Jovens de projeto social concluem curso de capacitação

Vinte e cinco participantes do Projovem, projeto social destinado a adolescentes, receberam na quarta-feira (25) em Rio Claro certificados de conclusão de curso de capacitação. Durante as aulas os alunos aprenderam sobre técnicas de pintura, pequenos consertos e marchetaria.

“É importante possibilitarmos aos jovens o máximo de conhecimento possível, o que fará toda a diferença para que construam um futuro de sucesso”, observa Erica Belomi, secretária do Desenvolvimento Social, agradecendo parceria com a empresa Estrutura Dinâmica, que ministrou as aulas.

O evento teve apresentações de orquestra e coral e também leitura de poema realizadas pelos participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Projovem.

“Entregar certificados de cursos é sempre muito gratificante, já que demonstra o interesse que cada um teve em buscar oportunidades de melhorar”, destaca o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

Com carga horária total de 96 horas, o curso abrangeu quatro módulos: téorico social (34 horas), pinturas especiais (14 horas), administrando pequenos consertos caseiros (32 horas) e marchetaria (16 horas). Também estiveream presentes na atividade Rita Cassia Dalla Costa de Godoy Lima e Viviane Cristina Geraldo, respectivamente diretora e gerente da Secretaria do Desenvolvimento Social, além de Dulcelete Delboni Tarpinian, da empresa Estrutura Dinâmica, e a coordenadora do PróJovem, Simeiris Rocha Stefani.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Projovem, atende jovens de 15 a 17 anos e tem por foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, o retorno dos adolescentes à escola e sua permanência no sistema de ensino. Isso é feito por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho. O serviço atende diariamente 70 jovens e oferece várias atividades no período contrário ao da escola, entre elas música, inclusão digital, atividades socioeducativas, atividades esportivas, cursos profissionalizantes, artes e fanfarra.

Funcionários do Daae recebem orientações sobre vacinação

O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro realizou na sexta-feira (8) palestra para seus funcionários abordando a importância da vacinação e principais doenças imunizadas por vacinas. A atividade foi ministrada por Eliaura Aparecida de Jesus, enfermeira da Vigilância Epidemiológica.

Divididos em três turmas, os funcionários receberam explanações sobre a elaboração do calendário de vacinação no país, a importância da imunização e principais doenças combatidas com vacinas como hepatites, febre amarela, tétano e gripe (influenza). Ao final da palestra, os presentes aproveitaram para tirar dúvidas sobre os temas abordados.

“Sempre valorizamos o bem-estar e a saúde dos funcionários, que poderão repassar para familiares e comunidade as informações recebidas na atividade”, comenta Ricardo Pires de Oliveira, superintendente do Daae,

Outro ponto destacado na palestra foi a importância da emissão do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) feita pelo Ministério da Saúde para o município de Rio Claro. O documento é obrigatório para pessoas que vão viajar a países que exigem comprovação de vacinação contra doenças como a febre amarela. O CIVP começou a ser emitido pela Vigilância Epidemiológica de Rio Claro na segunda-feira (4).

Sobre a vacinação contra a gripe, a campanha foi prorrogada e segue até o dia 15 de junho. A vacinação continua sendo feita em 18 salas localizadas nas unidades básicas e de saúde da família. Vale lembrar que a vacina é destinada apenas às pessoas pertencentes aos grupos prioritários, determinados pelo Ministério da Saúde. Para mais informações ou dúvidas sobre vacinação, os munícipes devem ligar para a Vigilância Epidemiológica, no telefone 3532-3793.

Domingo tem Brincadeiras Ambientais na Sala Verde do Lago Azul em RC

Dando continuidade às ações do projeto Junho Verde Azul, a prefeitura de Rio Claro, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, promove no domingo (10) a quarta edição da atividade “Brincadeiras Ambientais” na Sala Verde do Lago Azul, instalada no prédio localizado na Rua 2-A. A ação voltada para as crianças será realizada das 14 às 17 horas.

“A conscientização ambiental é a semente para colhermos bons frutos. Temos trabalhado intensamente nesse sentido e contamos com a participação dos munícipes nessa importante troca de experiências”, comenta o secretário de Meio Ambiente, Ricardo Gobbi e Silva.

