Rio Claro receberá mais de R$ 1 milhão para obras e intervenções no trânsito

O município de Rio Claro vai receber recursos da ordem de R$ 1 milhão do governo estadual, para realização de obras e ações educativas de trânsito. A informação foi confirmada ao prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, em evento no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo nesta segunda-feira (19), para a divulgação do balanço anual do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito e assinaturas de novos convênios do programa.

A cerimônia contou com a presença do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, secretários estaduais, deputados, entre outras autoridades. Da solenidade também participaram o vice-prefeito e secretário municipal de Segurança, Marco Antonio Bellagamba, e o diretor municipal de Transportes, Adilson Marques.

Em breve Rio Claro deverá assinar convênio para a liberação dos recursos. O protocolo de intenção foi assinado no ano passado, evento do qual participou o deputado estadual Aldo Demarchi. “É um programa importante que auxilia os municípios a melhorarem as condições de segurança no trânsito. Com escassez de recursos, a prefeitura precisa de apoio para realizar intervenções que possam contribuir para a redução de acidentes salvando vidas”, afirma Juninho.

Também no evento desta segunda-feira (19), o prefeito reforçou ao governador pedido para viabilizar o projeto de reestruturação do trevo da rodovia Washington Luís na entrada de Rio Claro. O governador solicitou informações sobre o assunto ao diretor geral da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), Giovanni Pengue Filho. O diretor informou que o governo estadual irá realizar nova licitação para concessão de rodovias. No contrato de concessão será incluída essa obra que deverá ser realizada pela empresa que vencer o processo licitatório.

Casarão da Cultura tem samba na quinta-feira

O Projeto Amigos do Paulinho é atração nesta quinta-feira (22) do Samba no Casarão. O evento será às 20 horas no Casarão da Cultura de Rio Claro e tem entrada gratuita. A realização é da prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal da Cultura.

No repertório do grupo está o samba de raiz interpretado por Rogério Cerri (violão sete cordas), Tadeu (violão seis cordas), Paulinho (trompete e percussão), Luizão (cavaquinho, voz e saxofone) e Cerebelo (percussão e voz). O grupo teve início em 2014 com o intuito de divulgar o samba de raiz no município.

O Samba no Casarão é realizado uma vez por mês, sempre às quintas-feiras, no Casarão da Cultura, levando ao público samba da melhor qualidade. O Casarão fica na Avenida 3 com a Rua 7, Centro.

Festival Crie Sua Própria Música é atração nessa quinta no Centro Cultural

O Centro Cultural “Roberto Palmari” recebe na quinta-feira (22) o festival Crie Sua Própria Música, do Projeto Guri. Com o apoio da prefeitura de Rio Claro, por meio da Secretaria da Cultura, o evento tem entrada franca e será realizado às 19 horas.

A apresentação é resultado da atividade educativa realizada com cerca de 70 alunos e alunas do Polo Rio Claro do Projeto Guri, sob a orientação dos intercambistas do Move (Musicians and Organizers Volunteer Exchange), programa que visa o compartilhamento de conhecimentos musicais entre jovens de diferentes nacionalidades.

Esta edição do festival contou com contribuição dos jovens Valentino Salimo (de Moçambique), Waliko Gondwe (do Malawi) e Kristoffer Dokka (da Noruega). No festival o público poderá acompanhar as criações musicais resultantes deste intercâmbio. O Projeto Guri é mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. O Centro Cultural fica na Rua 2, 2.880, Vila Operária. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones ( 11) 3147-7900, (11) 3147-7449 e (11) 3147-7490.

​​Terça-feira é dia de Feira Corujão

A tradicional Feira do Produtor, mais conhecida como Feira Corujão, organizada pela prefeitura por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção, será realizada nesta terça-feira (20) na Central do Agronegócio de Rio Claro, antigo Espaço Livre da Vila Martins, na Rua 3-A com Avenida 46-A, das 17h30 às 20h30.

O espaço se destaca pela venda de produtos da agricultura familiar, que fazem o percurso campo-consumidor sem intermediários. É uma excelente opção para quem valoriza qualidade em frutas, verduras e legumes frescos, grande parte produzida sem uso de agrotóxicos.

Além de bons preços, a Feira Corujão também virou espaço de convivência frequentado semanalmente por centenas de pessoas. Em datas especiais a feira também é palco de atrações culturais para toda a família.

A Feira Corujão tem duas edições semanais, as terças-feiras e sextas-feiras, das 17h30 às 20h30.

Último dia para conseguir desconto de 10% no IPTU

Termina nesta terça-feira (20) o prazo para pagar o IPTU de Rio Claro à vista com desconto de 10% no valor total do carnê. Quem for parcelar também deve correr, pois na mesma data encerra-se o prazo para pagar a primeira parcela, sendo que a prazo os pagamentos em dia valem 3% de desconto em cada parcela. Ainda nesta terça-feira acaba o período dos pedidos de isenção do IPTU.

“Nossa expectativa é de que os contribuintes aproveitem os descontos oferecidos pela prefeitura”, observa o secretário municipal de Economia e Finanças, Gilmar Dietrich.

