Rio Claro começa a ganhar ‘bolsões’ para motos em semáforos

Três áreas para motocicletas começaram a ser implantados nas ruas de Rio Claro. O Departamento de Mobilidade Urbana iniciou na sexta-feira (10) a pintura do espaço destinado a motos nos cruzamentos com semáforos. Os chamados bolsões são espaços pintados no asfalto onde os motociclistas esperam o semáforo abrir à frente dos demais veículos. Assim, os motociclistas têm preferência para continuar o percurso ao sinal verde.

O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, ressalta o aumento da frota de veículos no município exige novos mecanismos para auxiliar na redução de acidentes. “Com os bolsões estamos aumentando a segurança não só dos motociclistas como também de pedestres e condutores de veículos”, salienta Juninho que também utiliza moto.

A primeira via a receber a sinalização foi a Avenida 80-A com a Rua 3-A, no sentido bairro-centro. “O cruzamento da Avenida Brasil com a Avenida 50-A e o da Avenida Visconde com a Rua 14 também ganharão os bolsões”, comenta Adilson Marques, diretor de Mobilidade Urbana que declarou que os locais são de caráter experimental.

Autor do projeto que resultou na lei que cria os bolsões, o vereador Val Demarchi observa que as cidades que já possuem a faixa de retenção vêm apresentando resultados satisfatórios na redução de acidentes. “Elaboramos o projeto não só visando a melhoria do trânsito na cidade, mas a segurança de todos, disciplinando e buscando reduzir o número de acidentes com motociclistas que muitas vezes são graves, quando não, fatais”, enfatiza Val.

Já o vice-prefeito e secretário de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Marco Antonio Bellagamba, destaca a importância da instalação dos bolsões de motos. “Esta área oferece mais segurança aos condutores, pois as motos aguardam a abertura do semáforo em local exclusivo, atrás da faixa de pedestre e à frente dos outros veículos”, explica.

O motociclista Vitor Carlos Oliveira aprovou a criação do bolsão para motos. “É bom para todos, pois as motos ficam juntas e não atrapalham os carros e vice-versa, evitando acidentes”. O motoboy Ronaldo dos Santos Ferreira, diz que os bolsões proporcionam mais proteção no fluxo do trânsito e oferecem mais segurança e agilidade.

Juninho transfere Cerest para prédio próprio e economiza R$ 4.400 mil em aluguel

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), órgão ligado à Fundação de Saúde de Rio Claro, será transferido de sua atual sede, na Avenida 9 no Centro, para o prédio onde funcionou a Fundação Ulysses Guimarães, no Núcleo Administrativo Municipal (NAM). O anúncio dessa transferência, que deverá ser feita nos próximos meses, foi feito pelo prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, na tarde de quinta-feira (9) durante reunião com o conselho gestor do Cerest.

“Trata-se de uma reivindicação legítima, pois desde o início de nossa gestão avaliamos que o Cerest precisava ter uma estrutura maior e mais adequada às suas necessidades, para um melhor acolhimento e atendimento às pessoas. Além disso, essa transferência representa uma economia para os cofres do município, pois deixaremos de pagar R$ 4.400 em aluguel”, disse o prefeito.

A futura sede do Cerest no NAM tem cerca de 400 metros quadrados, o dobro da atual, com a possibilidade de criar novas salas e fazer adequações necessárias como, por exemplo, a implantação de uma sala especial para exames de audiometria, entre outras.

A mudança do Cerest também faz parte do plano de reestruturação de repartições públicas que hoje funcionam em imóveis alugados. Após essa autorização do Executivo para a mudança do Cerest, o próximo passo será a reforma e adequação do local onde antes funcionava a Fundação Ulysses Guimarães. “Essa mudança faz parte do plano de ação do governo que a Fundação Municipal de Saúde está seguindo visando a economia do dinheiro público. Além disso, o Cerest estará em uma nova sede muito mais ampla e adequada às necessidades para melhoria do atendimento aos trabalhadores”, afirmou o secretário de Saúde, Djair Francisco.

A adequação no prédio será feita com dinheiro do próprio Cerest. “Já temos esse recurso e pretendemos iniciar as adaptações o mais breve possível”, informou o gerente do Cerest, César Borgi. O presidente do Sindicato dos Químicos de Rio Claro, Francisco Quintino, cumprimentou o prefeito Juninho da Padaria pela iniciativa. “Estamos felizes com sua iniciativa que reuniu várias pessoas para discutir e contribuir com as melhorias do Cerest e do atendimento excelente que a unidade oferece”, declarou.

