Combate a incêndio foi tema de treinamento na Feena

As defesas civis de Rio Claro e Santa Gertrudes, o Corpo de Bombeiros, atiradores do Tiro de Guerra e funcionários do Instituto Florestal participaram na quinta-feira (26) de exercício de combate à incêndio na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (Feena). O treinamento fez parte do ciclo de atualização técnica realizado pela prefeitura de Rio Claro para a Defesa Civil e outros setores que atuam no controle de situações de risco.

A atividade foi organizada pela Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário. “A preparação contínua e a atualização de conhecimentos de forma constante são fundamentos indispensáveis para toda e qualquer ação preventiva”, comenta o secretário de Segurança, Marco Antonio Bellagamba.

De acordo com o diretor da Defesa Civil de Rio Claro, Wagner Martins Araújo, o município está se preparando para enfrentar o período de estiagem e nesta semana iniciou a operação De Olho na Queimada. “Já estamos redobrando a atenção nas áreas com maiores riscos de incêndios”, informa.

Rio Claro já vacinou mais de 8 mil contra a gripe

A Campanha de Vacinação Contra a Gripe, iniciada pelo Ministério da Saúde em todo o País, avançou consideravelmente nesta primeira semana em Rio Claro. De acordo com a primeira prévia divulgada pela Vigilância Epidemiológica do município na tarde desta quinta-feira (26), mostra que desde segunda-feira (23) já foram vacinados mais de 8 mil pessoas. São 7.060 idosos com 60 anos ou mais e 1.222 trabalhadores da saúde, que pertencem aos grupos prioritários para receber a vacina nesta primeira etapa da vacinação, em acordo com a determinação do Ministério da Saúde.

Vale lembrar, conforme determinou o Governo Federal, que a vacina contra a gripe não é para toda a população e sim para os grupos que são mais vulneráveis a contrair o vírus.

Para estes dois primeiros grupos a meta da Vigilância Epidemiológica é vacinar 25.310 idosos e mais 4.373 trabalhadores da Saúde em Rio Claro.

A partir da próxima quarta-feira, dia 2, serão incluídas na vacinação crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes e puérperas. Do dia 9 de maio em diante também serão vacinadas pessoas portadoras de doenças não contagiosas, professores e pessoas no sistema prisional.

A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para a vacinação contra a gripe em Rio Claro é 42 mil pessoas dos chamados “grupos prioritários”. No ano passado, Rio Claro conseguiu superar a meta.

Em Rio Claro a vacinação é feita em 18 salas de vacinação, nas Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde Família. A lista com endereços completos e telefones está no link www.saude-rioclaro.org.br.

Os horários de vacinação nas USFs são: de segunda a quinta das 07h30 às 15h30 e de sexta das 07h30 às 13h30. Nas UBSs de segunda a sexta das 07h30 às 15h30.

As Unidades Básicas de Saúde onde são aplicadas as vacinas ficam nos distritos de Assistência e Ferraz e nos bairros Boa Vista, Cervezão, Bairro do Estádio, Wenzel e Vila Cristina. As Unidades de Saúde da Família onde serão aplicadas as vacinas ficam no distrito de Ajapi e nos bairros Mãe Preta, Palmeiras, Jardim Novo, Benjamim de Castro, Bonsucesso/Novo Wenzel, Jardim das Flores, Guanabara, Panorama, Terra Nova e Jardim Progresso.

De acordo com o cronograma do Ministério da Saúde, o dia 12 de maio está previsto para ser o “Dia D” de vacinação contra a gripe, para todas as pessoas dos grupos prioritários tomarem a vacina. De acordo com o governo federal, a vacinação de pessoas que não fazem parte de grupos prioritários ainda está em estudo pelo Ministério da Saúde.

Além de tomarem a vacina, as pessoas podem se prevenir contra a gripe com atitudes simples, como evitar contato muito próximo com pessoa infectada; lavar sempre as mãos com água e sabão e evitar levar as mãos ao rosto e, principalmente, à boca; sempre que possível ter um frasco com álcool-gel para garantir que as mãos sempre estejam esterilizadas; não compartilhar utensílios de uso pessoal, como toalhas, copos, talheres e travesseiros; evitar locais fechados ou com muitas pessoas. A Fundação Municipal de Saúde pede a compreensão de todos quanto a quem de fato deve ser vacinado, respeitando-se o calendário estabelecido pelo Ministério da Saúde.

Defesa Civil inicia operação de Olho na Queimada em Rio Claro

No ano passado, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros também estiveram mobilizados contra incêndios em Rio Claro.

A operação de Olho na Queimada começou nesta semana em Rio Claro. A prefeitura se antecipou à operação Estiagem, que começa em todo o estado de São Paulo em primeiro de maio. “Já estamos mobilizados na intensificação do monitoramento de áreas com maior perigo de incêndio durante a época de estiagem”, explica o diretor da Defesa Civil de Rio Claro, Wagner Martins Araújo.

