Caminhão varredeira volta a operar após três anos parado

As equipes que trabalham na limpeza urbana no município de Rio Claro vão ganhar reforço de uma varredeira mecânica a partir desta quinta-feira (21). Caminhão varredeira que estava parado há três anos foi consertado pela prefeitura e será colocado em operação na região do Jardim Itapuã. A administração municipal investiu R$ 55 mil no conserto do veículo que estava quebrado desde o início de 2016.

Com restrição orçamentária imposto por orçamento herdado não foi possível a prefeitura realizar o conserto no ano passado. Além disso, havia uma dívida antiga com a empresa mecânica que teve que ser paga antes da realização do serviço. “Neste ano, com orçamento próprio, conseguimos pagar a dívida e realizar o conserto da varredeira que irá agilizar os serviços de manutenção e limpeza da cidade”, explica o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

A varredeira funciona como uma espécie de vassoura que varre a sujeira acumulada, inclusive nas sarjetas. Segundo o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção, Emilio Cerri, o equipamento tem capacidade para realizar o serviço de 60 homens em sete horas trabalhadas. “É um equipamento rápido que será utilizado em ruas e avenidas da cidade, garantindo um reforço na limpeza pública”, informa Cerri, destacando que o caminhão, ao mesmo tempo em que varre já recolhe o lixo como folha, terra, papel etc.

Essa é mais uma ação da prefeitura que tem investido na melhoria e reforço na limpeza de toda a cidade. A execução do serviço segue a mesma regra adotada na manutenção geral nos bairros que é feita por setores. Assim que um setor é concluído, a equipe retorna ao primeiro setor atendido e assim continuamente. O serviço de varrição e limpeza atende a região central e principais canteiros centrais do município. “Estamos trabalhando intensamente para manter a cidade limpa e a população também pode ajudar evitando jogar lixo nas ruas”, observa Cerri.

Centenas de pessoas comemoram em baile aniversário de Rio Claro

O aniversário de Rio Claro é só no domingo, mas o “Parabéns pra você” já foi cantado na quarta-feira (20) em baile realizado no Grupo Ginástico. Centenas de pessoas, muitas delas participantes de grupos de terceira idade, comemoraram o aniversário de 191 anos da cidade com direito à música, dança, bolo e velinha.

“Dançar é sempre muito bom e este baile é muito gostoso”, observou o senhor Nadir Gonçalves, que ao lado da companheira Lourdes Maciel exibiu a desenvoltura de quem está acostumado com as pistas. “Amamos um baile”, destacou Lourdes.  Assim como ela, muitos gostam do baile pela alegria da dança, a oportunidade de rodopiar pelo salão, mas há também quem compareça pelo prazer de estar com amigos, em ambiente agradável desfrutando de boa música. Este é o caso de Domingas Dório, que na companhia das amigas participava do evento. “Fiquei sabendo do baile no grupo que frequento e estou gostando bastante”. A professora aposentada, Maria Dilma Gomes, também aprovou o evento. “Não precisa dançar, só estar aqui já vale muito a pena”, destacou.

A festa representa ainda a oportunidade de um dia diferente, saindo da rotina, como aconteceu com 15 idosos do Lar Bethel. “Fizemos o convite e os incentivamos a participarem”, disse Vanessa Sanches, assistente social do Lar. “Este é um ambiente festivo que faz muito bem aos idosos”, acrescentou a psicóloga Liliane Vallati.

O som de Amauri e banda Tom Livre embalou os passos de quem se arriscou na pista de dança. Forró, sertanejo e samba estiveram na trilha sonora, que incluiu clássicos nacionais e internacionais. “Estou muito honrada de fazer parte deste momento e poder contar com a participação de cada um, especialmente os idosos, que nos inspiram a cada dia”, disse Paula Silveira Costa, presidente do Fundo Social de Solidariedade, que agradeceu também o Grupo Ginástico por ter cedido o espaço.

O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, parabenizou todos que se dedicam para construir a cidade. “Estamos trabalhando junto com vocês, com obras e realizações, para que tenhamos uma cidade cada vez melhor”, disse o prefeito.

O vereador Júlio Lopes convidou todos para acompanharem as demais atividades da programação do aniversário de Rio Claro. O evento teve ainda as presenças dos vereadores Yves Carbinatti, Geraldo Voluntário e Maria do Carmo Guilherme e também de Ednéia Magalhães, assessora de Políticas Públicas para os Idosos. O grupo de dança CTP Maria Gama e bailarinas da Nexus Treinamento se apresentaram durante o baile.

