Prefeitura conclui Implantação de galerias no Jardim Novo I

A prefeitura de Rio Claro concluiu obra para implantação de galerias de águas pluviais na Rua 13 com a Avenida 3 no bairro Jardim Novo I. Tubos de 1,20 metro de diâmetro foram instalados em trecho de 50 metros. Os serviços foram executados pelos funcionários da Secretaria Municipal de Obras, o que ajuda a diminuir os custos.

“A construção da nova rede aumentará a capacidade de captação de água da chuva nesse trecho, reduzindo o risco de alagamentos e de erosões”, explica o secretário de Obras, Paulo Roberto de Lima.

Para o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, a obra é uma grande conquista para a comunidade que há anos espera pela melhoria. “Os moradores do bairro finalmente tiveram a reivindicação atendida ganhando a melhoria necessária e mais segurança”, destaca Juninho.

Morador do bairro, Ricardo da Silva aprovou a obra realizada pela prefeitura. “Antes, o buraco estava enorme e sempre surgiam pessoas dizendo que iam resolver o problema, tiravam foto e nunca mais apareciam. Agora, com o serviço pronto, não teremos mais preocupação com erosão e enxurradas”, comenta.

Nova empresa de plantão médico assume UPAs na 2ª-feira

A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Claro contará com o serviço da empresa Medicar – Serviços de Emergência, para o fornecimento de médicos plantonistas para as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) do Cervezão e da Avenida 29. A nova empresa que assume a partir desta segunda-feira (09) era a segunda colocada no processo licitatório aberto no ano passado, no qual a vencedora foi a NSM, que teve seu contrato rompido pela secretaria de saúde.

Os serviços da Medicar também poderão ser usados para cobrir faltas nos plantões do Pronto Socorro Municipal Integrado (PSMI) e, em caso de necessidade, em unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família.

“Nosso propósito é sempre melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços na saúde pública”, explica o secretário municipal de Saúde, Djair Francisco.

Atualmente a UPA da 29 conta com 88 servidores concursados. Desses, 13 são médicos plantonistas. A UPA do Cervezão conta com o trabalho de 101 servidores, sendo 15 médicos. O PSMI, do total de 79 servidores, tem 16 médicos.

Daae faz reparo em reservatório do bairro Mãe Preta

O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro segue realizando obras e serviços de manutenções para melhorar a distribuição de água no município. Na sexta-feira (6), a autarquia fez serviços de reparos em um dos dois reservatórios de água do Parque Mãe Preta.

Trabalhos de solda e pintura, interna e externa, reforçaram a estrutura contra vazamentos. O trabalho foi feito sem custos ao Daae ou para a prefeitura, já que o reservatório está no período de garantia.

“São trabalhos de manutenções preventivas necessárias para melhor atender à população”, comenta o superintendente da autarquia, Ricardo Pires de Oliveira.

Roçagem

Ainda nesta semana a equipe de manutenção do Daae iniciou nova etapa de trabalho de limpeza e roçagem de mato em terrenos da autarquia. São mais de 266.200m² de terrenos, que abrangem as duas Estações de Tratamento de Água (ETA 1 e ETA 2), as duas centrais de captação de água, a central de distribuição, a sede da autarquia e mais de 60 reservatórios.

Atividade de combate ao Aedes envolve alunos do Projeto Flores

Alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do bairro Residencial das Flores, em Rio Claro, também conhecido como “Projeto Flores”, fizeram durante toda esta sexta-feira (6) atividades voltadas ao combate do mosquito Aedes aegypti, que transmite o vírus da dengue, zika e chikungunya. Com apoio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), os alunos fizeram mutirão no entorno do projeto, retirando lixo jogado indevidamente no calçamento e no terreno da quadra.

Crianças fantasiadas de mosquito representaram o Aedes sendo obrigado a ajudar na limpeza.  Foram recolhidos plásticos, caixas de suco, tampinhas, copos, isopor, papelão e garrafas.  As crianças também produziram cartazes e desenhos de alerta sobre o perigo que representa para a população a presença de criadouros, para chamar a atenção das pessoas que passavam pela rua.

