Escolas municipais terão dez dias de recesso em julho

As escolas da rede municipal de ensino de Rio Claro terão uma semana de recesso em julho para descanso dos alunos. O período de recesso será de 6 a 15 de julho, exceto para as crianças atendidas nas creches e nos projetos Presença Esperança e Recriando, que terão as atividades escolares mantidas.

Na semana que vem, não haverá aula na segunda-feira (2), em virtude do jogo da seleção brasileira contra o México, pela Copa do Mundo de futebol.

O recesso sofreu prejuízo em razão da greve dos caminheiros no mês passado que impossibilitou o funcionamento das escolas. Inicialmente, o recesso seria em setembro em razão da realização dos Jogos Abertos do Interior em Rio Claro, o que acabou não se confirmando.

Daae realiza domingo limpeza em canaleta de captação na ETA 2

O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro realizará manutenção preventiva na Estação de Tratamento de Água (ETA 2) para limpar a canaleta de captação de água do Rio Corumbataí, localizada na estrada municipal que liga Rio Claro ao distrito de Ajapi. O serviço terá início às 6 horas da manhã de domingo (1), dia e horário em que há menor consumo de água.

“Regularmente fazemos essa ação, necessária para não comprometer futuramente o tratamento e o abastecimento de água nas regiões abastecidas pela ETA 2, além de ser uma exigência da Agência Reguladora (Ares-PCJ) e da Vigilância Sanitária”, explica o superintendente do Daae, Ricardo Pires de Oliveira.

A conclusão do serviço está prevista para as 14 horas e a normalização da pressurização e do fornecimento de água devem acontecer até o início da noite de domingo.

A paralisação da ETA 2 poderá causar interrupção no fornecimento de água no distrito de Ajapi e bairros Mãe Preta, Grande Cervezão, Santana, Alto do Santana, Parque das Nações 1 e 2, Distrito Industrial, Vila Industrial, Arco-íris, Alan Grey, Vila Verde, Vila Nova, Vila Martins, Vila Olinda, Floridiana, Jardim América, Jardim Progresso 1 e 2, Guanabara, Jardim das Palmeiras, Jardim das Flores, Bonsucesso, Village, Panorama, Maria Cristina, Cidade Azul, Jardim Azul, Boa Vista, Jardim Paulista 2, Jardim Centenário, Jardim Nova Rio Claro, Jardim Bandeirantes, Jardim Primavera, Jardim Portugal, Jardim Brasília, Jardim Karan, Jardim Figueira, Jardim Ipê, Jardim São Paulo, Jardim São João, Wenzel, Novo Wenzel, São Miguel, Santa Maria, Santa Elisa, Terra Nova, Recanto Paraíso, São Caetano, Parque Universitário, Parque São Jorge, Parque Residencial, Ipanema, Chácara Rupiara, Matheus Manieiro, BNH, Bom Retiro, Condomínio Residencial São Paulo Home, Residencial Florença, Residencial Regina Picelli, Águas Claras, Paineiras, Santa Clara 1 e 2 e Benjamin de Castro.

Nesse período, a autarquia orienta que os consumidores redobrem a atenção ao uso racional da água. O Daae reforça a orientação para que os moradores tenham reservatório de água em seus imóveis. As populares “caixas d’água” são importantes para reduzir transtornos em caso de interrupção no fornecimento. Além disso, sua instalação é obrigatória, conforme estabelece o Código Sanitário Estadual.

Mais informações podem ser obtidas com a central de atendimento do Daae, no telefone 0800-505-5200.

Equipes do sub 13 e 15 contam com rodada neste sábado pelo Campeonato Dente de Leite

Neste sábado (30) equipes do sub 13 e 15 que disputam o Campeonato Municipal de Futebol Dente de Leite têm partidas, a partir das 8 horas, no distrital do Santana e IX de Julho. Após o jogo deste sábado as categorias sub 7, 9, 11, 13 e 15 retornam à disputa no mês de agosto devido às férias escolares.

