Rio Claro poderá ter atendimento social itinerante

O prefeito de Rio Claro João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, esteve nesta semana em Brasília para pleitear recursos para investimentos nos serviços de atendimento social realizados no município. A intenção é investir na Proteção Social Básica, especialmente na implantação do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) itinerante.

“A unidade móvel do serviço nos possibilitaria chegar com mais facilidade aos moradores das regiões mais distantes, como bairros rurais e distritos”, destaca o prefeito Juninho.

A solicitação de Rio Claro por recursos para implantar o Cras itinerante foi recebida em Brasília por Maria do Carmo Brant de Carvalho, secretária nacional de Assistência Social, em reunião articulada pelo deputado federal, Floriano Pesaro (PSDB).

“A partir dos atendimentos realizados pelos Cras conseguimos trabalhar em benefício de quem está em situação de vulnerabilidade e risco social e seria muito importante contar com mais esta ferramenta para conseguirmos alcançar mais pessoas”, destaca Érica Belomi, secretária do Desenvolvimento Social, que participou da reunião em Brasília.  Caso o município obtenha os recursos pleiteados será possível investir ainda em reforma no prédio do Cras do Jardim Brasília.

No início deste mês o município foi contemplado com liberação de mais de 270 mil do governo federal. Os recursos são destinados à manutenção dos serviços realizados pelos Cras.

​​Avenida 3 entre ruas 14 e 18 fica interditada na manhã de sábado

Trecho da via paralela à Avenida Tancredo Neves, em Rio Claro, ficará interditada na manhã deste sábado (14). O trânsito na Avenida 3 será interrompido entre a Rua 14 e a Rua 18. Os motoristas devem redobrar a atenção ao trafegarem nas imediações.

A interdição será necessária para realização de obras de manutenção na via pública. O serviço terá início às 8 horas e está programado para ser concluído até o meio da tarde, se não houver imprevistos.

Rio Claro terá Esquadrilha da Fumaça na comemoração dos seus 191 anos

A Esquadrilha da Fumaça vai se apresentar nas comemorações dos 191 anos que Rio Claro completa no próximo mês de junho. A confirmação foi feita nesta semana em Brasília ao prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, pelo Brigadeiro do Ar, Antonio Ramirez Lorenzo. “A apresentação da Esquadrilha da Fumaça é uma tradição muito querida dos rio-clarenses e, neste ano, teremos um belo espetáculo aviatório dando brilho aos festejos de aniversário da cidade”, comenta Juninho.

Para garantir que a apresentação fosse realizada neste ano, a prefeitura fez a solicitação à Esquadrilha da Fumaça com antecedência. “No ano passado, infelizmente, não foi possível fazer o pedido em tempo hábil, uma vez que estávamos assumindo a prefeitura e colocando a casa em ordem”, explica o prefeito.

Além de reunir grande público local, muitas pessoas vêm de outras cidades quando a Esquadrilha da Fumaça se apresenta no município. Conhecida como Cidade Azul em alusão à beleza de seu céu, Rio Claro fez das apresentações da Esquadrilha da Fumaça uma importante referência ao seu calendário de eventos. “Neste ano não será diferente e os fãs podem esperar mais uma grande apresentação”, comenta o prefeito.

Rio Claro vai receber mais três ônibus escolares do governo federal

Prefeito Juninho da Padaria com o diretor do FNDE, Leandro Damy.

O município de Rio Claro deverá receber mais três ônibus para o transporte escolar de alunos. Os recursos para a aquisição dos veículos serão liberados pelo Ministério da Educação (MEC), através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A informação foi recebida pelo prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, em reunião com o diretor de Gestão, Articulação e Projetos Educacionais do FNDE, Leandro Damy, nesta semana em Brasília.

