Prefeitura amplia iluminação e instala ponto de ônibus no bairro Santa Elisa

A região do bairro Santa Elisa, que no sábado (24) passará a contar com uma Unidade de Saúde da Família, está recebendo uma série de melhorias. A prefeitura de Rio Claro está realizando serviços na região da Avenida 54, na divisa com o Jardim Paulista II e Jardim das Paineiras. Mutirão de limpeza está sendo realizado no local com serviços de varrição em vias públicas e calçadas, corte de mato em terrenos e poda de árvores.

A iluminação também está sendo ampliada. Nesta quarta-feira (21), a prefeitura instalou quatro luminárias de 400 watts com o objetivo de deixar o local mais seguro. As melhorias incluem ainda a instalação de ponto de ônibus para garantir maior conforto aos usuários do transporte coletivo. “Essas ações visam proporcionar mais conforto e segurança para os moradores do bairro. Espaços limpos e iluminados inibem a ação de criminosos”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que acompanhou os trabalhos nesta quarta-feira.

Os serviços estão sendo executados por equipes das secretarias de Obras e de Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção. “Os serviços de manutenção e limpeza no município são realizados constantemente, em sistema de rodízio ou de acordo com a necessidade de determinada localidade”, explica Emilio Cerri, secretário municipal de Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção.

Essa é mais uma ação da prefeitura no bairro Santa Elisa que ganhará no sábado (24) uma nova unidade de saúde para melhor atender a comunidade que utiliza a rede pública.

Caps AD atende em novo endereço a partir da semana que vem

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) de Rio Claro está em novo endereço.  A partir da próxima segunda-feira (26) a unidade passa a atender na Avenida 4, 1171, na esquina com a Rua 13, na Vila do Rádio. Em função da mudança, o serviço permanece fechado nesta semana. “O novo local é mais amplo, mais adequado e oferece melhores condições de acolhimento aos pacientes”, salienta Karen Batista, psicóloga responsável pelo Caps AD, que é mantido pela prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde. O atendimento nas novas instalações será feito no mesmo horário atual, de segunda a sexta-feira das 8 às 18 horas.

Com uma média de 200 pessoas atendidas por mês, o Caps AD é um serviço específico para o cuidado, e atenção integral e continuada às pessoas com necessidades em decorrência do uso de álcool, e outras drogas, como o crack. No local é oferecido acompanhamento clínico e feito trabalho pela reinserção social dos usuários, com ênfase ao fortalecimento dos laços familiares e comunitários e à importância do trabalho, lazer e exercício dos direitos civis.

O Caps AD conta com equipe multiprofissional composta por médico psiquiatra, clínico geral e psicólogos. Mais informações sobre o serviço podem ser obtidas pelo telefone 3522-2600 ou 3525-7204.
Para emergências psiquiátricas a Secretaria de Saúde mantém o Caps III em funcionamento 24 horas, na Rua M-9, 50, vizinho à Unidade de Pronto Atendimento do Cervezão.

Faculdade de Medicina de Rio Claro inicia aulas

Os alunos da primeira turma do curso de medicina de Rio Claro iniciaram nesta semana suas aulas. Nesta semana de recepção aos novos universitários, o Claretiano Faculdade preparou uma série de atividades com a presença de convidados do meio acadêmico e autoridades municipais.

Na segunda-feira foi realizada a aula inaugura e, nesta quarta-feira (21), os alunos receberam o tradicional jaleco branco. “Temos a expectativa de que, como profissionais da saúde, vocês cumprirão um papel social importante, dando a atenção e carinho que a comunidade quer e merece”, afirmou o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “Todos querem ser bem atendidos”, ressaltou.

O secretário de Saúde, Djair Francisco, lembrou que a parceria estabelecida com a prefeitura permitirá que o Claretiano utilize as unidades municipais de saúde para os estágios e aprendizado de seus alunos. “Mais do que ampliar os investimentos na estrutura da saúde, temos buscado sempre um atendimento cada vez melhor ao público, com acolhimento e respeito aos pacientes”, afirmou Djair.

O apoio da Câmara de Vereadores para a implantação do curso, antiga aspiração da cidade, também foi destacada. O presidente André Godoy lembra que a cidade se mobilizou para a conquista e ressalta a conduta empreendedora do Claretiano Centro de Educação em apostar no potencial de Rio Claro. “Este curso dá a Rio Claro um referencial nacional em educação e saúde”, afirmou André Godoy.

