Rio Claro estará presente no Festival Gastronômico da Serra do Itaqueri

Treze municípios estarão reunidos no próximo mês para a realização do Festival Gastronômico da Serra do Itaqueri. O evento, cuja edição será em Torrinha, contará com culinária e bebidas típicas, artesanato, agências de turismo e apresentações musicais. Rio Claro estará presente. O evento está programado para o dia 6 de maio, das 11 às 15 horas, no Recanto do Galo, Rua 7 de Abril, nº 451, Centro de Torrinha, com entrada aberta ao público.

O Festival Gastronômico reúne os 13 municípios que compõe a Região Turística Serra do Itaqueri – Itirapina, Santa Maria da Serra, Limeira, Torrinha, Rio Claro, Corumbataí, São Pedro, Águas de São Pedro, Piracicaba, Ipeúna, Brotas, Charqueada e Analândia. Rio Claro será representado pelo restaurante O Rei do Cupim, que já participou no festival realizado ano passado, em Águas de São Pedro.

O secretário de Esportes e Turismo, Ronald Penteado, destaca que o evento é muito importante para o fortalecimento do turismo regional. “Este festival caminha para se tornar uma atividade tradicional no calendário da Serra do Itaqueri. E é extremamente importante para traçar uma estratégia sólida que visa impulsionar o turismo através da gastronomia. Todos estão convidados a prestigiar o festival e passar um dia agradável conhecendo um pouco da culinária de cada município da região”, convida o titular da Setur.

Para o prefeito João Teixeira Júnior, o Juninho da Padaria, a união dos municípios faz toda a diferença para a realização deste evento. “Este festival vem somar esforços como uma ferramenta eficaz na divulgação da gastronomia e do turismo regional. Os envolvidos estão de parabéns por mais uma vez realizar este festival que, tenho certeza, será um sucesso”.

Em 2017 a cidade de Águas de São Pedro sediou a Mostra da Feira Gastronômica, em parceria com o Centro Universitário Senac. Nesta edição, o evento é promovido pelo Programa de Regionalização e Desenvolvimento do Turismo, por meio da Governança da Serra do Itaqueri, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo de Torrinha.  A proposta é que o festival ocorra de forma itinerante a cada ano, passando pelos 13 municípios que compõe a Serra do Itaqueri.

Rio Claro renova convênio com o programa Atleta do Futuro

A prefeitura de Rio Claro renovou nesta sexta-feira (27) convênio com o Programa Atleta do Futuro (PAF), promovido pelo Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP). O documento foi assinado pelo prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, em evento realizado no Sesi de Rio Claro. A solenidade contou com a presença do presidente da Fiesp e do Sesi-SP, Paulo Skaff, entre outras autoridades.

“É uma alegria participar desse projeto de grande importância na educação das crianças e jovens. Atividades como essa ajudam na formação de novos atletas e contribuem para que as crianças se tornem cidadãos do bem”, comentou Juninho. A empresa madrinha do projeto em Rio Claro é Traumec Tecnologia e Implantes Ortopédicos, representada na cerimônia por Alessandro Tadeu Oliva.

Paulo Skaff comandou o evento e destacou o investimento realizado pelo Sistema S na educação das crianças e jovens. Skaff destacou os bons resultados obtidos pelas equipes de robótica do Sesi em torneio internacional realizado em Houston, nos Estados Unidos. A equipe de Rio Claro, “Thunderbóticos”, ficou em segundo lugar em programação de robôs, e a equipe de Americana, “Red Rabbit”, foi a vencedora geral da competição. “O torneio tinha 108 equipes de 58 países, e equipes do Sesi conquistaram primeira e segunda colocações”, comemorou Skaff.

Além de Rio Claro, também assinaram convênio os municípios de Ipeúna, Santa Gertrudes, Capivari e Águas de São Pedro. O prefeito de Ipeúna, José Antonio de Campos, o Zé Banana, participou do evento que contou ainda com as presenças da vereadora de Rio Claro, Maria do Carmo Guilherme; do ex-prefeito de Rio Claro, Du Altimari; do diretor do Sesi de Rio Claro, Luiz Gonzaga Renosto; do diretor do Ciesp de Rio Claro, João Zaine; do ex-diretor do Ciesp, Celestino Kemerer; alunos do programa de Atleta do Futuro de Rio Claro e Ipeúna; entre outros participantes.

