Feijoada Solidária terá telão para estreia do Brasil na Copa do Mundo

O Fundo Social de Solidariedade de Rio Claro realiza no domingo (17) mais uma edição da Feijoada Solidária, cuja renda será revertida para o trabalho social do órgão. O evento será realizado a partir das 12 horas no Sobradão Eventos. As adesões já estão esgotadas. “O rio-clarense é muito solidário e sempre nos ajuda com doações e participando de nossas campanhas em prol daqueles que mais precisam”, comenta Paula Silveira Costa, presidente do Fundo Social.

Como o evento será realizado no mesmo dia de estreia da seleção brasileira masculina de futebol na Copa do Mundo, os organizadores vão disponibilizar telão para que os torcedores possam aproveitar a feijoada e também assistir à partida contra a Suíça, com início marcado para as 15 horas. “Aqueles que gostam de futebol e feijoada poderão prestigiar os dois eventos, numa grande festa solidária”, destaca Paula.

Quem comprou a adesão poderá saborear a deliciosa feijoada, preparada pelo Clube de Amigos da Comunidade, e os acompanhamentos que incluem arroz, vinagrete, torresmo, couve refogada, caldinho de feijão e, de sobremesa, laranja. A animação musical ficará por conta da cantora Du Carmo que, com sua voz grave e marcante, promete envolver a plateia com sucessos novos e antigos. O Espaço Sobradão Eventos fica na Estrada Municipal do Sobrado, 1.006, Jardim Regina Picelli.

Rio Claro abre no sábado 36º Salão de Artes Plásticas

Como parte das comemorações dos 191 anos de Rio Claro, a Secretaria Municipal da Cultura abre no sábado (16) às 20 horas a 36ª edição do Salão de Artes Plásticas do município. Mais de 30 obras de 28 artistas estarão expostas no Casarão da Cultura.  A entrada é gratuita e, além da exposição, o público irá acompanhar apresentação musical com Trio de Jazz.

“A exposição traz um apanhado de expressões diversas que tiveram a curadoria de profissionais do mais alto nível, que cuidadosamente selecionaram, avaliaram e premiaram as obras apresentadas, considerando questões técnicas e, com grande relevância neste ano, a inovação de cada obra”, destaca Daniela Ferraz, secretária da Cultura.

As obras seguem em exposição até o dia 31 de julho, com visitação gratuita. A mostra pode ser vista de terça a sexta-feira das 8 às 16h30, e aos sábados e domingos das 9 às 13 horas, no Casarão da Cultura.

O Salão de Artes deste ano teve 321 obras inscritas, de 127 artistas, divididas entre as categorias Acadêmica, Contemporânea e Novos Olhares, incorporada neste ano ao Salão. A classificação das obras inscritas foi realizada a partir de avaliação da comissão julgadora formada por Laura Gorski, Flávia Mielnik e Renata Solci Madeira Cruz.

Na categoria Novos Olhares a medalha de ouro pelo conjunto da obra foi para Regina Kalman, de Jundiaí. Na categoria Acadêmica, Eliana Cortês Gomes de Sá Costa, de Rio Claro, recebeu medalha de ouro pelas obras “Café da manhã” e “Pãozinho”. Emanuelle Carbinatti, de Rio Claro, ficou com a medalha de prata pelas obras “Em tarde, ser (I e II)” e Luciano Gama, de Rio Claro, foi premiado com a medalha de bronze por “Mendigo”. Recebeu menção honrosa Maria Rita, de Campinas, pela obra “A caverna e o dia”.

Na categoria Contemporânea, Gilio Mialichi Neto de Oliveira, de Limeira, foi contemplado com a medalha de ouro pelo conjunto das obras “Pintura Desabilitada 1, 2 e 3”. Débora Auni Seiva, de Guarulhos, recebeu a medalha de prata pelas obras “Bloco de energia 15”, “Mini bloco de energia 16” e “Mini bloco de energia 15”. Já o bronze ficou com A.L.M.A., de Limeira, pela obra “Sem título”.  A menção honrosa foi para Marina Florindo, do Rio de Janeiro, pela obra “Cidade concreta: Curitiba”.

Empresários discutem opções de crédito em Rio Claro

Será realizado nesta quarta-feira (13) em Rio Claro o workshop “Uma solução para cada fase do seu negócio” que irá apresentar as linhas de crédito disponíveis para empresários e interessados, oferecidas pela Agência de Desenvolvimento Paulista (Desenvolve SP) e Investe SP (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade), agências financeiras do governo estadual, e também pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), vinculado ao governo federal. Essas instituições disponibilizam linhas de crédito para projetos de expansão, modernização, inovação, compra de máquinas e equipamentos, capital de giro, entre outros.