A coordenação do projeto também reuniu as crianças para uma atividade lúdica, como um jogo de caça-palavras onde era necessário encontrar frases relativas à eliminação do mosquito e também máscaras do Aedes para colorir. As famílias dos alunos também foram envolvidas nessas atividades, levando até o projeto material reciclável como garrafas pets e, em troca, receberam verduras.

Ao final das atividades os alunos ganharam do Centro de Controle de Zoonoses canecas para serem utilizadas substituindo copos plásticos descartáveis. Também foram feitas orientações sobre o descarte correto de lixo.

Com mais material e equipe ampliada, prefeitura vai intensificar tapa-buracos

O material para ampliação dos serviços de tapa-buracos em Rio Claro começa a chegar nos próximos dias. Com a entrega das primeiras 30 toneladas da emulsão asfáltica comprada recentemente pela prefeitura, a Secretaria Municipal de Obras já terá condições de intensificar o trabalho em algumas regiões do município. “Há anos a manutenção do asfalto deixa a desejar e, neste ano, o primeiro em que trabalhamos com nosso orçamento, vamos dar maior agilidade e mais qualidade a esse serviço”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

Além da emulsão asfáltica, a prefeitura também está adquirindo massa para aplicação a quente, que será utilizada no recapeamento dos trechos em que as condições das vias são mais precárias. Como grande parte da pavimentação asfáltica de Rio Claro é muito antiga, são muitos os pontos propensos ao aparecimento de buracos.

De acordo com o secretário municipal de Obras, Paulo Roberto de Lima, a prefeitura também está finalizando a contratação de empresa para ampliar as equipes de manutenção do asfalto. “Hoje temos quatro equipes e é pouco, pelo tamanho da cidade e condições do asfalto”. A previsão é de que a empresa vencedora da concorrência pública seja divulgada nos próximos dias.

De acordo com o secretário de Obras, a chegada do período com menos chuvas também vai contribuir para a realização do tapa-buracos e recuperação de vias.

​​Velório Municipal de Rio Claro ganha bancos novos

O Velório Municipal de Rio Claro está ganhando novas cadeiras. A substituição dos antigos bancos está sendo feita pela prefeitura. O espaço está recebendo 48 cadeiras longarinas de três lugares que foram adquiridas pela administração municipal com investimento de quase R$ 30 mil. “Nosso objetivo é oferecer mais conforto para as pessoas que utilizam o velório num momento tão difícil”, informa o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

Os novos bancos estão sendo instalados nas salas de espera e corredores. “A troca dos bancos faz parte de uma série de melhorias que vem sendo realizada pela prefeitura no velório”, destaca o secretário municipal da Administração, Jean Scudeller.

Em fevereiro deste ano, foi feita a substituição de todas as lâmpadas fluorescentes pelas de led, mais econômicas. “Todas as salas, corredores e entrada do velório ganharam a nova iluminação”, comenta Sérgio Christofoletti, diretor municipal de Administração.

A prefeitura está programando outras melhorias para o velório. O telhado e sistema de ventilação são os próximos itens a receberem investimentos. “Vamos substituir as telhas de amianto por telhas sanduíches”, explica Christofoletti. As telhas sanduíche são termoacústicas e possuem propriedades que isolam a temperatura e o som. Além das telhas, as salas do velório também ganharão em breve ar condicionado para oferecer maior conforto aos cidadãos.

Aposentados e pensionistas da prefeitura começam a se recadastrar em maio

Para organizar melhor o recadastramento dos servidores público municipais estatutários de Rio Claro, que começa no próximo dia 16, a prefeitura dividiu o início dos trabalhos. Os funcionários ativos começam a se recadastrar já a partir da segunda quinzena deste mês e os aposentados e pensionistas serão atendidos a partir da segunda quinzena de maio. O recadastramento vale para servidores ativos, inativos e pensionistas pagos pelo Instituto de Previdência Municipal de Rio Claro (IPRC), não incluindo os do Daae, Fundação de Saúde e Arquivo Público.

“Optamos por fazer essa divisão para facilitar o atendimento, especialmente para os aposentados e pensionistas”, explica a diretora o departamento municipal de Gestão de Pessoas, Regina Siqueira Masson.

