Crise do combustível suspende coleta seletiva e cata bagulho

Em razão da greve dos caminhoneiros que chega ao oitavo dia em todo o país nesta segunda-feira (28), a prefeitura de Rio Claro precisou suspender os serviços de cata bagulho e coleta seletiva de lixo no município.

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, os dois caminhões do cata bagulho e os quatro caminhões-baús da coleta seletiva estão bloqueados na garagem, localizada na Rodovia Fausto Fausto Santomauro, a SP-127, que liga Rio Claro à Piracicaba.

Devido à crise, os seis ecopontos também estão fechados desde sábado (26), pois o bloqueio de estradas pelos grevistas também está impedindo a passagem do caminhão poliguindaste, que faz a troca das caçambas nos ecopontos.

Decreto de situação de emergência preventiva no município foi assinado na sexta-feira pelo prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. Entre outras medidas, o município suspendeu as aulas até a quarta-feira e reduziu o expediente dos demais serviços municipais, que abrem das 7h30 às 13h30 até que a situação seja normalizada. O foco é manter em operação os serviços emergenciais, como as unidades de pronto atendimento em saúde, entre outros.

Porém, a prefeitura pede compreensão aos munícipes e que, neste período, mantenham estes itens em suas residências, ressaltando a importância de não depositarem o lixo para evitar o acúmulo de resíduos nas ruas da cidade.

Dente de Leite tem equipes classificadas para a 2ª fase nas categorias sub 9 e 11

Após rodada do sábado (26) pelo Campeonato Dente de Leite de Rio Claro, equipes do sub 9 e sub 11 contam com times classificados para a segunda fase da competição marcada, a princípio, para 9 de junho. São classificadas as duas primeiras equipes de cada grupo. Pela categoria sub 11 falta apenas um jogo pelo grupo B para definir os dois classificados. O campeonato é organizado pela prefeitura, por intermédio da Secretaria dos Esportes e Turismo (Setur).

No sábado o Distrital do Cidade Nova recebeu jogos, sendo o campo 1 para equipes do sub 9. Os resultados foram Santana 0 x 0 Lion /Terra Nova (grupo B); Ararense 2 x 0 Ponte Preta (grupo C).

Já no campo 2 entraram as equipes do sub 11: Lion/Terra Nova 0 x 2 São Caetano (grupo C); Showbol 1 x 0 Ponte Preta (grupo B); Escolinha do Cris 2 x 1 Bola de Ouro “A” (grupo A).

Pela categoria sub 9 conquistaram vaga para a segunda fase da competição os dois primeiros colocados de cada grupo. Assim, conforme tabela, a classificação da categoria sub 9 pelo grupo A é a seguinte: 1º, São Caetano (seis pontos); 2º, Escolinha do Cris (três pontos); 3º, Ronaldo 9 Academy (zero). Grupo B: 1º, Mundo da Bola/Meninos Vila Santos (sete pontos); 2º, Lion F.C./Terra Nova (cinco pontos); 3º Santana (quatro pontos); 4º Bola de Ouro “B” (zero). Grupo C: 1º Bola de Ouro “A” (seis pontos); 2º Ararense (três pontos); 3º Ponte Preta (zero).

Já pelo sub 11 falta apenas um jogo entre Ponte Preta e Mundo da Bola/Meninos Vila Santos, que será realizado no dia 2 de junho, para definir os dois classificados pelo grupo B. Pelos grupos A e C já estão definidos. Vale lembrar que classificam-se os dois primeiros colocados de cada grupo.

A tabela de classificação do sub 11 pelo grupo A é: 1º Escolinha do Cris (seis pontos); 2º Bola de Ouro “A” (três pontos); 3º Santana (zero). Grupo B: 1º Mundo da Bola/Meninos Vila Santos (três pontos); 2º Showbol (três pontos); 3º Ponte Preta (zero). Grupo C: 1º São Caetano (seis pontos); 2º Lion/Terra Nova (três pontos); 3º, Bola de Ouro “B” (zero).

USF do Progresso tem novo prédio após funcionar 4 anos em local improvisado

Desde fevereiro de 2014 a Unidade de Saúde de Família do Jardim Progresso funcionava em uma casa alugada, que não era adequada para o atendimento. Com a nova sede, inaugurada na manhã de sábado (26), os moradores do bairro e região passam a ter local adequado para consultas médicas, aplicação de vacinas e realização de exames diversos. É o segundo prédio de USF entregue em maio pela prefeitura, que no início do mês inaugurou o do bairro Mãe Preta. Com essas USFs funcionando em prédios próprios, a prefeitura economizará cerca de R$ 80 mil anuais com os alugueis.

