Desrespeito ao meio ambiente é tema de palestra nesta terça-feira

Na última semana da programação do Junho Verde Azul, a prefeitura de Rio Claro promove nesta terça-feira (26) palestra com o diretor executivo do Instituto Anima Mundi de São Paulo, Luís Henrique Beust, que irá discutir o tema “O desrespeito ao meio ambiente e o sofrimento humano”. A atividade foi organizada pelas secretarias municipais da Educação e do Meio Ambiente, com o apoio da Comunidade Bahá’í de Rio Claro.

O evento será realizado às 14 horas no auditório do Núcleo Administrativo Municipal (NAM), localizado na Rua Dr. Eloy Chaves, 3.265, no Alto do Santana. “A programação do Junho Verde Azul segue até o final da semana e um dos objetivos é a conscientização das pessoas através de palestras e ações ambientais desenvolvidas pelo município”, explica o secretário municipal do Meio Ambiente, Ricardo Gobbi e Silva.

Luís Henrique Beust é mestre em desenvolvimento social e em educação da Arte e História da Cultura. Atua como professor em cursos de pós-graduação no Brasil e no exterior, em locais como a Universidade de Harvard e o University College, em Londres. Também é consultor da ONU e há cerca de 30 anos atua em mais de 30 países do continente americano, além da Europa, Oriente Médio e Ásia.

Gestão Participativa

Também nesta terça-feira (26), a partir das 19h30, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente realiza a quinta edição da Gestão Participativa. Com o tema “Poluição Atmosférica”, o evento será realizado na Sala Verde do Lago Azul, instalada no prédio localizado na Rua 2-A. Após a palestra, os participantes poderão observar os planetas com telescópio fornecido pelo Grupo de Estudos Astronômicos de Rio Claro (Gearc).

O projeto Junho Verde Azul consiste em 15 atividades que estão sendo realizadas ao longo deste mês em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho. O evento é realizado pela prefeitura com apoio da BRK Ambiental, do Grupo Komedi, Unesp, Shopping Rio Claro, Grupo Palhaços Espaguetes e Covabra Supermercados.

A realização do Junho Verde Azul é mais uma ação que faz parte das diretivas do “Programa Município Verde Azul”, iniciativa do governo estadual que pontua investimentos ambientais feitos pelos municípios. As cidades que atingem a pontuação necessária obtêm o certificado e garantem prioridade na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop).

Mais de 25 mil pessoas na Esquadrilha da Fumaça e show de Péricles

Um show para ficar marcado na história e na memória dos rio-clarenses. Assim foi a apresentação do cantor Péricles, no domingo, 24 de junho, data em que a Cidade Azul completou 191 anos. Outro destaque também no domingo foi o retorno da Esquadrilha da Fumaça com suas acrobacias de tirar o fôlego. Mais de 25 mil pessoas passaram pela Avenida Presidente Kennedy e Avenida Marginal, na região do Jardim Itapuã, atrás do aeroclube, para conferir as atrações gratuitas em comemoração ao aniversário de Rio Claro.

O prefeito João Teixeira Júnior, o Juninho da Padaria, destacou a participação do público. “A população de Rio Claro está de parabéns pela demonstração de civismo nas comemorações do aniversário da cidade. A quantidade de pessoas que participaram dos eventos demonstra que fizemos as escolhas certas. Vamos trabalhar para que no ano que vem tenhamos outra bonita festa”, comenta o prefeito.

Ronald Penteado, secretário de Esportes e Turismo (Setur), também enalteceu a programação desse domingo. “A Esquadrilha da Fumaça e o show do cantor Péricles foram atrações de peso que, com certeza, fizeram a diferença nesta data tão importante. Agradeço a todos que trabalharam com afinco para que tudo saísse conforme o planejado. Agradeço também a todo o público presente que prestigiou o evento”, avalia o secretário.

A estrutura para o show foi montada atrás do aeroclube, na Avenida Marginal. Péricles e banda agitaram o público em show gratuito que durou cerca de uma hora e 40 minutos. O cantor trouxe a Rio Claro antigos e novos sucessos de sua carreira, além de esbanjar no palco toda sua energia positiva e simpatia.

A Esquadrilha da Fumaça também atraiu a atenção de grande público. Todos com a atenção voltada para o céu da Cidade Azul para acompanhar cada detalhe das demonstrações na tarde de domingo. A cada acrobacia das aeronaves um suspiro e uma emoção de tirar o fôlego do público.