Para participar, as crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis, além de levar pelo menos uma sacola com materiais recicláveis ou óleo usado. Os pequenos poderão se divertir participando de brincadeiras antigas como bolinhas de gude, corre cotia e pula corda, todas realizadas com reaproveitamento de materiais. Além das brincadeiras, haverá troca de materiais recicláveis por 150 kits de verduras (couve, alface e chicória) produzidas pela horta municipal.

Os materiais recicláveis arrecadados serão doados à Cooperativa dos Catadores de Materiais Reaproveitáveis (Cooperviva). Outra atração que fará parte da atividade de domingo é o Grupo Palhaços Espaguetes que irá animar o evento com muitas brincadeiras, pintura facial e esculturas em bexigas.

Nas três primeiras edições do projeto, cerca de 500 pessoas participaram e aproximadamente 100 quilos de materiais recicláveis foram arrecadados. O tema escolhido para as atividades foi “brincadeiras antigas” que, diante do sucesso, tem sido repetido nas edições ao longo do ano.

O evento faz parte do projeto Junho Verde Azul, mês no qual se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. “São 15 atividades que contribuem para a construção de propostas com fins ambientais buscando uma melhor qualidade de vida para todos”, comenta Leonardo Andrade, gerente de conservações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e coordenador do evento.

A atividade “Brincadeiras Ambientais” conta com patrocínio da empresa Sustentare Saneamento e apoio das secretarias da Educação, Cultura e Agricultura, Supermercado Covabra, Grupo de Palhaços Espaguetes, Planeta Azul e Flavinho Pipas.

Essa é mais uma ação desenvolvida pela prefeitura que faz parte das diretivas do “Programa Município Verde Azul”, iniciativa do governo estadual que pontua investimentos ambientais feitos pelos municípios. As cidades que atingirem a pontuação necessária obtêm o certificado, garantindo prioridade na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop).

Via da Saudade terá trânsito interditado para retirada de árvores na segunda-feira

Motoristas e pedestres que circulam pela Via da Saudade devem ficar atentos. A prefeitura de Rio Claro irá interditar o trânsito na segunda-feira (11) para retirada de três figueiras, da espécie Ficus microcarpa, que estão mortas conforme atesta laudo técnico emitido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. A interdição será realizada nos dois sentidos da via, em trecho compreendido entre as Ruas 13 e 14. Equipe de Defesa Civil estará no local para apoiar a ação e orientar as pessoas.

A remoção das árvores é uma medida preventiva para evitar acidentes, diante do risco de rompimento de galhos e quedas que colocam em perigo quem trafega pelo local. Os trabalhos terão início às 7 horas e serão realizados ao longo do dia. A prefeitura solicita a compreensão da população em virtude de eventuais transtornos causados pelo serviço.

“É uma ação necessária para prevenir acidentes e garantir a segurança da população. Vamos plantar novas árvores para substituir as espécies removidas, de forma a manter o paisagismo e não descaracterizar o visual da Via da Saudade”, informa Emilio Cerri, secretário municipal de Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção.

O ecólogo Tadeu Olivetti, diretor municipal de Manutenção e Conservação, explica que a retirada das três figueiras dá continuidade ao trabalho iniciado no final do mês passado quando uma figueira foi removida na Via da Saudade. Por conta de sua complexidade, o serviço deverá prosseguir ao longo de toda a semana. “Após a retirada dos galhos será necessário remover os tocos das árvores com auxílio de retroescavadeira. Esse trabalho deverá causar danos ao asfalto e calçamento que serão recuperados assim que os tocos forem retirados”, explica Olivetti.

O plantio de novas árvores irá finalizar os trabalhos. A prefeitura fará a reposição das quatro figueiras plantando árvores da mesma espécie ou figueiras com a mesma arquitetura de vegetação para manter a homogeneidade da paisagem da avenida, considerada uma das mais bonitas do país e um dos cartões postais da cidade.

Fundo Social recebe doação de cobertores e agasalhos do Grupo Semprel

O Fundo Social de Solidariedade de Rio Claro recebeu nesta sexta-feira (8) doação de cobertores e agasalhos do Grupo Semprel Segurança Empresarial, que arrecadou os itens com parceiros e colaboradores. A entrega foi feita por Larissa Fonseca, Ricardo Stecca e Marcelo Pires, representantes da empresa. As doações foram recebidas por Paula Silveira Costa, presidente do Fundo Social.

