Prefeitura investe R$ 405 mil em melhorias na Escola João Rehder

A Escola Municipal João Rehder Neto, localizada no bairro Vila Santa Terezinha em Rio Claro, está ganhando melhorias. A prefeitura iniciou construção de mais um bloco na unidade de ensino que terá refeitório, cozinha, despensa, lavanderia e vestiário com sanitários para os funcionários.  O investimento é de R$ 405 mil.

“Essa obra é uma antiga reivindicação da escola que felizmente estamos conseguindo atender. As melhorias vão oferecer maior comodidade e conforto às crianças, professores e funcionários”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “Mesmo com dificuldades financeiras, estamos conseguindo grandes avanços na educação, com a construção de novas escolas, reforma e ampliação de outras”, acrescenta.

Os trabalhos começaram com limpeza do terreno. Os serviços estão sendo realizados por empresa contratada – Wisdom Construtora e Montagem Ltda. -, sob a supervisão da Secretaria Municipal da Educação. “Melhorar a infraestrutura das escolas tem sido uma das nossas prioridades. Várias obras foram realizadas e outras estão em andamento, sendo que muitas são reivindicações antigas”, observa o secretário municipal da Educação, Adriano Moreira, que conta com apoio da gerente de Engenharia Monique Neiva no acompanhamento dos trabalhos.

Daniela Barbi Rubin, diretora da escola, informa que a cozinha da escola não é apropriada e o refeitório é pequeno para comportar os 386 alunos. “Temos que dividir as crianças em grupos e fazer vários horários de merenda para conseguir atender a todos”, explica Daniela. “Com o novo refeitório, mais amplo e iluminado, o atendimento será ampliado”, declara a vice-diretora Juliene Jóia.

A diretora conta que o pedido de reforma foi feito na administração anterior, sem sucesso, e reforçado nesta gestão. “Estamos muito contentes porque fomos atendidos. A nova construção trará ganhos em vários aspectos”, afirma Daniela.

Além da direção da escola, a realização da obra também foi solicitada pelo vereador Ruggero Seron, por meio de requerimento protocolado na Câmara Municipal. “Essa construção é uma antiga reivindicação dos pais, da comunidade escolar e as crianças precisam de melhores acomodações para fazer as refeições com conforto”, pontua.

A Escola Municipal João Rehder Neto foi fundada em 1980 e atende 386 alunos de educação infantil, de dois a cinco anos de idade. A unidade de ensino tem turmas de manhã, à tarde e em período integral.

Hip hop é atração no Fortalecendo a Cena sábado

O evento musical Fortalecendo a Cena, em Rio Claro, neste mês será na temática hip hop. Com entrada gratuita, das 16 às 22 horas, o público irá conferir no sábado (28) atrações na antiga estação ferroviária. Os shows serão comandados por A Base Viva, Sentimento Real e DJ Zulu Kamarão. A entrada é gratuita.

O evento comemora aniversário do movimento hip hop Canto da Estação e terá também Batalha de MC’s. Os classificados nas batalhas irão participar do Circuito Paulista de Batalha de MC’s (CPBMC2018).

“O Fortalecendo a Cena tem levado ao público a cada mês diferentes gêneros musicais com o objetivo de difundir e valorizar a diversidade do que é produzido no nosso município e também  alcançar o maior público possível”, observa Daniela Ferraz, secretária da Cultura.

A apresentação de A Base Viva levará ao público rap experimental, com muitas músicas autorais e também releituras de Crioulo, Marcelo D2, Emicida, Racionais entre outros. A banda é composta por Rogério Borges (voz), Sayid (cavaco e voz), Roque Magalhães (guitarra), Dirceu Trucks (baixo) e José Eduardo (bateria).

O rap também domina a apresentação de Sentimento Real. Atualmente o grupo é composto por TR, Mano Brais e Japão SR. Com dois discos já lançados, o grupo viu sua popularidade aumentar em 2017, com a música “Ela não é flor que se cheira”, com cerca de 600 mil acessos no youtube.