O prefeito Juninho da Padaria explica que primeiramente o município tinha sido contemplado com dois ônibus. Porém, um terceiro veículo foi liberado pelo governo federal, uma vez na hora da compra foi possível reduzir os custos de cada veículo. “Foi possível reduzir o valor de compra na licitação e isso permitiu que a cidade ganhasse um terceiro ônibus”, esclarece Juninho, ressaltando que esses veículos representam uma grande conquista para o município diante da demanda de crianças que dependem do transporte escolar para ter acesso à escola.

“Esses ônibus vão compor a frota municipal e ajudar a transportar as crianças com mais conforto e segurança”, comenta o secretário municipal da Educação, Adriano Moreira, lembrando que no ano passado o município também foi contemplado com ônibus escolar no valor de R$ 253 mil.

Com isso, o município de Rio Claro foi contemplado com quatro ônibus escolares em pouco mais de um ano. Além do empenho da administração municipal, essa conquista é fruto do trabalho do deputado estadual Aldo Demarchi; do deputado federal Rodrigo Garcia junto ao ministro da Educação, Mendonça Filho; e da bancada do Democratas na Câmara Municipal que é formada pelos vereadores André Godoy, Geraldo Voluntário, Ney Paiva, Ruggero Seron e Val Demarchi.

O município custeia o transporte escolar de mais de oito mil estudantes. O serviço é realizado através de fretamento, por meio de convênio com empresa contratada, fornecimento de passe escolar e com veículos da frota própria da Secretaria da Educação que atende linhas urbanas e rurais.

Fundo Social de Rio Claro está com inscrições abertas para cursos gratuitos

O Fundo Social de Solidariedade de Rio Claro está com inscrições abertas para cursos gratuitos na área de construção civil. São 40 vagas para pedreiro e 40 para assentador de pisos e azulejos. Os cursos serão oferecidos por meio de convênio com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp). “É uma grande oportunidade de atualização para quem já atua na área e também para as pessoas que querem aprender uma nova profissão”, comenta a presidente do Fundo Social de Rio Claro, Paula Silveira Costa.

Qualquer pessoa com 18 anos ou mais pode participar da formação. As inscrições devem ser feitas no Centro de Qualificação Profissional que fica na Avenida Visconde do Rio Claro, 150, entre as Avenidas 28 e 30. O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. No ato da inscrição é necessário apresentar cópia do RG, CPF e comprovante de residência. Caso o número de inscritos seja maior que o número de vagas, haverá seleção de inscritos.

Os cursos terão duração de 60 horas cada. As aulas terão início no próximo mês e serão ministradas três vezes por semana, com duração de 3h20 cada uma. Os cursos são gratuitos e os alunos aprovados vão receber certificado de conclusão. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3524-4897.

Mutirão de combate ao Aedes estará no bairro Mãe Preta neste sábado

Neste sábado (14) a prefeitura de Rio Claro realiza mais um mutirão de combate ao Aedes aegypti, mosquito que transmite várias doenças, entre elas a dengue. O bairro atendido será o Parque Mãe Preta. Agentes do Centro de Controle de Zoonoses, vinculado à Secretaria de Saúde, com apoio do caminhão cata bagulho, da Secretaria de Meio Ambiente, farão o recolhimento de todo material inservível para evitar a reprodução do inseto.

O trabalho terá início às 8 horas. Moradores também receberão orientações dos agentes de saúde e folhetos informativos. O recolhimento dos potenciais criadouros é feito nos terrenos e residências. A Secretaria Municipal de Saúde solicita que cada morador receba os profissionais e colabore com o trabalho. Além da dengue, o Aedes aegypti transmite zika vírus e chikungunya.

Trânsito terá interrupções durante ‘cadeiraço’ neste sábado

Os motoristas que transitarem pelo Centro de Rio Claro na manhã deste sábado (14) devem ficar atentos. Devido ao “cadeiraço”, que terá início às 8h30, várias vias da região central ficarão por alguns momentos interditadas.

