Juninho pede em Brasília que não falte vacina contra a gripe

O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, esteve nesta quarta-feira (11) no Ministério da Saúde para solicitar atenção especial ao município de Rio Claro durante a campanha nacional de vacinação contra a gripe, prevista para ser iniciada no próximo dia 23.

“Queremos a garantia de que os protocolos do Ministério da Saúde serão seguidos de maneira a garantir doses de vacina em quantia suficiente para atender todas as pessoas indicadas para a vacinação”, afirmou Juninho.

O prefeito de Rio Claro lembrou que em campanhas anteriores houve momentos de falta de vacina. “Isto não pode acontecer, todos aqueles que estiverem nos grupos definidos pelo Ministério da Saúde para receberem a vacina contra a gripe terão que ter a vacina à disposição em nossos postos de saúde”, disse.

Juninho foi recebido em Brasília pelo diretor Ricardo Gadelha e pelo assessor de Vigilância Epidemiológica, Francisco de Paula Junior, dos quais recebeu a informação que o Ministério da Saúde adquiriu 60 milhões de doses da vacina contra a gripe, sendo que 13,5 milhões serão destinadas ao estado de São Paulo.

O secretário municipal de Saúde, Djair Francisco, lembra que de acordo com o Ministério da Saúde, os grupos que podem receber a vacina gratuitamente na rede pública são: crianças de 6 meses a 5 anos incompletos; grávidas em qualquer idade gestacional; puérperas, isto é, mães que deram à luz há menos de 45 dias; idosos de 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; professores da rede pública e privada; portadores de doenças crônicas; povos indígenas, pessoas privadas de liberdade e funcionários dos sistema prisional. Estes grupos necessariamente devem receber a vacina da gripe.

Circuito de artes terá programação no dia 22 no Lago Azul

Rio Claro recebe no próximo dia 22, um domingo, ampla programação cultural gratuita com a chegada do Circuito Sesc de Artes. Circo, teatro, dança, intervenções, música, cinema, artes visuais e literatura serão levados ao público. As atividades serão realizadas das 16 horas às 21h30, no Lago Azul, e são direcionadas a pessoas de todas as faixas etárias. Neste ano o Circuito Sesc  passará por mais de 120 cidades.

“Essa é uma parceria muita positiva em que possibilitamos que o público tenha acesso em um único local a várias formas de arte e produções culturais”, destaca Tainá Vilela, diretora de atividades culturais da Secretaria da Cultura.

A cantora e compositora Tássia Reis é um dos destaques da programação. Seu álbum “Outra Esfera” é apontado na lista de melhores CDs de 2016 pela crítica especializada. Nos shows, Tássia é acompanhada pelo DJ 3D e por Lívia Mafrika.

A companhia circense Nós no Bambu irá apresentar seu mais recente espetáculo, todo realizado com tripés artesanais de bambu.

Para quem gosta de teatro, Os Crespos irão encenar a apresentação Os Coloridos.  O espetáculo questiona de forma lúdica o racismo e incentiva uma reflexão sobre a diversidade cultural e étnica do país.

Na dança a atração será o grupo Coletivo S/N. Na performance e intervenção, é proposta análise do cotidiano dos camelôs, carroceiros e ambulantes que marcam presença nos centros urbanos.

Cinema de Imersão com Realidade Virtual será realizado em uma parceria com a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Com cinco filmes, o público é convidado a experimentar essa tecnologia que abre possibilidades de novas formas de contar histórias.

Outra atração será projeto de artes visuais, que levará ao Lago Azul ação de pintura a espaços não convencionais.  O Circuito Sesc de Artes inclui uma biblioteca ao ar livre, com bancos e almofadas, além de uma seleção de livros especialmente escolhidos.

O Circuito Sesc de Artes propõe a ocupação dos espaços públicos, ampliação das possibilidades de convivência, circulação de trabalhos artísticos e outras reflexões.

Segundo Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc SP, realizar o Circuito Sesc de Artes em locais públicos colabora no fortalecimento das relações e das parcerias institucionais que se estabelecem localmente.  A programação completa está disponível no site sescsp.org.br/circuitosescdeartes.

Vacinação contra a gripe tem início previsto para o dia 23

O setor de Vigilância Epidemiológica de Rio Claro anunciou na tarde desta quarta-feira (11) que tem como meta vacinar mais de 42 mil pessoas dos chamados “grupos prioritários” na campanha nacional contra a gripe, que tem início previsto para o próximo dia 23. No ano passado, Rio Claro conseguiu superar a meta estabelecida.

Os critérios para vacinação, incluindo as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, são definidos pelo Ministério da Saúde e seguidos pelo município durante toda a campanha de vacinação.

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde têm feito reuniões periódicas para organizar a campanha em Rio Claro. “Temos recebido as instruções do Ministério da Saúde e, com base nisso, estruturado a campanha no município”, informa o secretário Djair Francisco. O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, pediu atenção especial na divulgação das orientações à população, para facilitar o acesso das pessoas aos postos de vacinação e para que não haja dúvidas dos critérios de vacinação.

De acordo com o Ministério da Saúde, deverão ser vacinados os grupos prioritários formados por crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto), trabalhadores da Saúde, professores, indígenas e idosos com 60 anos ou mais, além de pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não contagiosas.

De acordo com Cláudia Passarelli, todas as unidades de saúde públicas e particulares de Rio Claro estão recebendo orientações sobre os critérios de vacinação contra a gripe.

“Esperamos cumprir e ultrapassar a meta de pessoas vacinadas em Rio Claro, para que estejam imunizadas e sem medo de contrair qualquer modalidade do vírus Influenza”, afirmou o secretário municipal de Saúde Djair Francisco.

A prevenção da gripe H1N1 segue as mesmas regras da prevenção de qualquer tipo de gripe, que incluem: evitar manter contato muito próximo com uma pessoa que esteja infectada; lavar sempre as mãos com água e sabão e evitar levar as mãos ao rosto e, principalmente, à boca; sempre que possível ter um frasco com álcool-gel para garantir que as mãos sempre estejam esterilizadas; não compartilhar utensílios de uso pessoal, como toalhas, copos, talheres e travesseiros; evitar frequentar locais fechados ou com muitas pessoas.