Prefeitura recompõe paisagismo da Via da Saudade

A prefeitura de Rio Claro está fazendo a recomposição do paisagismo da Via da Saudade. Os trabalhos começaram nesta quinta-feira (9) com plantio de quatro quaresmeiras em substituição às quatro figueiras mortas que foram retiradas entre maio e junho. O serviço está sendo realizado por equipe da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção. “Inicialmente plantamos quaresmeiras, árvore nativa da mata atlântica que é adaptada àquele ambiente semi-sombreado”, explica o secretário de Agricultura, Emilio Cerri.

O plantio começou no trecho que abrigava as figueiras, na Via da Saudade entre as ruas 13 e 14. Os trabalhos prosseguem na próxima semana. “Todos os espaços vazios da Via da Saudade serão preenchidos com o plantio de novas árvores”, informa Tadeu Olivetti, diretor municipal de Manutenção e Conservação. A prefeitura está fazendo o diagnóstico dos espaços livres para definir quantas árvores serão necessárias para completar a recomposição vegetal da via.

Essa é mais uma ação da prefeitura que vem trabalhando para melhorar o paisagismo de vários pontos da cidade. Gradativamente, as árvores plantadas indevidamente em canteiros centrais estão sendo substituídas por espécies adequadas a área urbana. A comunidade pode solicitar mudas ou plantio de árvores no Atende Fácil. Os interessados devem fazer o pedido e, após avaliação técnica, que envolve a espécie escolhida e o local que receberá o plantio, é feita a doação ou plantio da muda. O Atende Fácil fica na Avenida 2, 130, entre as ruas 2 e 3, Centro.

Banda dos Ferroviários faz concerto sábado no Jardim

A Banda Sinfônica União dos Artistas Ferroviários realiza no sábado (11) concerto em comemoração aos 122 anos da instituição no Jardim Público. A apresentação acontece em frente à Fonte do Índio, às 10h30, com músicas que consagraram as bandas de coreto da época.

“A apresentação é uma ‘retreta’, palavra que vem do francês ‘retraite’, em homenagem ao aniversário da banda que aconteceu no dia 5 de agosto”, comenta Jeferson Fontana, vice-presidente da banda sinfônica.

A regência é do maestro Fernando Barreto, que assina a programação musical da Banda Sinfônica União dos Artistas Ferroviários em 2018. Fernando é graduado, mestre e, atualmente, doutorando em regência pela Universidade de Campinas – Unicamp e em 2017 assumiu a direção artística e regência da banda.

O concerto está inserido na programação cultural mensal, organizada pela Secretaria da Cultura. Outras atividades gratuitas integram a programação de agosto. Até esta sexta-feira (10) serão desenvolvidas atividades da 20ª Semana do Aleitamento Materno. Tatto Fest será realizado nos dias 17, 18 e 19 de agosto no Centro Cultural. Também no dia 18 haverá oficina de quadrinhos no Gabinete de Leitura e Sarau de poesia na biblioteca do Cervezão. Samba no Casarão terá como atração Thereza Alves, no dia 23, no Casarão da Cultura. E no dia 26 o rock invade o Fortalecendo a Cena, das 17 às 22 horas, no Centro Cultural.

Fim de semana tem 14 postos de vacinação antirrábica

Neste final de semana a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Claro dará continuidade à Campanha de Vacinação Antirrábica em cães e gatos. Para que todos tenham acesso ao serviço, o Centro de Controle de Zoonoses ampliou neste ano o número de postos onde as doses estarão disponíveis. Quase seis mil animais já foram imunizados desde o início da vacinação urbana em 22 de julho, mas ainda existem muitos outros que precisam receber a vacina.

Os vacinadores pedem aos proprietários de gatos que forem até os locais indicados para aplicação da antirrábica que levem seus animais em caixas de transporte e de preferência com coleira peitoral, para evitar fugas. Também é importante apresentar a carteirinha de vacinação de cães e gatos para que a dose aplicada seja registrada e assim facilitar o controle da vacinação do animal.

O atendimento para vacinar cães e gatos neste final de semana em Rio Claro será feito das 9h às 16h, em 14 postos: no sábado (11) – Praça em frente à Padaria Claret, Rua 14 entre avenidas 12 e 14, Jardim Claret; Cemitério São João Batista, Rua 16 entre avenidas 19 e 23, Consolação; Escola Antonio Maria Marrote, Rua 17BE entre avenidas 29 e 31, Bairro do Estádio; Praça Jardim Mirassol, Avenida 4 entre ruas 22 e Rua 23, Jardim Mirassol; Jardim Maria Cristina, Avenida 18JC entre ruas 9JC e 11JC; USF Benjamin de Castro, Avenida 8JC com Avenida 10 JC, Jardim Centenário; e Terreno do Jardim Paulista I, Rua 30 com Avenida 13, Jardim Paulista I; e no domingo (12) – na UBS Cervezão, Avenida M 17A com Rua M 9; Escola Victorino Machado, Avenida M27 com Rua M9, Parque das Indústrias; Praça da Igreja Imaculado Coração de Maria, Rua M7 entre Avenidas M23 e M25, Parque das Indústrias; Lagoa Seca, Avenida M21 com Rua M18, Cervezão; Escola Antônio Sebastião da Silva, Rua M17 entre avenidas M25 e M27, Parque das Indústrias; Praça da Igreja Assembleia de Deus, Rua M20 com Rua M22, Jardim Ipanema; e na USF Panorama, Avenida 64PA com Rua 24 PA, Recanto Paraíso.