Paula destaca a importância das parcerias do poder público com a iniciativa privada para o atendimento à população em situação de vulnerabilidade social. “Qualquer ajuda é bem-vinda, pois estamos trabalhando para ampliar o número de pessoas atendidas e aquecer o inverno de muitas famílias”, comenta Paula, observando que no ano passado a campanha do agasalho atendeu nove mil pessoas.

O Grupo Semprel realiza campanha do agasalho com os parceiros desde 2016 e essa foi a primeira vez que a doação foi feita ao Fundo Social. “Neste ano, até agora, conseguimos arrecadar 700 quilos de agasalhos e cobertores que doamos ao Fundo Social. A nossa campanha com os parceiros prossegue até o dia 2 de julho”, informa Marcelo Pires.

A Campanha do Agasalho do Fundo Social de Solidariedade vai até o dia 31 de julho. Unidades de saúde, escolas e estabelecimentos comerciais contam com pontos de coleta, com caixas da campanha identificadas para que a comunidade possa dar sua contribuição.

Quem precisa de agasalho pode fazer a retirada no Barracão da Solidariedade, na Rua 1-B, 411, Cidade Nova. O atendimento é realizado das 8 às 11 horas e das 13 às 16 horas. É necessário apresentar comprovante de residência e documento de identidade.

Manutenção elétrica poderá interromper fornecimento de água na região do Centenário

O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro informa que na segunda-feira (11), o reservatório de 500 mil litros localizado no Jardim Centenário precisará ser desligado para um trabalho de manutenção programada na rede elétrica, que será feito pela concessionária de energia do município em todo o bairro.

O serviço terá início às 9 horas com término previsto para as 16 horas. O setor de elétrica do Daae vai disponibilizar um gerador para manter o reservatório em funcionamento. Porém, mesmo com essa medida, pode ocorrer baixa pressão ou interrupção temporária no fornecimento de água nos bairros Jardim das Palmeiras, Jardim Guanabara, Jardim Centenário, Jardim das Nações, Jardim Nova Rio Claro, Residencial dos Bosques, Benjamin de Castro, Jardim Nova Veneza e Jardim Brasília.

Nesse período de espera, a autarquia orienta que os consumidores redobrem a atenção para o uso racional da água. O Daae reforça a orientação para que os moradores tenham reservatório de água em seus imóveis. As populares “caixas d’água” são importantes para reduzir transtornos em caso de interrupção no fornecimento. Além disso, a instalação de reservatórios nas residências é obrigatória, conforme estabelece o Código Sanitário Estadual.

Mais informações podem ser obtidas pela Central de Atendimento do Daae, no telefone 0800-505-5200.

Rio Claro realiza Arraiá Rural neste sábado

Rio Claro realiza neste sábado (9) a segunda edição do Arraiá Rural, promovido pela prefeitura, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção. O evento acontece a partir das 18 horas na Central do Agronegócio que fica no antigo espaço livre da Vila Martins, na Rua 3-A com a Avenida 46-A, 1.155. Toda a comunidade está convidada a participar da festa que irá oferecer comida boa e muita diversão. A entrada é gratuita.

“O Arraiá Rural é uma festa familiar que pode ser prestigiada por pessoas de todas as idades. O evento é aberto a todos que gostam de boa música, acompanhada de comidas e bebidas típicas das festas juninas”, afirma o secretário municipal de Agricultura, Emilio Cerri. A primeira edição do arraiá, realizada no ano passado, foi sucesso de público com participação de mais duas mil pessoas.

Com grande diversidade gastronômica, o Arraiá Rural terá quitutes e guloseimas típicas como quentão, vinho quente, polenta e cuscuz mole, pipoca, cachorro quente, além de mandioca, batata e polenta frita, entre outros pratos juninos. Os doces também compõem o cardápio da festa e o público poderá saborear maçã do amor, espetinho de chocolate com morango, brigadeiros e pudins.

O balance da festa está garantido e será ao som de moda caipira entoada pelo cantor sertanejo Dany Santoro, o Rei da Mandioca, que promete animar o público com sucessos novos e antigos. E as crianças não foram esquecidas. Além das guloseimas, os pequenos poderão brincar de graça na cama elástica e ainda se divertirem a valer nas barracas de pescaria e boca do palhaço pagando uma pequena tarifa.

Além da boa música e dos comes e bebes de darem água na boca, o Arraiá Rural terá ainda sorteio de brindes para os participantes.

