde bucal do município conta com equipe de 58 cirurgiões dentistas, 27 auxiliares de saúde bucal e uma protética, entre outros profissionais. O atendimento à população é feito mediante agendamento em um dos três Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) ou nas Unidades de Saúde da Família (USFs). Os profissionais atendem também alunos das escolas municipais, no Centro de Habilitação Infantil “Princesa Victoria” e no departamento de Saúde Ocupacional das Unidades Básicas de Saúde.
Dos mais de 83 mil atendimentos realizados em 2017, a maior parte foi nas escolas municipais, com um total de 29.183 pessoas atendidas. Em seguida, nas USFs, com 18.812 atendimentos.

“O trabalho oferecido pelo município em saúde bucal dá especial atenção para o aspecto preventivo, e engloba atenção a idosos, adultos, jovens e crianças”, explica o secretário municipal de Saúde Djair Francisco, lembrando que um dos destaques da Saúde Bucal em 2017 foi a reativação do trailer odontológico, abandonado pela gestão passada. A equipe da unidade móvel atendeu no ano passado em Itapé, Batovi e em dois centros de convivência nos bairros Jardim das Flores e Jardim Bandeirante, totalizando 510 atendimentos.

De acordo com o dentista Paulo Cesar de Oliveira Freitas, gerente da rede de saúde bucal da Secretaria de Saúde, é fundamental a colaboração dos pacientes no sentido de não faltarem às consultas, para não tirarem lugar de outros na fila de espera e não dificultarem a organização do serviço. “No ano passado tivemos cerca de 30% de pacientes que faltaram às consultas sem justificativas”, informa o especialista.

Os três CEOs da rede municipal de saúde de Rio Claro estão localizados na Rua 7, 839(CEO I), Rua 4, 2031 (CEO II) e Rua 1, 754 (CEO III). Para mais informações e ou agendamento de consultas, a Secretaria de Saúde orienta a comunidade a procurar a unidade de saúde mais próxima de seu bairro. Os endereços das unidades de saúde estão disponíveis no endereço http://www.saude-rioclaro.org.br/enderecos.htm.

Concurso de poesia tem inscrições abertas

A Secretaria da Cultura de Rio Claro está com inscrições abertas para a 19ª edição do Concurso de Poesia, que tem como tema a mulher. Os interessados devem se inscrever nas bibliotecas municipais até o dia 16 de março.

“É a oportunidade de homenagearmos as mulheres e de reconhecermos o talento de pessoas que muitas vezes não expressam sua arte publicamente”, observa Daniela Ferraz, secretária da Cultura.

As inscrições são por faixa etária, divididas de sete a 10 anos, 11 a 14 anos, 15 a 17 anos, 18 a 59 anos e acima de 60 anos. Os candidatos devem elaborar poesia baseada no tema proposto e cada um pode inscrever apenas um trabalho, com exceção dos candidatos da categoria melhor idade (mais de 60 anos), que podem inscrever duas poesias.

Para a avaliação serão convidados professores de língua portuguesa e redação, escritores e profissionais ligados à área de linguagem e produção de textos para a seleção das melhores poesias, considerando a atitude criativa e a temática, além da correção e obediência às regras gramaticais da língua portuguesa.

Os vencedores de cada categoria receberão livros e certificados, em premiação realizada no dia 28 de março no Gabinete de Leitura. A atividade está inserida nas comemorações do Mês da Mulher, realizadas em parceria com a Câmara Municipal e coordenadas pelas vereadoras Carol Gomes e Maria do Carmo Guilherme.

As bibliotecas municipais ficam no Gabinete de Leitura (Avenida 4, 427, Centro), Centro Cultural (Rua 2, 2.880, Vila Operária), Cervezão (Rua M-15, 411) e CEU Mãe Preta (Avenida 1-MP).

Arquivo Público de Rio Claro recebe artigos para revista sobre esportes

O Arquivo Público e Histórico de Rio Claro está realizando chamada pública para a seleção de artigos que serão publicados na 19ª edição da revista da autarquia. O tema principal será “Esporte em Rio Claro”, em comemoração à 82ª edição dos Jogos Abertos do Interior que será realizada em setembro no município.

A participação é aberta à comunidade que pode enviar artigos sobre a história dos jogos na cidade, o esporte como meio de socialização, práticas pedagógicas e esportivas, as diversas modalidades esportivas e a formação de suas equipes, as implantações dos espaços esportivos em Rio Claro (públicos e privados) e os agentes sociais envolvidos em sua construção e utilização, a arquitetura dos prédios esportivos e demais atividades em seus entornos, entre outros temas correlatos.

As contribuições podem ser enviadas até 30 de abril pelo e-mail arquivo@aphrioclaro.sp.gov.br. A publicação conta com o ISSN 0102-9452, é indexada pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e possui Qualis B5 nas áreas de História, Geografia e Educação. “A revista do Arquivo é uma publicação de perfil ilustrado, produzida desde 2003, com textos que retratam aspectos gerais da história e da contemporaneidade do município de Rio Claro”, explica a superintendente do Arquivo Público, Monica Frandi Ferreira.

Cada artigo deve conter no máximo sete páginas com 3.200 caracteres cada lauda. As imagens devem ser enviadas em alta resolução, com legenda e separadas do texto. As margens inferior e superior devem ter dois centímetros e as margens esquerda e direita, três. A fonte do texto deve ser Calibri, corpo 12, espaço entre linhas de 1,5. As notas devem ser escritas em corpo 10 com espaçamento simples.

Mais informações podem ser obtidas no site do Arquivo Público, pelo endereço www.aphrioclaro.sp.gov.br. No portal, também estão disponíveis as edições anteriores da revista para consulta.