Zulu Kamarão iniciou a carreira no rap e trabalha na difusão da cultura hip hop, não apenas na sua atuação como DJ, mas também nas produções culturais que realiza.  Sua apresentação é marcada por hits diversificados e o que há de melhor na cena cultural.

Boxeador de Rio Claro busca medalha de ouro em campeonato paulista

Fábio, Daniel e Rafael

Entre os dias 26 e 29 de julho acontece em Bauru o Campeonato Paulista Open de Boxe Elite Masculino 2018, que reunirá atletas de destaque na modalidade. E Rio Claro estará representada pelo boxeador Daniel Ciambroni, o Gaguinho, que vai em busca da medalha de ouro na categoria peso médio, até 75 quilos. O rio-clarense integra a equipe MM Boxe, que conta com apoio da prefeitura por meio da Secretaria dos Esportes e Turismo (Setur).

As disputas nesta competição ocorrem em lutas eliminatórias nos primeiros dias sendo que, as finais, serão realizadas no domingo (29). Gaguinho fará sua estreia na disputa sexta-feira (27), quando enfrentará atleta de Bauru, cidade que sedia a competição.

O titular da Setur, Ronald Penteado, deseja boa sorte ao atleta. “Espero que ele realize uma excelente luta, tenho certeza que está preparado para o desafio e desejo que alcance seu objetivo”, comenta o secretário.

Breno Macedo, da equipe MM Boxe, explica que Rio Claro participaria da competição com dois atletas, porém, Jhonatan Conceição quebrou a mão e está em fase de recuperação da lesão. Assim, Daniel Ciambroni será o representante do município.

“É uma competição de nível muito alto e conta com atletas fortes de várias regiões do Brasil. A primeira luta do Gaguinho será na sexta-feira, com atleta da cidade sede, o que é um fator que torna a luta mais difícil por conta da torcida, mas nosso atleta está bem preparado, estou confiante, pois ele tem qualidade e capacidade para ser campeão”, avalia Macedo. Ele acrescenta que ano passado o atleta Daniel Ciambroni foi vice-campeão paulista. “Este ano vamos em busca do lugar mais alto do pódio, queremos a medalha de ouro”, afirma.

O rio-clarense contou com preparação física realizada no CTP Gama, junto ao treinador Rafael Traina.

Espaço Mais Saúde já realizou mais de 22.000 atendimentos

Dados contabilizados pela Central de Regulação do SUS (Sistema Único de Saúde), da Secretaria Municipal de Saúde, mostram que de janeiro a junho foram registrados um total de 18.309 atendimentos, entre consultas, exames e cirurgias no Espaço Mais Saúde a pacientes que estavam na fila de espera por procedimentos.

O atendimento no Espaço Mais Saúde teve início em setembro do ano passado. Nesse período, de setembro a dezembro de 2017 foram contabilizados 4.321 atendimentos. Assim, somados aos desse ano, os atendimentos nas unidades móveis, também popularmente chamadas de “Carretas da Saúde”, já foram realizados 22.630 atendimentos.

Vale ressaltar ainda que todos os atendimentos citados acima são procedimentos realizados, podendo então um mesmo paciente ter passado por mais de um procedimento.

“Desde o seu início, no ano passado, o Espaço Mais Saúde tem sido um sucesso, não só na quantidade, mas acima de tudo na qualidade dos atendimentos, garantindo às pessoas o fim da espera em longas filas, muitas vezes sem perspectiva de atendimento. Hoje a realidade da Saúde em Rio Claro é outra, muito melhor do que encontramos no início da nossa gestão”, disse o prefeito de Rio Claro João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

O complexo médico-hospitalar montado na Avenida Visconde do Rio Claro entrou em atividade no dia 20 de setembro, como uma iniciativa inédita no interior do estado de São Paulo, para a realização de consultas, exames e cirurgias de média e baixa complexidade, num total de 18 especialidades. Nesse período, tem sido essencial para o município reduzir filas de espera no SUS. “Acompanhamos de perto os atendimentos no Espaço Mais Saúde, e primamos pelo acolhimento e humanização. Vamos continuar com o projeto sempre tendo esses dois quesitos como essenciais na diminuição das filas de espera por consultas, exames e cirurgias”, acrescentou o secretário municipal de Saúde Djair Francisco.

