Alteração no plano de carreira dos servidores tramita na Câmara

A prefeitura de Rio Claro faz avaliação de desempenho periódica dos servidores públicos municipais conforme determina o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos, aprovado pela administração municipal anterior em 2014. No entanto, a legislação vigente não prevê a realização do procedimento para os funcionários cedidos por convênio que prestam serviços em outras instituições, como delegacia, polícia, fórum, Ministério do Trabalho, cartórios, entre outros.

Ciente desse fato e em respeito ao princípio da isonomia, o Executivo encaminhou à Câmara Municipal dois projetos de lei solicitando alteração na lei que dispõe sobre o plano de carreira dos servidores para readequar as regras de progressão do funcionalismo na prefeitura e no Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto).

“Sempre tivemos o propósito de valorizar o funcionalismo e várias ações já foram realizadas nesse sentido. Essa mudança na lei permitirá que todos os servidores sejam avaliados e possam ter a chance de progredir na carreira”, afirma o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que entregou nesta segunda-feira (2) cópias dos projetos ao diretor do Fórum de Rio Claro, juiz Cláudio Pavão, em reunião da qual também participou o presidente da Câmara Municipal, vereador André Godoy.

As propostas foram enviadas ao Legislativo em maio deste ano e, no momento, estão sendo analisadas pela Comissão de Execução Orçamentária e Finanças. O próximo passo é a apresentação dos projetos na reunião de líderes antes da votação em plenário. “Os projetos estão seguindo os trâmites necessários antes de serem colocados em votação. Tenho certeza que os vereadores irão avaliar com toda a atenção esta proposta que envolve centenas de servidores”, destaca André Godoy.

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal (Sindmuni), Tu Reginato, a prefeitura fez o certo ao solicitar a alteração na lei. “Nada mais justo essa medida. Os 300 servidores que trabalham fora da prefeitura aguardam ansiosamente a aprovação dos projetos”, frisa Reginato, que acompanha desde o início o processo de readequação das regras. “A progressão funcional é um dos incentivos à dedicação e esforço do funcionário”, finaliza o secretário municipal da Educação, Jean Scudeller.

Rio Claro terá Centro de Inovação Tecnológica

A prefeitura de Rio Claro está concluindo mais uma etapa para viabilizar a implantação do Centro de Inovação Tecnológica (CIT) no município. Termo de credenciamento junto ao governo estadual será assinado nesta terça-feira (3), às 10h30, na cerimônia de inauguração da sede da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) que irá funcionar na Rua A, 269, no bairro Chácara Lusa, Rodovia Washington Luís, km 173, no prédio que abrigou a Faculdade de Tecnologia de Rio Claro (CBTA). “O CTI é um espaço criado para estimular o crescimento e competitividade das micro e pequenas empresas por meio do avanço tecnológico”, explica o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

A partir da assinatura do termo, o município poderá iniciar os preparativos para viabilizar a sede do CIT. O Centro de Inovação Tecnológica de Rio Claro deverá ser implantado em área na Rua 11, que já foi ocupada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), no bairro Santana. “Nesse local, as empresas de base tecnológica poderão contar com o suporte de vários mecanismos e serviços para desenvolver seus produtos”, informa Francesco Rotolo, secretário municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento.

Além do suporte às empresas, o CTI também pode operar laboratórios, fornecer apoio tecnológico e certificação de qualidade, formar mão de obra especializada, promover interação entre pesquisadores e empreendedores, entre outras possibilidades. “O CTI será um espaço dedicado à ciência, pesquisa e inovação. Todos os serviços são voltados para o desenvolvimento das empresas com o objetivo de gerar emprego e renda na cidade”, afirma Amanda Servidoni da Silva, diretora municipal de Planejamento, Desenvolvimento e Captação de Recursos e Convênios.

Boxeador rio-clarense participa de torneio no Equador

O boxeador rio-clarense Kauê ‘Baby Bull’ Belini está no Equador onde participa da IX Copa Cinturão de Ouro. A competição ocorre na cidade de Portoviejo desde o dia 29 de junho e segue até a próxima quarta-feira (4). Participam da competição representantes do Brasil, Porto Rico, Venezuela, Peru, Bolívia, Colômbia e Equador. Leonardo Macedo é um dos treinadores que acompanha a equipe brasileira, composta por oito atletas e três membros da equipe técnica. Belini integra a equipe MM Boxe, que recebe apoio da prefeitura de Rio Claro por meio da Secretaria dos Esportes e Turismo (Setur).

O evento no Equador também é um preparativo para o Campeonato Mundial Juvenil que acontece de 19 a 31 de agosto em Budapeste, na Hungria. Belini se classificou para o mundial após vencer o Continental Juvenil em maio, nos Estados Unidos.

