Moradores do Jardim das Nações recebem orientações sobre descarte de lixo

Trabalho de orientação sobre o descarte correto de materiais está sendo realizado pela prefeitura de Rio Claro com os moradores do conjunto habitacional Jardim das Nações 2.

Setenta e três lixeiras foram adquiridas e disponibilizadas aos seis condomínios que compõem o residencial. “A ação faz parte dos trabalhos realizados com os moradores no processo de pós ocupação dos imóveis”, observa Anderson Golucci, secretário da Habitação, acrescentando que  orientação e conscientização da comunidade são fundamentais para que problemas relacionados ao descarte irregular de resíduos sejam evitados.

As lixeiras foram entregues aos síndicos de cada condomínio e, em conjunto com os moradores, serão definidos os pontos que receberão o equipamento. Na terça-feira (8) material informativo foi entregue aos residentes do Jardim das Nações em trabalho realizado em parceria com a Fundação Municipal de Saúde, que disponibilizou agentes do Centro de Controle de Zoonoses para realizar o trabalho, que teve reforço de carro de som.

Goleadas marcam os primeiros jogos do Campeonato de Futebol Dente de Leite

No final de semana teve início a 24ª edição do Campeonato Municipal de Futebol Dente de Leite, em Rio Claro. Goleadas e agitação marcaram os jogos e já demonstram a empolgação dos jovens jogadores na competição. O campeonato é organizado pela prefeitura, por intermédio da Secretaria dos Esportes e Turismo (Setur).

No sábado (5), o distrital do Cidade Nova foi palco dos jogos das categorias sub 9 e 11. Na categoria sub 9, pelo grupo A, a Escolinha do Cris venceu por 7×1 a equipe Ronaldo 9 Academy. Pelo grupo B, o Mundo da Bola/Meninos Vila Santos marcou 4×1 em cima do Santana. Também pelo grupo B o Lion/Terra Nova ganhou por 5×1 do time Bola de Ouro “B”. E, pelo grupo C, o Bola de Ouro “A” ganhou da Ponte Preta pelo placar de 3X2.

Na categoria sub 11, pelo grupo C, o Lion/Terra Nova ganhou a partida por 3×0 sobre o Bola de Ouro “B”. Pelo grupo B, o Showbol venceu por 4X2 a Ponte Preta. E, pelo grupo A, os meninos da Escolinha do Cris marcaram 10×0 em cima do Santana.

No domingo (6) quem entrou em campo foram os meninos do sub 7, no centro esportivo Mundo da Bola. O primeiro jogo terminou em empate de 3×3 entre o Floridiana e São Caetao. Já o time da casa, Mundo da Bola, venceu por 2×0 o Ararense.

Boxe de Rio Claro conquista medalhas de ouro e prata em campeonato paulista

Atletas rio-clarenses da equipe MM Boxe disputaram no último final de semana o Campeonato Paulista Juvenil Masculino e Elite Feminino, em Pirituba (SP). A equipe, que recebe apoio da prefeitura por meio da Secretaria dos Esportes e Turismo (Setur), retornou com resultados positivos ao conquistar três medalhas: duas de ouro e uma de prata. Os atletas de Rio Claro participaram de sete lutas, venceram seis e sofreram apenas uma derrota na competição.

Pelo campeonato juvenil masculino, que reúne boxeadores com idade entre 17 e 18 anos, o atleta Kauê ‘Baby Bull’ Belini conquistou medalha de ouro e Rafael Bombonatti recebeu a prata. Baby Bull também foi escolhido o melhor lutador no primeiro dia da competição.

“Para chegar ao lugar mais alto do pódio da categoria até 69 quilos, Baby Bull venceu por pontos os representantes das equipes Coliseu, Porto Alegre e, na final, São Carlos. Foram três lutas em três dias, o que exigiu muita preparação física do atleta”, explica Breno Macedo, um dos treinadores da equipe. A preparação física dos atletas é feita no CTP Gama, em Rio Claro.

Por sua vez, Rafael Bombonatti, da categoria 75 quilos, foi premiado como melhor lutador da segunda rodada do torneio, após um nocaute aplicado sobre seu oponente de Caraguatatuba. Já na final, realizada no domingo, Bombonatti enfrentou Keno Machado, atleta da seleção brasileira. Apesar de um combate equilibrado, o atleta rio-clarense foi superado por pontos e ficou com a prata.

