Prefeitura recupera asfalto de rua em frente a escola na Vila Paulista

Acessar a Escola Municipal Dante Egréggio, na Vila Paulista em Rio Claro, ficou melhor e mais fácil desde a última quarta-feira (20). A prefeitura fez recapeamento do asfalto de trecho da Rua P-4 que fica em frente à unidade de ensino, atendendo solicitação da direção da escola. O serviço foi realizado por equipe da Secretaria Municipal de Obras, que retornou ao local nesta quinta-feira (21) para recuperar o asfalto de trecho da Avenida P-23, também nas imediações da escola. “A ação visa melhorar as condições de tráfego das vias, oferecendo maior segurança às pessoas, principalmente as crianças que estudam na escola”, explica o secretário de Obras, Paulo Roberto de Lima.

A professora Luciana Arruda, diretora substituta da escola, comenta que os buracos e as pedras soltas no asfalto ofereciam risco de quedas e acidentes aos pais e às crianças. Por isso, a solicitação do recapeamento. “Nosso pedido foi atendido e o asfalto recuperado. Agora, os pais e as crianças terão mais conforto e segurança para acessar a escola”, comenta Luciana.

Assim como na Vila Paulista, a prefeitura tem realizado a recuperação de asfalto de ruas e avenidas por toda a cidade, seja por meio da operação tapa-buracos ou recapeamento. No mês passado, toda a extensão da Avenida M-25, na região do Grande Cervezão, ganhou recapeamento asfáltico. Recentemente a prefeitura também realizou recapeamento em trecho da Avenida 49 no Jardim Anhanguera e da Avenida 40 no Jardim Bela Vista.

Esquadrilha da Fumaça fará show aéreo no domingo em Rio Claro

A Esquadrilha da Fumaça fará demonstração aérea no domingo (24) na Avenida Marginal, atrás do aeroclube em Rio Claro. Os preparativos terão início às 15h30 com apresentação a partir das 16 horas, com entrada gratuita para a comunidade. O evento será realizado em comemoração aos 191 anos de Rio Claro. “A apresentação da Esquadrilha da Fumaça é uma tradição muito querida dos rio-clarenses e estou muito feliz em proporcionar o retorno dessa atração para a população não só de Rio Claro, mas de toda a região”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

O secretário municipal dos Esportes e Turismo, Ronald Penteado, explica que a demonstração da Esquadrilha da Fumaça irá enriquecer o calendário de eventos que estão sendo realizados em comemoração ao aniversário de 191 anos da cidade. “Rio Claro já tem a tradição de receber a Esquadrilha da Fumaça e teremos o privilégio de recebê-la novamente para abrilhantar o aniversário da cidade”, destaca Penteado, informando ainda que além da Esquadrilha, também haverá outras atrações gratuitas para o público.

Programação especial será realizada no aeroclube com exposição de fuscas antigos, de carros tuning (veículos modificados), exposição de aeromodelismo e encontro de Food Trucks que poderão ser visitados a partir das 9 horas. A partir das 14 horas terão início as apresentações musicais na Avenida Marginal, atrás do aeroclube. O grupo Tem Fuzuê fará o aquecimento do público a partir das 14 horas. Já às 18 horas quem sobe ao palco é o cantor Péricles, ex-Exaltasamba, que fará show mesclando sucessos novos e antigos.

Alunos aprendem a fazer hortas em atividade do Junho Verde

Rio Claro está dando continuidade às ações do projeto Junho Verde Azul e na quinta-feira (21) realizou três oficinas de hortas chamadas “Arte da Vida”. Com a temática “Reciclagem”, as oficinas de hortas propuseram a construção de mini-hortas e hortas verticais sustentáveis com garrafas pet, customizadas pelos próprios alunos, utilizando hortaliças e práticas de plantio que fomentam a educação ambiental.

A ação foi realizada com alunos do quinto ano do ensino fundamental da escola municipal Antonio Sebastião da Silva. Cerca de 60 crianças foram divididas em três turmas, sendo duas no período da manhã e uma à tarde, para a realização das atividades.

“Nesses encontros, as crianças aprenderam a cultivar sua própria horta e receberam noções de sustentabilidade ambiental”, comenta o secretário municipal do Meio Ambiente, Ricardo Gobbi e Silva.