Aniversário de Rio Claro tem música no domingo de manhã

A programação em comemoração aos 191 anos de Rio Claro terá no domingo (24), dia do aniversário da cidade, apresentação musical com a Big Band, que reúne alunos do Projeto Guri de polos da regional de São Carlos.  Com entrada gratuita, o evento será às 10 horas no Grupo Ginástico (Rua 2, 941, Centro).

“Será um espetáculo de grande qualidade, em que o público poderá conferir o talento dos jovens artistas em interpretações que reúnem instrumentos musicais de sopro e de cordas, bateria e percussão”, observa Daniela Ferraz, secretária da Cultura.

O grupo musical reúne alunos em estágio avançado de aprendizagem e é composto por flautas transversais, saxofones, clarinetes, trombones e trompetes, apoiados e conduzidos pela sessão rítmica e harmônica (bateria, baixo elétrico, guitarra e percussão).

Na apresentação, o público irá conferir repertório eclético, executado com a proposta de difundir a música popular, principalmente a brasileira. A Big Band já se apresentou ao lado de grandes artistas ao longo dos seus seis anos de existência.

Em 2012 fez um concerto dedicado a Moacir Santos com arranjo e regência de Rafael dos Santos. No ano de 2015 a Big Band tocou ao lado de Rafael Leme (supervisor do projeto Guri) e Fábio Lopes (guitarra) com arranjos exclusivos. Em 2016 participou na comemoração dos 21 anos do Projeto Guri que teve como convidado Zeca Baleiro no auditório do Ibirapuera. Entre outras importantes apresentações que o grupo realizou.

Além de proporcionar ao público experiência musical de grande qualidade, as apresentações tem como objetivo proporcionar aos alunos do Projeto Guri o aprimoramento técnico, a criatividade, a improvisação, a amplitude de referência musical, as técnicas instrumentais estendidas e também trazer elementos como o uso da voz e do movimento no processo de trabalho e a presença cênica.

Desfile Cívico altera trânsito no centro

Para garantir a segurança no trânsito para as pessoas que irão acompanhar o Desfile Cívico de 191 anos de Rio Claro no entorno do Jardim Público, a Secretaria de Segurança, Defesa Civil e Mobilidade Urbana de Rio Claro fará na manhã de domingo (24) a interdição de ruas da região central para a realização do desfile que tem início as 9 horas.

Os pontos de interdição para o desfile cívico são: Rua 2 com Avenida 2, Rua 2 com Avenida 1, Rua 3 com Avenida 5, Rua 4 com Avenida 2, Rua 5 com Avenida 5, Rua 6 com Avenida 2 e Rua 7 com Avenida 3. A rua 6 com a avenida 3 ficará interditada a partir das 6 da manhã para a Igreja Matriz.

Ao término do evento as vias serão liberadas. Durante o período da interdição, os motoristas que transitarem pelas imediações devem redobrar a atenção.

Feijoada Solidária terá renda para pediatria da UPA

Para que as crianças e seus familiares tenham um ambiente mais agradável e acolhedor na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Cervezão, o Fundo Social de Solidariedade de Rio Claro irá investir na pediatria da unidade. A compra dos equipamentos necessários será feita com os recursos arrecadados com a Feijoada Solidária, realizada no domingo (17).

“Tentamos amenizar o desconforto da fragilidade física das crianças que passam pela UPA com o melhor acolhimento possível e isso inclui um ambiente mais agradável, o que contribui para melhor atendimento a esses pacientes”, destaca Paula Silveira Costa, presidente do Fundo Social, acrescentando que “essa realização só será possível porque mais uma vez a comunidade se mostrou solidária e participou da Feijoada”.

Camas hospitalares infantis, aparelhos de televisão e brinquedos estão entre os itens que serão adquiridos para equipar o setor de pediatria e a brinquedoteca da UPA. Na unidade são atendidas diariamente centenas de pessoas, muitas delas crianças. “O espaço nos ajuda a promover a humanização do atendimento, inclusive com lugar onde a criança possa brincar, atividade que faz parte do seu desenvolvimento natural e contribui para que, mesmo num pronto atendimento, a criança tenha um pouco de alegria”, destaca Djair Francisco, secretário da Saúde. Cerca de mil pessoas compareceram à Feijoada Solidária e contribuíram para esse investimento. A feijoada foi preparada pelo Clube de Amigos da Comunidade.

