Rio Claro realiza encontro ambiental com participação de 650 crianças

Rio Claro realiza nesta quarta-feira (6) e no dia 14 de junho o 1º Encontro dos Agentes Ambientais Mirins promovido pela prefeitura, através das secretarias da Educação e Meio Ambiente. A atividade irá reunir aproximadamente 650 alunos de 23 escolas de ensino fundamental da rede municipal de ensino. O evento será realizado no auditório do Núcleo Administrativo Municipal (NAM), das 8h30 às 11 horas e das 14 às 17 horas. As propostas discutidas e aprovadas pelas crianças serão entregues ao prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, em encontro agendado para o dia 15 de junho.

As atividades fazem parte do projeto Junho Verde Azul, mês no qual se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. A ideia é intensificar as ações ambientais através da realização de palestras, plantios, feiras de outras e outras atividades que contribuam para a construção de propostas com fins ambientais buscando uma melhor qualidade de vida para todos. “Um dos objetivos do evento é integrar alunos de diferentes escolas, propondo debates e buscando propostas ambientais para o município”, explica o secretário municipal da Educação, Adriano Moreira.

Para o secretário de Meio Ambiente, Ricardo Gobbi, o planeta tem passado por grave crise ambiental e medidas urgentes precisam ser tomadas. “É necessário realizar ações para minimizar e conter os impactos causados pelo uso indiscriminado de recursos naturais”, afirma.

“O Encontro de Agentes Ambientais Mirins tem por finalidade estimular a participação social das crianças, oferecendo momentos de reflexão sobre relações ambientais, contribuindo não apenas com o seu desenvolvimento pessoal, mas com o desenvolvimento das comunidades em que elas estão inseridas”, reforça Edison Norberto Andrade, coordenador Ambiental da Secretaria da Educação.

Além do encontro de agentes ambientais, o calendário de atividades Junho Verde Azul terá ainda oficina de horta caseira, caminhada e corrida ecológica, brincadeiras ambientais e feira de trocas, cine-ambiental à luz do luar, ecofaxina, exposição fotográfica, plantio consciente, encontro de adoção de cães e gatos, plantio na zona rural, ciclo de palestras com temáticas ambientais e blitz educativa.

O evento é realizado pela prefeitura, com patrocínio da Construtora Caprem, e apoio da BRK Ambiental, do Grupo Komedi, Unesp (Universidade Estadual Paulista), Shopping Rio Claro, Grupo Palhaços Espaguetes e Covabra Supermercados. Mais informações pelo e-mail semarioclaro@gmail.com.

Livro Os Tomattos é lançado dia 20 no Centro Cultural

O Centro Cultural Roberto Palmari, em Rio Claro, recebe no dia 20 de junho, uma quarta-feira, lançamento do livro “Os Tomattos”, de Márcia Beatriz Bello, com ilustrações para colorir de Clemente Lippmann. O evento será realizado na biblioteca, das 10 às 13 horas, com entrada gratuita.

O livro lançado pela editora Folio Digital narra a história de Tom, um menino muito inteligente, da família Tomattos. Tom era bochechudo e suas bochechas eram vermelhinhas. Aliás, toda a família tinha bochechas vermelhas, porque esta era a marca dos Tomattos. Uma noite, Tom sonhou que era um daqueles legumes da feira… e logo quem? O tomate, o mais conhecido pelas crianças! Ele era um lindo e polpudo tomate, que brincava numa imensa barraca, cheia de outros amigos. O Centro Cultural fica na Rua 2, 2.880, Vila Operária.

Mais de 800 vistorias foram feitas pelo CCZ

Até o dia 16 de maio, o Centro de Controle de Zoonoses de Rio Claro já havia realizado mais de 800 vistorias em pontos estratégicos e imóveis especiais do município. No total foram 820 locais visitados, incluindo borracharias, oficinas mecânicas, empresas, ferros velhos, floriculturas, cemitérios, escolas, unidades de saúde, hospitais, prédios públicos, igrejas e shopping. Em todos eles foram feitas orientações de combate ao Aedes aegypti, visando principalmente evitar que o mosquito se prolifere e, consequentemente, casos de doenças como dengue, chikungunya e zika.