Mix Cultural de Rio Claro terá 20 atrações em três palcos

Seis horas de evento com vinte atrações culturais e três palcos montados em diferentes locais do município. Assim será a segunda edição do Mix Cultural, em Rio Claro. Pop rock, samba e hip hop darão o tom do evento, que será realizado no dia 20 de maio, um domingo, das 16 às 22 horas.

“Se temos a intenção de construir uma sociedade melhor e uma cidade melhor, certamente isso passa pela cultura, daí a importância de investirmos também neste setor”, observa o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

Lago Azul, Casarão da Cultura e antiga estação ferroviária receberão atrações musicais e outras intervenções artísticas. “Esperamos repetir neste ano o sucesso da edição passada e novamente priorizamos a participação de artistas locais, com o objetivo de oferecer atrações de qualidade e ao mesmo tempo valorizar e divulgar a produção cultural do nosso município”, observa Daniela Ferraz, secretária da Cultura.

As atrações foram agrupadas por gêneros, desta maneira o público terá no local escolhido o estilo musical com que mais se identifica. No Casarão da Cultura, predominará o samba, já no Lago Azul as atrações tendem mais para o estilo pop rock. Na estação ferroviária o hip hop animará o público. Além de música, as intervenções incluem teatro, grafite, dança e skate. Entre as atrações musicais estão Lupa Mabuze, Fred Jorge e os Maiorais, Sundiata, Voltare, Banda Laranja Oliva, Projeto COPS, Mariana Mello, TM Thiago Mascote, La Familia RC e Primavera Nacional.

O Mix Cultural é realizado pela prefeitura de Rio Claro, por intermédio da Secretaria da Cultura, e tem apoio de Dom Hercules, Fritz Cervejaria Artesanal, Estúdio Corvo, Espaço Número 11, Fest Pneus Auto Center, Attack Skate Shop, Art-5 Impressão Digital, Alkary, Teddy Ecobier, Paraíba Festas e Eventos, Mala MCM Cortes Masculinos e A Favorita Moda Feminina.

Ruas no entorno do Sesi serão interditadas no dia 1º de maio

Na manhã de terça-feira (1), dia do trabalhador, algumas ruas no entorno do Sesi serão interditadas para a realização da corrida de rua do 71º Jogos do Sesi 2018. A interdição acontece a partir das 7 horas da manhã e a liberação das vias ao término da competição.

O trânsito será interditado na Avenida 1-JF, Avenida M-23, Avenida 2-JF, Avenida M-29, Avenida M-37 e Avenida 3-JF.

O departamento de mobilidade urbana recomenda que os motoristas que trafegarem por aquela região redobrem a atenção e busquem rotas alternativas.

Agentes de combate à dengue estarão sábado no Jd. Progresso e Cervezão

A prefeitura de Rio Claro realiza mais um mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti.  A ação está programada para este sábado (28), das 8 às 13 horas, nos bairros Jardim Progresso e Cervezão. Os agentes do Centro de Controle de Zoonoses, vinculado à Secretaria de Saúde, percorrerão residências e terrenos com o objetivo de orientar a população e remover potenciais criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e Zika vírus. A ação nesses dois bairros é um retorno dos agentes aos imóveis onde não foi possível realizar a visitar no mutirão anterior.

Para conter o avanço das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti é preciso que a população fique atenta a criadouros que possam existir nas casas. Baldes, garrafas ou qualquer outro recipiente que acumulam água precisam ser descartados ou colocados em local coberto.

