Alunos da Escola Benedicto José Zaine recebem diploma do Geduc

Alunos da Escola Municipal Benedicto José Zaine, situada no distrito de Ferraz, receberam na terça-feira (26) os certificados de conclusão do programa Guarda Educacional (Geduc) da prefeitura de Rio Claro, que trabalha o tema “Drogas, não entre nessa”. O Geduc é desenvolvido pela Secretaria Municipal da Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM).

A formatura dos oito estudantes foi realizada no salão da escola e contou com a presença do prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “O Geduc é importante para alertar as crianças sobre os perigos das drogas. Os pais também devem orientar seus filhos”, comentou Juninho.

Valéria Velis, diretora da escola, ressaltou a importância do programa para os alunos terem acesso a informações sobre as drogas com pessoas capacitadas. “Quanto mais cedo as crianças obtiverem noções, maiores as chances delas fazerem escolhas corretas no futuro”, assinalou.

Também participaram do evento o comandante da Guarda Civil Municipal Luis Fernando de Godoy, Décio Soares Camargo Júnior, diretor administrativo da Secretaria da Segurança; o vereador Geraldo Voluntário, Paulo Sérgio Ceccato, subprefeito de Ferraz e Edson Andrade, coordenador ambiental da secretaria de Educação.

Confira resultados das categorias sub 13 e 15 pelo Campeonato Dente de Leite

As categorias sub 13 e 15 prosseguem com disputas pela primeira fase da 24ª edição do Campeonato Municipal de Futebol Dente de Leite. No sábado (23) foram realizados jogos no distrital do Santana e na Lagoa Seca do Cervezão. Já para as categorias sub 7, 9 e 11, as partidas serão retomadas em agosto, após período de férias escolares. O campeonato é organizado pela prefeitura de Rio Claro, por intermédio da Secretaria dos Esportes e Turismo (Setur).

No distrital do Santana, dos jogos programados inicialmente, apenas um foi realizado. Pelo sub 15, o Mundo da Bola/Meninos da Vila Santos perdeu de 0x1 para o Real (grupo B). As partidas entre Mundo da Bola/Meninos da Vila Santos e Lion/Terra Nova (grupo B), pelo sub 13; e Santana e Lion/Terra Nova (grupo C), pelo sub 15, foram remarcadas para o próximo sábado (30).

Já no campo da Lagoa Seca do Cervezão, pelo sub 13, o Bola de Ouro  venceu a equipe Setur/Band/Ipiranga por 5 X 0 (grupo D); pelo sub 15 o placar entre Escolinha do Cris e São Caetano (grupo A) terminou em 4 x 1; e, também pelo sub 15, o jogo entre Showbol e Owens Corning (grupo C) ficou em 0 x 0.

Conforme tabela, a classificação da categoria sub 13 é a seguinte: 1º Showbol (três pontos); 2º São Caetano (zero), 3º Ponte Preta (desistente). Pelo grupo B: 1º Escolinha do Cris (três pontos); 2º Mundo da Bola/Meninos da Vila Santos (zero), 3º Lion/Terra Nova (zero). Grupo C: 1º Owens Corning (seis pontos); 2º Real (zero); 3º Futebol Jovem (zero). Grupo D: 1º Bola de Ouro (seis pontos); 2º Floridiana (três pontos), 3º Setur/Band/Ipiranga (zero).

Já pelo sub 15 a classificação é: Grupo A: 1º Escolinha do Cris (três pontos); 2º Bola de Ouro (um ponto); 3º Setur/Band/Ipiranga (um ponto); 4º São Caetano (zero). Grupo B: 1º Real (seis pontos); 2º Mundo da Bola/Meninos da Vila Santos (três pontos); 3º Lion/Terra Nova (zero); 4º Santana (zero). Grupo C: 1º Futebol Jovem (três pontos); 2º Showbol (um ponto); 3º Owens Corning (um ponto).

Rio Claro também amplia cobertura vacinal contra a gripe

Conforme orientação do Ministério da Saúde, o município de Rio Claro ampliou desde segunda-feira (25) a cobertura vacinal contra a gripe. Agora também devem receber a dose da vacina crianças com idade entre cinco e nove anos e adultos entre 50 e 59 anos.