O reitor Sérgio Piva ressaltou a tradição claretiana em colaborar com as transformações sociais por intermédio da educação. “Nossa educação está inspirada em Antonio Maria Claret, que sempre buscou servir o ser humano e é isto que pretendemos passar para vocês jovens estudantes: a vontade de aprender uma profissão também para auxiliar aqueles que mais precisam”, disse.

“Vamos formar profissionais de responsabilidade e comprometimento, contem conosco”, afirmou Sávio Caros Desan Scopinho, da Pastoral do Claretiano.

Também participaram da mesa de autoridades o médico Jair Vergínio, coordenador do curso, e Leandro Tavares Pauletti, diretor acadêmico do Claretiano Faculdade.

Prefeitura elimina canaleta para melhorar trânsito no Bairro do Estádio

Equipe da prefeitura de Rio Claro trabalha em melhoria para o trânsito e fluxo de veículos na Rua 23, Bairro do Estádio. Nova boca de lobo está sendo construída entre as avenidas 25 e 27 para que em seguida a canaleta do cruzamento possa ser removida. Os trabalhos foram iniciados nesta semana e a estimativa é que sejam concluídos até a semana que vem.

“Este é um ponto de intenso fluxo de veículos, já que faz ligação com o pontilhão do Inocoop, e que será melhorado a partir da remoção da canaleta, que inclusive constantemente precisa de reparos”, observa o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

Com os danos provocados pelo tráfego intenso, inclusive de ônibus, a canaleta passa a ser um transtorno para motoristas que utilizam a via. Para resolver o problema, a Secretaria de Obras trabalha na construção da boca de lobo. “No mesmo quarteirão, no lado oposto da via já há uma galeria para onde a água captada pela boca de lobo será desviada. Assim, a eliminação da canaleta poderá ser feita sem que haja acúmulo de água”, explica Paulo Roberto de Lima, secretário de Obras.

​​Prefeitura faz limpeza em praças públicas

A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção, prossegue com a série de serviços para cortar de mato e limpar terrenos, praças e vias públicas.

Nesta quarta-feira (21) as equipes realizaram os serviços de limpeza e corte de mato na praça Irineu de Oliveira Prado, localizada na Avenida 26 entre as ruas 14 e 15, bairro Jardim São Paulo. Também recebeu os trabalhos o entorno da Avenida Presidente Kennedy, na região do Aeroclube.

O secretário Emílio Cerri ressalta que cinco equipes realizam os serviços de limpeza das praças e vias públicas, de acordo com um cronograma elaborado pela secretaria. “Se a chuva não atrapalhar, pretendemos concluir os trabalhos o mais rápido possível para dar continuidade em praças de outros bairros”, explica.

A Prefeitura reforça que o município possui seis ecopontos onde podem ser depositados até um metro cúbico de galhos, restos de podas de árvores e entulhos de materiais de construção; móveis, eletrodomésticos, madeiras MDF, colchões e outros objetos velhos; pilhas e materiais recicláveis, lâmpadas e óleo de cozinha. Lixo orgânico, hospitalar e de empresas não são aceitos nos ecopontos, pois têm outros modelos de descarte. O município também oferece coleta de lixo doméstico, coleta seletiva e o caminhão do cata bagulho.

Prefeitura entrega no sábado Unidade de Saúde da Família do Santa Elisa

A prefeitura de Rio Claro entrega nesse sábado (24) às 9 horas a primeira das seis Unidades de Saúde da Família (USF) que ficaram com obras paralisadas até 2016. A unidade começará a atender o público do bairro Santa Elisa e região na segunda-feira (26). A Secretaria de Saúde já definiu a equipe médica e de enfermagem que fará o atendimento no local.

Como as outras cinco unidades, que em breve serão entregues, a USF “Dr. Acácio Jorge” teve as obras retomadas no ano passado quando o atual governo assumiu a prefeitura. É um grande avanço para moradores da região do Santa Elisa, que precisavam percorrer uma distância superior a cinco quilômetros para se deslocar até a UBS do Wenzel, o posto mais próximo do bairro.

A USF do Santa Elisa atenderá 4.800 usuários previamente cadastrados, em consultas médicas, pré-natal, puericultura, exame de papanicolau, vacinas, medicações, consultas complementares e outros atendimentos. Outra característica das unidades de saúde da família é ter equipe que realiza visitas domiciliares.

“É mais um compromisso com a população que estamos cumprindo, trazendo avanços à saúde”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “O Programa Mais Saúde, que já proporcionou a abertura das farmácias aos finais de semana e feriados no município, bem como o atendimento de qualidade prestado no Espaço Mais Saúde, está ampliando em mais 30% o atendimento da rede de Atenção Básica com as seis novas Unidades de Saúde da Família”, acrescenta Juninho.