O projeto Junho Verde Azul consiste em 15 atividades que são realizadas ao longo do mês em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho. O evento é realizado pela prefeitura com apoio da BRK Ambiental, do Grupo Komedi, Unesp, Shopping Rio Claro, Grupo Palhaços Espaguetes e Covabra Supermercados.

A realização do Junho Verde Azul é mais uma ação que faz parte das diretivas do “Programa Município Verde Azul”, iniciativa do governo estadual que pontua investimentos ambientais feitos pelos municípios. As cidades que atingem a pontuação necessária obtêm o certificado e garantem prioridade na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop).

Daae realiza 18ª Sipat a partir de segunda-feira

Os funcionários do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro participam, a partir da próxima segunda-feira (25), da 18ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), gestão 2017-2018.

Com o tema “Segurança, um por todos, todos por um”, as atividades irão acontecer até sexta-feira (29), sempre a partir das 8 horas, no Centro de Treinamento da autarquia, o chamado Quadrado do Daae, situado na Rua 4-B esquina da Avenida 10-A particular, no bairro Cidade Nova.

“É uma ação realizada anualmente com o objetivo de orientar e conscientizar os trabalhadores, promovendo a saúde e enaltecendo a qualidade de vida dos funcionários, valorizando sua importância na autarquia”, comenta o superintende do Daae, Ricardo Pires de Oliveira.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) preparou programação com atividades e palestras com o objetivo de conscientizar o servidor municipal sobre a importância de se adotar medidas para evitar acidentes no trabalho e do cuidado com a própria saúde, bem como o aspecto motivacional dos trabalhos em equipe.

Na segunda-feira (25) haverá palestra com o bombeiro Itamar sobre trabalho em espaço confinado e em altura. Na terça-feira (26), o tema será “Ginástica Laboral e Seus Benefícios”, com a professora Manoelle Silva Norberto.

Na quarta-feira (27) a palestra vai abordar o tema “Saúde Mental e Trabalho: o sofrimento do mundo do trabalho contemporâneo e as estratégias de enfrentamento”, com a psicóloga e mestra em psicologia, Juliana Cristina da Silva, que atua como psicóloga no Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil de Rio Claro e como docente na Faculdade de Americana (FAM).

Na quinta-feira (28), o engenheiro de segurança do trabalho, Marcio Augusto de Oliveira, ministrará palestra sobre acidentes de trabalho e, encerrando o evento, na sexta-feira (29), representante da Secretaria Municipal de Saúde falará sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e Aids. Durante a realização da Sipat haverá sorteio de brindes aos participantes.

Programa de combate às drogas forma 50 alunos do Colégio Dom Bosco

Cinquenta alunos do quinto ano do Colégio Dom Bosco de Rio Claro receberam na quarta-feira (20) os certificados de conclusão do Programa Juventude, Educação e Cidadania, o Projec, que atua no incentivo à educação e cidadania com foco no combate e prevenção ao uso de drogas. A cerimônia de formatura foi realizada no teatro do Centro Cultural “Roberto Palmari” e contou com a presença do prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria; do secretário da Educação, Adriano Moreira; pais e familiares dos formandos; professores e convidados.

“É uma alegria participar de ações como essa, um projeto para orientar crianças sobre os malefícios das drogas. Esse ensinamento é uma semente plantada que deve ser regada pela família e pela escola para que essas crianças se tornem cidadãos de bem”, declarou Juninho da Padaria, destacando a iniciativa do colégio de abrir as portas para implantação do projeto e discussão do tema.

O Projec foi idealizado pelo vereador Ruggero Seron que atua como instrutor nas escolas. “Esse diploma é um reconhecimento do trabalho desenvolvido pelas crianças em sala de aula. No entanto, a família precisa ser a base da educação. Não basta apenas ter políticas públicas se a família não estiver presente na formação das crianças”, afirmou Seron.