Na operação De Olha Queimada, a Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário envia diariamente equipe aos pontos mais críticos, a fim de evitar focos de incêndios ou combater o fogo em estágio inicial. “Assim, minimizamos danos e poupamos recursos materiais e humanos, além de reduzir transtornos trazidos por esse tipo de situação”, comenta o secretário de Segurança, Marco Antonio Bellagamba.

A colaboração da comunidade é essencial para reduzir os riscos de incêndios, que causam prejuízos materiais, põem vidas em risco, afetam a saúde pública por causa da fumaça, e impactam a flora e fauna; entre outros transtornos. Por isso, a Defesa Civil de Rio Claro pede que as pessoas não ateiem fogo em lixo, entulhos, galhos, folhas e outros materiais em terrenos baldios. “Uma pequena fogueira pode se tornar um grande incêndio”, comenta o diretor da Defesa Civil do município.
Quem observar foco de incêndio deve ligar para o Corpo de Bombeiros (193) ou Defesa Civil (199).

30 caixas de verduras e legumes são colhidas na Horta Solidária

Com o propósito de levar verduras e legumes direto da horta para a mesa de quem mais precisa, a Prefeitura de Rio Claro realizou nesta semana a colheita de 30 caixas de verduras e legumes na Horta Solidária, localizada na Avenida 32 com a Rua 12, no bairro Santana, e implantada no ano passado. Toda a produção colhida foi destinada para a UDAM (União de Amigos).

“É muito gratificante ver um local que antes era um terreno baldio cheio de entulhos e sujeiras, transformado em uma horta e produzindo alimentos para as pessoas que mais precisam”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que acompanhou a colheita. A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Érica Belomi, destaca que o objetivo é trabalhar com a questão social. “O projeto está proporcionando aos moradores de rua que fazem parte do programa Nova Vida, um emprego digno, e todo o trabalho ajuda na demanda que atendemos”.

Adriano Marchi, representante da UDAM, entidade que recebeu as hortaliças, agradeceu ao prefeito e o parabenizou pelo projeto da horta solidária. “É a maior intervenção urbanística de baixo custo que foi realizado, pois tem o reflexo de qualidade de vida e segurança para quem reside próximo e alimentação e emprego para quem mais precisa”.

A horta também tem caráter educativo, com espaço especial para crianças fazerem o plantio e colheita de verduras e hortaliças. Os serviços na Horta Solidária são feitos pelos bolsistas do programa Nova Vida, gerenciado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. A horta tem o auxílio do diretor municipal Alexandre Luis Falararo, o Boiadeiro.

A Horta Solidária foi implantada pelas secretarias municipais em parceria com a União de Amigos (Udam), Instituto Federal de Educação de São Paulo (IFSP), Instituto Viver e Conviver (IVC) e Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Participaram da colheita o deputado Estadual Aldo Demarchi, o secretário municipal de Agricultura, Emílio Cerri, o diretor de Agricultura, Sérgio Litholdo e o vereador Paulo Guedes.

Daae faz reparo no reservatório do Jardim das Palmeiras

O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro agiu rápido na noite de quarta-feira (25) e iniciou reparo emergencial em reservatório no Jardim das Palmeiras. Foi preciso substituir a válvula que controla automaticamente o abastecimento do reservatório conforme o consumo de água.

Os reparos prosseguem, pois também houve danos na fiação necessária para o monitoramento virtual do reservatório. O Daae está providenciando a compra dos componentes.

Até a manutenção ser concluída, a operação do reservatório, que normalmente é automática, será feita manualmente. Além disso, o monitoramento será feito presencialmente, com o deslocamento de técnicos ao local.

Esses problemas foram causados por tentativa de furto e atos de vandalismo contra o reservatório de água. Durante o período de reparos pode haver eventuais situações de falta de água. O Daae orienta que os consumidores redobrem a atenção ao uso racional da água. Em imóveis onde há reservatório (caixa d’água), os problemas em caso de interrupção no fornecimento são menores. A instalação de reservatórios domiciliares é obrigatória, como determina o Código Sanitário Estadual.

Mais informações podem ser na central de atendimento do Daae, no telefone 0800-505-5200.

Capoeira e umbigada no Jardim Público sábado

Semana de Ogum foi aberta na segunda-feira (23) no Casarão da Cultura.

O Jardim Público de Rio Claro recebe nesse sábado (28), a partir das 10 horas, apresentações de grupos culturais de maculelê, umbigada, roda de capoeira e congada. A atividade está na programação da semana “Ogum e suas origens culturais – a cultura africana entre nós” e tem entrada gratuita.

“Ao longo da semana propusemos ao público atividades que levam informação e conhecimento da cultura africana, e este é mais um evento que contribui para a valorização e divulgação da diversidade cultural africana”, observa Daniela Ferraz, secretária da Cultura.

No domingo (29) a edição do Fortalecendo a Cena também seguirá a temática da Semana de Ogum. Samba d’Aninha, projeto Guri, Anná e Grupo Maracatu são as atrações musicais do evento, que será realizado das 17 às 22 horas no Centro Cultural. A programação completa está disponível no site cultura.rc.sp.gov.br/ogumesuasorigens.