Além da gerência do Cerest, também estavam presentes à reunião no paço municipal o vereador Val Demarchi, representantes do Movimento Sindical de Rio Claro, do Conselho Municipal de Saúde, do Crefito (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) e da Associação dos Motofretistas.

“O NAM tem uma estrutura muito boa, inclusive com estacionamento, muito mais apropriada para abrigar o Cerest. Tudo o que for para melhorar o trabalho e acolhimento aos servidores e trabalhadores em geral é sempre bem-vindo”, elogiou Tu Reginatto, presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Rio Claro (Sindmuni).

Diante da importância do trabalho realizado pela unidade, a prefeitura entende que a nova sede seja em definitivo do Cerest. Assim, um projeto de lei nesse sentido deverá ser elaborado e enviado para análise da Câmara Municipal.

O Cerest Regional de Rio Claro atende também trabalhadores das cidades de Analândia, Araras, Conchal, Corumbataí, Ipeúna, Itirapina, Leme, Pirassununga, Santa Cruz da Conceição, Santa Gertrudes.

Rio Claro recebe inscrições para a 4ª Olimpíada Ambiental

A prefeitura de Rio Claro está preparando a 4ª Olimpíada Ambiental que reúne alunos das escolas públicas e particulares. As unidades de ensino que quiserem participar da competição têm até a próxima quarta-feira, dia 15 de agosto, para fazerem a inscrição. As escolas municipais devem fazer a inscrição no portal da Secretaria Municipal da Educação, no endereço www.educacaorc.com.br. As inscrições para escolas particulares devem ser feitas pelos telefones (19) 3522-1949, com Edison, e (19) 3522-1997, com Leonardo, em horário comercial.

A Olimpíada Ambiental é organizada pelas secretarias da Educação e do Meio Ambiente e a cada edição o evento tem ampliado a participação de alunos da educação infantil e do ensino fundamental I (1º ao 5º ano). “A Olimpíada Ambiental tem como objetivo a conscientização e aprendizagem sobre questões ambientais por meio lúdico e de cooperação, visando, além disso, a integração dos estudantes e a prática esportiva”, comenta o secretário municipal da Educação, Adriano Moreira.

A “Olimpíada Ambiental, Atitudes que Podem Mudar o Mundo” foi criada em 2015 por lei municipal e faz parte do calendário oficial de eventos do município. Neste ano a Olimpíada Ambiental abordará o tema: “10 diretivas do Programa Município Verde Azul” e contará com atividades para alunos da educação infantil e do ensino fundamental, como arrecadação de materiais recicláveis e peças teatrais que serão realizadas entre agosto e novembro. “Para alunos do ensino fundamental também haverá a realização de jogos cooperativos, como corrida do saco, cabo de guerra e caça ao tesouro, além de futebol de salão masculino e feminino”, informa Edson Norberto Andrade, coordenador pedagógico de Educação Ambiental da Secretaria da Educação.

“Há um grande envolvimento das crianças nestas atividades o que demonstra a preocupação deles com o futuro do nosso meio ambiente”, afirma o secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Gobbi e Silva.

O projeto Olimpíada Ambiental foi reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente como projeto inovador, sendo finalista do sétimo prêmio Melhores Práticas de Sustentabilidade, cuja premiação está prevista para o dia 23 de agosto, em Brasília.

Pau-Brasil será plantado em rotatória da Avenida 32-A com a Rua 3-A

A prefeitura de Rio Claro por intermédio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção realizará na próxima semana o plantio de um Pau-Brasil na rotatória da Avenida 32-A com a Rua 3-A, bairro Vila Alemã.

O plantio será feito no mesmo local onde estava uma árvore de espécie Nogueira, removida na manhã desta sexta-feira (10). De madeira mole e com mais de 40 anos, a árvore estava seca e representava perigo a pedestres e motoristas. “O local irá receber uma muda de Pau-Brasil, madeira de lei, que servirá de lembrança de que ali se inicia a Avenida Brasil, uma das principais vias de Rio Claro”, comenta o direto municipal Tadeu Olivetti.

Para a realização da remoção da Nogueira o trecho não precisou ser interditado. “A remoção aconteceu de forma tranquila”, conclui Tadeu.

Neste ano a Prefeitura plantou 22 Ipês amarelos no canteiro central da Rua 17JN, situado em frente ao Jardim das Nações II. No ano passado foram plantados mais de sete mil árvores em Rio Claro na recuperação de nascentes e áreas desmatadas, além do plantio de mudas que foram solicitados pela comunidade.