O workshop é fruto de parceria entre o governo estadual e a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento. “Nosso objetivo é aproximar os empresários das instituições financeiras para que eles possam conhecer as opções de financiamento e fazer a melhor escolha para promover o crescimento e o fortalecimento do seu negócio”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

É uma grande oportunidade para que os empreendedores possam obter informações, tirar dúvidas e conhecer os produtos e serviços oferecidos pelas instituições.  “Apoiamos o evento para que os empresários de Rio Claro recebam dicas e orientações de investimento e possam expandir seus negócios gerando emprego e renda no município”, explica Francesco Rotolo, secretário de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento

O evento será realizado das 9h30 às 17 horas no anfiteatro do Sesi (Serviço Social da Indústria), que fica na Avenida M-29, 441, Jardim Floridiana. No período da manhã serão ministradas três palestras: Desenvolve SP (10 horas), BNDES (10h40) e Investe SP (11h20), para explicar aos participantes o funcionamento de cada modalidade de financiamento. Na parte da tarde, das 13 às 17 horas, haverá atendimento individual aos empresários com consultores das agências de crédito. Esses atendimentos foram agendados com antecedência.

Documentário sobre meio ambiente será exibido no Lago Azul nesta quarta-feira

Dando continuidade às ações do projeto Junho Verde Azul, a prefeitura de Rio Claro, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, promove o “Cine-Ambiental à Luz do Luar” no Lago Azul. A atividade tem entrada gratuita e será realizada nesta quarta-feira (13), a partir das 19 horas.

A ação é voltada para os públicos de todas as idades e terá a apresentação do documentário “Detox SP”. A exibição será ao ar livre, próximo da entrada da Avenida 42.

Com aproximadamente 70 minutos de duração, o documentário mostra a poluição das águas e dos rios na cidade de São Paulo e relaciona esse descaso ambiental às emoções dos paulistanos. Por meio de entrevistas, é mostrada a importância de ter o fluxo natural, das águas e do corpo, restabelecido. O líder humanitário e mestre espiritual Sri Prem Baba comenta o significado profundo das águas e a fluxonomista Lala Deheinzelin fala sobre a relação entre as águas do corpo humano (circulação) e as águas de fora (rios), entre outros convidados.

“É um tema de extrema importância nos dias atuais e o documentário, com a abordagem utilizada, visa expandir o conhecimento e o senso crítico do público”, comenta o secretário de Meio Ambiente, Ricardo Gobbi e Silva, acrescentando que, em caso de chuva, o evento não será realizado.

O evento faz parte do projeto Junho Verde Azul, mês no qual se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente e tem a realização de 15 atividades, cujo objetivo é intensificar as ações ambientais através da realização de palestras, plantios, feiras e outras atividades que contribuam para a construção de propostas com fins ambientais, buscando melhor qualidade de vida para todos.

Essa é mais uma ação desenvolvida pela prefeitura que faz parte das diretivas do “Programa Município Verde Azul”, iniciativa do governo estadual que pontua investimentos ambientais feitos pelos municípios. As cidades que atingirem a pontuação necessária obtêm o certificado, garantindo prioridade na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop).

Resultados da segunda rodada mostra equilíbrio na Série Bronze do Amador Série Bronze

O Campeonato Municipal de Futebol Amador Série Bronze, em Rio Claro, teve a sua segunda rodada realizada no domingo (10). O Nordestão venceu o Sociedad Sparta por 2 a 0. O Atlético Jardim Novo suou a camisa, mas não evitou a derrota diante do Red Bull Ajapi. A partida entre Ferraz FC e Santa Cruz terminou em 1 a 1, mesmo placar do jogo entre Santa Elisa e Christoletti.

Mais quatro partidas marcaram a rodada da Série Bronze. O Juventude venceu o Real Cevada por 3 a 1. Torcedores do Mata Negra também comemoram a conquista da primeira vitória na temporada 2018: 2 a 0 diante do Alan Grey. Líder da competição até o momento, o ECJF venceu a Família Pit Stop por 3 a 0 e o EC Nova Era, vice-líder, derrotou o União Jovem por 3 a 0. O Corumbataí FC folgou na rodada.