A vacinação também continua nos 18 postos de vacinação do município para quem já fazia parte dos grupos prioritários. “A vacina é o meio mais eficaz de se proteger contra a gripe, mas para evitar riscos da doença a população deve ainda adotar atitudes simples e muito importantes para reduzir as chances de transmissão do vírus”, destaca Cláudia Passarelli, gerente da Vigilância Epidemiológica de Rio Claro.

Entre as orientações está evitar contato muito próximo com pessoa infectada; lavar sempre as mãos com água e sabão e evitar levar as mãos ao rosto e, principalmente, à boca; sempre que possível ter um frasco com álcool-gel para garantir que as mãos sempre estejam esterilizadas; não compartilhar utensílios de uso pessoal, como toalhas, copos, talheres e travesseiros; e  evitar locais fechados ou com muitas pessoas.

Neste ano, a vacina distribuída pelo governo federal protege contra os vírus H1N1, Influenza B e H3N2.Para receber a dose da vacina, as pessoas incluídas nos grupos prioritários determinados pelo Ministério da Saúde devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade de Saúde Família (USF). Os horários de vacinação nas USFs são de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 15h30 e de sexta-feira, das 7h30 às 13h30 (USF). Nas UBSs a vacina é aplicada de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30. Além das crianças com idade entre cinco e nove anos e adultos entre 50 e 59 anos, devem ser vacinadas crianças de seis meses a cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, mães com até 45 dias após o parto, profissionais da saúde, professores das redes pública e particular de ensino, população indígena, portadores de comorbidades, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade, como adolescentes internados em instituições socioeducativas.

400 expositores de 74 cidades na Exposição de Orquídeas em Rio Claro

Rio Claro completou 191 anos no domingo (24) com um dia repleto de atividades. Mas os festejos prosseguem e no próximo final de semana o público irá conferir a tradicional Exposição de Orquídeas. Em sua 74ª edição, o evento terá abertura no dia 29 de junho (sexta), às 19h30. A visitação continua no dia 30 (sábado), das 8h às 22 horas, e 1º de julho (domingo), das 8h às 17 horas, no Claretiano Colégio que fica na Avenida Santo Antonio Maria Claret, 1.724, Cidade Claret. A entrada é gratuita.

Organizado pelo Círculo Rioclarense de Orquidófilos (CRO), com apoio da prefeitura municipal, por meio da Secretaria dos Esportes e Turismo (Setur), a exposição contará com a participação de 74 cidades de seis estados brasileiros, reunindo cerca de 400 expositores individuais. O público irá conferir mais de 2.500 vasos de orquídeas floridas, que representarão as principais espécies nacionais da planta, além de países como México, Tailândia e Equador.

“É um evento bastante tradicional e que reúne grande público. Os apreciadores de orquídeas têm encontro marcado neste final de semana em Rio Claro para contemplar as mais diversas espécies da planta”, observa o titular da Setur, Ronald Penteado.

O presidente do CRO, Luiz Carlos Neves, destaca ainda que nesta edição os visitantes poderão colaborar com a doação de um quilo de alimento não perecível. “A exposição terá um ponto para arrecadação de alimentos não perecíveis. Depois do evento, vamos doar os alimentos para o Fundo Social de Solidariedade de Rio Claro”, comenta.

Outra novidade nesta edição do evento será o 1º Encontro de Colecionadores de Micro-orquídeas, que acontece junto com a exposição. As visitas poderão ser feitas no sábado (30) e domingo (1º).

Alimentos saudáveis e aferição de pressão na Feira de São Benedito

Nesse sábado (30) o público terá motivos a mais para comparecer à feira-livre do São Benedito. Numa parceria da prefeitura com a Faculdade Asser, serão oferecidos serviços de saúde gratuitamente. A feira é realizada na Avenida 13 entre as ruas 9 e 10, todos os sábados das 6 da manhã ao meio dia.

Das 9h30 às 11 horas deste sábado será realizada aferição de pressão arterial, exercícios de equilíbrio corporal e exercícios respiratórios. “São atrativos a mais que estamos levando nesta semana para a feira, com a expectativa de atrair mais pessoas e bem atender a todos”, comenta Emílio Cerri, secretário da Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção.