“Mais uma vez Belini representa Rio Claro e desejo boa sorte nesta competição. É um jovem atleta esforçado e que, tenho certeza, tem muito a conquistar em sua carreira”, destaca o titular da Setur, Ronald Penteado.

Breno Macedo, coordenador da equipe MM Boxe Rio Claro, aponta que esta competição é importante para dar ritmo aos atletas. “Os boxeadores da América do Sul e do Caribe são muito duros, isso vai dar uma bagagem boa aos nossos garotos”, avalia.

Prefeitura recupera galerias de água no Jardim Mirassol

A prefeitura de Rio Claro está recuperando galerias de água na Avenida 10, no Jardim Mirassol. A tubulação rompida há cerca de cinco anos está sendo refeita e o trabalho deve ser finalizado com recomposição do asfalto, danificado por erosão.

“Estamos atendendo a reivindicação dos moradores e solucionando um problema daquela região”, diz o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que esteve no local para acompanhar o andamento das obras. “Os bairros mais distantes da região central também estão recebendo a atenção da nossa administração”, finaliza o prefeito.

Trecho de 15 metros de galerias está sendo recuperado. Os tubos de canalização do córrego já foram refeitos. “Agora estamos trabalhando na recuperação da tubulação de águas pluviais, que capta água das chuvas”, observa Paulo Roberto de Lima, secretário de Obras.

O rompimento da tubulação ocasionou grande erosão no local, com o agravante do talude às margens da galeria ser muito íngreme. “Isso está sendo corrigido e o talude terá inclinação mais suave, o que também deve contribuir para evitar que novas erosões se formem”, explica Valter Godoy, diretor de Obras Públicas.

Com a conclusão deste trabalho, a equipe da Secretaria de Obras irá se dedicar à recuperação da via. O solo será refeito e guias e sarjetas serão recompostas. Além disso, duas bocas de lobo serão implantadas para captar águas das chuvas.

Prefeitura amplia iluminação na região da Vila Steca

A Rua 23 do bairro Vila Steca ganhou nova iluminação nesta segunda-feira (02). No local foram trocados três braços de iluminação e instalados outros três novos braços, com luminárias de 400 watts de potência.  “O objetivo é ampliar a iluminação no trecho e aumentar a sensação de segurança para quem passa pelo local”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

O serviço foi realizado pela empresa Selt Engenharia Ltda. atendendo solicitação da prefeitura. O gerente da Selt, Márcio Weiss, destaca que as luminárias instaladas são mais potentes e garantem maior eficiência na iluminação da via.

Essa é mais uma ação da prefeitura que está melhorando a iluminação e realizando vários serviços de manutenção em diversos pontos da cidade, como nos bairros Jardim Bonsucesso, região do pontilhão do Jardim Maria Cristina, Jardim das Palmeiras, na Avenida Marginal, bairro Jardim Centenário, trecho da Estrada de Jacutinga na região do residencial Santa Lúcia e Jardim Boa Vista, na principal rua de acesso ao bairro Terra Nova e em outros locais.

Mais de 15 mil pessoas visitaram a 74ª Exposição de Orquídeas

A 74ª edição da Exposição Nacional de Orquídeas foi realizada em Rio Claro no final de semana, entre sexta-feira e domingo, e recebeu a visita de mais de 15 mil pessoas, conforme estimativa dos organizadores. Inserido na programação em comemoração ao aniversário de Rio Claro, o evento mais um ano fez sucesso junto ao público com imensa variedade de orquídeas.

Conforme o presidente do Círculo Rioclarense de Orquidófilos, Luiz Carlos Neves, esse ano a exposição contou com muito mais plantas expostas do que no ano passado. “A exposição foi fantástica, com visitação de mais de 15 mil pessoas. Recebemos inclusive excursões da Argentina e do Paraguai. Agradeço a prefeitura e a Secretaria de Esportes e Turismo pela parceria e manutenção do evento”, comenta Neves.

Na abertura da exposição, na noite de sexta-feira (30), o titular da Setur, Ronald Penteado, enalteceu a participação do público que prestigia o evento. “Parabenizo o prefeito Juninho da Padaria por mais um ano proporcionar essa bela exposição a todos e também ao Claretiano Colégio, que cede seu espaço, sendo um grande parceiro. Mas o mais importante para todos é o público que se faz presente na exposição, que mais uma vez desfruta desse importante evento na comemoração do aniversário de Rio Claro”, destacou o secretário.

O prefeito João Teixeira Júnior, o Juninho da Padaria, destacou a exposição como importante evento de divulgação do nome da cidade e parabenizou os produtores. “O trabalho de vocês é dos mais relevantes. Novamente estamos apoiando este evento por tudo o que representa para o município”, disse.

