Dnit passa ao município bens que estão em área da ferrovia

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) passou ao município de Rio Claro a posse definitiva dos bens que estão em área da ferrovia, nas imediações das antigas oficinas de vagões. O documento de transferência, datado de 4 de setembro, foi assinado por Luciano Sacramento, coordenador geral de Patrimônio Ferroviário do Dnit. A prefeitura vai avaliar os equipamentos para decidir o que será feito com o material. A ideia é verificar eventual aproveitamento dos bens na infraestrutura municipal e colocar à venda em leilão o que não puder ser reaproveitado.

Nesta quarta-feira (5), Renan de Oliveira Teixeira e Pedro Henrique Mello Pereira, técnicos do Dnit, e Robson Faria, supervisor da Companhia Paulista de Obras e Serviços (CPOS), estiveram no local acompanhado do prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. Prefeitura, Dnit e CPOS estão estudando a melhor forma de resolver o problema e diminuir os transtornos para a comunidade.

“O ideal é a transferência definitiva das oficinas para o Jardim Guanabara, mas enquanto isso não acontece estamos buscando alternativas para minimizar o problema”, destaca Juninho. “Queremos dar uma destinação final para a área de maneira que seja favorável ao município”, acrescenta.

A retirada dos equipamentos em desuso e a limpeza da área são passos importantes que podem facilitar a venda do terreno, de propriedade da CPOS, localizado entre as ruas 3-A e 3-B próximo à Avenida 24-A. A companhia já manifestou interesse em vender o lote, tão logo consiga a documentação do espaço junto ao Dnit, processo que está em andamento.

Vale lembrar que a prefeitura discute com a CPOS a diminuição da altura do antigo paredão da Fepasa na Avenida 22-A. Outra ação que vem sendo projetada é a transferência das oficinas de vagões da região central para o Jardim Guanabara. O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTA), primeira etapa do processo de transferência, já está sendo realizado.

Juninho quer acelerar obras no Museu Histórico

A prefeitura de Rio Claro quer maior agilidade no andamento da restauração do Museu Histórico e Pedagógico Amador Bueno da Veiga, que está em obras há quase oito anos. O assunto é tema de reunião marcada para próxima segunda-feira (10) entre o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, e representantes da empresa que realiza a obra. “Esse trabalho está se arrastando e o ritmo lento vem há muito tempo deixando a população descontente”, comenta o prefeito Juninho. “Já passou da hora de se concluir a restauração e devolver esse patrimônio à sociedade rio-clarense”, acrescenta.

Juninho vistoriou a obra na quarta-feira (5). O projeto que está em andamento prevê a restauração das características externas originais do prédio e mudanças na parte interna. A esse respeito, a secretária de Cultura, Daniela Ferraz, que acompanhou o prefeito na vistoria, aponta a necessidade de se fazer alterações para que o interior do prédio fique mais adequado às necessidades do público e da equipe de trabalho do museu. “Há vários problemas de funcionalidade no projeto, que deixou o interior do museu sem área para setor administrativo, recepção, sala para monitores, reserva técnica, guarda-volumes e outros”, cita.

A restauração do Museu Histórico de Rio Claro, que está sendo feita com recursos do governo federal, por intermédio do Ministério do Turismo, vem sendo realizada desde 2011. O prédio centenário pegou fogo em 2010.

Construído em 1863, o prédio do museu é um bem tombado como patrimônio da União e fica na Avenida 2 com a Rua 7, no Centro. O acervo do museu, que está guardado e será transferido para o prédio, tem itens que pertencem ao município e outros que são do governo do estado.

Idosos terão semana de orientações jurídicas sobre direitos e cidadania

O Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc) fará em Rio Claro neste mês a primeira Semana de Atendimento ao Idoso. O Cejusc é especializado em atendimento ao público para a solução de conflitos na esfera judiciária e em orientação sobre cidadania.  A semana especial dedicada aos idosos, marcada para 17 a 21 de setembro das 10 às 16 horas, tem apoio da prefeitura, que cedeu o Auditório 1 do Núcleo Administrativo Municipal (NAM) para a atividade.

A iniciativa é voltada a todas as pessoas a partir de 60 anos. O atendimento será gratuito e inclui designações de audiências pré-processuais, orientações sobre cidadania, encaminhamentos a órgãos públicos como Juizado Especial Civil, Procon, Juizado da Fazenda Pública, Poupatempo e INSS, e atendimento nas áreas dos direitos civil, da família, do consumidor e tributário.

O juiz coordenador do Cejusc Rio Claro, Wagner Carvalho Lima, observa que o país está envelhecendo e que são as ações de hoje que vão garantir no futuro um país com melhores condições de vida para os idosos.  “Temos que olhar e agir com mais atenção para com os idosos e garantir vida digna a essas pessoas, com melhor assistência nos aspectos pessoal, afetivo, de saúde, educação e todos os demais”, salienta o Dr. Carvalho Lima, que é juiz da 1ª Vara da Família e Sucessões.

