Prefeitura marca reunião para discutir a volta do Carnaval

Município busca parcerias com iniciativa privada para realizar a festa popular.

A prefeitura de Rio Claro realiza nesta quarta-feira (25) reunião com representantes das escolas de samba e da Uesca (União das Escolas de Samba da Cidade Azul) para discutir a possibilidade da volta do Carnaval em 2019. A reunião será realizada à noite  na sede da Secretaria Municipal dos Esportes e Turismo.

Assim como ocorreu no ano passado e neste ano, a prefeitura não irá investir recursos públicos na realização do Carnaval. A ideia é buscar recursos com a iniciativa privada para realizar a festa popular. “A prefeitura tem outras prioridades para empregar o dinheiro público, porém poderá colaborar com o Carnaval disponibilizando equipamentos públicos”, informa o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

Os equipamentos públicos incluem piso de qualidade para desfile dos carros alegóricos e foliões, iluminação pública adequada, local para o desfile, organização do trânsito na região e a presença da Guarda Civil Municipal (GCM) e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Toda a infraestrutura complementar, como recursos financeiros para as escolas de samba, sistema de som, arquibancada, camarotes, iluminação da pista e banheiros químicos, terão que ser custeados pela iniciativa privada. “Estamos trabalhando em busca de parceiros que possam nos ajudar a realizar o Carnaval no próximo ano”, afirma o secretário dos Esportes e Turismo, Ronald Penteado.

O presidente da Câmara Municipal, André Godoy, destaca a necessidade de união entre a prefeitura, a Uesca e as escolas de samba para a organização do evento. “Somente dessa forma vamos conseguir realizar a festa popular”, afirma André Godoy, que também está trabalhando em busca de patrocínio para viabilizar o Carnaval.

Em 2017 e 2018, Rio Claro não teve desfiles de Carnaval. A prefeitura realizou o Carnaval da Família no Jardim Público.

Sicoob UniMais doa agasalhos e cobertores ao Fundo Social

A Campanha do Agasalho organizada pelo Fundo Social de Solidariedade de Rio Claro continua até o dia 31 deste mês para atender quem mais precisa. Na terça-feira (24) cerca de 400 peças de cobertores e agasalhos foram doadas à campanha pela cooperativa de crédito Sicoob UniMais.

A entrega a Paula Silveira Costa, presidente do Fundo Social, foi feita por Egídia Witzel Beltrame, presidente do conselho administrativo da cooperativa, Luiz Eduardo Volpato, Arlindo José Romani Filho, José Fernando Bissoli e Ruan Christofoletti de Queiroz.  As doações foram coletadas junto aos associados e funcionários da instituição financeira.

“É sempre bom destacar a importância da colaboração de todos, e o apoio da iniciativa privada é sempre muito bem-vindo e fundamental para que possamos fazer o atendimento e ajudar os mais necessitados”, diz Paula Silveira Costa. O Fundo Social fará a destinação dos itens a famílias em situação de vulnerabilidade social.

Quem quiser contribuir com a Campanha do Agasalho pode levar os agasalhos e cobertores a um dos mais de cem pontos de coleta espalhados pelo município. Há caixas da campanha em unidades de saúde, escolas municipais e estabelecimentos comerciais.

Profissionais aprovam curso de boas práticas na manipulação de alimentos

Profissionais da área de alimentação aprovam e destacam a importância do curso de boas práticas na manipulação de alimentos realizado pela prefeitura, com nova edição que termina nesta quarta-feira (25). “Estou sempre buscando conhecimento e aprimoramento nas técnicas de manipulação de alimentos, visando qualidade no serviço oferecido aos meus clientes”, comenta Alessandra Valença, dona de restaurante há nove anos que participa periodicamente da atividade e está entre os 60 inscritos desta nova turma.

As aulas, que são desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde por meio da Vigilância Sanitária (Visa), começaram na segunda-feira (24), no Núcleo Administrativo Municipal (NAM). O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, participou da abertura dos trabalhos destacando que os profissionais do ramo e o poder público são partes de um processo que tem como meta beneficiar a comunidade. “O objetivo da prefeitura com esse curso é dar suporte a quem comercializa”, enfatizou. “Quando os comerciantes seguem as orientações da Visa, que é parceira desses profissionais, sabemos que os produtos oferecidos são de qualidade”, disse, acrescentando que a participação no curso pode ser uma eficaz ferramenta de marketing para os negócios.