A manifestação reúne cadeirantes e terá concentração na Rua 3 entre as Avenidas 1 e 2. De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil e Mobilidade Urbana, o trânsito será fechado nos trechos que os manifestantes estiverem percorrendo, e liberado logo em seguida.

Da Rua 3, o “cadeiraço” seguirá até a Avenida 4, subirá até a Rua 2 e de lá seguirá até a Avenida 7, chegando até a Rua 1, na praça entre as avenidas 7 e 5. A previsão dos organizadores é de que toda a atividade termine às 11h30.

Com mais de mil inscritos, Congresso de Saúde lota hotéis em Rio Claro

As principais unidades da rede hoteleira de Rio Claro estão com 100% de sua ocupação preenchida com reservas a partir da quarta-feira (18). O motivo são os 1.143 já inscritos no 32º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, que reunirá pela primeira vez em Rio Claro prefeitos, secretários municipais e profissionais da Saúde para participarem do evento que é um dos mais importantes do setor e será realizado até o dia 20, sexta-feira, no Claretiano Faculdade.

Os organizadores estimam que o número de inscritos pode aumentar com a proximidade do congresso. Hoteis em cidades da região também estão sendo reservados pelos inscritos.

Hoteis como Itaipu, Cristal, Class e Central Park, entre outros, são exemplo do grande movimento que a atividade já está gerando na cidade. “Estamos com 100% da ocupação programada para os dias 19 e 20 de abril, e para o primeiro dia do evento, já estamos nos aproximando dos 100%”, confirma Phillipe Bianchini, gerente do Class Hotel.
“Eventos como esse são de grande importância para movimentar a rede hoteleira da cidade e estamos muito satisfeitos”, acresenta.

Rio Claro foi escolhida entre várias cidades do Estado para sediar o maior evento dos profissionais do SUS (Sistema Único de Saúde) no Estado. A escolha se deu no ano passado pelo Cosems (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo), que é o responsável pelo congresso.
“Além de colocar Rio Claro como destaque nas ações para melhorar a nossa Saúde Pública, o congresso movimentará a economia local de um modo inédito em Rio Claro”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “O turismo de negócios traz muitos recursos não só para a rede hoteleira, mas também para o comércio em geral, restaurantes e outros serviços”, acrescenta.
Serão três dias de discussões sobre o sistema público de saúde do estado de São Paulo, com a presença de importantes autoridades do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e dos municípios paulistas. O tema central é “30 anos de SUS: SUStentabilidade para garantia do Direito à Saúde – Aumento do financiamento federal e estadual!”.

“Este é um momento crucial para as discussões sobre a saúde e o SUS e para as reivindicações por mais recursos para a área”, destaca o secretário municipal de Saúde, Djair Francisco. “Esse evento também divulga positivamente Rio Claro, que é um município onde desde o ano passado a saúde passou a ser prioridade”, acrescenta.
Cursos, palestras, rodas de conversas, feira de expositores, além da 15ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e o 8º Prêmio David Capistrano fazem parte da programação do evento, que também contará com o espaço Gilson Carvalho, local de confraternizações, debates, exposições, lançamentos de livros e apresentações especiais. Dos 675 trabalhos inscritos, 165 foram selecionados pela comissão julgadora, e concorrem ao prêmio.
Outro destaque do evento será o quarto Encontro de Prefeitos, para o qual são esperados mais de 50 chefes de Poder Executivo de cidades paulistas. Este ano o encontro vai discutir a necessidade de um novo pacto federativo, devido em grande parte ao esgotamento de recursos dos municípios nos investimentos com a Saúde.

“O evento também servirá para estabelecer compromissos políticos com a preservação e o desenvolvimento do SUS”, acrescenta o presidente do Cosems/SP, Carmino Sousa, secretário municipal de Saúde de Campinas.

Inscrições e a programação completa do 32º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo estão disponíveis no hotsite http://www.cosemssp.org.br/congresso-2018.