Eraldo Henrique Joanoni, diretor do colégio, destacou a importância do projeto e de manter o tema drogas em pauta na escola e em casa para manter vivo o aprendizado. O vereador Yves Carbinatti salientou aos formandos a importância de lembrar ao longo da vida do juramento feito na cerimônia de formatura de se manterem longe das drogas. Para o vereador Val Demarchi, as drogas são uma triste realidade, principalmente entre os jovens, e todas as pessoas devem ajudar no combate a esse mal e na construção de um mundo melhor. Já o vereador Geraldo Voluntário enalteceu o projeto que proporciona importante aprendizado para as crianças.

Antes de receber os diplomas, os formandos fizeram juramento se comprometendo a ficar longe das drogas, cultivar a cidadania e não praticar a violência. As crianças cantaram a música do Projec e também a canção “Raridade” em homenagem à família. Os alunos Isabela Calore Sampaio e Júlio Aparecido Antunes receberem prêmio por terem vencido o concurso de redação do projeto. O grupo Shekinah brindou o público com apresentação da peça de teatro “Lifehouse”, que fala sobre segundas chances.

Jogos do Brasil alteram expediente em repartições municipais

As repartições públicas da prefeitura de Rio Claro terão alteração nos horários de expediente dessa sexta-feira (22) em virtude de jogo do Brasil, pela segunda rodada da Copa do Mundo. O expediente será a partir das 13 horas.

Na quarta-feira (27), quando a seleção brasileira novamente entra em campo, o expediente nas repartições públicas municipais será das 7h30 às 13h30. Os serviços essenciais, como as Unidades de Pronto Atendimento e Samu terão funcionamento normal nos dois dias.

Munícipes podem doar livros em apresentação da Esquadrilha da Fumaça

No próximo domingo (24), em comemoração aos 191 anos de Rio Claro, acontece show aviatório com a Esquadrilha da Fumaça. Evento apreciado por grande público, a apresentação contará com arrecadação de livros. A campanha #doeumlivro2018 ocorre em parceria com a Força Aérea Brasileira e a Esquadrilha da Fumaça.

“Toda a comunidade de Rio Claro e região está convidada a prestigiar o evento e, junto a isso, fazer a doação de um livro. É uma ótima proposta que visa incentivar a leitura”, destaca o secretário de Esportes e Turismo, Ronald Penteado.

No local do evento, na Avenida Marginal 1, atrás do aeroclube, haverá ponto de coleta dos livros. O público que for prestigiar o show da Esquadrilha da Fumaça pode colaborar com a campanha e efetuar a doação.

A campanha Doe Um Livro nasceu de maneira informal, através das redes sociais, tendo como objetivo principal a conscientização da importância da leitura. Em 2018 a campanha #doeumlivro2018 fechou parceria com a Força Aérea Brasileira e a Esquadrilha da Fumaça para o recolhimento de livros durante as apresentações ao longo de todo o ano.

Em Rio Claro, a apresentação da Esquadrilha da Fumaça acontece no próximo domingo (24), com preparativos a partir das 15h30 e apresentações às 16 horas, na Avenida Marginal 1, atrás do aeroclube. A entrada é aberta ao público.

Sábado tem jogos pelo Campeonato Dente de Leite

O Campeonato Dente de Leite conta com jogos das categorias sub 13 e 15 nesse sábado (23). Lagoa Seca do Cervezão e distrital do Santana recebem as partidas a partir das 8 horas. O campeonato é organizado pela prefeitura de Rio Claro, por intermédio da Secretaria dos Esportes e Turismo (Setur).

No distrital do Santana quem entra em campo primeiro, às 8 horas, são equipes da categoria sub 15: Mundo da Bola/ Meninos da Vila Santos x Real (grupo B). Às 9 horas jogam, pelo sub 13, Mundo da Bola/ Meninos da Vila Santos x Lion /Terra Nova (grupo B). E, às 10h, será a vez do sub 15 com Santana x Lion /Terra Nova (grupo C).

Na Lagoa Seca do Cervezão os jogos serão os seguintes: às 8h, pelo sub 13, Setur/Band/Ipiranga x Bola de Ouro (grupo D); às 9h, pelo sub 15, São Caetano x Escolinha do Cris (grupo A); e, às 10h, pelo sub 15, Showbol x Owens Corning (grupo C).