Nelson Pereira da Silva, que produz pães caseiros, churrascos e itens alimentares para festas, é outro participante do curso que destaca a necessidade da atividade. “Interessei-me e estou aprendendo várias coisas importantes”, diz sobre o curso, que tem carga horária de dez horas e é ministrado pela nutricionista Gislaine Florêncio Alegre da Silva e pela doutora em microbiologia Ana Paula M. Duarte Toledo.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Djair Francisco, o objetivo do curso é apoiar quem quer trabalhar bem. “As boas práticas na manipulação de alimentos melhoram as condições dos alimentos oferecidos, o que também reduz o risco de doenças”, afirma. Já a diretora municipal de Vigilância em Saúde, Paula Kannebley, informa que o município pretende oferecer neste ano outros dois cursos. De acordo com o gerente da Vigilância Sanitária de Rio Claro, Agnaldo Pedro da Silva, o curso de boas práticas mostra que a Visa não age somente na parte punitiva. “Temos um amplo trabalho também na área educativa”, salienta.

Esta é a segunda turma deste ano do curso de boas práticas na manipulação de alimentos. Direcionado principalmente a trabalhadores que manipulam alimentos em suas atividades, seja no comércio ou na indústria, o curso orienta sobre prevenção à contaminação alimentar, armazenamento, temperaturas e maneiras corretas de manipular os alimentos. A primeira turma, com 50 alunos, fez o curso no final do mês de abril. A atividade tem o apoio do Núcleo de Educação em Saúde, Treinamento e Desenvolvimento (Nestd).

As chamadas “boas práticas” na alimentação estão definidas em resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa,  que estabelece regulamento técnico englobando procedimentos que devem ser adotados por serviços de alimentação a fim de garantir a qualidade higiênico-sanitária e a adequação de alimentos comercializados  à legislação sanitária.

Roda de Conversa debate situação social e profissional da mulher negra

O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho, será marcado em Rio Claro por roda de conversa para discutir o tema “A mulher negra em todos os espaços”. A atividade, nesta quarta-feira (25), será às 19h30 no Casarão da Cultura. A entrada é gratuita.

“É preciso enfrentar o problema e falar sobre ele para que sejam encontrados caminhos que nos levem à superação do racismo e todos os males a ele relacionados”, diz Daniela Ferraz, secretária da Cultura.

A roda de conversa terá participação da pedagoga Carla Cristina Cardia Marana e da psicóloga Maria Aparecida de Laia.  “A atividade irá discutir as desvantagens às quais a mulher negra está sujeita diariamente e que traz consequências como a solidão, violência física, sexual e psicológica”, destaca Josiane Martins, assessora municipal de Direitos Raciais, da diretoria municipal de Políticas Especiais.

Também será discutido o contexto profissional e social da mulher, relacionando com o poder e reconhecimento feminino dentro da cultura africana. O objetivo da atividade é levar ânimo e empoderamento às mulheres para que possam se livrar do encarceramento cultural e social criado a partir do racismo.

Fundo Social e assessoria do Idoso organizam implantação de Núcleo de Atenção ao Idoso

Idosos rio-clarenses terão novo serviço oferecido pelo município.

A implantação de Núcleo de Atenção Especial ao Idoso foi assunto tratado em reunião realizada pelo Fundo Social de Solidariedade de Rio Claro. “Reconhecemos a importância dos idosos em nossa sociedade e queremos ampliar o apoio que oferecemos a eles para que tenham mais qualidade de vida”, observa Paula Silveira Costa, presidente do Fundo Social.

“O núcleo será um local para receber, acolher e direcionar os idosos de acordo com as necessidades por eles apresentadas”, explicou Néia Magalhães, assessora de Políticas Públicas para os Idosos, acrescentando que a implantação deste serviço é um projeto da administração municipal que deve ser colocado em prática.

