Congresso de Saúde começa nesta 4ª-feira em Rio Claro

Com abertura oficial marcada para as 19 horas, começa nesta quarta-feira em Rio Claro o 32º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo.  Um dos eventos mais esperados de Saúde Pública em 2018, o congresso vai até sexta-feira (20) com atividades no Claretiano Faculdade. “É uma oportunidade para troca de informações entre os municípios, visando novos avanços na saúde”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

Para o evento, organizado pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems/SP), são esperados mais de 1.500 participantes.

Serão três dias de discussões sobre o sistema público de saúde do estado de São Paulo, com a presença de importantes autoridades do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e dos municípios paulistas. O tema central é “30 anos de SUS: SUStentabilidade para garantia do Direito à Saúde – Aumento do financiamento federal e estadual!”.

Cursos, palestras, rodas de conversas, feira de expositores, além da 15ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e o 8º Prêmio David Capistrano fazem parte da programação do evento, que também contará com o espaço Gilson Carvalho, local de confraternizações, debates, exposições, lançamentos de livros e apresentações especiais.
Outro destaque do evento será o quarto Encontro de Prefeitos, para o qual são esperados mais de 50 chefes de Poder Executivo de cidades paulistas. Este ano o encontro vai discutir a necessidade de um novo pacto federativo devido, em grande parte, ao esgotamento de recursos dos municípios nos gastos com a Saúde.
“Será uma grande oportunidade de se discutir esse importante sistema público universal de saúde que é o SUS”, observa o presidente do Cosems/SP, Carmino Sousa. “O evento também servirá para estabelecer compromissos políticos com a preservação e o desenvolvimento do SUS”, acrescenta, destacando que o Cosems/SP defende o aprimoramento do sistema público de saúde com o suporte e a orientação dos gestores de saúde de nosso estado e a participação ativa em todas as instâncias de deliberação e pactuação do sistema.

“Nesse importante encontro teremos a oportunidade de trocar experiências e reivindicar maiores avanços para o SUS em nossas cidades. Rio Claro está de portas abertas para receber secretários, prefeitos e demais servidores da Saúde, tendo em mente que a melhoria do SUS é uma luta de todos nós”, ressalta o secretário municipal de Saúde de Rio Claro, Djair Francisco.

A programação completa do 32º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo está disponível no hotsite http://www.cosemssp.org.br/congresso-2018.

Pró-fórum em Rio Claro reforça importância do debate sobre a água

Rio Claro sediou na manhã de terça-feira (17) o “Encontro Pós-fórum Mundial da Água”. Organizado pelo Consórcio PCJ (Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), com apoio da Agência das Bacias PCJ e Comitês PCJ, o evento foi realizado no auditório do Núcleo Administrativo Municipal (NAM) para debates a respeito do 8º Fórum Mundial da Água, realizado no mês de março, em Brasília.

No encontro, houve a apresentação de consultores do Consórcio PCJ participantes do Fórum, que explanaram sobre as experiências nacionais e internacionais vistas no evento, além de uma mesa redonda que discutiu a importância do Fórum Mundial da Água e os resultados deixados pelo evento, considerado o maior realizado até hoje sobre água no planeta e que, durante toda a semana de eventos, contou com a presença de mais de 120 mil pessoas de mais de 170 países.

Presente ao Fórum, o secretário municipal do Meio Ambiente, Antonio Penteado falou sobre a experiência em Brasília.

“Um dos pontos fundamentais é a importância da preservação dos recursos hídricos aliada à educação ambiental. Se não soubermos preservar, o planeta terá dificuldades”, comentou Penteado.

Também presente ao fórum e no evento de terça-feira, o superintendente do Daae, Ricardo Pires de Oliveira, destacou a importância de eventos como esses para incitar interesse em questões ambientais e aumentar os esforços para a preservação dos bens naturais.

“A ideia é discutir o legado desses eventos e debates e trabalhar pela conscientização da comunidade e preservação dos recursos hídricos, fundamentais para o desenvolvimento econômico e social, bem como para o futuro das próximas gerações”, afirmou o superintendente.

Para nortear as discussões, os organizadores elaboraram questões sobre os resultados e experiências no Fórum. Mais de 150 pessoas estiveram presentes, entre prefeitos, universitários, profissionais de autarquias e serviços de água e esgoto, ONGs, e outros.

“Foi importante para compartilhar os conhecimentos, divulgar as experiências adquiridas durante o fórum para seguirmos com este assunto sempre em pauta, pois é de extrema importância para a sobrevivência do planeta”, acrescentou o vice-presidente da Câmara Municipal de Rio Claro e presidente do Conselho Fiscal do Consórcio PCJ, Julio Lopes, que esteve presente nos eventos em Brasília e em Rio Claro.