 A USF “José Carlos da Silva” faz parte do rol de seis obras de unidades que foram abandonadas pela gestão anterior e retomadas no início da gestão do prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “É exemplo da seriedade com que tratamos a saúde pública em Rio Claro e da nossa preocupação crescente em melhorar a cada dia o acolhimento e ampliar o alcance da medicina preventiva”, disse Juninho durante a entrega do prédio. “Com as unidades de saúde que estamos entregando, vamos aumentar em mais de 40% esse atendimento à população”, ressaltou.

O secretário municipal de Saúde, Djair Francisco, destacou os investimentos em Saúde feitos pelo governo Juninho. “Nunca a saúde em Rio Claro recebeu tantos investimentos como os que estão sendo feitos nesta gestão”, disse. “Estamos mudando o atendimento de saúde em Rio Claro, e isso passa por valorizar a medicina preventiva”, acrescentou.

O presidente da Câmara Municipal, André Godoy, salientou os avanços da Saúde neste mês de maio. “Está sendo um mês especial, em que o Espaço Mais Saúde chegou à marca de 10 mil pessoas atendidas no Espaço Mais Saúde, duas unidades de saúde foram entregues e conseguimos avançar para que o projeto do hospital municipal tenha início”, enfatizou.

O deputado estadual Aldo Demarchi também elogiou os investimentos feitos na Saúde Municipal e destacou o projeto do hospital municipal. “Acredito que agora, com o sinal verde do governo do estado e a disposição do Hospital Bezerra de Menezes em ceder o espaço que não usa à prefeitura, essa luta ganha novo impulso”, disse Demarchi.
Autora do projeto que dá nome à USF, a partir de uma iniciativa deixada na Câmara pelo ex-vereador Agnelo Mattos, a vereadora Maria do Carmo agradeceu a administração pelo empenho e pelos investimentos na saúde municipal. A vereadora, e cumprimentou os familiares de José Carlos da Silva, que foi motorista no setor de Saúde em Rio Claro.
A enfermeira Luciana Ovídio, responsável técnica pela unidade, coordena uma equipe de 18 profissionais no atendimento a mais de 1.500 famílias cadastradas do Jardim Progresso e bairros adjacentes. “Local adequado para a Unidade de Saúde da Família é essencial para garantir o bom acolhimento”, destacou.

O responsável médico pela USF é o médico generalista Luiz Eduardo Tancredi. O corpo médico também inclui a ginecologista Ana Elisa Dias e a pediatra Ada Bortolotti.

Representando o Conselho Municipal de Saúde, Arnaldo Fiório relembrou o início do Movimento Pró-Hospital, há seis anos. “Recolhemos mais de 20 mil assinaturas, mas a administração anterior não teve a sensibilidade de iniciar esse projeto. Agora, o governo Juninho teve a iniciativa de acolher essa ideia, e agora com trabalho e a união de todos vamos conseguir esse hospital para Rio Claro”, disse.
Também estiveram presentes à solenidade o vice- prefeito e secretário municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Marco Antonio Bellagamba, a integrante do Conselho Deliberativo do Fundo Social de Solidariedade, Luciana Bellagamba, os vereadores Val Demarchi, Paulo Guedes, Irander Augusto, Julio Lopes de Abreu, Geraldo Voluntário e Adriano Latorre, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Domingos Almeida, o ex-vereador Agnelo Mattos, e integrantes da administração pública municipal.

Feira Corujão é opção ao consumidor na terça-feira

Para quem procura produtos frescos, variedade e preço justo, a Feira do Produtor Rural, em Rio Claro, é opção para boas compras nesta terça-feira (29). A conhecida Feira Corujão será realizada normalmente, das 17h30 às 20h30, na Central de Agronegócios, no antigo espaço livre da Vila Martins (Rua 3-A com Avenida 46-A).

O espaço se destaca pela venda de produtos da agricultura familiar, que fazem o percurso campo-consumidor sem intermediários. É uma excelente opção para quem valoriza qualidade em frutas, verduras e legumes frescos, grande parte produzida sem uso de agrotóxicos.

Além de bons preços, a Feira Corujão também virou espaço de convivência frequentado semanalmente por centenas de pessoas. Em datas especiais, a feira também é palco de atrações culturais para toda a família. A Feira Corujão tem duas edições semanais, às terças-feiras e sextas-feiras, das 17h30 às 20h30.