A Semana de Ogum em Rio Claro tem o apoio da Câmara Municipal, governo do estado de São Paulo, Assessoria Estadual de Cultura para Gêneros e Etnias e Proac São Paulo.

Daae mantém plantão telefônico durante o feriado prolongado

O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro terá alterações no expediente na próxima semana devido ao Dia do Trabalhador. O atendimento presencial será feito até essa sexta-feira (27), das 9 às 15 horas, no balcão de atendimento na Avenida 8-A, no bairro Cidade Nova.

No sábado (28), domingo, segunda-feira e terça-feira, o Daae não abre, mas fará atendimento telefônico pela linha 0800-505-5200, das 7 às 19 horas. O atendimento presencial será retomado na quarta-feira, dia 2, a partir das 9 horas.

Festival homenageia Dalva de Oliveira

Rio Claro realiza na semana que vem edição do Festival Dalva de Oliveira, em homenagem à famosa cantora rio-clarense. Nos dias 4 e 5 de maio, sexta e sábado, o Casarão da Cultura terá atrações musicais que resgatam sucessos de Vicentina de Paula Oliveira, conhecida como Dalva de Oliveira. Não haverá cobrança de ingresso.

“Dalva de Oliveira é conhecida no cenário musical nacional e também internacional, sua obra é de grande valor e a rio-clarense merece sempre nossas homenagens, sendo inclusive oportunidade para que os mais jovens passem a conhecer e admirar este talento da nossa cidade”, destaca Daniela Ferraz, secretária da Cultura.

A abertura do festival será às 19 horas, no dia 4. Às 19h30 Tássia Guarnieri e banda Estrela Dalva assumem o palco. Roberto Seresteiro e Água de Vintém se apresentam em seguida, às 20h30. No sábado, dia 5, os ritmos serão o choro de Rabo de Gato, às 19h30, e o samba do grupo Flor de Aguapé, a partir das 20h30.

De voz afinada e bela, Dalva de Oliveira, foi considerada a Rainha da Voz ou o “rouxinol brasileiro” e foi uma das Rainhas do Rádio, até hoje lembrada pelo mundo artístico como uma referência. No dia 5 de maio a cantora completaria 101 anos.

Com apogeu artístico nas décadas de 30, 40 e 50, Dalva de Oliveira realizou mais de 400 gravações e sua voz está em vários coros de discos de Carmen Miranda, Orlando Silva, Francisco Alves, Mário Reis, entre outros. Muitos de seus sucessos foram regravados por grandes artistas, como Nelson Gonçalves, Maria Bethânia, seu filho Pery Ribeiro e Angela Maria. Mais de 40 anos depois, sucessos de Dalva continuam sendo regravados.

A rio-clarense também participou de filmes e, após sua morte na década de 70, teve sua obra e vida apresentadas no teatro e na televisão, como na minissérie Dalva e Herivelto, da Rede Globo. O festival em Rio Claro conta com apoio do Sesc e Sujinho’s Bar.

No feriado de terça-feira não tem Feira Corujão

Excepcionalmente a Feira Corujão de Rio Claro não terá edição na terça-feira (1), Dia do Trabalhador. Na semana que vem a feira será realizada apenas no dia 4, sexta-feira.

Normalmente a atividade tem edições às terças e sextas-feiras na Central do Agronegócio de Rio Claro, antigo Espaço Livre da Vila Martins, na Rua 3-A com Avenida 46-A.

A Feira do Produtor Rural é referência para consumidores que procuram produtos de qualidade, agroecológicos, com preços acessíveis. Frutas, verduras, legumes e ovos são alguns dos produtos comercializados, assim como pó de café, colhido, selecionado, torrado e moído pelo próprio produtor, mel puro, cachaças, licores artesanais e vários outros itens.

Além de bons preços, a Feira Corujão também virou espaço de convivência frequentado semanalmente por centenas de pessoas. Em datas especiais a feira também é palco de atrações culturais para toda a família.

Farmácia Todo Dia atende na 2ª-feira e no feriado de 3ª-feira

O programa Farmácia Todo Dia fará atendimento normal na segunda-feira (30) e no feriado de terça-feira (1). As unidades ficam no Bairro do Estádio (Avenida 29, 1.311, anexa à Unidade Básica de Saúde) e Cervezão (na Rua M-9, número 50, vizinha à UPA do Cervezão). Ambas, que também ficam abertas aos sábados e domingos, atendem das 8 às 17 horas.

O programa Farmácia Todo Dia foi criado pela prefeitura no ano passado, para que a distribuição gratuita de remédios não fique restrita aos dias úteis de semana, proporcionando mais comodidade aos usuários e agilidade no atendimento. A iniciativa faz parte do programa Mais Saúde, com uma série de outras ações e investimentos voltados à melhoria do setor.

Os medicamentos distribuídos gratuitamente nas unidades do programa Farmácia Todo Dia são destinados exclusivamente aos pacientes que apresentarem receita prescrita por médico.

Além das unidades do Farmácia Todo Dia, as duas UPAs terão funcionamento normal durante todo o feriado prolongado.