Circuito de artes tem teatro, dança e circo no domingo

Opções culturais gratuitas para todas as idades serão apresentadas em Rio Claro domingo (22) no Lago Azul. O Circuito Sesc de Artes levará ao público ampla programação cultural, incluindo circo, teatro, dança, intervenções, música, cinema, artes visuais e literatura. As atividades serão realizadas das 16 horas às 21h30.

Para quem gosta de teatro, Os Crespos irão encenar a apresentação Os Coloridos, em que duas araras, uma vermelha e outra amarela, conversam sobre suas diferenças e sobre quem é melhor, até serem surpreendidas por uma arara azul e por seres de muitas cores. No espetáculo, os atores Lucelia Sergio, Joyce Barbosa e William Simplício questionam de forma lúdica a visão do racismo e incentivam uma reflexão sobre a diversidade cultural e étnica do país.

Na dança a atração será o grupo Coletivo S/N. Na performance e intervenção, é proposta análise do cotidiano dos camelôs, carroceiros e ambulantes que marcam presença nos centros urbanos.

A cantora e compositora Tássia Reis é um dos destaques da programação. Seu álbum “Outra Esfera” é apontado na lista de melhores CDs de 2016 pela crítica especializada. Entre as outras atrações estão números com a companhia circense Nós no Bambu, com espetáculo todo realizado com tripés artesanais de bambu, e projeto de artes visuais, que levará ao Lago Azul ação de pintura a espaços não convencionais.  O Circuito Sesc de Artes inclui uma biblioteca ao ar livre, com bancos e almofadas, além de uma seleção de livros especialmente escolhidos.

O Circuito Sesc de Artes propõe a ocupação dos espaços públicos, ampliação das possibilidades de convivência, circulação de trabalhos artísticos e outras reflexões. A programação completa está disponível no site sescsp.org.br/circuitosescdeartes.

Guarda Civil de Rio Claro recebe capacitação sobre uso de arma não letal

Em mais uma etapa de qualificação da Guarda Civil Municipal de Rio Claro, os profissionais do setor tiveram na terça-feira (17) a capacitação e instrução para o uso de armas não letais. Organizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, a instrução foi comandada pelo coordenador de treinamento da empresa Condor, Ricardo Soares. “As tecnologias não letais possibilitam aos agentes da lei o emprego proporcional da força, reduzindo os casos da utilização de armas de fogo”, diz Soares.

O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que acompanhou parte da teórica do curso destacou a importância da tecnologia no auxílio da segurança. “Essa instrução aprimora o trabalho realizado pela guarda municipal e auxilia na preservação da vida, ao mesmo tempo em que pode proteger a integridade física dos guardas e da população”, explica Juninho que lembrou da parceria da GCM com as policiais Militar e Civil na redução dos índices criminais por cinco meses consecutivos.

“A capacitação está dentro do cronograma que elaboramos para aprimorar o conhecimento dos guardas municipais, assim como foi realizado recentemente com a Defesa Civil”, comenta Marco Antonio Bellagamba, vice-prefeito e secretário da pasta.

Além da Guarda Civil local, o curso contou com a participação das guardas civis municipais de São Carlos, Brotas, Limeira, Piracicaba, Ibaté e Guarulhos, além de representantes do Samu. O ciclo de atualização técnica engloba atividades teóricas e práticas. Foram demonstrada as mais avançadas tecnologias de arma não letal, como munições de impacto controlado (projéteis de borracha e outros materiais), granadas explosivas lacrimogêneas, granadas e munições fumígenas e sprays de pimenta.

A prefeitura tem feito a sua parte iluminando pontos escuros da cidade, colocando mais guardas municipais nas ruas através da Operação Guarda Cidadã, criando duas Centrais de Segurança Integrada (CSI), ampliando o sistema de comunicação da Guarda Municipal na área rural, realizando o treinamento do canil municipal no Lago Azul enquanto faz o patrulhamento do parque, entre outras ações desenvolvidas pelo município.

Daae e Corpo de Bombeiros fazem manutenção nos hidrantes do município

O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro, em parceria com o Corpo de Bombeiros de Rio Claro, iniciou na segunda-feira (16) serviço de manutenção de hidrantes no município. Os trabalhos começaram pelo distrito de Ajapi, onde três hidrantes que apresentavam problemas foram consertados. Atualmente, o município de Rio Claro conta com 120 hidrantes.

O serviço de manutenção visa verificar o correto funcionamento e eventual substituição de componentes para melhor operacionalização dos equipamentos. “É um trabalho que também tem como objetivo prevenir vazamentos e manter os hidrantes em pleno funcionamento para eventuais necessidades de uso pelo Corpo de Bombeiros”, explica o superintendente do Daae, Ricardo Pires de Oliveira.