Os últimos números referentes ao Índice de Densidade Larvária (IDL) realizado em Rio Claro neste mês de abril mantêm o município em estado de alerta com relação a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Aferido pelo índice Breteau, o IDL medido este mês apontou 3.1, superando o registrado em janeiro, de 2.0. Ambos os índices superam o preconizado pela Organização Mundial de Saúde. A divulgação foi feita na manhã de quinta-feira (26) pela Chefe de Núcleo de Combate a Endemias, Maria Júlia Guarnieri Baptista.

Nas ações contra o mosquito, os agentes de saúde fazem visita casa a casa orientando os moradores. Nos chamados Pontos Estratégicos (PE), onde há estabelecimentos como oficinas e borracharias, foram feitas 266 visitas entre março e abril. Já nos Imóveis Especiais (IE), entre eles escolas, empresas e hospitais, mais de 70 imóveis foram visitados no mesmo período. De janeiro a abril já foram retiradas 9,5 toneladas de material considerado criadouro do mosquito Aedes aegypti.
Todas as ações do Centro de Controle de Zoonoses nos bairros são amplamente divulgadas. Em caso de dúvidas, basta ligar para 3523-8663.

Defesa Civil de Rio Claro cria plano de contingência para situações de risco

Rio Claro criou Plano de Contingência para as ações emergenciais da Defesa Civil. O documento estabelecendo procedimentos para atendimento de situações de risco foi assinado na sexta-feira (27) pelo prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, e pelo secretário municipal de Segurança, Defesa Civil e Mobilidade Urbana, Marco Antonio Bellagamba. A cerimônia foi realizada no encerramento do segundo ciclo de atualização técnica da Defesa Civil. “Com essa iniciativa, acentuamos nosso foco na prevenção e organização, que são essenciais em situações de risco”, comenta o prefeito Juninho. Também participaram do evento o diretor de Defesa Civil de Rio Claro, Wagner Martins Araújo, o Primeiro Sargento PM Francisco Renato Gonçalves, do Corpo de Bombeiros, e o Primeiro Sargento EB Robinson Alexandre Boeck, instrutor do Tiro de Guerra de Rio Claro.

De acordo com o secretário de Segurança, Marco Antonio Bellagamba, estabelecer um plano de contingência é importante medida para o gerenciamento de riscos. “É uma ferramenta que certamente contribuirá para melhorar o atendimento da Defesa Civil à população”, enfatiza. “No ano passado, quando o atual governo assumiu a prefeitura, a Defesa Civil já havia ampliado o foco na área preventiva, com operações como a “De olho na queimada”, e nosso objetivo é avançar sempre mais”, acrescenta.

De acordo com o diretor da Defesa Civil de Rio Claro, Wagner Martins Araújo, o plano de contingência estabelece uma série de ações para os casos em que há riscos ocasionados principalmente por fenômenos naturais ou oriundos de ações ou omissões humanas, chamados de fenômenos tecnológicos. “Estamos redobrando esforços pelo gerenciamento de riscos e estudando outras medidas para serem incluídas na dinâmica de trabalho da Defesa Civil”, informa.

Curso

O ciclo de atualização técnica, encerrado no evento de sexta-feira, reuniu integrantes das defesas civis de Rio Claro e Santa Gertrudes, atiradores do Tiro de Guerra e profissionais do Instituto Florestal, e contou com a participação do Corpo de Bombeiros, Samu e entidades da iniciativa privada. Foram 70 horas de instrução abrangendo uma série de atividades teóricas e práticas, dentre as quais, oficina Preparatória para a Operação Estiagem, que será desencadeada a partir da terça-feira, 1º de maio, em todo o estado. O treinamento, que começou no dia 5 abril, incluiu ainda exercício simulado de combate a incêndio florestal.

Outros temas tratados no ciclo de atualização técnica foram legislação de Defesa Civil, procedimentos operacionais padrão, técnicas para resgate de vítimas em áreas de alagamento, combate a incêndios florestais, pronto socorrismo, eventos extremos, código ambiental, animais peçonhentos, climatologia, manutenção veicular e proteção de animais.