A ampla atualização de dados dos servidores públicos municipais será feita pelo governo municipal de 16 de abril a 15 de junho. Todos os funcionários estatutários da prefeitura. “As informações atualizadas são essenciais para o município organizar e modernizar o serviço público, dando mais eficiência e funcionalidade aos trabalhos”, explica o secretário municipal de Administração, Jean Scudeller, acrescentando que as informações são necessárias para ampliar a qualidade dos serviços previdenciários e atualizar os benefícios do servidor e sua família.

Os postos de recadastramento funcionarão de segunda a sexta-feira, no Paço Municipal e Núcleo Administrativo Municipal (NAM) (das 8 às 17 horas, sem intervalo para o almoço), e no Ginásio de Esportes Felipe Karan (das 8 às 13 e das 14 às 17 horas). Também foram montadas duas equipes volantes que atenderão as escolas municipais das 9 às 11h30 e das 12h30 às 17 horas.

Mais informações sobre o assunto poderão ser obtidas pelos telefones 156 e 3522-1912 ou pelo site www.rioclaro.sp.gov.br.

Para o recadastramento não será preciso levar xerox dos documentos, que são PIS/Pasep, RG, carteira de trabalho, título de eleitor, certificado de reservista ou de dispensa, CNH, certidão de casamento, certidão de nascimento de dependentes, certidão de efetivo exercício profissional, cópia do ato de concessão de benefício previdenciário, certidão de tempo de contribuição ou de serviço emitida pelo INSS ou órgão afim (se tiver), comprovante de escolaridade, cópia de ato ou portaria de nomeação e posse, último holerite, comprovante de residência atualizado (conta de água, luz ou telefone), atestado de invalidez ou incapacidade, quando for o caso, número do telefone celular e endereço eletrônico (email).

Prefeitura entrega nova sede do Caps AD após 10 anos de espera

Após mais de dez anos de espera, o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (Caps AD) de Rio Claro tem nova e mais adequada sede. A prefeitura entregou o prédio na sexta-feira (6), reafirmando a posição de destaque que a saúde ocupa no município desde o ano passado, quando começou a gestão do prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. Agora o Caps AD, que se chama “Luzan Yara Pereira”, fica na Avenida 4, esquina com a Rua 13, número 1171.

 Há mais de uma década a equipe do programa de saúde mental do município e usuários vinham pedindo melhorias para o atendimento do Caps AD.  “O local onde estava o Caps AD era inadequado para esse importante trabalho de auxílio, acolhimento e recuperação das pessoas que procuram por esse serviço”, explicou o secretário municipal de Saúde, Djair Francisco. “Vamos continuar investindo na humanização do atendimento em saúde”, acrescentou durante a inauguração.

O vice-prefeito, Marco Antonio Bellagamba, destacou o importante papel da equipe do Caps AD. “Acompanho de perto o trabalho que esses profissionais realizam”, disse, citando a Operação Vulnerabilidade, em que a prefeitura presta atendimento a pessoas em situação de rua. “Sabemos da complexidade e importância das atividades desenvolvidas pelo Caps AD e por isso nos empenhamos em oferecer melhores condições de trabalho em um espaço acolhedor, com toda a estrutura necessária”, acrescentou o vice-prefeito.
A solenidade contou com a presença de secretários da administração municipal, do assessor parlamentar Ivan Castanho, representando o deputado Estadual Aldo Demarchi e da gerente do programa de saúde mental de Rio Claro, Ana Carolina Oda Nevoeiro. “Essa era uma solicitação que vínhamos fazendo há anos e nunca fomos atendidos, agora é como se realizássemos um sonho antigo, de poder atender ainda melhor nossos pacientes”, afirmou.

Durante a solenidade houve apresentação de dança circular e a presença de integrantes do projeto de venda de pães feitos pelos pacientes da rede de saúde mental, além de exposição e venda de artesanato produzido pelo pacientes.

O Caps AD faz em média 200 atendimentos por mês. Conta com psiquiatria e psicologia, abre de segunda a sexta-feira das 8 às 18 horas e atende demanda espontânea. É um serviço específico para o cuidado e atenção integral e continuada às pessoas com necessidades em decorrência do uso de álcool e outras drogas, como o crack. No local é oferecido acompanhamento clínico e feito trabalho pela reinserção social dos usuários, com ênfase no fortalecimento dos laços familiares e comunitários da importância do trabalho, lazer e exercício dos direitos civis. Mais informações sobre o serviço podem ser obtidas pelo telefone 3522-2600 ou 3525-7204.