Com as obras físicas das novas USFs já concluídas e a compra de móveis e equipamentos em andamento, a Secretaria Municipal de Saúde prepara para breve as inaugurações das outras cinco USFs, que vão atender as regiões do Mãe Preta, Jardim Progresso, São Miguel, Jardim Brasília e Bela Vista.

O secretário municipal de Saúde, Djair Francisco, explica que as três últimas unidades a serem entregues estão em fase final do processo de territorialização, que é cadastramento das famílias que serão atendidas em cada unidade. Esse trabalho está sendo feito por agentes comunitários de Saúde em todas as casas desses bairros. O objetivo é organizar o atendimento e permitir que os profissionais das unidades de saúde da família façam melhor o acolhimento à comunidade.

“A conclusão e entrega à população dessas Unidades de Saúde da Família são fruto de uma gestão que luta pela ampliação do atendimento de qualidade na saúde em Rio Claro”, frisa o secretário Djair Francisco.

O presidente de Câmara Municipal, André Godoy, que assina junto com a vereadora Maria do Carmo Guilherme o projeto de lei nomeando a nova USF como “Dr. Acácio Jorge”, destaca o empenho do município em prol da saúde, com ações que beneficiam principalmente aqueles que mais necessitam. “Os avanços no setor deixam claro que Rio Claro está no caminho certo ao ampliar os investimentos no setor de saúde”, afirma.

Secretaria de Cultura de Rio Claro confirma mais de 30 eventos

Trinta e cinco eventos estão confirmados pela Secretaria da Cultura de Rio Claro para serem realizados até novembro no município. Música, teatro e mostra artística estão entre as atrações que serão levadas ao público gratuitamente. Mais atrações serão incluídas na programação.

“Além dos eventos fixos, como Quintetos de Quinta, Samba no Casarão e Fortalecendo a Cena, teremos muitas outras atividades para a comunidade prestigiar”, observa Daniela Ferraz, secretária da Cultura, lembrando que o número divulgado refere-se apenas ao que já está confirmado e que as realizações ao longo do ano devem ser em maior quantidade. “Sempre primamos por eventos que levem ao público não apenas entretenimento, mas opções culturais de qualidade”, ressalta a secretária.

No Casarão da Cultura, uma vez por mês, sempre às quintas-feiras, o público confere Quintetos de Quinta, com apresentações da Orquestra Sinfônica de Rio Claro ou da Banda União dos Artistas Ferroviários. As apresentações começam às 20 horas e a próxima está marcada para 8 de março.

O Casarão também é palco para o samba, com a realização mensal, também às quintas às 20 horas, do Samba no Casarão. As próximas atrações são Projeto Paulinho e Amigos nesta quinta-feira (22), Grupo Lira Paulista no dia 22 de março, Velha Guarda da Grasifs em 19 de abril e Projeto Deixa Clarear, num tributo à Clara Nunes, no dia 24 de maio.

O Fortalecendo a Cena leva para o Centro Cultural atrações musicais de diferentes gêneros. As apresentações são no último domingo de cada mês a partir das 17 horas. Nesta semana o público confere o som de Inocoops, Sweet Destruction, Funeral Sex e Spiral Guru. Já estão confirmadas as apresentações de Casa do Timbó, DJ Simoníssima e The Pepperies para a edição do dia 25 de março. Em abril as atrações devem ser Maracatu Projeto Guri, Anná e Ilú Obá de Min.

Muitos outros eventos estão na programação. A orquestra do Projeto Guri se apresenta nesta quinta-feira (22), às 19 horas no Centro Cultural. Em março, no dia 17, Mostra Artística Feminina reunirá diversas atrações no Casarão da Cultura. O Circuito Cultural Paulista levará ao Grupo Ginástico a ópera La Traviata no dia 20. Em abril, durante a Semana de Ogum, de 22 a 28, várias atividades serão desenvolvidas. O Festival Dalva de Oliveira está confirmado para maio, no Casarão da Cultura, com apresentações nos dias 4 e 5. As atrações serão Tássia Guarnieri e Banda Estrela Dalva, Roberto Seresteiro e Grupo Água Viva de Vintém, Grupo Rabo de Gato e Grupo Flor de Aguapé. Em novembro comemora-se o Dia Nacional da Cultura e haverá atividades nos dias 12 e 13 na Philarmônica.