A abertura da 74ª Exposição Nacional de Orquídeas contou ainda com a presença do presidente da Câmara Municipal de Rio Claro, André Godoy; do deputado estadual Aldo Demarchi; vereadora Maria do Carmo Guilherme; vereador Júlio Lopes; presidente do Fundo Social de Solidariedade, Paula Silveira Costa; do representante da faculdade e colégio Claretiano irmão Helly Vaz Diniz; do presidente do CRO, Luiz Carlos Neves; e do diretor de exposição Antônio Carlos do Amaral. Letícia Alves de Oliveira Marques foi eleita rainha do evento em representação à beleza da mulher rio-clarense através do encanto das orquídeas.

Prefeitura entrega nova creche à comunidade da região do Terra Nova

A região do bairro Terra Nova, em Rio Claro, vai ganhar uma nova escola nesta terça-feira (3). A Escola Municipal “Profª. Rutineia Paulino de Sousa Ferreira da Silva” será inaugurada pela prefeitura a partir das 7h30, em cerimônia aberta ao público. A creche vai atender 130 crianças de zero a três anos em período integral. A escola foi construída pela prefeitura em parceria com o governo estadual, com investimento de R$ 1,9 milhão.

A creche conta com todos os ambientes necessários para a educação das crianças como salas pedagógicas, sala multiuso, berçários com fraldário e lactário, secretaria, cozinha, refeitório, banheiros e área de serviço, além de respeitar normas de segurança e de acessibilidade. A escola dispõe de uma equipe profissional formada por nove professores, 14 agentes educacionais, três cozinheiras, diretor e vice, coordenador pedagógico e auxiliar de serviços gerais.

“Essa nova escola é uma grande conquista para o município, principalmente para as mães que precisam trabalhar. Uma obra que pegamos apenas no alicerce, com a construção paralisada e, em pouco mais de um ano, conseguimos entregar para a comunidade”, destaca o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “Quase perdemos a creche, mas felizmente conseguimos recuperar o contrato para atender uma região que tem grande demanda por vagas”, acrescenta o secretário municipal da Educação, Adriano Moreira.

Quando a atual gestão assumiu o governo, em janeiro de 2017, o convênio assinado em 2013 com o governo estadual para a construção da creche tinha sido extinto. A nova administração municipal pediu renovação do convênio e fez várias reuniões em São Paulo para reforçar a solicitação. Esse trabalho contou com apoio do deputado estadual Aldo Demarchi. “Felizmente, a prefeitura conseguiu recuperar o tempo perdido na execução do convênio”, comenta Demarchi. O termo de renovação do convênio foi assinado em março do ano passado e a obra foi retomada em abril do mesmo ano. Agora, 14 meses depois, a obra foi concluída e será entregue à comunidade nesta terça-feira (3). A nova escola fica na Avenida, 1.056, bairro Jardim Novo I.

Univesp é inaugurada nesta terça-feira em Rio Claro

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) ganha na terça-feira (3) sede do polo físico em Rio Claro. Implantada em parceria com o governo estadual, a Univesp terá seu polo inaugurado pela prefeitura às 10h30. A sede funcionará no prédio que abrigou a Faculdade de Tecnologia de Rio Claro (CBTA), localizado na Rua A, nº 269, bairro Chácara Lusa, Rodovia Washington Luís, km 173. Inicialmente as aulas foram realizadas no campus da Universidade Estadual Paulista (Unesp), no bairro Bela Vista.

“É um orgulho para o município contar com polo da Univesp, o que representa importante oportunidade de aprendizado e desenvolvimento profissional para os alunos”, destaca João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

Para atender os alunos a prefeitura investiu em melhorias no prédio onde será instalada a sede da universidade e também em equipamentos para que os estudantes contem com estrutura para realizar os estudos. O local ganhou nova pintura, iluminação e também 50 computadores e carteiras nas salas de aula.

“Estamos investindo na formação e capacitação das pessoas, oferecendo a elas ferramentas para buscarem melhor colocação profissional e geração de renda”, frisa Francesco Rotolo, secretário de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento.

O polo da Univesp em Rio Claro oferece infraestrutura de apoio presencial ao aluno, com computadores e acesso à internet para o estudante participar das atividades da universidade como provas, discussões em grupo, dos trabalhos orientados por tutores, serviços de secretaria acadêmica, assim como tirar dúvidas sobre o ambiente virtual de aprendizagem, plataforma virtual utilizada pelos estudantes para desenvolver as atividades do curso que incluem videoaulas e acesso ao material didático, bibliografia e sistema para suas dúvidas com os tutores.

Em Rio Claro a universidade oferece três cursos com 50 vagas cada um: pedagogia, engenharia da computação e engenharia de produção. O próximo vestibular da Univesp acontece no mês de dezembro.