Jardim das Nações ganhará Centro Social Urbano

O Jardim das Nações, localizado na região do bairro Terra Nova em Rio Claro, irá ganhar um Centro Social Urbano (CSU) para oferecer opções de lazer para os moradores daquela localidade. O governo estadual liberou R$ 450 mil para a construção do equipamento social. O convênio para a liberação dos recursos foi assinado nesta sexta-feira (6) no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo pelo prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, e o secretário municipal da Habitação, Anderson Golucci.

“Estou muito feliz em anunciar a construção desse centro social que será uma importante área de lazer para a comunidade”, comenta Juninho, lembrando que o Jardim das Nações foi ampliado no passado com a entrega de 968 apartamentos. “Já conseguimos uma escola, uma creche e agora esse centro social para aquela região da cidade”, destaca Juninho.

A creche do Terra Nova deverá ser inaugurada neste semestre e a construção da escola está com licitação em andamento. “A construção desse centro social será um marco para a região e faz parte da nossa proposta de prestigiar os empreendimentos habitacionais de interesse social”, explica Anderson Golucci.

A construção do CSU é fruto de um esforço conjunto da prefeitura, do deputado federal Rodrigo Garcia, do deputado Aldo Demarchi e da bancada do Democratas na Câmara Municipal formada pelos vereadores André Godoy, Ney Paiva, Ruggero Seron, Geraldo Voluntário e Val Demarchi, sendo que esses dois últimos também participaram do evento em São Paulo. “Essa proximidade entre os governos e os parlamentos tem trazido bons resultados para Rio Claro”, afirma Aldo Demarchi. Para Rodrigo Garcia, “contribuir com Rio Claro é retribuir com trabalho os votos que tive na cidade que sempre me apoiou”.

Além desse convênio, o município também foi contemplado com verba de R$ 250 mil para construção de quadra poliesportiva no bairro Santa Elisa. O equipamento público será construído ao lado da Unidade de Saúde da Família (USF), que foi entregue à comunidade pela prefeitura no final de fevereiro.

 

Bairro Santa Elisa terá área de lazer

Após ganhar unidade de saúde, Santa Elisa terá também área de lazer.

Os moradores da região do bairro Santa Elisa, em Rio Claro, ganharão uma área de lazer. A notícia foi confirmada nesta sexta­-feira (6) pelo prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, logo após firmar em São Paulo nova parceria com o governo estadual, desta vez para o repasse de R$ 250 mil à Secretaria Municipal de Habitação.

“O novo equipamento público será construído ao lado da unidade de saúde da família, que inauguramos no mês passado lá no Santa Elisa. Os moradores, principalmente as crianças terão um espaço de lazer e prática esportiva”, afirmou Juninho, que esteve no Palácio dos Bandeirantes acompanhado do secretário de Habitação, Anderson Golucci, e dos vereadores Val Demarchi e Geraldo Voluntário. “Depois de muitos anos reivindicando, os moradores do Santa Elisa terão uma área de lazer”, destaca Golucci.

Eles foram recebidos pelo governador Geraldo Alckmin e pelo secretário estadual da Habitação, Nelson Luiz Baeta Neves Filho. O encontro também resultou numa verba de R$ 450 mil para a construção de um centro social urbano no Jardim das Nações.

“A proximidade entre a prefeitura, o governo do estado, a Câmara Municipal e o parlamento paulista tem trazido bons resultados para Rio Claro”, observa o deputado estadual Aldo Demarchi, que juntamente com a bancada do Democratas no Legislativo Municipal trabalhou para essas conquistas. A bancada do DEM na Câmara Municipal tem ainda os parlamentares André Godoy, Ney Paiva e Ruggero Seron.

O atendimento do pleito de Rio Claro também contou com apoio do deputado federal Rodrigo Garcia, que até o início de fevereiro deste ano comandou a pasta da habitação no governo paulista.