Em alguns locais vistoriados os agentes encontraram larvas do mosquito, ainda que a época não seja de chuvas intensas. Se as larvas estão presentes mesmo com o tempo seco, a preocupação é que quando as chuvas de verão chegarem a quantidade de ovos e larvas seja muito maior.

Os últimos números referentes ao Índice de Densidade Larvária (IDL) realizado em Rio Claro em abril mantêm o município em estado de alerta com relação à proliferação do mosquito Aedes aegypti. Aferido pelo índice Breteau, o IDL medido apontou 3.1, superando o registro de janeiro, de 2.0. Ambos estão acima do índice tolerável preconizado pela Organização Mundial de Saúde. Por isso a Fundação de Saúde pede o envolvimento de toda a população no combate ao mosquito, mesmo nessa época, e reforça o apelo para que a população não descarte lixo em terrenos baldios e locais inapropriados e nem mantenha em casa entulho ou qualquer material que possa acumular água parada, onde se desenvolvem as larvas do mosquito. Mais informações sobre o trabalho dos agentes do Centro de Controle de Zoonoses podem ser obtidas pelo telefone 3523.8663, inclusive aos sábados das 8 às 13 horas.

Jardim Público tem circo de rua na sexta-feira

Rio Claro recebe na sexta-feira (8) a apresentação circense da Cia Pé de Cana, com Circo de Doisdo. A atividade gratuita será realizada às 12 horas no Jardim Público. A apresentação estava marcada para dia 26 de maio, mas precisou ser adiada por conta da crise dos combustíveis, gerada pela greve dos caminhoneiros.

“A comunidade terá a oportunidade de acompanhar esta apresentação que leva ao público a essência da arte circense, sem restrição de idade”, observa Daniela Ferraz, secretária da Cultura. A apresentação integra o Circuito Cultural Paulista, com realização do governo estadual paulista e execução da Associação Paulista dos Amigos da Arte (Apaa).

Capivara e Fiofó são dois palhaços que tocam seu pequenino circo a bordo de uma Kombi. Entre acrobacias, malabarismos e muita palhaçada, a confusão está formada e a diversão garantida. Circo de Doisdo traz um resgate do lúdico e convida todos a uma viagem por um universo onde a lógica do cotidiano é subvertida por meio da imaginação, da brincadeira e de uma forma inusitada de encarar a vida.

Campeonato Dente de Leite define classificados para a segunda fase do sub 11

No sábado (2) foi realizada partida única pela categoria sub 11 do Campeonato Dente de Leite. Após a vitória da equipe Mundo da Bola/Meninos Vila Santos por 1×0 sobre a Ponte Preta, foram definidos os classificados da categoria para disputar as quartas de final da competição. O campeonato é organizado pela prefeitura de Rio Claro, por intermédio da Secretaria dos Esportes e Turismo (Setur).

Conforme tabela, a classificação geral pelo sub 11 foi a seguinte: Grupo A – 1º Escolinha do Cris (seis pontos); 2º Bola de Ouro “A” (três pontos); 3º Santana (zero). Grupo B – 1º Mundo da Bola/Meninos Vila Santos (seis pontos); 2º Showbol (três pontos); 3º Ponte Preta (zero). Grupo C – 1º São Caetano (seis pontos); 2º Lion /Terra Nova (três pontos); 3º Bola de Ouro “B” (zero). Classificam-se para a próxima fase os dois primeiros colocados de cada grupo.

Assim, pelo sub 9 estão classificadas as seguintes equipes: São Caetano e Escolinha do Cris (grupo A); Mundo da Bola/Meninos Vila Santos e Lion F.C./Terra Nova (grupo B); e Bola de Ouro “A” e Ararense (grupo C).