Prefeito faz reunião para manter funcionamento de serviços

O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, realizou na manhã desta segunda-feira (28) reunião de avaliação do momento vivido pelo município de Rio Claro em razão da falta de combustível nos postos que abastecem a cidade. “Estamos numa situação que exige a união e a solidariedade de cada um de nós para que possamos passar por esta situação com o menor transtorno possível”, disse o prefeito. “O trabalho tem que ser redobrado, pensando em minimizar os problemas da cidade provocados por esta crise”, ressaltou. “Infelizmente tivemos de reduzir o expediente nas repartições municipais, mas continuar vamos em plantão permanente para qualquer eventualidade”, disse aos secretários municipais.

A prefeitura irá se utilizar do decreto de emergência assinado na sexta-feira pelo prefeito para tentar garantir o abastecimento das ambulâncias, viaturas da segurança, do Daae e da defesa civil.

Além do decreto, na sexta-feira o prefeito tomou outras medidas administrativas, como a suspensão das aulas na rede municipal, a redução do expediente nos serviços municipais e o recolhimento dos veículos da frota municipal que não realizam serviços essenciais.

O balanço do final de semana foi positivo, com funcionamento normal dos serviços de saúde e segurança. A coleta de lixo e o transporte coletivo também atenderam a população. “Nossa prioridade agora é conseguir combustível para a manutenção destes serviços nos próximos dias”, afirma o prefeito Juninho.

Da reunião também participaram o presidente da Câmara Municipal, vereador André Godoy, o vereador Paulo Guedes, líder do governo na Câmara, e o Major Sabino – da Polícia Militar.

Rio-clarense é campeão pan-americano de boxe

Integrante da equipe MM Boxe, que conta com apoio da prefeitura de Rio Claro, por meio da Secretaria dos Esportes e Turismo (Setur), o rio-clarense Kauê ‘Baby Bull’ Belini conquistou medalha de ouro no Campeonato Continental Pan-Americano de Boxe Juvenil, nos Estados Unidos. A final da competição foi realizada no sábado (26), quando o atleta enfrentou o mexicano Francisco Ramos, na categoria 69 quilos.

Com a vitória no Pan-Americano, Baby Bull conquistou o direito de participar do Mundial Juvenil, em agosto, na Hungria, e também se classificou para disputar as Olimpíadas da Juventude, que acontecem em outubro na Argentina.

“É um resultado impressionante e que traz muito orgulho para Rio Claro. Kauê é um jovem atleta de 17 anos que já demonstra ter um futuro promissor. Ele está de parabéns, assim como toda equipe MM Boxe pelo excelente trabalho desenvolvido. É mais um exemplo de que vale a pena investir nas categorias de base. E a determinação dos jovens é fundamental para o resultado positivo”, aponta Ronald Penteado, titular da Setur.

Breno Macedo, da equipe MM Boxe, explica que o rio-clarense fez uma excelente campanha ao vencer representantes do Chile, Estados Unidos, Argentina e México. “Foi uma luta disputada, mas ele foi superior devido a sua maior envergadura. Kauê é atleta de projeto social, antes dele vieram vários outros bons atletas também formados pela MM Boxe e diversos campeões brasileiros. Inclusive, atletas que disputaram campeonatos internacionais, porém, até o momento ele vem apresentando os melhores resultados. Até mesmo quem começou a praticar boxe há alguns anos e que, talvez, não tenha chegado tão longe, foi importante para abrir caminho para o Kauê. Ele é fruto de uma longa caminhada”, analisa.

Integrante da seleção brasileira de boxe, Leonardo Macedo é técnico de Kauê ‘Baby Bull’ e quem acompanhou o jovem na competição aos Estados Unidos. Ele explica que o Brasil conquistou quatro medalhas de ouro, uma de prata de três de bronze. O país ficou com a segunda colocação coletiva.

“Quando cheguei à seleção no começo do ano eu sabia que essa seria a minha primeira grande missão que, na verdade, começou há muitos anos quando abracei o boxe como meu modo de vida. Ouvi de muitos técnicos e dirigentes de outras delegações que a escola de boxe brasileira está em um nível excelente, é admirável e respeitada. E esse patamar foi conquistado graças ao esforço de todos técnicos que dedicam a sua vida a esse esporte”, comemora o técnico.

Moleque Travesso e Juventude lideram os grupos do Campeonato Máster 5.0

Após quatro rodadas, o Juventus conta com a melhor campanha do Campeonato Municipal de Futebol Máster 5.0 de Rio Claro. Após a vitória por 3 a 0 contra o Unidos Ipiranga, no distrital do Jardim das Palmeiras, o Moleque Travesso soma 11 pontos, na ponta do Grupo A. O Ipiranga está em sexto no mesmo grupo com cinco pontos.