A única representante feminina da equipe de Rio Claro, Jucielen Cerqueira, venceu duas lutas e sagrou-se campeã da categoria até 54 quilos. Na primeira luta ela venceu por WO, pois a adversária não se enquadrou no limite de peso da categoria. Na final, Jucielen conquistou medalha de ouro ao vencer boxeadora de Bauru.

O titular da Setur, Ronald Penteado, parabeniza os competidores. “São atletas que se superam a cada competição. Estão de parabéns por representar de forma brilhante a cidade de Rio Claro. Demonstram garra e confiança no ringue e são merecedores desta e de muitas outras conquistas que estão por vir”, comemora o secretário.

A atleta Jucielen Cerqueira foi descoberta em projeto social da MM Boxe em 2007 e atualmente é integrante da seleção brasileira de boxe. Ela já foi campeã brasileira e novamente representa o município em competições oficiais.

“Atualmente, graças ao apoio que a equipe recebe da prefeitura, é possível os boxeadores de Rio Claro conseguirem resultados como neste Paulista, onde todos os atletas chegaram nas finais de suas categorias e venceram seis lutas das sete disputadas. Esses resultados comprovam que hoje o município é uma potência no boxe olímpico paulista e brasileiro”, enfatiza o técnico Breno Macedo.

Rio Claro lança campanha do agasalho dia 16

Rio Claro lança no próximo dia 16 (quarta-feira), às 15 horas, campanha do agasalho, coordenada pelo Fundo Social de Solidariedade. Com o tema “Aqueça um coração”, a campanha terá início com mais de cem pontos de coleta, onde a comunidade poderá depositar, a partir do dia 17, agasalhos, cobertores e calçados para doações.

“Estamos nos mobilizando para que consigamos atender as famílias e assim contribuir para aquecer o inverno de quem depende de doações”, destaca Paula Silveira Costa, presidente do Fundo Social.  Unidades de saúde, escolas e estabelecimentos comerciais terão pontos de coleta, com caixas da campanha identificadas para que a comunidade possa dar sua contribuição. A campanha vai até 31 de julho.

“Não tenho dúvidas de que a comunidade vai abraçar mais esta campanha num gesto de solidariedade e contribuir para que as pessoas não sofram com o frio, especialmente as crianças”, ressalta Paula.

Em 2017, nove mil pessoas foram atendidas durante a campanha do agasalho. Neste ano, a expectativa é repetir o sucesso. As doações serão entregues a quem precisa no Barracão da Solidariedade, na Rua 1-B, 411, Cidade Nova. O atendimento é realizado das 8 às 11 horas e das 13 às 16 horas. É necessário apresentar comprovante de residência e documento de identidade.

Daae faz reparo emergencial em adutora no bairro Santana

O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro informa que no início da manhã desta terça-feira (8), houve o rompimento da adutora de 200 milímetros na Avenida 42, com as ruas 7 e 8, no bairro Santana.

A autarquia aconselha que o munícipe redobre a atenção e os cuidados e evite transitar nas proximidades, procurando rotas alternativas, para diminuir riscos de eventuais acidentes.

Uma equipe de manutenção da autarquia já está no local realizando os trabalhos necessários para sanar o problema e, para isso, foi necessário interromper o abastecimento de água da região e interditar trechos da Avenida 42, entre as Ruas 6 e 8, e da Avenida 40 com a Rua 7.

Por esse motivo, pode ocorrer baixa pressão ou interrupção temporária no fornecimento de água nos bairros Wenzel, Parque Universitário, Vila BNH, Jardim Olinda e Alto do Santana.

A previsão inicial de conclusão da manutenção emergencial e normalização da pressão e abastecimento é para a tarde desta terça-feira. Nesse período, a autarquia orienta que os consumidores redobrem a atenção ao uso racional da água, principalmente nos imóveis que não possuem reservatório (caixa d’água), cuja instalação é obrigatória, como determina o Código Sanitário Estadual.

Caso o munícipe visualize algum vazamento na cidade, deve ligar para a central de atendimento no telefone 0800-505-5200, que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive feriados, informando o endereço completo do local. Uma equipe de obras e manutenção será acionada para averiguar o vazamento.

Mais informações podem ser obtidas pela central de atendimento do Daae, no telefone 0800-505-5200.