Atleta rio-clarense é campeão da II Etapa do Circuito Paulista de Jiu-jitsu

O atleta rio-clarense Edson Francisco de Paula Júnior, o Edinho, participou no domingo (3) da II Etapa do Circuito Paulista de Jiu-jitsu 2018 e sagrou-se campeão da categoria pesadíssimo. A competição, promovida pela Federação Paulista de Jiu-Jitsu (FPJJ), foi realizada durante os dias 2 e 3 de junho, no Ginásio José Correia, em Barueri. O atleta conta com apoio da prefeitura por intermédio da Secretaria Municipal dos Esportes e Turismo (Setur).

Esta é mais uma vitória para a carreira de Edinho, que é faixa preta, e, no decorrer deste ano,  conquistou diversos títulos.

O titular da Setur, Ronald Penteado, parabeniza o atleta por mais esta vitória. “Edinho novamente está de parabéns. É um atleta dedicado e mais um representante de Rio Claro na área esportiva”, comenta.

“Fiquei muito feliz com este resultado. Foram adversários de alto nível, mas consegui ser vitorioso na competição. Vou continuar focado, sempre em busca de resultados positivos”, afirma o atleta rio-clarense.

Empresas que tenham o interesse em apoiar ou patrocinar o atleta em suas competições, podem entrar em contato através do instagram @edsonfcojr ou pelo facebook Edson De Paula Junior (Edinho).

Campeonato Municipal de Futebol Dente de Leite tem estreia das categorias sub 13 e 15

A 23ª edição do Campeonato Municipal de Futebol Dente de Leite, em Rio Claro, conta com diversos jogos no final de semana. Neste sábado (9) tem início a segunda fase das categorias sub 9 e 11 e também estreiam no campeonato os times do sub 13 e 15. Já no domingo acontece jogo que finaliza a primeira fase da competição para os integrantes do sub 7. O campeonato é organizado pela prefeitura de Rio Claro, por intermédio da Secretaria dos Esportes e Turismo (Setur).

O distrital do IX de Julho sedia neste sábado, às 8h30, jogo pelo sub 13, entre Setur/Band/Ipiranga x Floridiana (grupo D). Os demais jogos acontecem no distrital do Juventude, sendo eles: às 8h30, pelo sub 15, Real x Santana (grupo B); às 9h30, pelo sub 13, Real x Owens Corning (grupo C); e, às 10h30, pelo sub 15, Futebol Jovem x Owens Corning (grupo C).

Também neste sábado terá início a fase quartas de final para os jogadores das categorias sub 9 e 11, no distrital do Cidade Nova. No campo 1 serão realizados jogos do sub 9: às 8h30 Ararense x Lion /Terra Nova e, às 10 horas, Bola de Ouro “A” x Escolinha do Cris. No campo 2 quem participa da rodada são os jogadores do sub 11: às 8h30 Bola de Ouro “A” x São Caetano e, às 10 horas, Showbol  x Lion/Terra Nova.

Já no domingo quem entra em campo são os meninos do sub 7. As partidas que finalizam a primeira fase da competição para a categoria acontecem no centro esportivo Mundo da Bola, que fica na Rua 6-A, 741, Jardim América. Às 9 horas jogam Mundo da Bola x São Caetano e, às 9h30, Ararense x Floridiana.

Nove partidas marcam a rodada da Série Bronze do Campeonato Amador

Partidas marcadas nos distritos de Ferraz, Jacutinga, Mata Negra, Batovi  e na vizinha cidade de Corumbataí serão realizadas no domingo (10), pela segunda rodada do Campeonato Municipal de Futebol Amador Série Bronze.

Os jogos são os seguintes: Nordestão x Sociedad Sparta, às 9 horas, em Corumbataí; Atlético Jardim Novo x Red Bull Ajapi, às 8h15, em Ferraz; Ferraz FC x Santa Cruz FC, às 10 horas, em Ferraz; Santa Elisa x Christofoletti, às 8h15, em Jacutinga; Real Cevada x Juventude FC, às 10 horas, em Jacutinga; Mata Negra FC x Alan Grey, às 8h15, na Mata Negra; União Jovem x EC Nova Era, às 10 horas, na Mata Negra e Família Pit Stop x ECJF, às 8h15, em Batovi. O Corumbataí FC vai folgar na rodada.