RESULTADOS

Confira abaixo os resultados dos jogos realizados no final de semana passado, dias 16 e 17 de junho:

No sábado, no distrital do Juventude, pelo sub 15 – Bola de Ouro 2 x 2 Setur/Band/Ipiranga (grupo A); sub 13 – Bola de Ouro 3 x 2 Floridiana (grupo D); sub 13 – A.C.D. Owens Corning 4 x 0 Futebol Jovem (grupo C).

Já na Lagoa Seca do Cervezão os resultados foram: sub 15 – Lion /Terra Nova 1 x 2 Mundo da Bola/Meninos da Vila Santos (grupo B); sub 13 – Lion/Terra Nova 1 x 5 Escolinha do Cris (grupo B); sub 13 – Showbol 4 x 0 São Caetano (grupo A).

Conforme tabela, a classificação pelo sub 13 é a seguinte: Grupo A – 1º Showbol (três pontos); 2º Ponte Preta (zero); 3º São Caetano (zero). Grupo B – 1º Escolinha do Cris (três pontos); 2º Mundo da Bola /Meninos da Vila Santos (zero); 3º Lion/Terra Nova (zero). Grupo C – 1º Owens Corning (seis pontos); 2º Real F.C. (zero); 3º Futebol Jovem (zero). Grupo D – 1º Floridiana (três pontos); 2º Bola de Ouro (três pontos); 3º Setur/Band/Ipiranga (zero).

Entre as equipes do sub 15, a classificação é: grupo A – 1º Bola de Ouro (um ponto); 2º Setur/Band/Ipiranga (um ponto); 3º Escolinha do Cris (zero); 4º São Caetano (zero). Grupo B – 1º Real (três pontos); 2º Mundo da Bola/Meninos da Vila Santos (três pontos); 3º Lion/Terra Nova (zero); 4º Santana (zero). Grupo C – 1º Futebol Jovem (três pontos); 2º Showbol (zero); 3º Owens Corning (zero).

Já pela categoria sub 7, que jogou no centro esportivo Mundo da Bola, os resultados foram: Ararense 3 x 0 Floridiana  e Mundo da Bola/Meninos da Vila Santos 4 x 2 São Caetano.

A final da categoria será em data a ser definida pelos organizadores. A disputa pelo 1º e 2º lugar será entre Mundo da Bola/Meninos da Vila Santos x Ararense e, pela 3º colocação entre São Caetano x Floridiana.

Com mudanças nas regras, Rio Claro abre mão dos Jogos Abertos

O município de Rio Claro está encaminhando ofício ao governo estadual para comunicar a decisão de não mais sediar os Jogos Abertos do Interior, que aconteceriam em setembro deste ano. “Para nossa surpresa, o governo estadual mudou as regras de parceria de maneira substancial, impossibilitando que pudéssemos realizar o evento”, informa Ronald Penteado, secretário municipal dos Esportes e Turismo.

As licitações e contratos que seriam de responsabilidade do governo estadual, agora com as mudanças anunciadas pela Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude, passam a ser de incumbência do município sede. “Infelizmente não haveria tempo hábil para se fazer as licitações e compras de todos os itens necessários para realizar um evento de qualidade, portanto estamos declinando a condição de sede dos Jogos”, explica o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

A informação sobre as mudanças de última hora foi passada ao município no último dia 14 e em uma semana a prefeitura avaliou as alternativas para este novo quadro e decidiu por não mais sediar os Jogos Abertos. “Já estávamos trabalhando desde o ano passado na organização dos Jogos Abertos, estabelecendo parcerias com clubes, igrejas e associações, mobilizando as demais secretarias municipais e tomando todas as providências que cabiam ao município. Porém, fomos surpreendidos com as mudanças das regras que não nos permitem fazer o evento em Rio Claro”, lamenta o secretário Ronald.

Entre as providências que já haviam sido tomadas pela prefeitura para realizar os Jogos Abertos está a alteração do calendário escolar, uma vez que as escolas seriam utilizadas para alojar atletas e dirigentes dos municípios participantes. “Vamos alterar o calendário escolar de modo a trazer novamente o período de recesso para o mês de julho como feito nos anos anteriores”, informa o secretário municipal da Educação, Adriano Moreira.