Combate a incêndio foi tema do curso da Defesa Civil na 6ª-feira

Em mais uma importante etapa do ciclo de atualização técnica da Defesa Civil de Rio Claro, os profissionais do setor tiveram a sexta-feira (13) dedicada às técnicas de combate a incêndio florestal. Organizada pela prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, a instrução dessa sexta foi comandada pelo Corpo de Bombeiros. “O período de estiagem se aproxima e o risco de incêndios cresce consideravelmente”, comenta o diretor da Defesa Civil de Rio Claro, Wagner Martins Araújo. “Essa etapa curso também foi muito importante como preparação ao período mais seco do ano”, acrescenta.

Além da Defesa Civil local, o curso contou com a participação de integrantes do efetivo de Santa Gertrudes, atiradores do Tiro de Guerra e gestores da Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (Feena). “Os trabalhos estão sendo conduzidos de forma prática, dinâmica e está sendo de grande auxílio para ampliar a preparação do município às situações de risco”, diz o secretário municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Marco Antonio Bellagamba, que acompanhou parte do treinamento junto com o secretário municipal de Administração, Jean Scudeller.

O ciclo de atualização técnica engloba atividades teóricas e práticas. O curso tem a duração de 70 horas aulas e conta com um corpo docente altamente qualificado para treinamento em várias áreas, como profissionais da administração municipal, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Ambiental e da iniciativa privada.

Espaço Mais Saúde já fez 8 mil atendimentos e zerou três filas

Com mais de oito mil pacientes atendidos, o Espaço Mais Saúde da prefeitura de Rio Claro completou seis meses de funcionamento. Neste período, foram zeradas filas para exames vasculares e consultas com otorrino e ortopedista. Alguns pacientes, como Sislene de Andrade Rosa da Silva, estavam aguardando há muito tempo por atendimento. “Foram sete anos esperando pela cirurgia vascular”, relembra. Agendada para o Mais Saúde, Sislene passou pelos dois procedimentos cirúrgicos necessários, em dezembro e janeiro. “Fui muito bem atendida, os profissionais foram atenciosos e estou muito satisfeita”, destaca.

O complexo médico-hospitalar entrou em atividade no dia 20 de setembro, como uma iniciativa inédita no interior do estado de São Paulo, para realização de consultas, exames e cirurgias de média e baixa complexidades em 18 especialidades. Nesse período, tem sido essencial para o município reduzir filas de espera no SUS. “O desafio é grande, mas os resultados até aqui nos entusiasmam a continuar lutando pela saúde e tratando o setor como prioridade em nosso governo”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

Marilice Ferreira Prado, que estava com o joelho imobilizado e precisava de cirurgia, é outra paciente que aprova o atendimento no Espaço Mais Saúde. “Os remédios que eu vinha tomando já não faziam mais efeito, mas, finalmente, tive a cirurgia realizada”, explica. “Fui muito bem atendida no Mais Saúde, da recepção ao médico, todos muito atenciosos”, conta.

Nos casos das filas já zeradas, como os exames vasculares (com 730 atendimentos até agora), e as consultas com otorrino (533) e com ortopedista (750), o atendimento no Espaço Mais Saúde continua para a demanda de pacientes do mês, sem mais longas esperas para o agendamento. No início de março o serviço também iniciou atendimento para exames de mama, com atendimento até agora de 373 mulheres.

“Além da diminuição das filas de espera, nossos esforços são para o atendimento de qualidade e um alto padrão de acolhimento”, explica o secretário de Saúde, Djair Francisco, informando que os pacientes do complexo médico-hospitalar são chamados por telefone pela Central de Regulação do SUS em Rio Claro, sob a supervisão da Secretaria Municipal de Saúde.

A orientação da prefeitura para quem ainda não foi chamado é procurar a unidade municipal de saúde pela qual foi feito o encaminhamento da consulta, exame ou cirurgia. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3522-3600.