A realização de melhorias na pediatria da UPA do Cervezão começou no mês passado quando a prefeitura destinou três poltronas reclináveis à unidade que foram doadas pela empresa Luizzi Estofados. Outras quatro cadeiras foram entregues à UPA da Avenida 29 e uma ao PSMI. “Com a ajuda da comunidade estamos melhorando as condições de atendimento garantindo mais conforto aos pais, responsáveis e às crianças, o que reforça a importância das parcerias”, destaca o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

Usuários da Área Azul têm dois tíquetes gratuitos por dia em Rio Claro

Os moradores de Rio Claro que utilizam a Área Azul Digital contam com um novo benefício. Desde março deste ano, os usuários têm direito a dois tíquetes gratuitos de dez minutos cada no cartão recarregável da Hora Park, empresa que administra os serviços de Área Azul da cidade. Anteriormente, era disponibilizado apenas um tíquete gratuito de 10 minutos por dia. Os tíquetes podem ser emitidos uma vez por dia, exceto domingos e feriados, de acordo com os horários de funcionamento da Área Azul de Rio Claro.

“A medida visa beneficiar os motoristas que precisam estacionar por poucos minutos para realizar pequenos serviços como ir à farmácia, por exemplo”, explica o diretor de Mobilidade Urbana da prefeitura, Adilson Marques, lembrando que o benefício vale somente para quem possui o cartão que pode ser utilizado para qualquer veículo.

Os valores da Área Azul vigentes em Rio Claro são: R$ 1,70 por uma hora de estacionamento, R$ 2,25 por 1h30, R$ 2,50 por duas horas e R$ 8,50 para tarifa de pós-utilização. Quem utilizar o cartão recarregável, além desses tíquetes, tem disponíveis a tarifa de R$ 0,85 para 30 minutos de estacionamento e dois tíquetes gratuitos de dez minutos cada por dia.

Para usufruir dos tíquetes, o usuário precisa comparecer à Central de Atendimento (Rua 2, 1625, Centro) com seu cartão para habilitá-lo. Este processo é rápido e sem custos. Para novos usuários, o cartão recarregável pode ser adquirido com agentes ou na Central de Atendimento ao Usuário por R$ 10,00, com créditos de R$ 7,00. A recarga não pode ultrapassar R$ 70,00 e permite a emissão de tíquetes de 30 minutos.

É importante lembrar que o tíquete gratuito não regulariza o Aviso de Cobrança de Tarifa (ACT). Isso acontecerá apenas se a emissão for feita antes da cobrança e de acordo com as regras vigentes.

Rio Claro compra 11 leitos no Hospital Santa Filomena para internação pelo SUS

Com o objetivo de agilizar o atendimento de pacientes que aguardavam vaga para internação pelo SUS (Sistema Público de Saúde), a prefeitura de Rio Claro, por meio da Fundação de Saúde, comprou 11 leitos no Hospital Santa Filomena. São dez leitos de enfermaria e um de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Diante do aumento da demanda por internação a prefeitura buscou alternativas para suprir a necessidade e atender os pacientes”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

A medida foi tomada em caráter emergencial para atender pacientes que estavam internados há vários dias nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da Avenida 29 e do Cervezão e no Pronto-Socorro Municipal Integrado (PSMI), à espera de vaga no hospital credenciado pelo SUS no município. “A decisão tem como objetivo salvar vidas e garantir maior agilidade na transferência de pacientes que precisam de internação”, explica o secretário municipal de Saúde, Djair Claudio Francisco.

Todos os 11 leitos comprados no Santa Filomena já estão ocupados. Na UTI foi internado um paciente de 39 anos vítima de infarto do miocárdio. Os outros leitos de emergência estão com dois pacientes com pneumonia, um paciente com necessidade de amputação de hálux por diabetes, três pacientes com histórico de hemorragia digestiva alta, um paciente com hipertensão arterial e diabetes descompensada.

Também foi transferido da rede municipal para o Santa Filomena um paciente com quadro de lesão pulmonar por trauma e outro com quadro de cólica renal intensa. Este último foi transferido para realização de exames específicos e resolução de seu problema renal. O último leito está ocupado por um paciente de Santa Gertrudes, município que faz parte da microrregião atendida por Rio Claro, que apresenta quadro de pneumonia e insuficiência cardíaca.

Além da compra dos 11 leitos, a prefeitura continua trabalhando para criar mais 48 leitos de internação em prédio da Associação Casa de Saúde Bezerra de Menezes, no Bairro do Estádio. A iniciativa conta com apoio de membros do Movimento Pró-Hospital Público Regional de Rio Claro que em breve farão visita ao imóvel com o prefeito Juninho da Padaria. “Temos sinal positivo do governo estadual para criação do hospital de apoio e ampliação do número de leitos sem perder o foco no hospital público regional pleiteado pela sociedade”, conclui Juninho.