Principal via de Batovi recebe melhorias

A prefeitura de Rio Claro tem investido em melhorias na malha viária do município. O trabalho agora está sendo feito na Avenida 5, principal acesso ao distrito de Batovi. Raspas de asfalto estão sendo depositadas na via, o que favorece o tráfego de veículos e contribui para reduzir problemas com buracos, poeira e lama no local.

Os serviços estão sendo feitos em trecho de cerca de 250 metros, numa parceria da prefeitura com a Cerâmica Chistofoletti. “As regiões mais distantes do centro também estão recebendo atenção da nossa administração e no caso de Batovi contamos com esta parceria para levar este benefício à população”, destaca o prefeito João Teixeira Junior.

“Essa é uma importante reivindicação dos moradores que está sendo atendida, e representa grande ganho, já que se trata da principal via de acesso ao distrito”, observa Marcelo Scopinho, subprefeito de Batovi.

O trabalho teve início na semana passada e incluiu a retirada de todo o material que cobria a pista. Após esta etapa foi feito o levantamento do centro da via, de maneira que o curso das águas das chuvas seja direcionado para as laterais da avenida. “A medida contribui para evitar que novos buracos se formem”, explica Paulo Roberto de Lima, secretário de Obras. O passo seguinte compreende a colocação das raspas de asfalto e o trabalho será finalizado com emulsão asfáltica.

“Estamos adequando o trabalho às condições do tempo e a expectativa é de que tudo esteja concluído na semana que vem”, observa Valter Godoy, diretor de Obras Públicas.

A prefeitura tem realizado melhorias viárias também em outras regiões. Na semana passada foi feita a pavimentação na Avenida 9, no Jardim Novo Wenzel, bem como em trecho da Estrada dos Costas,  no Jardim Guanabara. Recapeamento está sendo feito em trecho da estrada vicinal que liga o Distrito Industrial ao distrito de Ajapi e também em ruas e avenidas do Grande Cervezão e Jardim São João. Outra importante via do município que recebeu recapeamento foi a Avenida dos Costas, no Jardim das Palmeiras.

Prefeitura reforma centro comunitário Beija-flor

Após anos de espera finalmente os pedidos dos moradores do Grande Cervezão foram atendidos e a tão desejada reforma do centro comunitário Beija-flor está em andamento. “Assumimos o compromisso e estamos dando atenção especial a este que é um importante pólo de convivência e atividades sociais”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que vistoriou os serviços na quinta-feira (2).

A prefeitura está colocando forro em todo o centro comunitário, com manta de isolamento térmico e acústico. “O telhado é de zinco, a gente sofria muito com o calor e, nos dias de chuva, tínhamos que parar as atividades devido ao barulho”, relembra Aparecida Benedita Rodrigues, a Cidinha da Cadeira de Rodas, que frequenta há anos o local como representante da pastoral do deficiente e dos Vicentinos. “Finalmente esses problemas vão acabar”, comemora Cidinha, que acompanhou o prefeito na visita de quinta-feira.

De acordo Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, o trabalho também contempla ações feitas em parceria com os moradores, como pintura do Centro Comunitário, melhorias nas instalações elétricas, colocação de luminárias e consertos para eliminar rachaduras e infiltrações. “Nessas intervenções, a participação da comunidade está sendo importante”, ressalta a titular da pasta Érica Belomi.

A presidente da Associação Comunitária e Amigos “Beija-flor”, Carmelita Lemes Brescansin, ressalta a importância do trabalho conjunto. “Nós, moradores, temos que fazer nossa parte como cidadãos”, resume, elogiando o trabalho da prefeitura. “O prefeito Juninho cumpriu o compromisso e por isso estamos apoiando a reforma e ganhando melhores condições de uso deste espaço maravilhoso”, pontua.

De acordo com o diretor de Programas Complementares da Secretaria do Desenvolvimento Social, Daniel Bastos Buchdid, a pintura da parte interna do Centro Comunitário está quase finalizada. “Na parte externa, aplicaremos grafiato, nas paredes”, esclarece, acrescentando que a prefeitura também fará melhorias no paisagismo e poda de árvores.

O Centro Comunitário Beija-flor fica na região mais populosa do município, na área norte da cidade. No local há atividades de segunda a segunda, entre elas, ginástica, reuniões de grupos de terceira idade, trabalhos da pastoral da criança como pesagem de crianças e acompanhamento de gestantes, atividades da pastoral do deficiente, reuniões de grupos de mães com artesanato e crochê, grupos de dança e outros.

Vacinação contra a pólio terá parceria do Rotary de Rio Claro

Representantes dos Rotary Club de Rio Claro estiveram nessa quarta-feira (01) na Fundação Municipal de Saúde. Na ocasião apresentaram o Zé Gotinha, mascote da Campanha de Vacinação contra a Pólio que começará neste sábado, dia 4.

Eles compraram a fantasia, materiais de apoio (cartolinas, bexigas…) para enfeitar as unidades de saúde, além da confecção de 10 mil folders que serão distribuídos nas escolas e disponibilizaram um trenzinho para o próximo sábado (4) – dia D de vacinação das 8 às 17 horas.