O projeto foi elaborado pelo departamento de engenharia da autarquia e colocado em prática com o auxílio do Corpo de Bombeiros, que faz levantamento diário do número de hidrantes instalados e o mapeamento das disposições nas regiões da cidade de maneira contínua. “Vamos fazer a manutenção dos 120 hidrantes da cidade para prevenir e corrigir eventuais problemas, deixando os equipamentos prontos para uso em caso de necessidade”, comenta o 1º tenente PM Fábio Henrique Giovani, comandante do Corpo de Bombeiros de Rio Claro.

Os hidrantes estão ligados em adutoras para que a vazão de água seja suficiente para abastecer os caminhões do Corpo de Bombeiros, que comportam de quatro a seis mil litros de água. Após os serviços de manutenção feitos por equipe especializada do Daae, a pintura dos hidrantes é feita pela corporação.

“Também nessa parceria, estamos fazendo um levantamento para verificar as áreas de risco do município para que, futuramente, façamos a instalação de novos hidrantes”, comenta Ricardo Capeletti, diretor técnico do Daae, que tem acompanhado os trabalhos na cidade.

Abertas inscrições para cursos de padeiro, confeiteiro e açougueiro

Estão abertas em Rio Claro inscrições para cursos gratuitos para a formação de padeiro, confeiteiro e açougueiro. São 60 vagas no total, 20 para cada curso. Para se inscrever, é preciso comparecer ao Posto do Atendimento ao Trabalhador (PAT), na Avenida 3, 536, entre ruas 6 e 7, Centro. O horário de atendimento é, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.

Os cursos serão realizados nos meses de junho e julho e ministrados na carreta do programa Via Rápida Emprego, vinculado ao governo do estado, que disponibiliza vagas no município a partir de parceria com a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento. “É uma oportunidade para as pessoas se capacitarem ou se aperfeiçoarem para o mercado de trabalho”, ressalta Francesco Rotolo, secretário municipal de Governo.

Os documentos necessários para fazer a inscrição são o RG, CPF, comprovante de endereço. Quem tiver, também deve levar a carteira profissional. Os cursos são direcionados a pessoas a partir de 18 anos.

No ano passado, a parceria entre a prefeitura e o governo do estado trouxe ao município cursos de cabeleireiro, manicure, pedicuro e maquiagem por meio do programa Via Rápida Emprego.

Quinta-feira é dia de Samba no Casarão

O samba toma conta do Casarão da Cultura nessa quinta-feira (19), a partir das 19h30. A edição deste mês de Samba no Casarão terá a cantora Du Carmo, uma das figuras mais representativas da cena musical rio-clarense. A entrada é gratuita.

“Toda a comunidade está convidada a prestigiar a apresentação, com repertório voltado a este gênero tão popular e brasileiro”, observa Daniela Ferraz, secretária da Cultura.

A interpretação e a voz grave de Du Carmo são marcantes e, com grande experiência de palco, a cantora envolve todas as plateias com a sua animação e simpatia.

O Samba no Casarão é realizado uma vez por mês, sempre às quintas-feiras, no Casarão da Cultura, levando ao público samba da melhor qualidade. O Casarão fica na Avenida 3 com a Rua 7, Centro.

Daae faz reparo emergencial em adutora na Vila Alemã

O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro informa que na manhã desta terça-feira (17) houve o rompimento de uma adutora de 150 milímetros localizada na Rua 5A com a Avenida 32A, no bairro Vila Alemã. Equipe de manutenção da autarquia está no local fazendo os trabalhos necessários para resolver o problema. Para realizar o trabalho foi necessário interromper o abastecimento de água no bairro. Com isso, pode ocorrer baixa pressão ou interrupção temporária no fornecimento de água na Vila Alemã e bairros vizinhos.

A previsão inicial de conclusão dos serviços e normalização da pressão e abastecimento da pressão é para o início da tarde desta terça-feira (17). Nesse período, a autarquia orienta que os consumidores redobrem a atenção ao uso racional da água. Em imóveis com reservatório, os transtornos são menores. O Código Sanitário Estadual determina que todas as residências possuam reservatório de água.

Caso o munícipe visualize algum vazamento na cidade, deve ligar de telefone fixo para a Central de Atendimento, no telefone 0800-505-5200, informando o endereço completo do local. O serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive feriados. Uma equipe de obras e manutenção será enviada para averiguar o vazamento. A autarquia também aconselha que o munícipe redobre a atenção e os cuidados e evite transitar nas proximidades, procurando rotas alternativas, para diminuir riscos de eventuais acidentes.

Mais informações podem ser obtidas na Central de Atendimento do Daae, através do telefone 0800-505-5200.