Pelo sub 11 são: Escolinha do Cris e Bola de Ouro “A” (grupo A); Mundo da Bola/Meninos Vila Santos e Showbol (grupo B); e São Caetano e Lion/Terra Nova (grupo C).

As quartas de final dessas categorias terão início no dia 9 de junho.

Prefeitura reforça segurança no cemitério com vigilantes armados

Com objetivo de proporcionar maior segurança para a população, a prefeitura de Rio Claro iniciou nesta segunda-feira (4) serviço de vigilância armada no Cemitério Municipal São João Batista, no Bairro do Estádio. Além de tornar o local mais seguro para os visitantes, a medida visa coibir o mau uso do espaço e proteger os túmulos que são muito visados por bandidos por conterem placas e peças de bronze de fácil comercialização.

“A presença dos vigilantes dará uma sensação de segurança muito maior para quem frequenta o cemitério”, explica o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que foi conferir de perto o início dos trabalhos nesta segunda-feira (4).

O serviço de vigilância será realizado por empresa contratada pela prefeitura, com investimento de aproximadamente R$ 240 mil por ano. Serão quatro vigias que trabalharão em turnos garantindo monitoramento 24 horas no local. “São pessoas capacitadas, com porte de arma, cuja presença dará mais tranquilidade para os usuários do espaço”, destaca o secretário municipal da Administração, Jean Scudeller.

Além dos vigilantes armados, a segurança no cemitério ainda terá apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) em rondas periódicas no lado externo e também no interno com a equipe do canil. Isso sem falar sobre a Polícia Militar que poderá ser acionada em caso de necessidade. Outra medida de segurança adotada pela prefeitura foi fazer o cadastramento das pessoas que trabalham na lavagem de túmulos, que agora são identificadas por meio de crachá. “Temos um controle maior de quem entra e sai do cemitério e pedimos a colaboração das lavadeiras para que usem os crachás de identificação”, comenta o diretor de Administração, Sérgio Christofoletti.

De acordo com ele, a contratação de guarda armada é mais uma ação realizada pela prefeitura para melhorar o complexo funerário formado pelo cemitério, velório e funerária. “Estamos cumprindo mais uma etapa entre as melhorias que estão sendo implantadas”, informa, lembrando que o cemitério recebeu recentemente reforma no telhado e serviços de pintura e iluminação com substituição das lâmpadas antigas por LED. As salas da entrada do cemitério foram reformadas para instalação do setor administrativo.

Melhorias também foram feitas no prédio do velório municipal que ganhou nova iluminação, pintura e bancos novos. Um espaço do imóvel foi reformado para abrigar a Funerária Municipal, que saiu de prédio alugado e hoje atende no novo espaço, facilitando a vida das pessoas que encontram na mesma região todos os serviços funerários municipais. “São muitas conquistas em curto espaço de tempo em benefício da comunidade”, finaliza Natanael Soares de Carvalho, o “Peixe”, gerente do cemitério.

Udam+ inicia curso de eletricista instalador predial

A Udam+ (União de Amigos) realizou na manhã de segunda-feira (04) a aula inaugural do curso de eletricista instalador predial, em parceria com a Prefeitura e Rotary Clube Rio Claro. Serão duas turmas de 28 alunos, uma pela manhã e outra à tarde, com duração de oito meses.

O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, acompanhou o início do curso e destacou a importância do certificado para os alunos. “Nesse momento de desemprego vivido pelo país, um certificado de curso vale muito para quem procura trabalho”, comentou Juninho que ressaltou o projeto visa dar melhores condições e oportunidades para o trabalhador.

Adriano Marchi, representante da Udam+, falou que a parceria com o poder público tem permitido a realização de outros cursos e oficinas. “Já realizamos inúmeras atividades em parceria e esta será mais uma”, disse Adriano, que lembrou que o espaço produtivo é em prol de toda comunidade.