Os pacientes do complexo médico-hospitalar são chamados por telefone pela Central de Regulação do SUS em Rio Claro, sob a supervisão da Secretaria Municipal de Saúde.

A orientação da prefeitura para quem ainda não foi chamado é procurar a unidade municipal de saúde pela qual foi feito o encaminhamento da consulta, exame ou cirurgia. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3522-3600.

Além do Espaço Mais Saúde, de janeiro até junho deste ano, somente o Cead registrou 10.029 atendimentos. Também no mesmo período o Cross registrou 14.199 atendimentos. O Cross é um sistema online do SUS (Sistema Único de Saúde) que encaminha pacientes do município para atendimento em unidades da região.

Exames gratuitos e prevenção no 2º Saúde no Campus

Uma parceria que resultou em sucesso para a comunidade foi reprisada. O primeiro dia de atividades da segunda edição do Saúde no Campus, realizada na Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Rio Claro contou com a participação de centenas de pessoas, entre servidores, professores, estudantes e demais frequentadores da universidade.

Logo pela manhã dessa terça-feira (24), quem passou pela portaria da Unesp, na Avenida 24, no bairro Bela Vista, pôde aferir a pressão arterial gratuitamente, obter orientações de como se prevenir contra animais peçonhentos, receber vacina, entre outras atividades.

As atividades prosseguem nesta quarta (25) e quinta-feira (26), também na entrada da Unesp. Todos os serviços são oferecidos pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. “Repetimos essa parceria como exemplo para futuros trabalhos conjuntos que tenham como objetivo levar à população orientações e serviços de prevenção, que é nossa missão essencial”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Djair Francisco.

No local, as pessoas também podem praticar o Liang Gong, atividade física oriental, fazer exames rápidos de glicemia, medir o índice de massa corpórea, além de poderem levar cães e gatos de estimação para receberem a vacina antirrábica.

Todas as atividades são realizadas das 7 às 11 horas e à tarde, das 14 às 19 horas. A Unesp também está realizando o cadastramento das pessoas que utilizam o campus para caminhar, correr e outras atividades físicas.

A parceria entre a Unesp e a Secretaria Municipal de Saúde foi feita a pedido da direção do IGCE (Instituto de Geociências e Ciências Exatas) e é organizada pela Vigilância Epidemiológica e Nestd (Núcleo de Educação em Saúde, Treinamento e Desenvolvimento). A segunda edição do evento conta ainda com apoio da Faculdade Asser e Nichpharma. A Unesp Rio Claro fica na Avenida 24 A, 1515, na Bela Vista.

Prefeitura pavimenta trecho no Jardim Novo Wenzel

Poeira e lama não são mais problemas para quem utiliza trecho da Avenida 9 com a Rua 3, no Jardim Novo Wenzel, em Rio Claro. A prefeitura está concluindo pavimentação de cerca de cem metros na região.

“Estamos atendendo especialmente solicitação de professores e alunos, que diariamente passam pelo local e tinham dificuldades para ir e voltar da escola”, frisou o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que na terça-feira (24) acompanhou o andamento dos serviços no local. “A falta de asfalto em dias de chuva castigava os moradores em virtude da lama que se formava na via, já nos dias secos, a população sofria com a poeira”, acrescentou o prefeito. O trabalho está sendo feito por empresa contratada, sob supervisão da Secretaria de Obras.