No distrital do Santana serão realizados os seguintes jogos: às 8h30, pelo sub 13, Mundo da Bola/Meninos da Vila Santos x Lion F.C./Terra Nova (grupo B); às 9h30, pelo sub 15, Santana x Lion F.C./Terra Nova (grupo B).

Já no distrital do IX de Julho as partidas serão pelo grupo A do sub 15: às 8h São Caetano x Bola de Ouro e, às 9h, Setur/Band/Ipiranga x Escolinha do Cris.

O campeonato é organizado pela prefeitura de Rio Claro, por intermédio da Secretaria dos Esportes e Turismo (Setur).

Orquestra Sinfônica de Rio Claro abre 128 vagas

A escola de música Fábio Marasca, da Orquestra Sinfônica de Rio Claro abre período de matrículas para 128 vagas para diversos instrumentos a partir da próxima segunda-feira (2). O horário de atendimento até quinta-feira (5) será das 14 às 21h e na sexta-feira (6), das 14 às 18h na sede da escola de música e da orquestra que fica na Rua 1B, 415, bairro Cidade Nova.

A taxa da matrícula é de R$ 60,00, porém não há mensalidade para o curso, que será realizado de 30 de julho a novembro. Os interessados devem estar munidos de RG e CPF e menores de idade, acompanhados por um responsável.

“A procura é sempre grande e temos vagas para vários cursos, com aulas coletivas em turmas que serão divididas em iniciantes, intermediários e avançados. Com exceção do curso de violão, não é necessário ter instrumento para fazer as aulas, que após o pagamento da taxa de matrícula, serão gratuitas”, comenta Kassyo Tonello, coordenador e professor de cordas da escola de música.

Os cursos oferecidos para o período da tarde são para alunos a partir de 12 anos de idade para os instrumentos: violino (15 vagas às terças e sextas, das 14 às 15h); viola (quatro vagas às terças e sextas, das 14 às 15h); violoncelo (cinco vagas às terças e sextas, das 14 às 15h e cinco vagas das 15 às 16h); contrabaixo (quatro vagas às terças e sextas, das 14 às 15h e quatro vagas às terças e sextas, das 15 às 16h) e violão (15 vagas às quintas, das 14 às 15h). Também haverá o curso de Cordas para alunos de oito a 12 anos de idade, com 12 vagas para aulas de violino às segundas e quartas, das 15 às 16 horas.

Para o período da noite, as aulas serão para alunos acima dos 12 anos de idade para os instrumentos: violino (15 vagas às segundas e quartas, das 19 às 20h); viola (quatro vagas às segundas e quartas, das 19 às 20h); violoncelo (quatro vagas às segundas e quartas, das 19 às 20h); violão (15 vagas às quintas, das 18h30 às 19h30); percussão (15 vagas às terças, das 20 às 21h e 15 vagas às quintas, das 19 às 20h) e também aulas de coral (20 vagas às sextas, das 18h30 às 20h).

“A Orquestra Sinfônica, um dos patrimônios musicais do município, mantém um trabalho de qualidade na formação e difusão cultural, com professores dedicados e métodos coletivos de ensino que proporcionam aprendizado diferenciado, enriquecendo o cenário musical de Rio Claro e fazendo da escola Fábio Marasca uma ótima oportunidade para quem quer aprender música”, comenta a secretária da Cultura, Daniela Ferraz.

A escola de música da Orquestra Sinfônica de Rio Claro atua como projeto de formação de músicos. Com excelência no ensino, nos últimos quatro anos, mais de 25 alunos foram aprovados em vestibulares para cursos na área musical de universidades públicas como USP, Unicamp e Unesp. Atualmente há mais de 100 músicos profissionais espalhados pelo mundo que começaram na Orquestra Sinfônica de Rio Claro, sendo cinco maestros.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3532-1701.

Univesp de Rio Claro passa a funcionar na Washington Luís

A prefeitura de Rio Claro inaugura às 10h30 da próxima terça-feira (3) a sede do polo físico da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), implantada em parceria com o governo estadual.