A feira-livre do São Benedito é uma das mais tradicionais de Rio Claro, sendo realizada há décadas. As barracas oferecem muitas opções ao público. São três barracas de pastéis, uma com caldo de cana. A parte culinária também incluiu bolos e doces, curau, queijos e churrasquinho. Entre os itens vendidos pelos produtores familiares, estão frutas, verduras, mandioca, carnes de frango e de peixe.

Rio Claro tem inscrições abertas para 40 vagas no Time do Emprego

O município de Rio Claro está com inscrições abertas para novas turmas do Time do Emprego, programa do governo estadual que busca a recolocação de pessoas no mercado de trabalho, por meio de reuniões que as preparam para participarem de entrevistas de emprego, elaboração de currículo etc. Além do treinamento, também será oferecida formação continuada em português instrumental e matemática elementar. Os cursos são gratuitos. “O Time do Emprego tem como objetivo orientar e preparar o trabalhador na procura de um emprego compatível com seus interesses, habilidades e qualificação profissional”, explica Francesco Rotolo, secretário municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento.

O curso tem como público-alvo trabalhadores desempregados e jovens acima de 16 anos de idade que estão em busca do primeiro emprego. São 40 vagas disponíveis. Os interessados podem se inscrever até sexta-feira, dia 29 de junho, das 8 às 16 horas, no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) que fica na Avenida 3, 536, entre as Ruas 6 e 7, Centro. É preciso levar CPF, RG e carteira de trabalho. O início das aulas está previsto para o dia 2 de julho (segunda-feira) no PAT. “O Time do Emprego é uma boa oportunidade para reforçar o currículo, principalmente para quem encontra dificuldade na inserção ou recolocação no mercado de trabalho”, comenta a diretora do PAT, Renata Murbach.

O treinamento será realizado em dez encontros semanais nos quais os participantes aprendem a reconhecer suas habilidades e valores, elaborar currículos e cartas de apresentação, estabelecer metas profissionais, participar de entrevistas e dinâmicas de grupos, e desenvolver comunicação oral e escrita, exercícios de matemática, testes, observação e atenção. Além disso, recebem orientação para planejamento financeiro e analisam a possibilidade de trabalho por conta própria. Nesses encontros, os participantes trocam experiências e se ajudam mutuamente na busca por um emprego.

Funcionários do Daae participam de Sipat

O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro deu início na segunda-feira (25), a 18ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat). A programação segue até sexta-feira, com atividades diárias a partir das 8 horas no Centro de Treinamento da autarquia, o quadrado do Daae.

A abertura da solenidade foi realizada pelo presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes Cipa, Rui Fernando Gomes da Silva, que destacou a importância da realização desse evento. “É um evento que dá conhecimentos aos funcionários para sejam utilizados no trabalho, principalmente no que diz respeito à segurança do trabalhador”, comentou Rui.

O superintendente do Daae, Ricardo Pires de Oliveira, salientou a importância dos tópicos abordados na Sipat, que neste ano tem como tema “Segurança, um por todos, todos por um”. “São assuntos de extrema importância, presentes no cotidiano dos funcionários, cujo objetivo é orientar e conscientizar os trabalhadores”, comentou.

“Temos o compromisso de deixar a autarquia melhor do que quando assumimos e estamos buscando, passo a passo, melhorar as condições de trabalho de todos, bem como a qualidade do serviço prestado na cidade”, destacou Fábio Sciamana, diretor financeiro do Daae.

A palestra inaugural “O acidente pode ser evitado sempre” foi ministrada pelo sargento Gonçalves, do Corpo de Bombeiros, que falou sobre a realização de trabalho em espaço confinado e em altura, com exibição de vídeos educativos.

As palestras levadas ao público nesta semana têm como objetivo conscientizar o servidor municipal sobre a importância de se adotar medidas para evitar acidentes no trabalho e do cuidado com a própria saúde. Na terça-feira (26), o tema será “Ginástica Laboral e Seus Benefícios”, com a professora Manoelle Silva Norberto.

Na quarta-feira (27) a palestra vai abordar o tema “Saúde Mental e Trabalho: o sofrimento do mundo do trabalho contemporâneo e as estratégias de enfrentamento”, com a psicóloga e mestra em psicologia, Juliana Cristina da Silva, que atua como psicóloga no Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil de Rio Claro e como docente na Faculdade de Americana (FAM).