A terceira rodada da Série Bronze conta com jogos definidos para o próximo domingo (17): Corumbataí x Atlético Jardim Novo, às 9 horas, em Corumbataí; Sociedad Sparta x Ferraz FC, às 8h15, em Batovi; Christofoletti x Família Pit Stop, às 10 horas, em Batovi; Juventude x Nordestão, às 9 horas, em Ferraz; Santa Elisa FC x Red Bull Ajapi, às 8h15, em Jacutinga; Real Cevada x União Jovem, às 10 horas, em Jacutinga; Santa Cruz x ECJF, às 8h15, no campo 2 de Ajapi; e Alan Grey x Nova Era, às 10 horas, no campo 2 de Ajapi.

Sinfônica homenageia Rio Claro em concerto comemorativo

Concerto em homenagem aos 191 anos de Rio Claro será realizado na quinta-feira (14) pela Orquestra Sinfônica de Rio Claro. Com o apoio da Secretaria da Cultura, a atividade será às 20 horas no Centro Cultural “Roberto Palmari”. A entrada é um quilo de alimento não perecível.

No programa do concerto, destaque para duas: concerto para piano e orquestra nº 17 de Mozart e a sinfonia nº 5 de Beethoven. A apresentação terá participação da pianista Luana Oliveira, que começou os estudos musicais na escola de música da Orquestra Sinfônica de Rio Claro e atualmente cursa bacharelado em piano na USP. A regência do concerto será de André Müzel. A apresentação será realizada pela Orquestra Experimental da Orquestra Sinfônica.

O concerto integra a programação mensal da Secretaria da Cultura da Cultura, que neste mês terá ainda Salão de Artes Plásticas, Fortalecendo a Cena, Samba no Casarão, show com Márcio Lugó e apresentação de Poetas da Cor. Todos com entrada gratuita.

Garotos da Farra goleia PSG e Reginaldo Silva assume a artilharia da Série Prata do Amador

Bola na rede e muita festa nas arquibancadas. Este foi o clima na terceira rodada do Campeonato Municipal de Futebol Amador Série Prata, em Rio Claro, realizada no domingo (10). O Garotos da Farra, equipe do Jardim Progresso, tem motivos para comemorar. Goleou o PSG por 4 a 0 e conta com o artilheiro da temporada: Reginaldo Silva, seis gols em três jogos.

Atual campeão, o Família Santa Maria perdeu para o Força Jovem por 1 a 0. O Alagoanos, vice-campeão em 2017, goleou o Expressinho IX de Julho por 4 a 1.

Os demais resultados foram: CSA Ajapi 1×2 Ajapi FC; Guardiões Assistência 2×1 Bonsucesso; CR Motos 1×1 Ribeirão Claro Extra; Arapiraca 1×2 Madrugadão; Itapé FC 3×0 Sevilla; Villa Real 0x1 Terra Nova; Unidos de Itapé 1×1 Real Mastergás; Real Sport Club 1×3 Vila Olinda; Sport PSJ 0x1 Sport Ceará; Ayizan FC 1×4 Araucária; Nação Família CVZ 2×0 Atlético Nacional; Paineiras 1×0 Atlético RJB; e Nova Esperança 3×1 Unidos FC.

Vasco da Gama derrota Juventude e comemora a liderança do Grupo B do Amador Série Ouro

O Campeonato Municipal de Futebol Amador Série Ouro, em Rio Claro, entra em rota de definições dentro da fase classificatória. No domingo (10) o Vasco da Gama chegou aos 21 pontos, na ponta do Grupo B, ao golear o Juventude por 4 a 2. Na vice-liderança do B está a Família CVZ, que na mesma rodada derrotou o América por 5 a 2.

O G-4 da Série Ouro conta ainda com IX de Julho, terceira posição com 19 pontos, e o Paulistão que está em quarto com 16. O IX de Julho teve partida difícil diante do Boa Vista. Em jogo de seis gols, as equipes levaram um ponto cada ao empatar em 3 a 3. Já  o Paulistão somou mais três pontos ao vencer o Santana por 2 a 1.

No Grupo A, a liderança é do Juventus, 23 pontos, que na rodada venceu o Jardim Novo por 3 a 1. O Inter Mãe Preta, segundo colocado com 18 pontos, ficou no empate: 1 a 1 com o Unidos do Parque Universitário (UPU).