O imposto está sendo recebido no Bradesco, Santander, Itaú, Banco do Brasil e Caixa Federal, nas casas lotéricas e na cooperativa de crédito Sicoob Crediacirc.

Quem fez o pedido de isenção do IPTU no ano passado neste ano não precisa levar documentos ao Atende Fácil (Avenida 2, ruas 2 e 3, Centro), basta apresentar o carnê do IPTU 2018 e preencher o formulário, fornecido pelo próprio Atende Fácil. Os demais devem levar o carnê deste ano, RG e CPF, cópia da certidão de casamento ou óbito caso o IPTU esteja no nome de cônjuge, e cópia da escritura caso o imóvel não esteja no nome do requerente, além de preencher o requerimento disponibilizado no Atende Fácil.

Quem não recebeu o carnê do IPTU em sua residência pode buscar o boleto no Atende Fácil. O atendimento é feito das 8 às 16 horas. Outra opção é imprimir as guias de pagamento diretamente do site da prefeitura, pelo endereço www.rioclaro.sp.gov.br, link “IPTU 2018” no alto da página.  Basta inserir o código reduzido ou a referência cadastral do imóvel, encontrados nos carnês anteriores e, em seguida, optar entre o parcelamento ou o pagamento à vista, imprimir o documento e pagar em alguma unidade da rede credenciada.

Pelo site da prefeitura também é possível imprimir a solicitação de isenção de pagamento do IPTU para levar ao Atende Fácil, junto com o carnê deste ano. Podem pedir isenção do IPTU aposentados e pensionistas que ganham até dois salários mínimos e são proprietários de um único imóvel, no qual residem.

Curso de manicure e pedicure começa 3ª-f no Jardim das Nações

Novas turmas do curso de manicure e pedicure terão aulas iniciadas em Rio Claro na terça-feira (20). A realização do curso é resultado de parceria do Fundo Social de Solidariedade de Rio Claro com a Fundação Rotária, representada pelo Rotary Club de Rio Claro Cidade Azul. A aula inaugural será às 8 horas.

Cerca de 40 alunos, todos moradores do Jardim das Nações 1 e 2, estão inscritos para participar da capacitação, que tem carga horária de 40 horas. “A demanda por atendimento no local é grande e, para facilitar a frequência e participação dos alunos, viabilizamos com a Fundação Rotária a realização do curso no residencial”, observa Paula Silveira Costa, presidente do Fundo Social.

Em princípio duas turmas com dez alunos iniciam as atividades. Após a conclusão destas turmas, o curso será ministrado para mais 20 alunos. As aulas são realizadas às segundas, terças e quartas-feiras, das 8h30 às 11h30 para os alunos do período da manhã, e das 13 às 16 para as turmas da tarde.

Com a parceria, a Fundação Rotária disponibiliza material e professor para a realização das aulas e a parte administrativa fica a cargo do Fundo Social. “Este é mais um exemplo do quanto as parcerias podem ser construtivas para o nosso município”, destaca Paula.

​​Prefeitura realiza nova pintura em faixas elevadas de pedestres

A Prefeitura de Rio Claro iniciou nesta segunda-feira (19) a revitalização das faixas elevadas de pedestres. As travessias estão recebendo pintura destacada nas cores amarela e branca para maior visibilidade e segurança de motoristas e pedestres.

O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, destaca que esta é uma medida necessária no trabalho da prefeitura pela diminuição de acidentes. “Temos buscado oferecer melhores condições de tráfego de pessoas e veículos, em especial em locais de grandes movimentos. O respeito do motorista com o pedestre é essencial”, comenta.

“A nova pintura proporciona maior visibilidade, aumentando ainda mais a atenção dos motoristas que diminuem a velocidade ao passar por estas faixas, facilitando a travessia dos pedestres”, afirma Marco Antonio Bellagamba, secretário municipal de Segurança, Defesa Civil e Mobilidade Urbana.

Durante os serviços de revitalização das faixas, os motoristas devem redobrar a atenção ao trafegar pelos locais em que as equipes estiverem trabalhando, já que as pinturas são executadas por etapas e parte das faixas precisa ser interrompida ao trânsito.

O município possui dezessete faixas elevadas, que foram implantadas nos principais cruzamentos, inclusive no Centro Histórico de Rio Claro.

​​Trânsito interditado na Av. 7 com Rua 2 para melhorias no trânsito

O motorista que transitar pela região central no começo da noite desta segunda-feira (19), deverá redobrar a atenção. A Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Mobilidade Urbana, interditará a partir das 19 horas o trecho da Avenida 7 entre as ruas 1 e 2.

No local será instalada uma nova sinalização de trânsito com a colocação de placas de proibido estacionar e parar de ambos os lados da via.

O motorista que estiver transitando pela Avenida 7 com intenção de chegar aos bairros Cidade Nova ou Vila Paulista deverá virar a Rua 2 e seguir até a Avenida 11 e posteriormente cruzar a linha férrea da Avenida 13. A outra opção é acessar a Rua 3 e seguir até a Avenida 8.

Ao término do serviço a via será liberada para o fluxo de veículos.