“Além dos moradores do Jardim Novo Wenzel, os serviços beneficiam também a comunidade que reside nos bairros vizinhos, como Bonsucesso e Bom Retiro”, comenta Paulo Roberto de Lima, secretário de Obras. A região também contará com Centro Esportivo, que está sendo construído na Rua 3-JW, entre as avenidas 13-JW e 15-JW, e terá campo de futebol, academia ao ar livre, vestiários, quiosques, entre outros dispositivos voltados para a prática de esporte e lazer. O investimento total, incluindo pavimentação e centro esportivo, é de mais de R$ 502,2 mil.

O município tem investido em pavimentação e recuperação de malha viária. Só na semana passada o trabalho avançou em quatro locais. Na sexta-feira (24) foi iniciado recapeamento em trecho da estrada vicinal que liga o Distrito Industrial ao distrito de Ajapi. No total serão recapeados 12.300 metros quadrados de asfalto, com investimento de R$ 248,3 mil. Trabalho semelhante está sendo realizado em ruas e avenidas do Grande Cervezão. A prefeitura está investindo R$ 231,4 mil para recapear 4.123 metros quadrados de asfalto na Rua M-5, em trecho localizado entre as avenidas M-31 e M-23. No Jardim São João estão sendo investidos R$ 298,2 mil em recapeamento da Avenida M-29 em trecho entre as ruas M-6 e M-10. Outra importante via do município que recebeu recapeamento foi a Avenida dos Costas, no Jardim das Palmeiras, onde o serviço foi feito em 4.200 metros da via, em trecho entre as avenidas 3-JP e 13-JP. Neste caso o investimento foi de R$ 110,1 mil.

Prefeitura e empresários discutem ações para o desenvolvimento de Rio Claro

A prefeitura de Rio Claro está preparando uma série de melhorias para o Distrito Industrial. Uma delas será a substituição das placas de identificação das empresas, que serão padronizadas. Novo serviço de limpeza e manutenção será realizado na Avenida Brasil, com poda de árvores e pintura de guias e sarjetas. O paisagismo também será remodelado para melhorar o aspecto visual da localidade. A prefeitura pleiteia ainda R$ 2 milhões para investir em pavimentação no local.

Essas são as primeiras ações do governo municipal na proposta de aproximação do poder público com a iniciativa privada para formalização de parcerias visando o desenvolvimento da cidade. Elas foram anunciadas pelo prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, durante reunião com empresários nesta terça-feira (24). O encontro foi realizado na sede da Whirlpool Latin America e contou com participação de cerca de 60 empresários, vereadores e secretários municipais.

O prefeito Juninho da Padaria destacou a importância das parcerias e do poder público trabalhar em conjunto com a iniciativa privada. “Juntos podemos fazer muito em benefício do bem comum”, disse Juninho, citando como exemplo parceria firmada entre a prefeitura e quatro empresas para revitalizar a área onde ficava a antiga Vila Stecca. “Queremos que o poder público seja um facilitador, um aliado para que as empresas possam implantar projetos, tornando Rio Claro uma cidade mais competitiva”, afirmou Juninho.

O secretário municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento, Francesco Rotolo, explicou que o encontro foi organizado para promover uma aproximação entre os empresários que movimentam a economia local e o poder público. Para Rotolo, não há mais como o poder público caminhar apartado da iniciativa privada. “A prefeitura tem que apoiar bons projetos e empreendimentos, além de criar oportunidades de negócios e investimentos para fomentar o progresso da cidade”, assinalou.

A recepção aos empresários foi feita por Renato César Cerri, diretor de Manufaturas da Whirlpool. Cerri apresentou um pouco da empresa, líder de mercado em produtos da linha branca. De acordo com ele, há muitas oportunidades de negócios que podem ser aproveitadas pelas empresas locais. “Compramos muitos produtos de fora que poderiam ser produzidos em Rio Claro”, observou.

Anselmo Ariza Quinelato, diretor do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), enalteceu a realização do encontro e sugeriu a criação de uma agenda permanente de reuniões entre prefeitura e empresários. “Seria importante criar uma agenda permanente para discutir problemas e melhorias para a cidade e o poder público pode ser o catalisador, o maestro, desse processo”, afirmou.