A unidade funcionará no prédio que abrigou a Faculdade de Tecnologia de Rio Claro (CBTA), localizado na Rua A, nº 269, bairro Chácara Lusa, Rodovia Washington Luís, km 173. Inicialmente as aulas foram realizadas no campus da Universidade Estadual Paulista (Unesp), no bairro Bela Vista.

O prédio que irá abrigar a Univesp passou por adequações realizadas pela prefeitura para melhor atender os alunos, como pintura, iluminação, instalação de 50 computadores e carteiras nas salas de aula. “Os cursos oferecidos em Rio Claro representam uma grande oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional para seus alunos”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que ressaltou que os alunos devem valorizar esta oportunidade que a prefeitura e governo estadual oferecem.

O secretário de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento, Francesco Rotolo, destacou a forma da atual administração em tratar a formação das pessoas. “Estamos atuando em várias frentes de formação para as pessoas, com cursos técnicos, profissionalizantes e de graduação, e a Univesp é um exemplo muito grande disso”, completou.

O local oferece infraestrutura de apoio presencial ao aluno, com computadores e acesso à internet para o estudante participar das atividades da universidade como provas, discussões em grupo, dos trabalhos orientados por tutores, serviços de secretaria acadêmica, assim como tirar dúvidas sobre o ambiente virtual de aprendizagem, plataforma virtual utilizada pelos estudantes para desenvolver as atividades do curso que incluem videoaulas e acesso ao material didático, bibliografia e sistema para suas dúvidas com os tutores.

O polo da Univesp em Rio Claro oferece três cursos com 50 vagas cada um: pedagogia, engenharia da computação e engenharia de produção. O próximo vestibular da Univesp acontece no mês de dezembro.

Nova Era enfrenta Atlético Jardim Novo para manter a liderança da Série Bronze

A quinta rodada do Campeonato Municipal de Futebol Série Bronze está confirmada para domingo, 1º de julho. Líder da competição com 12 pontos, o EC Nova Era vai jogar em Jacutinga, a partir das 8h30, contra o Atlético Jardim Novo, quinto com 8 pontos. O campo de Jacutinga terá rodada dupla. Na sequência, às 10 horas, entram em campo SCJF x Real Cevada FC.

As demais partidas são: Alan Grey x Família Pit Stop, às 9 horas, no campo 2 de Ajapi; União Jovem x Christofoletti FC, às 8h30, na Mata Negra; Mata Negra FC x Santa Cruz FC, às 10 horas, na Mata Negra; Red Bull Ajapi x Juventude, às 8h30, em Ferraz; Ferraz FC x Nordestão FC, às 10 horas, em Ferraz e Corumbataí x Sociedad Sparta, às 9 horas, em Corumbataí. Folga o Santa Elisa FC.

Invictos, Vila Olinda e Itapé FC fazem clássico da sexta rodada da Série Prata

O Campeonato Municipal de Futebol Amador Série Prata prossegue neste domingo, 1º de julho. O destaque da sexta rodada fica por conta da partida entre Vila Olinda e Itapé FC, às 10 horas, no Distrital do Juventus. As equipes contam com campanhas idênticas: quatro vitórias e um empate em cinco jogos. O Vila Olinda lidera o Grupo B com 13 pontos (9 gols de saldo). O Itapé FC está em segundo lugar no Grupo A também com 13 pontos (8 gols de saldo). O Vila Olinda conta com um dos artilheiros do campeonato: Uesclei, 7 gols.

Líder do Grupo A, o Garotos da Farra, 13 pontos e 18 gols de saldo, entrará em campo às 10 horas em busca de mais 3 pontos no jogo contra o Terra Nova. O Terra Nova está em 13º lugar do Grupo B com 3 pontos conquistados em cinco partidas. A defesa do Terra Nova terá a missão de parar um dos artilheiros da Série Prata: Reginaldo, 7 gols.