Na reunião com coordenadores de grupos de terceira idade também foram discutidas as diretrizes e planejamento de trabalho para o segundo semestre deste ano.  “É importante discutirmos com os idosos as ações e atividades que serão realizadas, para conhecimento e também para que possam participar das decisões tomadas”, frisa a presidente Paula Silveira Costa.

Entre os eventos já definidos para o semestre está a Semana do Idoso, programada para o início de outubro com atividades de lazer e também espaço para a discussão de políticas públicas e direitos dos idosos. “Será uma semana de reflexão e principalmente festiva, já que a participação do idoso na sociedade se dá durante o ano todo”, observa Rita Mac Knight, gerente do Fundo Social.

Solenidade de abertura, palestra, festival de dança, baile e bingo beneficente integram a programação da 36ª Semana do Idoso de Rio Claro, que neste ano terá como tema “Envelhecer com saúde: direito de todos”.

Os coordenadores de grupos também foram informados sobre regras para uso do ônibus, disponibilizado gratuitamente para viagens com grupos da terceira idade. Um pouco do trabalho realizado pelo Conselho Municipal do Idoso foi apresentado por sua presidente, Elisa Maria Machado Terra. Também participaram da atividade os diretores do Fundo Social, Lenir da Silva Lima e Wellington de Oliveira.

Basquete masculino conquista medalha de ouro e RC avança nos Jogos Regionais

Reunião da comitiva local com o coordenador dos Jogos de Santa Bárbara, Luís Antônio de Lima

A 62ª edição dos Jogos Regionais, com sede em Santa Bárbara D’Oeste, vai encerrar-se na próxima sexta-feira, dia 27. Rio Claro, que participa das competições com delegação formada por 380 pessoas entre atletas, membros da comissão técnica, organização e apoio, encontra-se no momento na quarta colocação entre 49 municípios participantes.

Na segunda-feira (23) Rio Claro conquistou medalha de ouro no basquetebol masculino Sub-20 após vencer São José do Rio Pardo por 85 a 37. A equipe, que tem como técnico André Magri, auxiliares Marcelo Tamião e Guilherme Zaros, e Leonardo Leitão como preparador físico, contou com os  atletas Bruno, Eduardo, Felipe Araújo, Felipe Augusto, Fernando, Guilherme Perini, Guilherme Henrique, João Bento, João Delgado, Patrick, Salatiel  e Thiago.

Destaque para Rio Claro também nas provas de atletismo, onde Michelle Chagas conquistou medalhas de ouro nas provas dos 5 mil metros e 10 mil metros. Rio Claro também ficou em primeiro lugar no badminton nas categorias feminino e masculino livre, garantindo assim mais duas medalhas de ouro. O mesmo aconteceu no handebol masculino Sub-20: primeira colocação.

Michele Chagas conquistou duas medalhas de ouro para Rio Claro no Atletismo

A delegação de Rio Claro comemorou as conquistas das medalhas de prata nas modalidades capoeira feminina livre; capoeira masculina livre; ciclismo feminino livre; ciclismo masculino livre e damas sub-20.

O basquete feminino livre ficou com a medalha de bronze. Nestes últimos dias de competições, Rio Claro conta com atletas nas modalidades judô, caratê, taekwondo, tênis de mesa, tênis de campo e xadrez.

O secretário municipal de Esportes e Turismo (Setur) de Rio Claro, Ronald Penteado, e os diretores da pasta, Roberto Máximo e Vinícius Sossai, estiveram em Santa Bárbara D’Oeste. A comitiva visitou o alojamento da delegação rio-clarense na escola Antônia Fagnoni Furlan, praças esportivas e acompanhou jogos de basquete, futebol e handebol, além de e participar de reunião com o coordenador dos Jogos Regionais de Santa Barbara, Luis Antônio de Lima. “Em nome do prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, agradeço a prefeitura de Santa Bárbara D’Oeste pelo apoio e atenção com a nossa delegação aqui presente”, disse Ronald. “Parabenizo também todas as pessoas que representam Rio Claro neste importante evento da 4ª região esportiva do estado de São Paulo”, completou o secretário.

Equipe campeã de Rio Claro no basquetebol masculino Sub-20 com o secretário Ronald Penteado, diretores e coordenadores