Cinema infantil será atração em bazar no Lago Azul

O Coletivo de Mães Empreendedoras de Rio Claro realiza nesse sábado (11) mais uma edição de seu bazar. O evento será em área coberta do Lago Azul, ao lado da Avenida 42. Artesanatos e produtos culinários, inclusive veganos, estão entre os itens comercializados e para entreter crianças e adultos haverá exibição de filmes em estrutura especialmente preparada para atender o público. A entrada é gratuita.

“É importante incentivarmos o empreendedorismo, e neste caso ainda com o diferencial de uma atividade pensada para as mães, tanto as expositoras como as clientes”, observa Paula Silveira Costa, presidente do Fundo Social de Solidariedade, que juntamente com a Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Silvicultura apoia o evento. “O bazar possibilita a essas mães visibilidade para a comercialização dos produtos, diante disso nos empenhamos para que elas tivessem um local para realizar a atividade”, destaca Emílio Cerri, secretário da Agricultura.

O bazar completou um ano e vem se fortalecendo, possibilitando geração de renda para as participantes. “Certamente a disponibilização de espaço para a realização do bazar foi fundamental para que conseguíssemos o crescimento que temos alcançado”, afirma Ana Nogueira, da organização do bazar. Atualmente são 30 mães que participam do Coletivo, que tem como diferencial realizar um evento pensado para atender as mães. Ana explica que essa era uma necessidade de quem trabalha com o empreendedorismo, ter no local do bazar estrutura para que as crianças pudessem acompanhar as mães no trabalho e ao mesmo tempo se divertirem. “Isso dá tranquilidade para as mães trabalharem e também é um atrativo a mais para as mães que querem prestigiar o bazar, o que se torna o grande diferencial da nossa atividade, além da qualidade dos produtos”, acrescenta.

Peças em crochê, patchwork, chinelos decorados, itens em biscuit são algumas das opções de artesanato encontradas na feira. No setor de alimentação são vendidos salgados, massas, pães e bolos.

No cinema que será montado no local filmes serão exibidos em programação realizada ao longo de todo o evento. Às 10 horas a sessão será de Cegonhas; às 13 horas Jake e os piratas; às 13h50 Meu Malvado Favorito 3; e às 16h20 Patrulha Canina. Outro atrativo do Bazar será contação de histórias às 15h30. Para as crianças haverá brinquedo inflável em que poderão brincar de graça.

Fim de semana tem 14 postos de vacinação antirrábica

Neste final de semana a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Claro dará continuidade à Campanha de Vacinação Antirrábica em cães e gatos. Para que todos tenham acesso ao serviço, o Centro de Controle de Zoonoses ampliou neste ano o número de postos onde as doses estarão disponíveis. Quase seis mil animais já foram imunizados desde o início da vacinação urbana em 22 de julho, mas ainda existem muitos outros que precisam receber a vacina.

Os vacinadores pedem aos proprietários de gatos que forem até os locais indicados para aplicação da antirrábica que levem seus animais em caixas de transporte e de preferência com coleira peitoral, para evitar fugas. Também é importante apresentar a carteirinha de vacinação de cães e gatos para que a dose aplicada seja registrada e assim facilitar o controle da vacinação do animal.

O atendimento para vacinar cães e gatos neste final de semana em Rio Claro será feito das 9h às 16h, em 14 postos: no sábado (11) – Praça em frente à Padaria Claret, Rua 14entre avenidas 12 e 14, Jardim Claret; Cemitério São João Batista, Rua 16 entre avenidas 19 e 23, Consolação; Escola Antonio Maria Marrote, Rua 17BE entre avenidas 29 e 31, Bairro do Estádio; Praça Jardim Mirassol, Avenida 4 entre ruas 22 e Rua 23, Jardim Mirassol; Jardim Maria Cristina, Avenida 18JC entre ruas 9JC e 11JC; USF Benjamin de Castro, Avenida 8JC com Avenida 10 JC, Jardim Centenário; e Terreno do Jardim Paulista I, Rua 30 com Avenida 13, Jardim Paulista I; e no domingo (12) – na UBS Cervezão, Avenida M 17A com Rua M 9; Escola Victorino Machado, Avenida M27 com Rua M9, Parque das Indústrias; Praça da Igreja Imaculado Coração de Maria, Rua M7 entre Avenidas M23 e M25, Parque das Indústrias; Lagoa Seca, Avenida M21 com Rua M18, Cervezão; Escola Antônio Sebastião da Silva, Rua M17 entre avenidas M25 e M27, Parque das Indústrias; Praça da Igreja Assembleia de Deus, Rua M20 com Rua M22, Jardim Ipanema; e na USF Panorama, Avenida 64PA com Rua 24 PA, Recanto Paraíso.