Também participaram do encontro o vice-prefeito e secretário de Segurança, Marco Antonio Bellagamba; secretários municipais Emilio Cerri (Agricultura) e Paulo Roberto de Lima (Obras); Ricardo Naitzke, chefe de gabinete da prefeitura; os vereadores Júlio Lopes, Geraldo Voluntário, Adriano La Torre e Irander Augusto; Antonio Carlos Beltrame, o Secreta, presidente da Acirc (Associação Comercial e Industrial de Rio Claro); José Alexandre de Jesus Perinotto, diretor do IGCE da Unesp e Maria Antonia Ramos de Azevedo, vice-diretora do IB da Unesp; entre outras autoridades e empresários.

Novo contrato para frota garante economia de R$ 135 mil ao Daae

Em mais uma ação para melhor utilizar os recursos públicos e otimizar os serviços prestados à população, o governo municipal de Rio Claro vai economizar R$ 135 mil com o novo contrato para locação de veículos do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae). “Estamos empenhados em buscar maneiras de fazer mais pela cidade e isso passa pela boa aplicação do dinheiro público”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

Em vigor desde a semana passada, o contrato com a empresa vencedora da licitação, Rogério Gimenes – EPP, prevê a disponibilização de 16 veículos ao Daae, dois a mais do que o contrato anterior, com valor mensal de R$ 22.750,00 para serviços emergenciais e carro oficial para o corpo diretivo da autarquia. A economia é de cerca de R$ 4.500 por mês em dois anos e meio de contrato, representando uma redução de gastos de aproximadamente R$ 135 mil nesse período.

“É mais uma demonstração de respeito ao dinheiro público, seguindo determinação do prefeito Juninho da Padaria”, explica o superintendente Ricardo Pires de Oliveira. “Estamos conseguindo resgatar o bom funcionamento do Daae, oferecendo para a população um serviço com melhor qualidade e custos menores”, acrescenta.

No ano passado, primeiro da atual gestão do município, o Daae realizou uma força-tarefa em suas áreas de contabilidade e finanças, renegociando dívidas tributárias e contratos com fornecedores, e elaborou planejamento visando melhorias nos serviços. Foram desenvolvidos programas de eficiência operacional, eficientização energética e reorganização da força de trabalho. Além disso, a dívida herdada foi reduzida em quase 54%, de R$ 15.795.201,00 para R$ 7.267.733,00.

Os reajustes financeiros também resultaram na obtenção da Certidão Negativa de Débitos Tributários (CND), documento de extrema importância para se pleitear a obtenção de recursos financeiros em convênios e em outros tipos de repasse, como financiamento de projetos.

Prefeitura realiza melhorias e dá nova cara para terminal rodoviário

As melhorias providenciadas pela prefeitura avançam no terminal rodoviário de Rio Claro. Novas lixeiras e monitores de televisão já foram instalados, dando maior comodidade às cerca de 50 mil pessoas que passam pelo local por mês. “Estamos deixando a rodoviária mais bonita e criando condições para melhorar o atendimento ao público”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que vistoriou no início da semana as obras junto com o vice-prefeito e secretário de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Marco Antonio Bellagamba.

Outras melhorias já foram feitas, como a colocação de novas placas de sinalização e troca de 60 luminárias na parte interna. As novas lâmpadas, de LED, são mais potentes. “Outro ganho importante para a rodoviária será a conclusão da reforma dos sanitários, que está em andamento”, explica Bellagamba, acrescentando que o local também receberá dispositivos para carregamento de celulares.

A prefeitura providenciou pintura da parte interna da rodoviária e prepara outras melhorias. Uma licitação está em andamento para substituir os domos da cobertura do terminal rodoviário. O governo municipal realiza ainda estudo para melhorar a área de embarque com troca do piso por assoalho de melhor qualidade. Nova jardinagem interna e reforço na pintura da fachada do prédio são outras melhorias que estão na programação da prefeitura para a rodoviária.