Um posto de vacinação será montado na Avenida 2 entre as ruas 3 e 4, no Centro. O trenzinho para as crianças sairá de lá, das 9 às 11 horas e à tarde das 14 às 16 com passeios na região central.

“Parcerias como esta representam um importante reforço em nosso trabalho. Os rotarianos têm nosso reconhecimento e agradecimento”, afirmou o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

A parceria da Fundação Municipal de Saúde foi firmada com: Rotary Club de Rio Claro, Rotary Club de Rio Claro Alvorada, Rotary Club de Rio Claro Cidade Azul, Rotary Club de Rio Claro Sul, Rotary E-Club do Distrito 4590, Rotaract Club de Rio Claro, Interact Club de Rio Claro Cidade Azul e Associação das Senhoras de Rotarianos de Rio Claro.

“Recebemos esse apoio do Rotary com muita alegria, pois sabemos de seu trabalho sério para vacinar crianças em todo o mundo”, acrescentou o secretário municipal de Saúde, Djair Francisco.

A campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo terá início no próximo sábado (4), definido como “Dia D de Vacinação” em todo o País. A antecipação da data de início da campanha, do dia 6 para o dia 4, foi determinação do Ministério da Saúde. A campanha se estenderá até o dia 31 de agosto e terá mais um “Dia D” no dia 18.

Em Rio Claro, 9.079 crianças devem ser vacinadas, conforme informou o Ministério da Saúde à Vigilância Epidemiológica do município, vinculada à prefeitura por meio da Secretaria de Saúde. As unidades básicas de saúde (UBS) e unidades de saúde da família (USF) estarão abertas no sábado (4) das 8 às 17 horas para a vacinação. Os endereços de todas as unidades de saúde podem ser consultados no site www.saude-rioclaro.org.br/enderecos.htm.

Seguindo a determinação do Ministério da Saúde, deverão ser vacinadas apenas crianças de um a quatro anos, 11 meses e 29 dias.

Também a partir deste sábado, adultos que possuam apenas uma dose ou nenhuma da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) deverão procurar uma das unidades de saúde para atualização da carteira de vacina.

De acordo com o calendário vacinal 2018 do Ministério da Saúde, a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) também deverá ser aplicada em crianças com um ano de idade. A segunda dose, tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), deverá ser administrada em crianças com um ano e três meses de idade. Dessa forma, segundo a Vigilância Epidemiológica de Rio Claro, a criança já estará imunizada contra essas doenças, não necessitando tomar mais doses dessas vacinas.

Retirada de cupons para prêmios do Dia do Feirante começa nesta 6ª-f

A partir desta sexta-feira (3) os frequentadores da Feira Corujão receberão cupons para participar de um grande sorteio no dia 24. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com os feirantes para comemorar o Dia do Feirante.

Em cada compra o consumidor terá direito a um cupom para participar dos oito sorteios do dia 24, que terão como prêmios produtos comercializados pelos feirantes. O primeiro sorteio será às 18 horas e os demais serão realizados a cada meia hora, sendo o último às 20 horas. A urna para colocar o cupom ficará na frente do palco.

No dia 24, para as crianças a diversão ficará por conta de cama-elástica que estará à disposição dos pequenos, que poderão brincar de graça. Um bolo de quatro metros com mais de 50 quilos será distribuído ao público a partir das 18 horas.

“Os feirantes merecem as homenagens, pois plantam, cuidam e colhem verduras e legumes para atenderem o público da feira com alimentos de qualidade”, comenta Emílio Cerri, secretário municipal de Agricultura, Silvicultura, Abastecimento e Manutenção.

A Feira Corujão é realizada todas às terças e sextas-feiras das 17h30 às 20h30 na Central do Agronegócio que fica na Rua 3-A, 1.155, na Vila Martins.

No dia 25 de agosto em que é comemorado o Dia do Feirante, a Feira de São Benedito também terá programação especial com pipoca e algodão doce gratuitamente, cama-elástica para as crianças se divertirem e a entrega de 300 mudas de tempero.

O Dia do Feirante é comemorado em 25 de agosto, desde o ano de 1914, e surgiu em razão da realização da primeira feira livre do Brasil, na cidade de São Paulo no Largo General Osório.

Campeonato Dente de Leite retoma jogos após período de férias

A partir desse sábado (4) os participantes da 24ª edição do Campeonato de Futebol Dente de Leite retornam aos campos após período de férias escolares. Nesse fim de semana as partidas serão das categorias sub 7, 13 e 15, tendo como palco os distritais do Santana, Juventude, IX de Julho e também o centro esportivo Mundo da Bola. A competição é organizada pela prefeitura de Rio Claro, por intermédio da Secretaria Municipal dos Esportes e Turismo (Setur).

No sábado (4) os jogos que ocorrem no distrital do Santana são: às 8h, pelo grupo A do sub 15, Escolinha do Cris x Bola de Ouro; às 9h pelo grupo B do sub 13, Escolinha do Cris x Mundo da Bola/Meninos da Vila Santos; e, às 10h, pelo grupo B do sub 15, Santana x Mundo da Bola/Meninos da Vila Santos.