A programação em comemoração ao aniversário de Rio Claro continua nesta semana, com Exposição Nacional de Orquídeas, no Claretiano Faculdade. O evento tem abertura na sexta-feira (29) às 19 horas.

Equipe Abec/Setur conquista títulos em São Carlos

Daniela Lionço – Campeã Paulista de Contra Relógio Individual – Elite

A equipe Abec/Setur Rio Claro participou do Campeonato Paulista de Ciclismo, entre os dias 22 e 24 de junho, com provas no Parque Eco Esportivo Dahma, em São Carlos. Na competição, a equipe de Rio Claro, formada por atletas das categorias de base e elite, conquistou seis títulos de vice-campeão e quatro de campeão entre todas as disputas. A equipe recebe apoio da prefeitura de Rio Claro por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Setur).

Entre os destaques da competição está a vitória de Daniela Lionço, da categoria elite, na prova Contra o Relógio Individual (CRI). Renan Mello se destacou na categoria infanto juvenil e Klara Cândido na categoria infantil, na prova Resistência. Arthur Brandino, Júlia Toledo e Lukas Kayo conquistaram o vice-campeonato em disputas acirradas nas categorias Junior, infanto juvenil e mirim, respectivamente. Na categoria adulta, Jéssica Tosta sagrou-se vice campeã paulista sub 23 feminino.

“A equipe está de parabéns. Mais uma vez retorna à Rio Claro trazendo, não apenas títulos, mas também experiência, o que agrega muito na carreira ciclística de cada atleta”, comenta o titular da Setur, Ronald Penteado.

E a semana começa com a preparação dos atletas para disputar o Campeonato Brasileiro, que tem início na quarta-feira, 27 de junho, em Maringá (PR). A equipe Abec/Setur Rio Claro disputará o campeonato nacional com os atletas das categorias de base e também da categoria elite.

Já no mês de julho a equipe disputa a tradicional Prova Ciclística 9 de Julho, em São Paulo; e a 3ª Volta Ciclística Internacional de Guarulhos. Além disso, há o importante compromisso de representar Rio Claro na disputa dos Jogos Regionais do Interior, também em julho, em Santa Bárbara D’Oeste.

A equipe de Ciclismo ABEC/Setur Rio Claro é coordenada pela Abec Rio Claro, através da Lei de Incentivo Federal, com apoio da Setur e patrocínio da Sabesp, Unimed Rio Claro, Tropix, Junior Comunicação Visual, Sport Bike, Potencial – Eletricidade e Manutenção, Unesp Rio Claro, Asser, Oficina Mecânica 4 Rodas, Xerocopy, Academia Mega Fitness, Foccus Fotografia, Viviani Veículos e Monely Calçados.

Renan Mello – Campeão Paulista de Resistência e Vice campeão Paulista de CRI

Juninho participa de sessão do Parlamento do Idoso de 2018

Na sessão de encerramento do Parlamento do Idoso de 2018, realizada nesta segunda-feira (25), o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, elogiou os parlamentares. “É muito bom ver que vocês continuam agindo, colaborando para o desenvolvimento do município e da comunidade”, afirmou Juninho, acrescentando que espera “continuar este entrosamento em benefício de Rio Claro”.

O prefeito, que participou pela segunda vez consecutiva do evento de encerramento dos trabalhos dos idosos, disse que as reivindicações e sugestões do Parlamento do Idoso serão todas avaliadas com atenção.

Da sessão também participaram os vereadores Maria do Carmo Guilherme (MDB), Geraldo Voluntário (DEM) e Yves Carbinatti (PPS), além das assessoras Rita Helena Mac Knight Manço (Fundo Social de Solidariedade) e  Néia Magalhães (Políticas Públicas para os Idosos).

 A vereadora Maria do Carmo exaltou os trabalhos feitos pelo Parlamento do Idoso. “No trabalho desse ano teve mais integração, teve mais eficiência. O Parlamento do Idoso dura apenas três meses, mas espero que vocês continuem agindo e participem no próximo ano”, disse a vereadora.

O vereador Geraldo, que estava representando o presidente da Câmara Municipal, vereador André Godoy (DEM), enfatizou a importância do Parlamento do Idoso. “Esse projeto nos ajuda a ter um contato com vocês, para que continuemos trabalhando para a melhoria da nossa cidade”.