A terceira posição do Grupo A é do Cidade Nova, equipe que venceu o Santa Maria por 1 a 0 e assim chegou aos 14 pontos. Também com 14 pontos, porém com uma vitória a menos, está o Boa Vista. Os demais resultados foram: Unidos EC 1×4 Minativa; CSA Ajapi 1×2 Panorama; Novo Wenzel 1×3 Ribeirão Claro; e Pisos Nice 5×1 São Paulinho.

Moleque Travesso derrota Cidade Nova no clássico da rodada e se isola no Máster 5.0

A fase classificatória do Campeonato Municipal de Futebol Máster 5.0 entra na reta final. Quatro equipes dos Grupos A e B vão manter o sonho do título da temporada 2018. Na rodada realizada no sábado (9) destaque para o Juventus que derrotou o Cidade Nova por 2 a 0 no clássico dos veteranos disputado no Estádio Augusto Schmidt Filho, o Schmidtão. Os dois gols foram marcados por Odair. Em um deles, o meio-campista superou toda a defesa do rubro negro com muita habilidade.

Com este resultado, o Moleque Travesso se isolou no Grupo A com 14 pontos e conta com a melhor campanha da competição. O rubro negro, mesmo com a derrota, segue na zona de classificação: quarto colocado do mesmo grupo com oito pontos.

O Saltense lidera o Grupo B com 12 pontos após a vitória por 1 a 0 diante do Grêmio Bela Vista no campo do adversário. O Grêmio é o vice-líder com 10 pontos, mesma pontuação do Juventude, terceiro colocado, que folgou na rodada.

A rodada foi marcada também pela goleada do Itirapina, por 7 a 1, na partida contra o Vasco da Gama, no distrital do Arco-íris. O Itirapina está em terceiro lugar no Grupo A com 10 pontos e o Vasco em sétimo, no mesmo grupo, com quatro.

Encerrando a rodada do fim de semana, vitória do IX de Julho, 2×0, no jogo contra Unidos do Ipiranga. O IX tem 10 pontos, vice-líder do Grupo A, e o Ipiranga é o sexto, também do A, com seis pontos conquistados até o momento.

No próximo sábado (16) a rodada terá início às 14h45, no distrital do Vasco da Gama. Em campo, a equipe cruzmaltina vai contar com o apoio da sua torcida no jogo contra o Unidos do Ipiranga. As demais partidas, com início às 15h45, são: IX de Julho x Cidade Nova, no distrital do IX; Juventus x Mata Negra, no distrital do Juventus; e Juventus Cordeirópolis x Bonsucesso, em Cordeirópolis.

Confira resultados do Campeonato Dente de Leite

Em sua 23º edição o Campeonato Municipal de Futebol Dente de Leite contou com vários jogos no final de semana. Confira os resultados das categorias sub 7, 9, 11, 13 e 15. O campeonato é organizado pela prefeitura de Rio Claro, por intermédio da Secretaria dos Esportes e Turismo (Setur).

No sábado (9) teve início a segunda fase das categorias sub 9 e 11, enquanto os times do sub 13 e 15 fizeram a estreia no campeonato. Já a categoria sub 7 contou com jogos que finalizaram a primeira fase da competição.

No campo do Cidade Nova jogaram os integrantes do sub 9 e 11. Assim, pelo sub 9 os resultados foram: Ararense 2 x 1 Lion/Terra Nova e Bola de Ouro “A” 2 x 1 Escolinha do Cris. E pelo sub 11: Bola de Ouro “A” 0 x 2 São Caetano e Showbol 6 x 1 Lion/Terra Nova.

Também no sábado entraram em campo as categorias sub 13 e 15. No distrital do Juventude os resultados foram: sub 15 – Real 2 x 1 Santana (grupo B); sub 13 – Real 0 x 3 Owens Corning (grupo C); sub 15 – Futebol Jovem 1 x 0 Owens Corning (grupo C). O jogo do sub 13, pelo grupo D, foi realizado no distrital do IX de Julho e o placar terminou em Setur/Band/Ipiranga 1 x 2 Floridiana.

Já no domingo foi a vez do sub 7, em jogo realizado no centro esportivo Mundo da Bola. Os resultados foram: Mundo da Bola 6 x 4 São Caetano e Ararense 3 x 2 Floridiana.

Conforme tabela, a classificação da primeira fase do sub 7 é a seguinte: 1º Mundo da Bola/Meninos Vila Santos (nove pontos); 2º Ararense (seis pontos); 3º Floridiana  (um ponto); e 4º São Caetano (um ponto).