Dente de Leite tem semifinais das categorias sub 9 e sub 11 no fim de semana

A 24º edição do Campeonato de Futebol Dente de Leite de Rio Claro tem semifinais das categorias sub 9 e 11 nesse sábado (11), no distrital do Cidade Nova. No último final de semana, dias 4 e 5, seriam realizados jogos das categorias sub 7, sub 13 e sub 15, porém, devido às chuvas, as partidas foram adiados. A final do sub 7 passou para o dia 19 de agosto e os jogos do sub 13 e 15 terão novas datas anunciadas em breve. A competição é organizada pela prefeitura de Rio Claro, por intermédio da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Setur).

Neste sábado (11), no Distrital do Cidade Nova, os torcedores conferem no campo 1 os jogos da categoria sub 9: às 8 horas, Mundo da Bola/Meninos da Vila Santos x Bola de Ouro “A” e, às 9 horas, Ararense x São Caetano. No campo 2 será a vez do sub 11: às 9 horas, Showbol x Escolinha do Cris e, às 10 horas, Mundo da Bola/Meninos da Vila Santos x São Caetano.

Cinema infantil será atração em bazar no Lago Azul

O Coletivo de Mães Empreendedoras de Rio Claro realiza nesse sábado (11) mais uma edição de seu bazar. O evento será em área coberta do Lago Azul, ao lado da Avenida 42. Artesanatos e produtos culinários, inclusive veganos, estão entre os itens comercializados e para entreter crianças e adultos haverá exibição de filmes em estrutura especialmente preparada para atender o público. A entrada é gratuita.

“É importante incentivarmos o empreendedorismo, e neste caso ainda com o diferencial de uma atividade pensada para as mães, tanto as expositoras como as clientes”, observa Paula Silveira Costa, presidente do Fundo Social de Solidariedade, que juntamente com a Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Silvicultura apoia o evento. “O bazar possibilita a essas mães visibilidade para a comercialização dos produtos, diante disso nos empenhamos para que elas tivessem um local para realizar a atividade”, destaca Emílio Cerri, secretário da Agricultura.

O bazar completou um ano e vem se fortalecendo, possibilitando geração de renda para as participantes. “Certamente a disponibilização de espaço para a realização do bazar foi fundamental para que conseguíssemos o crescimento que temos alcançado”, afirma Ana Nogueira, da organização do bazar. Atualmente são 30 mães que participam do Coletivo, que tem como diferencial realizar um evento pensado para atender as mães. Ana explica que essa era uma necessidade de quem trabalha com o empreendedorismo, ter no local do bazar estrutura para que as crianças pudessem acompanhar as mães no trabalho e ao mesmo tempo se divertirem. “Isso dá tranquilidade para as mães trabalharem e também é um atrativo a mais para as mães que querem prestigiar o bazar, o que se torna o grande diferencial da nossa atividade, além da qualidade dos produtos”, acrescenta.

Peças em crochê, patchwork, chinelos decorados, itens em biscuit são algumas das opções de artesanato encontradas na feira. No setor de alimentação são vendidos salgados, massas, pães e bolos.

No cinema que será montado no local filmes serão exibidos em programação realizada ao longo de todo o evento. Às 10 horas a sessão será de Cegonhas; às 13 horas Jake e os piratas; às 13h50 Meu Malvado Favorito 3; e às 16h20 Patrulha Canina. Outro atrativo do Bazar será contação de histórias às 15h30. Para as crianças haverá brinquedo inflável em que poderão brincar de graça.

Cartão postal será tema de concurso fotográfico em Rio Claro

Revela 3: “Sombra Tocante”. Foto de Marcos A. Fegadolli. 2013. Imagem do acervo do Arquivo Público

O município de Rio Claro prepara a 10ª edição do concurso fotográfico “Rio Claro Revela sua História”, promovido pelo Arquivo Público e Histórico “Oscar de Arruda Penteado” com apoio da Secretaria Municipal de Cultura. O tema deste ano será “Cartões Postais: um olhar atual sobre Rio Claro”.

“Esse concurso visa reconhecer a importância da fotografia como documento, produzir acervo iconográfico e atualizar o registro da história recente da cidade”, explica Monica Frandi Ferreira, superintendente do Arquivo Público. “Com o tema cartão postal, com isso estamos sugerindo aos fotógrafos que façam o registro da ‘imagem-lembrança’ que represente seu vínculo com nossa cidade”, acrescenta.

De acordo com Monica, a ideia é constituir, a partir de referências individuais, um registro coletivo que revele a permanência dos símbolos tradicionais ou a inclusão de elementos que venham a constituir novos símbolos afetivos e estéticos de Rio Claro.