Na quinta-feira (28), o engenheiro de segurança do trabalho, Marcio Augusto de Oliveira, ministrará palestra sobre acidentes de trabalho e, encerrando o evento, na sexta-feira (29), representante da Secretaria Municipal de Saúde falará sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e Aids.

Alunos da Escola Oscália discutem política com prefeito Juninho

Alunos do 8º ano da Escola Estadual “Profª. Oscália Goes Correa Santos”, no Parque Universitário em Rio Claro, receberam nesta segunda-feira (25) a visita do prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, para um bate-papo sobre as atribuições do Executivo Municipal. A conversa foi realizada dentro de projeto desenvolvido em sala de aula com os estudantes sobre a Constituição Federal e os três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. “Estudamos o funcionamento e as responsabilidades de cada poder”, explica a professora Talita Bordignon, idealizadora do projeto.

Juninho foi recebido pela diretora Eliene Vilela para um diálogo descontraído com os alunos. Geraldo Neto questionou o prefeito sobre melhorias na infraestrustura no entorno da escola, como ampliação da iluminação e pavimentação. Derick Cristian dos Santos solicitou apoio do prefeito junto ao governo estadual para cobrir a quadra da escola. Guilherme da Silva quis saber sobre os investimentos da prefeitura no setor de cultura.

Antes de responder as perguntas, Juninho traçou um breve histórico sobre sua vida e trajetória política. Falou um pouco sobre as atribuições do vereador, cargo que ocupou por três mandatos, e do prefeito. O prefeito observou que o Brasil vive um difícil momento político, mas as mudanças dependem da participação de todos, inclusive das crianças, que serão os futuros eleitores e políticos. Juninho ainda solicitou aos alunos que respeitem professores e ajudem a cuidar da escola e do bairro onde moram. “Se cada um fizer sua parte, teremos uma cidade ainda melhor”, assinalou.

Em resposta aos questionamentos das crianças, Juninho da Padaria falou sobre algumas das realizações da prefeitura em seu governo como a obtenção das certidões fiscais (CND e CRP), a implantação do Espaço Mais Saúde que já atendeu mais de 12 mil pessoas, compra de novos veículos para as áreas de segurança e saúde, investimento de R$ 485 mil em incentivo à cultura, conclusão de seis unidades de saúde e uma creche, conquista de mais cinco escolas para o município, entre outras.

Defesa Civil substitui Kombi velha por Amarok zero quilômetro

O trabalho realizado pela Defesa Civil em Rio Claro recebe importante reforço. A prefeitura adquiriu veículo zero quilômetro do modelo Volkswagen Amarok para otimizar o trabalho realizado pela Defesa Civil, que inclui monitoramento de queimadas e auxílio ao trabalho realizado pelo Corpo de Bombeiros no combate a chamas.

“Muitas vezes a Defesa Civil é solicitada para atendimentos em áreas rurais, principalmente em pontos da Floresta Estadual, e a antiga Kombi já não atendia essas necessidades”, frisa o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

O novo veículo é apropriado para transporte de carga e passageiro, diferente da perua que vinha sendo utilizada pela equipe da Defesa Civil. “A Kombi está bastante deteriorada, com mais de trinta anos de uso e ineficiente para chegar a pontos da área rural”, destaca Wagner Araújo, diretor da Defesa Civil. A Amarok facilita o acesso da Defesa Civil aos locais em que os serviços prestados são solicitados. “Havia locais em que a kombi não chegava e tínhamos que concluir o trajeto a pé”, observou o diretor.

Além do veículo que será utilizado pela Defesa Civil outros dois do mesmo modelo foram comprados pela prefeitura para reforçar a frota da Secretaria de Segurança. As três pick-ups chegaram ao município na quinta-feira e representam investimentos de R$ 608,7 mil, incluindo a instalação de equipamentos necessários para o trabalho, como sistema de GPS, rádio-comunicador, luzes, sirene, compartimento de cela, pintura etc. Os equipamentos serão instalados. Outros cinco veículos, três peruas e duas motos, estão em processo de compra.