Dos imóveis previstos em vistoria, 100% foram visitados pelo CCZ

A equipe do Centro de Controle de Zoonoses de Rio Claro, responsável pelas vistorias em pontos estratégicos (borracharias, oficinas mecânicas, empresas, ferros velhos, floriculturas e cemitério) realizou 100% das visitas previstas para maio. Foram 135 imóveis visitados no mês. Na grande maioria deles foram recolhidas larvas do Aedes aegypti e verificados vários pontos considerados de risco, onde havia acúmulo de água.

Com relação aos imóveis especiais (escolas, unidades de saúde, hospitais, prédios públicos, igrejas, shopping) foram feitas 44 vistorias, das 45 previstas para maio, resultando num percentual de 97,78% de cobertura.

A positividade para Aedes em pontos estratégicos ainda é preocupante. Segundo estudo publicado no ano passado pela Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia, a importância desses locais na dispersão dos insetos alados é conhecida e pode variar durante a época do ano, dependendo de fatores socioambientais, estruturais ou até mesmo econômicos ou políticos. Devido à natureza altamente infectante dos insetos vetores de arboviroses, as atividades de controle e vigilância são centradas nos criadouros potenciais do mosquito detectados nas atividades de visitas de casa a casa, nos imóveis especiais e também nos pontos estratégicos.

Rio Claro terá show da Esquadrilha da Fumaça no dia do aniversário

Os céus de Rio Claro terão show de beleza e habilidade no dia em que o município comemora 191 anos. Na tarde do dia 24 de junho, um domingo, o público irá acompanhar apresentação da Esquadrilha da Fumaça. O espetáculo poderá ser plenamente apreciado de vários pontos nas imediações do aeroclube, na Via Presidente Kennedy, Avenida Marginal 1, Avenida 61 e Rua 20-I, entre outros.

“Com certeza este é um evento que abrilhanta as comemorações de aniversário, principalmente por ser um espetáculo tão apreciado pela comunidade”, destaca o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

Além de reunir grande público local, muitas pessoas vêm de outras cidades quando a Esquadrilha da Fumaça se apresenta no município. Conhecida como Cidade Azul em alusão à beleza de seu céu, Rio Claro fez das apresentações da Esquadrilha da Fumaça uma importante referência ao seu calendário de eventos.

Baile na quarta-feira comemora aniversário de Rio Claro

Rio Claro completa neste mês 191 anos e para comemorar a data, toda a comunidade está convidada a participar na próxima quarta-feira (20) do tradicional Baile de Aniversário. Com direito a Parabéns pra você, show musical e muita dança, o evento será realizado às 14 horas no Grupo Ginástico Rioclarense. A entrada é gratuita.

“Nada melhor do que comemorar o aniversário da cidade com quem nos ajuda a torná-la melhor, que é a comunidade, em especial os idosos, que tanto contribuíram e continuam contribuindo para que tenhamos um lugar cada vez mais agradável para se viver”, destaca Paula Silveira Costa, presidente do Fundo Social de Solidariedade.

Tradicionalmente este é um dos eventos mais animados do calendário de aniversário e neste ano não deve ser diferente. A animação musical do baile ficará a cargo de Amauri e Banda, interpretando sucessos para colocar a plateia para dançar. A participação dos grupos da terceira idade é outro ponto forte do baile, que no ano passado reuniu centenas de pessoas.

Potencial de Rio Claro para investimentos é destaque em workshop sobre crédito

Empresários da região se reuniram em Rio Claro nesta quarta-feira (13) para participar do workshop “Uma solução para cada fase do seu negócio”, realizado no Sesi. O evento teve como objetivo apresentar as linhas de crédito e os serviços oferecidos para micro, pequenas e médias empresas pela Agência de Desenvolvimento Paulista (Desenvolve SP), Investe SP (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade) e BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

O workshop foi organizado pela Desenvolve SP em parceria com a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento. “O poder público tem que ser um facilitador para promover o desenvolvimento econômico do município e esse evento atende esse requisito, porque aproxima as instituições financeiras das empresas que geram riqueza e movimentam a economia da cidade”, destacou o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, na abertura do evento.