Prefeitura muda mão de direção das ruas 18 e 19 no Jardim Novo

A prefeitura de Rio Claro concluiu as melhorais de trânsito realizadas nos bairros Jardim Novo e Terra Nova. As ruas 18 e 19 passaram a ter mão única de direção, além de receberem reforço na sinalização de solo. A Rua 19, que era mão dupla, passou a ter mão única de direção no sentido centro-bairro. Já a Rua 18, no trecho entre a Rua 19 e Avenida 14, agora tem mão única no sentido bairro-centro. As mudanças implantadas pelo setor de Mobilidade Urbana já estão valendo.

“Essas vias recebem um grande fluxo de veículos e as mudanças vão dar maior fluidez no trânsito e proporcionar segurança a motoristas e pedestres”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. A região dos bairros Jardim Novo e Terra Nova teve um grande crescimento populacional nos últimos meses devido à entrega de novas unidades habitacionais. Diante disso, as alterações foram necessárias para impedir conflito no trânsito.

“Essas ações visam aumentar a segurança e diminuir o risco de acidentes nesses locais”, explica Marco Antonio Bellagamba, vice-prefeito e secretário municipal da Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário. “A orientação é para que os motoristas que trafegarem pela região redobrem a atenção e fiquem atentos às mudanças”, reforça o diretor de Mobilidade Urbana, Adilson Marques.

As alterações realizadas pela prefeitura contam com aprovação dos moradores da região. Juliana Lopes de Freitas mora e é comerciante no bairro Terra Nova, e está satisfeita com a intervenção da prefeitura. “Já presenciei muitos acidentes nessas duas ruas e acho que as mudanças vão deixar o trânsito mais seguro”, afirma.

As mudanças de mão de direção e o reforço na sinalização ampliam as melhorias que a prefeitura tem feito na região dos bairros Jardim Novo e Terra Nova, que incluem ampliação da iluminação pública, intervenções viárias, implantação de galerias de águas pluviais, entre outros serviços. No ano passado a prefeitura entregou 968 apartamentos do Jardim das Nações 1.  A prefeitura está concluindo a construção de uma creche no Terra Nova para atender 130 famílias e em breve vai iniciar a construção de uma escola de Ensino Fundamental naquela região para 780 alunos.

Centro Cultural tem samba e maracatu no domingo

O evento musical Fortalecendo a Cena encerra nesse domingo (29) a programação da Semana “Ogum e suas origens culturais – a cultura africana entre nós”. Das 17 às 22 horas o público irá conferir três empolgantes atrações musicais. Anná, Samba D’Aninha e Grupo Maracatu prometem animar o público. As apresentações gratuitas serão realizadas no Centro Cultural “Roberto Palmari”.

“Neste mês, o Fortalecendo a Cena estará alinhado à temática da Semana de Ogum, com atrações que representam a influência africana na nossa cultura e o resultado positivo que ela acarreta”, destaca Daniela Ferraz, secretária da Cultura.

A cantora, compositora e percussionista Anná trará o seu samba para Rio Claro, caracteristicamente interpretado por sua voz encantadora. Em seu EP Pesada, Anná traz letras contra gordofobia e machismo.  A cantora tem como referências musicais o experimentalismo nacional, a percussão afro-brasileira e o samba de raiz. Anná tem forte presença no samba paulista, já tendo se apresentado ao lado de mestres como Wilson das Neves, Wilson Moreira e Nelson Sargento.

Já a apresentação de Samba D’Aninha promete espetáculo musical com a energia dos “couros e cordas” interagindo com o timbre inconfundível da cantora Aninha Barros, em um formato simples e contagiante. O grupo faz uma viagem dentro das vertentes do samba e traz em seu repertório os maiores clássicos deste gênero que ficaram imortalizados nas vozes de grandes artistas como Noel Rosa, Ary Barroso, Cartola, Clara Nunes e tantos outros.

O Grupo Maracatu, formado por 11 alunos do curso de percussão do Projeto Guri na cidade de Lençóis Paulista, levará ao público empolgante apresentação e, como o próprio nome diz, tem como base de sua produção musical o maracatu.

A Semana de Ogum em Rio Claro tem o apoio da Câmara Municipal, governo do estado de São Paulo, Assessoria Estadual de Cultura para Gêneros e Etnias e Proac São Paulo.