As demais partidas são: Ribeirão Claro Extra x CSA Ajapi/Vila Nova, às 8 horas, no Distrital do São Miguel; Alagoanos x CR Motos, às 10 horas no Distrital do São Miguel; Sport Ceará x Villa Real, às 8 horas, no Distrital do Vasco da Gama; Madrugadão x Guardiões/Assistência, nas 10 horas no Distrital do Vasco da Gama; PSG x Força Jovem, às 8 horas, no Distrital do Ipiranga; Sevilla FC x Arapiraca, às 8 horas, no Distrital do Juventus; Vila Olinda x Itapé FC, às 10 horas, no Distrital do Juventus; Real Máster x Expressinho IX de Julho, às 8 horas, na Lagoa Seca do Cervezão; Bonsucesso x Paineiras, às 10 horas, na Lagoa Seca do Cervezão; Atlético Nacional x Real Sport Club, às 8 horas, no Distrital do Santana; Araucária x Unidos de Itapé, às 10 horas, no Distrital do Santana; Família STM x Nova Esperança, às 8 horas, no Distrital do Santa Maria; Atlético Nacional x Real Sport Clube, às 10 horas, no Distrital do Santa Maria; Ajax FC x Nação Família CVZ, às 8 horas, na Assistência e Atlético RJB x Sport PSJ, às 10 horas, na Assistência.

Série Ouro do Amador terá jogo único

A Liga Municipal de Futebol (LMF) divulgou partida única para o próximo domingo, 1º de julho. A partir das 8h45, CSA Ajapi e Unidos EC entram em campo, no Distrital do Cidade Nova. Esta partida marca o encerramento da fase classificatória do Campeonato Municipal de Futebol Amador Série Ouro. A partir do dia 8 de julho, as partidas válidas pelas oitavas de final terão início.

Quartas de final definem neste sábado equipes que vão avançar no Máster 5.0

O Campeonato Municipal de Futebol Máster 5.0 tem rodada decisiva neste sábado, 30/6, com jogos no Jardim das Palmeiras, Jardim América, Cidade Nova e no bairro Wenzel. As quartas de final terão jogos únicos para definir os semifinalistas da temporada 2018. Todas as partidas terão início às 15h45.

No Jardim das Palmeiras, no Distrital do Juventus, o Moleque Travesso, atual bicampeão da competição, vai enfrentar o Grêmio da Bela Vista. Em campo, cinco títulos do Máster 5.0 já que o Grêmio Bela Vista levantou três vezes o troféu de campeão.

No Jardim América, o IX de Julho vai enfrentar o Juventude. A rodada conta com mais duas partidas. No Distrital do Cidade Nova, jogam Bonsucesso x Itirapina e no Distrital do Juventude, no Wenzel, Saltense e Cidade Nova decidem vaga nas semifinais.

Rio Claro assina mais quatro convênios com governo estadual

A prefeitura de Rio Claro está ampliando parcerias com o governo estadual. Quatro convênios foram assinados nesta quinta-feira (28) em São Paulo. “O apoio do governo estadual é importante para que possamos obter mais recursos com o objetivo de ampliar e melhorar os serviços oferecidos à comunidade”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que esteve acompanhado do secretário municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento, Francesco Rotolo. “Toda parceria é importante e esses convênios vão ajudar o município em diferentes setores”, destaca Rotolo.

Um dos convênios assinados nesta quinta-feira (28) foi com a Sutaco (Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades), que permitirá ao município receber recursos e emitir autorização (carteirinha) para as pessoas que trabalham como artesãos. Também foi assinado convênio com o programa Via Rápida Emprego para oferta de três cursos gratuitos: padeiro, confeiteiro e açougueiro. As aulas serão ministradas em julho na carreta do Via Rápida. As 60 vagas já foram preenchidas.

Rio Claro também aderiu ao conceito de cidade inteligente, que está sendo implantado pelo governo estadual nos municípios paulistas. O projeto pretende levar inovação tecnológica às cidades para atrair investidores, melhorar o desenvolvimento sociocultural e os serviços prestados aos cidadãos. O quarto convênio assinado autoriza Rio Claro a emitir carteira de identidade profissional do artesão.