O secretário de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento, Francesco Rotolo, reiterou que o objetivo da prefeitura é de aproximar as empresas das agências de fomento e ressaltou o potencial de Rio Claro para receber novos  investimentos. “Rio Claro está preparada para receber pequenos, médios e grandes investimentos. O município possui toda a infraestrutura necessária, mão de obra qualificada e outros canais disponíveis para atender as necessidades dos empreendedores”, informou.

Para o presidente da Câmara Municipal, André Godoy, é papel do poder público contribuir para o desenvolvimento das empresas, molas propulsoras da economia do município. “É necessário oferecer condições para atrair novos investidores e para que as empresas já instaladas na cidade possam crescer e se desenvolver”, observou, lembrando a aprovação recente do novo Plano Diretor que estabelece parâmetros para o desenvolvimento econômico do município.

Por meio de palestras, Desenvolve SP, Investe SP e BNDES apresentaram aos empresários as linhas de crédito disponíveis nas agências para projetos de expansão, modernização, inovação, compra de máquinas e equipamentos e capital de giro, bem como requisitos para empréstimo, valor de financiamento, taxas de juros, prazo de pagamento, entre outras informações.

“Temos opções de crédito para ajudar o empresário a transformar ideias em negócios”, disse Suzi Zupiroli, consultora de Negócios da Desenvolve SP. Em nove anos de atividades foram emprestados mais de R$ 2,8 bilhões, sendo R$ 12,3 milhões em Rio Claro. Os técnicos Roger Vocos e Vera Lúcia Guedes Teixeira falaram pelo BNDES e informaram que mais de 90% das operações realizadas pelo banco em Rio Claro são com pequenas e médias empresas.

O analista de investimentos da Investe SP, Thiago Messena, destacou os serviços realizados pela agência que ajuda o empreendedor a encontrar o melhor local para instalar seu negócio e aproveitar as oportunidades de expansão. Os empresários tiveram ainda um momento para atendimento individual com os consultores das agências.

Participaram do evento o vice-prefeito e secretário de Segurança, Marco Antonio Bellagamba; os secretários Paulo Roberto de Lima (Obras), Daniela Ferraz (Cultura), Rodrigo Ragghiante (Negócios Jurídicos) e Ricardo Gobbi e Silva (Meio Ambiente); os vereadores Geraldo Voluntário e Júlio Lopes; Luiz Renosto, diretor do Sesi Rio Claro; e Elton Yokomizo, gerente regional do Sebrae São Carlos.

Orquestra Sinfônica faz apresentação em homenagem ao aniversário de Rio Claro

Em comemoração ao aniversário de Rio Claro, que no dia 24 de junho completa 191 anos, nesta quinta-feira (14) a Orquestra Sinfônica de Rio Claro fará a apresentação do concerto “Cidade Azul 191 Anos”. Marcado para as 20 horas no Centro Cultural “Roberto Palmari”, o evento será composto por três peças.

Uma das apresentações será o Concerto para Piano e Orquestra nº 17 de Mozart, que será executado pela pianista Luana Oliveira, que começou seus estudos na Escola de Música Fábio Marasca, da Orquestra Sinfônica, e atualmente cursa bacharelado em piano na Universidade de São Paulo (USP) e dá aulas na orquestra rio-clarense.

“Será muito especial, pois a Luana começou tocando violino e através da orquestra iniciou as aulas de piano em Campinas, se preparou para o vestibular e acabou passando na USP, sendo motivo de muito orgulho para nós”, comenta o regente André Müzel.

A Orquestra Sinfônica tocará a abertura da ópera “Corilianus” e a Sinfonia nº 5, ambas do compositor alemão Ludwig van Beethoven.

“São peças bem tradicionais no mundo erudito. A quinta sinfonia é uma das mais famosas, sendo este um repertório que sempre atrai grande público quando executado”, afirma a secretária da Cultura, Daniela Ferraz.

Os ingressos serão trocados por um quilo de alimento não perecível. Vale ressaltar que a capacidade do Centro Cultural é para 415 lugares, portanto, os organizadores do evento pedem que os munícipes cheguem com ao menos meia hora de antecedência para evitar filas.