Ao final da solenidade, foram entregues certificados para todos os integrantes do Parlamento do Idoso, composto pelos membros titulares: Antônia Alves Esteves, Aparecida Nogueira de Souza Mortari, Celia Guilherme Marcondes, Divanilde Aparecida de Paula, Ezilda Aparecido Maria Pedroso Rocco, Francisca Batista da Cruz, José Ariovaldo Pereira Bueno, Kazuko Nakano, Lucinda Harteman Lopes, Maria da Silva de Oliveira, Maria Marli Brunetto Leonhardt, Maria José Carrocci de Souza, Mercedes Luchiare Gomes, Roseli Scaggião, Santina Ramos Donato, Sergio Roberto Rocco, Sonia Aparecida Colangelo Britschgy e Telma Silva Lemos Nogueira; e suplentes: Ângela Regina Calderelli de Lima, Ângela Maria R. de Camargo, Antônio Laércio Candido, Edméia Aparecida Baptista da Silva, Edinéia Marlene de Paula Gregório, José Luiz de Almeida, Idelazir Pescio Bellucci, Lindalva Alexandre do Nascimento, Marilene Carolina Figueira de Camargo, Maria Bernadete Algarve Camargo, Nanci Romão Corrêa, Pedro Murbach Neto, Ronald de Lima, Setuko Nakano Sentinela, Valdemar Borges de Oliveira, Valderez Aparecida Correa e Vera Ligia Santoro de Almeida.

Abec/Setur Rio Claro apresenta atletas da equipe elite do Projeto Pedalar

Nesta terça-feira (26) a Associação Beneficente de Esportes e Cultura de Rio Claro (Abec) realiza mais um evento do Projeto Pedalar. Às 18 horas acontece cerimônia para apresentação oficial dos atletas da equipe elite da Abec/Setur. A atividade será no anfiteatro da administração do IGCE da Unesp Rio Claro. Estarão presentes atletas, alunos, familiares, autoridades municipais, patrocinadores e apoiadores do projeto.

Além da apresentação dos atletas, os responsáveis pelo projeto também programaram levar ao público presente relatório das atividades desenvolvidas com as crianças e adolescentes nas aulas de ciclismo.

A equipe Abec/Setur Rio Claro conta com apoio da prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo. O titular da Setur, Ronald Penteado, destaca o trabalho desenvolvido no projeto. “Há muita seriedade envolvida neste trabalho. Existe a preocupação com as categorias de base e a valorização de atletas profissionais, nas diversas categorias”, aponta o secretário.

“É muito bom saber que o ciclismo está em plena atividade em Rio Claro, com grandes avanços e com cada vez mais apoio da prefeitura através da Setur, além de patrocinadores e apoiadores. Isto mostra o fortalecimento do esporte na cidade, com organização e objetivos traçados pela Abec Rio Claro, seja na iniciação ao ciclismo, na descoberta de talentos, no aperfeiçoamento das categorias de base e na categoria elite”, comentou Natalia Varela, professora de ciclismo da Setur.

Vale lembrar que, no último domingo (24), alunos do Projeto Pedalar estiveram presentes no Desfile Cívico em comemoração aos 191 anos de Rio Claro, realizado no Jardim Público. A equipe participou juntamente com a Secretaria de Esportes e Turismo que contou com a representação das diversas modalidades esportivas oferecidas pela pasta.

“Todos os anos fazemos questão de participar do desfile com os alunos e atletas para comemorar junto com a cidade os projetos que realizamos com o ciclismo em Rio Claro. É uma grande festa, que reúne os alunos e seus familiares”, afirma Natalia.

A equipe de Ciclismo ABEC/Setur Rio Claro é coordenada pela Abec Rio Claro, através da Lei de Incentivo Federal, com apoio da Setur e patrocínio da Sabesp, Unimed Rio Claro, Tropix, Junior Comunicação Visual, Sport Bike, Potencial – Eletricidade e Manutenção, Unesp Rio Claro, Asser, Oficina Mecânica 4 Rodas, Xerocopy, Academia Mega Fitness, Foccus Fotografia, Viviani Veículos e Monely Calçados.

Desfile cívico reuniu milhares de pessoas no entorno do Jardim Público

Milhares de pessoas participaram na manhã de domingo (24) do desfile cívico em comemoração aos 191 anos de Rio Claro. “O maior presente de uma cidade é o seu povo. Quero agradecer a cada rio-clarense, aqueles que aqui nasceram ou que adotaram Rio Claro, pois é a colaboração de cada um de nós que faz nossa cidade melhor para se viver”, afirmou o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, após destacar os avanços conseguidos nos setores de saúde, educação e infraestrutura urbana. O prefeito fechou o seu discurso puxando um “Parabéns pra você” em homenagem à Rio Claro.