Uma série de atividades paralelas está sendo preparada pelos organizadores para o público da primeira Semana Cejusc de Atendimento ao Idoso, que deverá ter aferição de pressão arterial e procedimentos estéticos gratuitos. O Procon e a Defensoria Pública devem ter equipes fazendo atendimento e orientações durante o evento.

“Essa iniciativa também tem o objetivo de ampliar a divulgação do Cejusc entre a comunidade”, esclarece o chefe judiciário do Cejusc, Carlos Rogério Guolo. “A terceira idade geralmente tem dificuldade para encontrar orientação em temas relativos aos seus direitos e, com essa semana dedicada a ela, vamos ao mesmo tempo auxiliar e conhecer melhor as necessidades desse público”, comenta.

O secretário dos Negócios Jurídicos da prefeitura, Rodrigo Ragghiante, destaca o público-alvo escolhido pelo Cejusc para esse atendimento especial. “É uma iniciativa muito válida, que reafirma o empenho do Cejusc em facilitar o acesso à Justiça para o cidadão, especialmente o idoso”.

O Cejusc existe em Rio Claro há seis anos e hoje conta com 19 conciliadores. Fica na Rua 7, 830, segundo andar, entre as avenidas 5 e 7, Centro. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira das 9 às 17 horas. O telefone é 3524-4722, ramal 246.

Já o Núcleo Administrativo Municipal (NAM), onde será realizada a primeira Semana Cejusc de Atendimento ao Idoso, de 17 a 21 de setembro, no Auditório 1, fica na Rua Dr. Eloy Chaves, 3265, Alto de Santana.

Quintetos de Quinta tem Banda dos Ferroviários nesta semana

A Banda União dos Artistas Ferroviários é atração nessa quinta-feira (6) na programação Quintetos de Quinta no Casarão da Cultura. A apresentação está marcada para as 20 horas e tem entrada gratuita. A agenda cultural deste mês, organizada pela Secretaria Municipal da Cultura, tem ainda várias outras opções gratuitas para a população.

“Até dia 14 o público pode conferir exposição do artista plástico Felipe Senatore, no Casarão da Cultura, e ao longo do mês haverá também apresentações de música, teatro e cinema abertas à comunidade”, observa Daniela Ferraz, secretária da Cultura.

Na terça-feira (11), no Centro Cultural, haverá mostra de cinema infantil a partir das 14 horas. Cinema também será atração na terça-feira (12), quando será realizado no Casarão da Cultura Mostra de Cinema: Um lugar ao sol, a partir das 19h30. Exposição Minhas Histórias, por Paulo Rocha, poderá ser vista de 18 a 28 de setembro, no Casarão da Cultura. No dia 20, mais música, com Thereza Alves no Samba no Casarão, a partir das 19h30.

Organização e Manutenção de áreas de Guarda será tema de atividade nos dias 26 e 27 no Casarão da Cultura. No dia 28 a Banda dos Ferroviários leva ao Centro Cultural “Michael Jackson Sinfônico”, a partir das 20 horas.

O espetáculo teatral “A ira do Narciso” será encenado no dia 29, no Centro Cultural. O evento musical Fortalecendo a Cena deste mês será na levada no reggae, no dia 30 das 17 às 22 horas. A programação inclui ainda feira de troca e doação de livros nos dias 16, 23 e 30, respectivamente nos bairros Jardim Novo, bloco Polônia no Jardim das Nações e bloco Alemanha no Jardim das Nações.

bagulho não terá atividade no feriado de sexta-feira e nem no sábado.

Ecopontos abrem das 8 às 17 horas na sexta-feira

Os ecopontos de Rio Claro ficarão abertos em horário especial no feriado do Dia da Independência. Na sexta-feira (7) o serviço poderá ser utilizado das 8 às 17 horas. No sábado (8) o serviço atende em horário normal, das 8 às 20 horas. Aos domingos os ecopontos não abrem.

Nos ecopontos podem ser depositados até um metro cúbico de galhos, restos de podas de árvores e entulhos de materiais de construção; móveis, eletrodomésticos, madeiras MDF, colchões e outros objetos velhos; pilhas e materiais recicláveis, lâmpadas e óleo de cozinha. Lixo orgânico, hospitalar e de empresas não são aceitos nos ecopontos, pois têm outros modelos de descarte.