Sábado tem Feira Vegana com adoção de animais

A feira vegana Só Tem Alface, que será realizada em Rio Claro no sábado (11) das 12 às 21 horas na Central de Agronegócios, terá como uma das atrações evento de adoção de animais organizado pela prefeitura, por meio do departamento de Proteção Animal (DPA), vinculado à Secretaria do Meio Ambiente. O evento de adoção está previsto para ser realizado das 13 às 15 horas. Realizada pela Univegan e pelo “Mas nem peixinho?”, a feira vegana tem apoio da secretaria municipal da Agricultura e terá entrada gratuita.

De acordo com o departamento municipal, serão colocados para doação cerca de 15 animais entre cães e gatos adultos, todos vacinados, castrados e vermifugados, aptos para a adoção. Os interessados devem comparecer munidos de documento pessoal e comprovante de endereço para uma entrevista, inclusive com uma visita da equipe departamento de Proteção animal à casa do possível adotante para verificar as condições do local para abrigar o animal de estimação.

“Também orientaremos a respeito da posse responsável, que pressupõe consciência e planejamento em relação a todos os cuidados necessários ao animal durante toda a vida”, informa Giselle Pfeifer, diretora do departamento de Proteção Animal.

A feira vegana Só Tem Alface contará com mais de 30 expositores de produtos veganos de todo o estado. O objetivo é informar e conscientizar a respeito do veganismo, com a realização de diversas atividades, além de ajudar organizações não-governamentais (ONGs) que atuam na proteção e resgate de cães e gatos da cidade. Durante o evento também serão arrecadadas doações de ração para a ONG VVA e para o grupo Bicho é Vida.

Além deste evento de adoção, os interessados em adotar também podem visitar o Canil Municipal, que abriga cerca de 120 animais entre cães e gatos, todos vacinados, castrados e vermifugados. Localizado na Avenida das Indústrias, sem número, no Distrito Industrial, o canil abre de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, e aos sábados, das 8 às 12 horas. Aos domingos e feriados, as visitas são feitas somente mediante agendamento, através do telefone 3532-4115, cujo atendimento é feito em horário comercial. O Canil Municipal possui fanpage no Facebook (www.facebook.com/canilrioclaro) e um perfil no Instagram (@canilrioclaro).

A prefeitura de Rio Claro oferece ainda castração gratuita de cães e gato no Centro de Controle de Zoonoses, com agendamento pelos telefones 3535-4441 ou 3533-7155. Mais informações sobre adoção podem ser obtidas no telefone 3532-4115.

Prefeitura leva cinema de graça aos bairros

A prefeitura de Rio Claro, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, está levando entretenimento de forma lúdica e descentralizada aos usuários dos serviços do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e das organizações da sociedade civil. Durante este mês, os usuários poderão assistir a filmes no cinema móvel do Cine Alegria. As atividades estão sendo realizadas nos territórios, através dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Na quinta (9), o público do Cras Jardim Independência e SCFV PróJovem assistiu a animação “O Touro Ferdinando”. “O intuito é apresentar filmes voltados para o contexto das obras de entretenimento com o objetivo de promover integração intergeracional no espaço, ou seja, a troca de experiências e convívio entre crianças, adultos e idosos”, explica a secretária do Desenvolvimento Social, Érica Belomi.

Nesta sexta-feira (10) o filme “O Touro Ferdinando” foi novamente exibido, dessa vez para o público do Cras e SCFV Brasília. A próxima sessão será realizada na segunda-feira (13) quando o público do Cras Terra Nova e projeto Claretiano vai se divertir com a animação “Viva – A vida é uma Festa”. O mesmo filme será exibido na quinta-feira (16) para usuários do Cras Bonsucesso, Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais do Brasil (Adra) e Arte e Vida.

O filme “Pai em Dose Dupla II” será atração na região do Cras Terra Nova no dia 18 de agosto (sábado).  A animação “O Touro Ferdinando” será exibida no dia 23 (quinta-feira) para os usuários do Cras Panorama e União dos Amigos (Udam +). Em 24 de agosto será a vez das crianças e adolescentes do Cras Mãe Preta, SCFV Bandeirantes e Flores e Educandário Santa Maria Goretti assistirem ao longa animado “Big Pai, Big Filho”. As sessões de cinema são realizadas de manhã e à tarde com distribuição de pipoca e algodão doce.