Disputa pela liderança marca 5ª rodada da Série Ouro do Amador no domingo

A bola vai rolar neste domingo, 29, pela quinta rodada do Campeonato Municipal de Futebol Amador Série Ouro de Rio Claro, com partidas em oito distritais. Rodada dupla na Lagoa Seca do Cervezão, nos distritais do Cidade Nova e Juventus.

Na Lagoa Seca, América e CSA Ajapi jogam a partir das 8 horas. Na partida de fundo, às 10 horas, a Família CVZ, líder do Grupo B com 10 pontos e cinco gols de saldo, vai enfrentar o Inter Mãe Preta, terceiro colocado do Grupo A com  sete pontos.

No Cidade Nova, a rodada terá início às 8 horas com o jogo entre Unidos x Unidos do Parque Universitário. O Alviverde busca a sua segunda vitória na competição para se manter no G-8 (grupo dos melhores colocados) do Grupo A. Tem cinco pontos na sexta posição. O UPU é o quarto colocado com oito pontos, dois a menos que o líder Família CVZ no Grupo B.

No jogo de fundo, no Cidade Nova, os donos da casa vão em busca de três pontos contra o Ribeirão Claro a partir das 10 horas. O Rubro Negro é o oitavo colocado do Grupo A com quatro pontos enquanto o Ribeirão Claro ainda não pontuou na competição.

No Jardim das Palmeiras, Juventus e Pisos Nice entram em campo às 8 horas no clássico da rodada. O Pisos Nice tenta reencontrar o caminho da vitória após empate em 2 a 2 com o Unidos na semana passada. Já o Moleque Travesso vem embalado já que na quarta rodada venceu o Paulistão por 2 a 1.

No jogo de fundo, no Jardim das Palmeiras, Jardim Novo e São Paulinho vão medir forças. Somente a vitória interessa já que ambas equipes em quatro jogos só marcaram três pontos cada.

Mais cinco partidas completam a rodada: Boa Vista x Minativa, às 9 horas, no Distrital do Panorama; Santana x Vasco da Gama, às 8 horas, no Distrital do Santana; IX de Julho x Panorama/Belmare, às 8 horas, no Distrital do IX de Julho; Paulistão x Juventude, às 10 horas, no distrital da Vila Paulista; Santa Maria x Novo Wenzel, às 8 horas, no Distrital do Santa Maria.

Servidores municipais de Rio Claro disputam torneio de futebol na 2ª-f

Equipe da Polícia Militar, que participa como convidada, foi campeã na edição de 2017.

Na próxima segunda-feira (30) será realizada a 2ª edição do Torneio 1º de Maio de Futebol Society dos Funcionários Públicos Municipais de Rio Claro. Sete equipes participam da competição que terá início a partir das 8 horas, no centro esportivo Mundo da Bola, localizado na Rua 6, nº 741, no Jardim América.

O torneio reunirá equipes formadas por funcionários públicos da prefeitura e da Câmara Municipal, além do time da Polícia Militar, que participa como convidado. A atividade conta com apoio da prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Setur).

“O principal objetivo do torneio 1º de Maio é, além de marcar o Dia do Trabalhador, ser um meio de integração e confraternização entre os funcionários públicos”, avalia o titular da Setur, Ronald Penteado.

Para o prefeito João Teixeira Júnior, o Juninho da Padaria, o esporte possui importantes características com foco na integração dos participantes. “E o futebol é algo que une as pessoas, um esporte que pode ser usado para descontrair, estreitar laços e fazer amizades”, observa o prefeito.

Os jogos terão início a partir das 8 horas, sendo que a primeira partida será entre Setur x Samu; às 8h40 será a vez da equipe do Paço Municipal jogar com o time da Habitação; às 9h20 Professores da Setur x Polícia Militar. A equipe da GCM aguardará o vencedor da 1ª partida e joga às 10 horas. Os jogos serão realizados no sistema eliminatório. Em caso de empate, a partida será decidida na cobrança de pênaltis.