Os seis ecopontos estão nos bairros São Miguel (anel viário, perto da Avenida 62A), Inocoop/Guanabara (Avenida Tancredo Neves com a rodovia Fausto Santomauro), Jardim Figueira (Avenida 54 em frente à Rua 27), Jardim das Palmeiras (Avenida 3JP, ao lado da Estação de Tratamento de Esgoto), no Cervezão (Rua 6A, Avenida M21) e Jardim São Paulo (Rua 1A).

A coleta de lixo domiciliar será normal em Rio Claro na sexta-feira e no sábado. A coleta seletiva de lixo não passa na sexta-feira, mas trabalha normalmente no sábado (8). O calendário da coleta seletiva pode ser consultado no site da prefeitura, no endereço www.rioclaro.sp.gov.br, no link “Serviços”. O caminhão da operação cata bagulho não terá atividade no feriado de sexta-feira e nem no sábado.

Coleta de lixo será normal em RC no feriado prolongado

O feriado  do Dia da Independência do Brasil não vai afetar a coleta de lixo domiciliar em Rio Claro. O serviço será realizado normalmente na sexta-feira (7) e no sábado. Os moradores de bairros onde há coleta nesses dias podem colocar o material para ser recolhido normalmente. Aos domingos, não há coleta de lixo domiciliar.

Os ecopontos também abrem no feriado de sexta-feira e atenderão das 8 às 17 horas. Já os serviços de cata bagulho e coleta seletiva não terão atividade na sexta-feira.

Feira Corujão tem edição normal no feriado de sexta-feira

Mesmo com o feriado do Dia da Independência, a Feira Corujão de Rio Claro terá edição normal nessa sexta-feira, dia 7, a partir das 17h30. A Feira do Produtor Rural é referência para consumidores que procuram produtos de qualidade, agroecológicos, com preços acessíveis.

Além das sextas-feiras, a Feira Corujão tem edições às terças-feiras, sempre na Central do Agronegócio de Rio Claro, antigo Espaço Livre da Vila Martins, na Rua 3-A com Avenida 46-A.

Frutas, verduras, legumes e ovos são alguns dos produtos comercializados, assim como pó de café, colhido, selecionado, torrado e moído pelo próprio produtor, mel puro, cachaças, licores artesanais e vários outros itens.

Além de bons preços, a Feira Corujão também virou espaço de convivência frequentado semanalmente por centenas de pessoas. Em datas especiais a feira também é palco de atrações culturais para toda a família.

Daae mantém plantão telefônico durante o feriado

O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro terá alterações no expediente na sexta-feira (7) devido ao feriado do Dia da Independência. O atendimento presencial será feito até a quinta-feira (6) às 15 horas, no balcão de atendimento na Avenida 8-A, no bairro Cidade Nova.

Na sexta-feira (7), sábado e domingo o Daae não abre, mas fará atendimento telefônico pela linha 0800-505-5200, das 7 às 19 horas. O atendimento presencial será retomado na segunda-feira (10).

Farmácia Todo Dia atende no feriado e fim de semana

O programa Farmácia Todo Dia de Rio Claro fará atendimento normal no feriado de sexta-feira (7). As unidades ficam no Bairro do Estádio (Avenida 29, 1.311, anexa à Unidade Básica de Saúde) e Cervezão (na Rua M-9, número 50, vizinha à UPA do Cervezão). Ambas, que também ficam abertas aos sábados e domingos, atendem das 8 às 17 horas.

O programa Farmácia Todo Dia foi criado pela prefeitura no ano passado para que a distribuição gratuita de remédios não fique restrita aos dias úteis de semana, proporcionando mais comodidade aos usuários e agilidade no atendimento. A iniciativa faz parte do programa Mais Saúde, com uma série de outras ações e investimentos voltados à melhoria do setor.

Os medicamentos distribuídos gratuitamente nas unidades do programa Farmácia Todo Dia são destinados exclusivamente aos pacientes que apresentarem receita prescrita por médico.

Além das unidades do Farmácia Todo Dia, as duas UPAs terão funcionamento normal durante todo o fim de semana prolongado.

UPAs do Cervezão e Bairro do Estádio atendem durante feriado

No feriado de sexta-feira (7), além do sábado e domingo, o atendimento médico na rede municipal de saúde de Rio Claro será feito nos plantões 24 horas do setor de saúde da prefeitura. Quem precisar de cuidados nessa área deve procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Cervezão, na rua M-9, 66, telefone 3533-7272, ou a UPA do Bairro do Estádio, na Avenida 29, entre ruas 12 e 13, telefone 3522-1818.

Além das UPAs, na sexta-feira, a rede municipal de saúde também atenderá emergências psiquiátricas, 24 horas, no Centro de Atendimento Psicossocial (Caps III), localizado na Rua M-9, 50, vizinho à UPA do Cervezão. Os telefones são 3525-4940 e 3525-4941. Além disso, o Samu atende emergências 24 horas durante todo o fim de semana prolongado.