As inscrições gratuitas poderão ser feitas de 25 de agosto a 10 de setembro, na sede do Arquivo Público que fica na Rua Dr. Eloy Chaves, 3265, Alto do Santana. O horário de atendimento ao público será de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. A ficha de inscrição e o regulamento do concurso podem ser solicitados pelo e-mail arquivo@aphrioclaro.sp.gov.br. Na ficha deverá constar título, data e local em que as fotografias foram tiradas.

Poderão participar do concurso fotógrafos profissionais ou amadores, residentes ou não em Rio Claro. Cada participante poderá inscrever de três a seis fotos. Não serão aceitas fotografias provenientes de montagem. Serão oferecidos prêmios em dinheiro aos três primeiros colocados do concurso: R$ 687,89 para o primeiro lugar, R$ 412,73 para o segundo e R$ 268,35 para o terceiro. Também serão concedidas menções honrosas a critério dos jurados.

As fotografias premiadas e as selecionadas serão expostas no Casarão da Cultura, com abertura da exposição prevista para o dia 9 de novembro e visitações até o dia 30 de novembro. As fotos inscritas vão fazer parte do acervo do Arquivo Público e ficarão disponíveis para usos diversos, preservando os créditos da autoria.

Mais informações sobre o concurso fotográfico “Rio Claro Revela sua História” podem ser obtidas pelo telefone (19) 3522-1948, ramal 21.

Revela 6: “Balança”. Foto de Marcelo Cerri Rodini. 2011. Imagem do acervo do Arquivo Público

Amador tem rodada das séries Prata e Bronze com 24 jogos no fim de semana

As séries Prata e Bronze do campeonato Amador de Rio Claro contam com rodadas completas nesse domingo (12), data em que vai se comemorar o Dia dos Pais. A informação é da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Setur), que atua na organização das competições.

Na Série Prata, o Guardiões Assistência, líder do Grupo A com 21 pontos (sete vitórias) vai jogar no Distrital do Ipiranga, a partir das 10 horas, contra o Terra Nova. Na preliminar, às 8 horas, jogam Sport Ceará x Arapiraca.

Vice-líder do Grupo A, o Nação Família CVZ, 21 pontos (seis vitórias), vai enfrentar o Unidos Jardim Novo a partir das 10 horas no Distrital do Vasco da Gama. Na abertura da rodada, no campo do Arco-íris, às 8 horas, jogam PSG x Garotos Paineiras.

No Grupo B a liderança é do Vila Olinda, 21 pontos, que neste domingo às 10 horas vai enfrentar o CR Motos no Cidade Nova. No mesmo distrital, às 8 horas, entram em campo Família Santa Maria x Sport PSJ.

Vice-líder do Grupo B, o Ribeirão Claro Extra (20 pontos) jogará a partir das 8 horas no Distrital do Santana contra o Aiyzan. A rodada dupla no Santana terá ainda o jogo entre Araucária x Garotos da Farra a partir das 10 horas.

As demais partidas válidas pela Série Prata são: Alagoanos x Nova Esperança, às 8 horas, no campo de Ajapi; Sevilla x CSA Ajapi, às 10 horas, em Ajapi; Real Máster Gás x Força Jovem, às 8 horas, na Lagoa Seca do Cervezão; Atlético RJB x Itapé, às 10 horas, na Lagoa Seca do Cervezão; Atlético Nacional x Expressinho IX de Julho, às 8 horas, no Distrital do IX de Julho; Unidos x Villa Real Bahia, às 10 horas, no Distrital do IX de Julho; Ajax x Unidos de Itapé, às 8 horas, no Distrital do Paulistão e Bonsucesso x Real Sport Club, às 10 horas, no Distrital do Paulistão.

Série Bronze

O Campeonato Amador terá rodada dupla com os líderes jogando em casa: Corumbataí. Na primeira partida, Nordestão FC, segundo colocado com 20 pontos, vai entrar em campo às 8h15, para enfrentar o SCJF. Na partida de fundo, o Corumbataí, líder com 21 pontos, vai medir forças com o Juventude às 10 horas.

As demais partidas são: Santa Cruz x Alan Grey, às 9 horas, no campo 2 de Ajapi; Nova Era x Ferraz, às 9 horas, em Jacutinga; Atlético Jardim Novo x Santa Elisa, às 8h15, em Ferraz; Red Bull Ajapi x União Jovem, às 10 horas, em Ferraz; Sociedad Sparta x Mata Negra, às 8h15, em Batovi, e Christofoletti x Real Cevada, às 10 horas, em Batovi. Nesta rodada, a Família Pit Stop vai folgar.

Série Ouro

As partidas de ida válidas pelas semifinais do Campeonato Municipal Série Ouro serão realizadas no Estádio Benito Agnelo Castellano, mais conhecido como campo do Velo Clube, no próximo dia 19. Unidos do Parque Universitário, o UPU, vai enfrentar o Vasco da Gama a partir das 8 horas. No jogo de fundo, às 10 horas, vão jogar Boa Vista e Família CVZ.