No Grupo B, o líder é o Juventude com 10 pontos. Em jogo realizado no campo da Lagoa Seca do Cervezão, a equipe celeste derrotou o Cruzeiro por 1 a 0. Com a derrota, o Cruzeiro está em situação complicada no Grupo B: sexta posição com quatro pontos.

Em jogo realizado em Itapé, Itirapina e IX de Julho empataram em 0 a 0. Ambas as equipes estão no Grupo B. O IX de Julho está em quarto lugar com sete pontos, enquanto o Itirapina está em quinto com sete pontos.

Terceiro colocado do Grupo A com sete pontos, o Cidade Nova venceu o Mata Negra por 3 a 0 em seu distrital. Mesmo com a derrota, o Mata Negra é o vice-líder do mesmo grupo com oito pontos.

Os jogos válidos pela quinta rodada, no dia 9 de junho, são os seguintes: Grêmio da Bela Vista x Saltense, às 14h30, no Grêmio Bela Vista; Vasco da Gama x Itirapina, às 14h45, no distrital do Vasco; IX de Julho x Unidos do Ipiranga, às 15h45, no distrital do IX; e Juventus x Cidade Nova, às 15h45, no Estádio Municipal Augusto Schmidt Filho.

Daae faz reparo emergencial em tubulação na Avenida 42

O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro consertou na manhã de segunda-feira (28) trecho de tubulação rompida na Avenida 42, com as ruas 8 e 9, no bairro Santana.
Foi necessário parar o abastecimento de água da região e pode haver baixa pressão ou interrupção temporária de fornecimento nos bairros Wenzel, Parque Universitário, Vila BNH, Jardim Olinda e Alto do Santana.

A previsão é que a situação esteja normalizada até o início da tarde desta segunda-feira. O Daae reforça a orientação para que os moradores tenham reservatório de água em seus imóveis. As “caixas d’água” são importantes para reduzir transtornos em caso de interrupção no fornecimento. Além disso, a instalação de reservatórios nas residências é obrigatória, conforme estabelece o Código Sanitário Estadual.

Mais informações podem ser obtidas pela central de atendimento do Daae, pelo telefone 0800-505-5200.

Sem combustível e transporte, creches municipais são fechadas

A greve dos caminhoneiros também afetou o funcionamento das creches e escolas municipais de Rio Claro. “Infelizmente tivemos que optar pelo fechamento temporário destas unidades escolares”, lamenta o secretário municipal da Educação, Adriano Moreira, que elencou os motivos que levaram à decisão de parar as aulas a partir desta segunda-feira (28).

Segundo Moreira, nesta semana o abastecimento de carne, hortifrutigranjeiros e outros itens da merenda escolar não aconteceu de maneira regular e a falta de combustível já começou a impossibilitar o transporte integral de alunos. “Além disto, com a continuação da greve, também os professores e funcionários começam a ter dificuldades para chegar no local de trabalho, e não podemos correr o risco de receber as crianças, especialmente os bebês, sem ter quem cuide delas”, explicou o secretário, acrescentando que muitos servidores moram em outras cidades. De acordo com Moreira, mesmo para muitos dos funcionários que moram em Rio Claro seria difícil ir para o trabalho, pois estão lotados em escolas de difícil acesso.

A rede pública municipal de ensino de Rio Claro tem 64 unidades e aproximadamente 19.000 alunos, sendo metade deles na faixa etária de zero a cinco anos.

“Estamos na expectativa de que a greve termine o quanto antes, pois certamente, depois disto, ainda haverá um período para a normalização das atividades”, afirma Adriano Moreira, que informou que os dias parados serão repostos. “Não queremos que os alunos tenham prejuízo didático e pedagógico, e neste momento esperamos contar com a colaboração dos pais, alunos e todas as equipes de trabalho”, disse.

Na sexta-feira (25), em razão da falta de combustível nos postos que abastecem a cidade, o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, assinou decreto de emergência e divulgou outras medidas administrativas, como a suspensão de aulas na rede municipal, a redução no expediente das repartições municipais e o uso de veículos oficiais exclusivamente para os serviços de saúde, segurança, defesa civil e abastecimento de água. O presidente da Câmara de Vereadores, André Godoy, informou que o Legislativo Municipal irá adotar as medidas anunciadas pelo prefeito e já determinou o recolhimento da frota e o cancelamento de viagens.