O professor do curso, Eduardo Santana, explica que os alunos ao término do curso estarão aptos a realizar serviços de eletricista. “Ao longo do curso eles terão aulas teóricas e práticas, como fazer instalações de uma tomada, por exemplo”. O aposentado Sebastião Donizeti Garcia, que será um dos alunos, contou que escolheu o curso para ter um conhecimento a mais. “Como estou aposentado há oito anos, optei por fazer o curso para não ficar parado e ter um aprendizado para quando precisar resolver algo em casa”.

O presidente do Rotary Clube Rio Claro, Jose Alipio Occik, agradeceu a parceria para o curso de eletricista e anunciou novos projetos em conjunto. “Conseguimos com verba global do Rotary o curso de padaria e confeitaria no valor de 33 mil dólares. Esse valor inclui a aquisição de maquinário de última geração para oferecermos cursos à população”, falou Alipio, que já convidou o prefeito a participar da primeira aula de padaria.

O projeto conta com financiamento público através da parceria entre a Prefeitura, por intermédio da secretaria de Desenvolvimento Social e a União de Amigos (Udam). “Estamos oferecendo uma oportunidade para as pessoas que pretendem entrar no mercado de trabalho com o curso que está sendo oferecido”, observa Érica Belomi, secretária municipal de Desenvolvimento Social. O curso de eletricista instalador predial é para pessoas com 14 anos ou mais. Informações sobre este curso e demais, na sede da Udam+, que fica localizada na Rua 11 com a Avenida 30, no bairro Alto do Santana.

Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até 15 de junho

O Ministério da Saúde (MS) anunciou na quarta-feira (29) a prorrogação da campanha nacional de vacinação contra a gripe até o dia 15 de junho. A decisão foi motivada pelos efeitos da paralisação dos caminhoneiros no atendimento em saúde. Inicialmente, o fim da campanha estava previsto para sexta-feira, 1° de junho.

Em Rio Claro, a campanha também foi prorrogada até 15 de junho. A Vigilância Epidemiológica foi notificada oficialmente na sexta-feira (1º) sobre a ampliação da campanha. Vale lembrar que a vacina é destinada apenas às pessoas pertencentes aos grupos prioritários, determinados pelo Ministério da Saúde.

A Vigilância Epidemiológica informa ainda que nesta segunda-feira (4) os horários dos postos de vacinação voltaram ao normal e não haverá mais a presença da unidade móvel no Jardim Público. Assim, a vacinação continuará sendo feita normalmente em 18 salas localizadas nas unidades básicas e de saúde da família.

Os horários de vacinação são de segunda a quinta-feira das 07h30 às 15h30 e de sexta-feira das 07h30 às 13h30 (nas USFs) e de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 15h30 (nas UBSs). A lista com endereços e telefones das unidades de saúde pode ser consultada no site www.saude-rioclaro.org.br.

A última prévia divulgada na semana passada indicava que em Rio Claro 28.906 pessoas foram vacinadas. Todas pertencem aos grupos prioritários, com indicação para receberem a vacina. Esse número representa 66% da meta de vacinação estipulada pelo Ministério da Saúde, que no município é de 44 mil pessoas.

Os grupos prioritários são formados por crianças de seis meses a cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, mães com até 45 dias após o parto, profissionais da saúde, professores das redes pública e particular de ensino, população indígena, portadores de comorbidades, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade, como adolescentes internados em instituições sócio-educativas.

De acordo com os últimos dados do ministério, a campanha imunizou 35,6 milhões de pessoas em todo o País, o que equivale a 66% do público-alvo. Para atingir a meta de imunizar 54,4 milhões de pessoas, o governo espera, com a prorrogação da campanha, vacinar os 18,8 milhões de brasileiros e brasileiras que ainda não receberam a dose da vacina. De acordo com o Ministério, 100% das 60 milhões de doses de vacina já foram distribuídas aos estados.