Outro campo que recebe jogos do campeonato neste sábado é o distrital do Juventude: às 8h, pelo grupo B do sub 15, Real x Lion/Terra Nova; às 9h pelo grupo C do sub 13, Real x Futebol Jovem; e, às 10h, pelo grupo C do sub 15, Showbol x Futebol Jovem.

No distrital do IX de Julho, ainda no sábado, acontece partida única às 8 horas: pelo grupo A do sub 15 entram em campo Setur/Band/Ipiranga x São Caetano.

Já no domingo será a vez da final da categoria sub 7. O centro esportivo Mundo da Bola recebe, às 9 horas, São Caetano x Floridiana, que disputam a terceira colocação. O jogo pelo título de campeão acontece às 9h30 entre Mundo da Bola/Meninos da Vila Santos x Ararense. O centro esportivo fica na Rua 6 A, nº 741, Jardim América.

Prefeitura reconstruiu muro de escola danificado há 10 anos

Recuperação da mureta e instalação de gradil em frente à escola

A prefeitura de Rio Claro concluiu as obras para reconstrução do muro de arrimo da Escola Municipal “Profº. Armando Grisi”, no Jardim Paulista II. O serviço foi realizado em uma das laterais do muro que foi danificada por temporal há cerca de dez anos. A administração municipal investiu mais de R$ 200 mil na execução dos trabalhos, que incluiu também pintura, construção de piso de concreto e paisagismo, com plantio de grama esmeralda.

“Há anos a comunidade solicitava a realização da obra que, felizmente, conseguimos atender. A recuperação do muro proporciona maior segurança para alunos, professores e funcionários”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

Concluída essa obra, a prefeitura iniciou melhorias na área frontal da escola. A mureta está sendo recuperada e o antigo alambrado substituído por gradil. A fachada do prédio também receberá nova pintura, trabalho que será realizado em parceria com a escola. A unidade de ensino forneceu as tintas, adquiridas por meio da Associação de Pais e Mestres (APM), e a Secretaria Municipal da Educação disponibilizou a mão de obra para execução do serviço.

O secretário da Educação, Adriano Moreira, destaca a importância das parcerias para melhorar a infraestrutura das escolas. “Nem sempre o poder público consegue fazer tudo sozinho e esse apoio da comunidade escolar é fundamental para a manutenção das escolas”, afirma.

Além das obras e serviços de manutenção, a Escola Armando Grisi também recebeu geladeira, freezer e novo mobiliário para alunos e professores. “A escola é a segunda casa dos alunos e essas melhorias são muito positivas”, observa Danilo Soares Veloso, vice-diretor da escola.

De acordo ele, os pais também aprovam as mudanças. “Os pais estão muito contentes e afirmam que o muro e a revitalização da fachada deram uma nova roupagem para a escola”, informa. A direção da escola elogia a maior agilidade da prefeitura no atendimento às demandas. “Antes era tudo mais difícil, agora as coisas estão mais ágeis, o que é muito bom pra gente”, declara.

A Escola Municipal “Profº. Armando Grisi” atende aproximadamente 600 alunos do ensino fundamental I (1º ao 5º ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A unidade de ensino fica na Avenida 56, 2.540, no Jardim Paulista II.

Muro foi reconstruído e área recebeu piso de concreto e plantio de grama esmeralda

Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência tem novos membros

O prefeito de Rio Claro, João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, deu posse nesta quinta-feira (2) aos novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência para a gestão do biênio 2018/2020.

“Mais do que apenas fazer parte do conselho, os conselheiros devem estar sempre presentes e fazer a diferença, pois são vocês que auxiliam o Poder Executivo a definir as ações que serão tomadas”, disse o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, aos novos conselheiros. O prefeito destacou o excelente trabalho que vem sendo desenvolvido pelo assessor dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Paulo Meyer. “Ele não deixa que as suas limitações barrem seus objetivos, ele sempre vai atrás do que quer e consegue”, conclui Juninho.

Daniela Ferraz, secretaria municipal de Cultura, ressaltou que os conselhos municipais são os olhos do poder público para aprimorar o município. “Os antigos conselheiros deixaram um bom alicerce para os que estão assumindo agora continuem com o trabalho em prol da cidade”.

O vereador Geraldo Voluntário, representando a Câmara Municipal, salientou a importância do Legislativo caminhar junto com os conselhos com as propostas que são apresentadas. Paulo Meyer frisou que o trabalho que vem sendo realizado está dando voz ao conselho.

Os novos membros representam várias áreas da sociedade rio-clarense e terão mandato de dois anos, com direito a uma recondução ao cargo conforme a lei 3205 de 2001, que instituiu o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Rio Claro.

A entidade foi instituída em 2001 como órgão deliberativo, orientador, consultivo e fiscalizador das ações relacionadas às pessoas com deficiência. Entre as diversas atribuições do conselho estão sensibilizar, conscientizar e mobilizar a sociedade sobre a dimensão das deficiências e de suas múltiplas consequências; a potencialidade e os direitos dos deficientes, visando tornar a população coparticipante do processo de transformação social.