O presidente da Câmara Municipal, vereador André Godoy, ressaltou que a cidade vive um novo momento de união e de alegria, que tem resultado em coisas boas para a comunidade.

O deputado Aldo Demarchi também destacou a maneira como a cidade vem sendo administrada e saudou todos aqueles que colaboraram para a construção de Rio Claro.

Realizado no entorno do Jardim Público, o desfile teve a presença de estudantes, corporações militares e entidades civis.

O evento também foi prestigiado pelos vereadores Geraldo Voluntário, Júlio Lopes, Yves Carbinatti, Paulo Guedes, Ney Paiva, Hernani Leonhardt, Adriano La Torre, Val Demarchi, Maria do Carmo Guilherme, Irander Augusto e Ruggero Seron.

Manutenção elétrica na ETA 2 pode comprometer abastecimento de água

O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro informa que a partir das 7 horas desta terça-feira (26) será feita uma manutenção elétrica programada na central de distribuição da Estação de Tratamento de Água (ETA 2), localizada no Distrito Industrial, o que poderá comprometer o abastecimento de água em alguns bairros da cidade. “O serviço será realizado pela concessionária de energia elétrica, que fará a troca de dois transformadores, ambos danificados por pequenos animais que procuravam abrigo no local”, comenta o superintendente do Daae, Ricardo Pires de Oliveira.

Com essa paralisação deve ocorrer baixa pressão ou interrupção temporária no fornecimento de água nos bairros Alto do Santana, Jardim das Nações 1 e 2, Vila Olinda, Palmeiras, Guanabara, Bonsucesso, Village, Panorama, Maria Cristina, Cidade Azul, Jardim Azul, Boa Vista, Paulista 2, Centenário, Nova Rio Claro, Jardim Brasília, Figueira, São Paulo, Wenzel, Novo Wenzel, Santa Elisa, Terra Nova, Recanto Paraíso, Parque Universitário, Parque São Jorge, Matheus Manieiro, BNH, Bom Retiro, Condomínio Residencial São Paulo Home, Paineiras e Benjamin de Castro.

A concessionária de energia estima concluir o serviço é até o final da manhã desta terça-feira. Somente após a conclusão desse trabalho que a equipe de manutenção da autarquia terá condições de religar a central de distribuição e iniciar os procedimentos necessários para normalizar o abastecimento de água. O Daae informa que a previsão para normalizar a pressurização e o fornecimento de água em todos os bairros afetados é até o final da tarde desta terça-feira.

Nesse período de espera, a autarquia orienta que os consumidores redobrem a atenção para o uso racional da água. O Daae reforça a orientação para que os moradores tenham reservatório de água em seus imóveis. As populares “caixas d’água” são importantes para reduzir transtornos em caso de interrupção no fornecimento. Além disso, a instalação de reservatórios nas residências é obrigatória, conforme estabelece o Código Sanitário Estadual.

Mais informações podem ser obtidas pela Central de Atendimento do Daae, no telefone 0800-505-5200.

Aniversário de Rio Claro teve Projeto Guri

As comemorações do aniversário de Rio Claro tiveram no domingo (24) apresentação da Big Band, que reúne alunos do Projeto Guri de polos da regional de São Carlos.  Repertório eclético, incluindo blues, jazz e música popular brasileira animou o público no Grupo Ginástico.

“Para nossa cidade foi uma alegria poder ter a apresentação no dia do aniversário, com músicos tão talentosos interpretando a diversidade que temos na música brasileira”, comenta Daniela Ferraz, secretária da Cultura.

O grupo musical reúne alunos em estágio avançado de aprendizagem e é composto por flautas transversais, saxofones, clarinetes, trombones e trompetes, apoiados e conduzidos pela sessão rítmica e harmônica (bateria, baixo elétrico, guitarra e percussão).

Além de proporcionar ao público experiência musical de grande qualidade, as apresentações tem como objetivo proporcionar aos alunos do Projeto Guri o aprimoramento técnico, a criatividade, a improvisação, a amplitude de referência musical, as técnicas instrumentais estendidas e também trazer elementos como o uso da voz e do movimento no processo de trabalho e a presença cênica.