Boxeadores argentinos participam de intercâmbio em Rio Claro

A partir de sábado oito boxeadores de Buenos Aires desembargam em Rio Claro para participar de um intercâmbio promovido pela equipe MM Boxe. Os esportistas integram o Clube Social e Esportivo La Cultura Del Barrio, com sede no bairro da capital Argentina, Villa Crespo. Na segunda-feira (10), às 20h30, acontece debate sobre Esporte Popular com a participação dos argentinos, que levarão aos participantes um pouco da experiência adquirida. O evento será na MM Boxe, à Rua 1B, nº 357, com entrada aberta ao público. A equipe MM Boxe conta com apoio da prefeitura por intermédio da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Setur).

Esta não é a primeira vez que o município conta com a vinda de boxeadores internacionais. Em outras ocasiões Rio Claro já recebeu também boxeadores da Itália, Finlândia e Bolívia.

Para o titular da Setur, Ronald Penteado, esta será uma importante experiência para os atletas e interessados na modalidade. “Com certeza será uma oportunidade para troca de experiências de ambas as partes”, observa.

Breno Macedo, treinador da MM Boxe e um dos idealizadores do intercâmbio, explica que, em novembro do ano passado, boxeadores rio-clarenses integraram a equipe de brasileiros que visitou o Clube Social e Esportivo La Cultura Del Barrio, na Argentina. Desta vez, são os argentinos que vêm ao Brasil.

No roteiro dos atletas portenhos estão academias e projetos que atuam com trabalho semelhante ao desenvolvido pelo Clube La Cultura Del Barrio. Em Rio Claro irão conhecer a MM Boxe, além de academias em São Paulo e no Rio de Janeiro, na favela do Vidigal.

“O La Cultura Del Barrio tem como lema ‘Uma outra forma de esportes é possível’, combatendo qualquer forma de discriminação em seu espaço, como o racismo, xenofobia e LGBTfobia. Esta é a mesma linha ideológica seguida pela MM Boxe, que desenvolve um trabalho social e esportivo em Rio Claro desde 2003”, afirma Macedo. O treinador acrescenta que o Clube Social e Esportivo argentino oferece aulas de boxe, muaythai, defesa pessoal feminista, yoga e dança afro, entre outros estilos.

Ato cívico marca o 7 de Setembro em Rio Claro

Rio Claro comemora o 7 de Setembro com ato cívico no paço municipal. A solenidade será nesta sexta-feira (7) às 9 horas. Faixas em verde e amarelo e bandeiras, incluindo a do Brasil, do estado de São Paulo e de Rio Claro, enfeitam o espaço em menção à Semana da Pátria.

Autoridade civis e militares participarão do ato, que terá a entrada das bandeiras, realizada por soldados do Tiro de Guerra, e apresentação do coral da Guarda Mirim. Durante a solenidade do Dia da Independência haverá execução dos hinos Nacional, de Rio Claro e da Independência.

Samu de RC realiza 2ª Semana de Educação em Atendimento Pré-Hospitalar

Estão abertas as inscrições para a segunda edição da Semana de Educação em Atendimento Pré-Hospitalar de Rio Claro. O evento será realizado nos dias 18, 19 e 20 e é realizado pela prefeitura, por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail samu2018.inscrições@gmail.com. O ingresso será um litro de leite ou um brinquedo novo, que serão doados a instituições do município.

A Semana de Educação em Atendimento Pré-Hospitalar é direcionada a profissionais e estudantes da área. O evento será realizado no Teatro “Professora Felícia Alem Alam”, no Centro Cultural “Roberto Palmari”, na Rua 2, 2880, Vila Operária. Nos três dias o evento começará às 19 horas.
No primeiro dia do encontro, o cirurgião Paulo Cesar Espada falará sobre “Tratamento do choque hemorrágico no trauma – coagulopatia hipotensão permissível”. O palestrante é cirurgião responsável pela equipe de cirurgia do trauma do Hospital de Base de São José do Rio Preto.

No dia 19 a enfermeira Maria Aline Conceição Silva, pós-graduanda em enfermagem psiquiátrica na USP de Ribeirão Preto, falará sobre “Comportamento suicida – manejo e prevenção”.

No último dia do evento, 20 de setembro, o ginecologista e mastologista do Instituto de Oncologia da Santa Casa de Rio Claro, André Corrêa, fará a palestra com o tema “Atendimento pré-hospitalar em ginecologia e obstetrícia”.
Os serviços de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) foram desenvolvidos para garantir ações médicas de urgência que incluem deslocamento até acidentes ou eventos clínicos. No Brasil, a principal modalidade desse serviço é o Samu.

Além de fornecer um sistema de transporte, o APH permite o primeiro atendimento no local onde o problema se desencadeia, antes de o paciente ser levado a um serviço médico. Trata-se de uma abordagem multidisciplinar, pois envolve a ativação pública do sistema por ligação telefônica, a partir da qual o médico regulador aciona ambulâncias com equipes básicas ou avançadas.

O Samu é acionado pelo telefone 192 em casos de problemas cardiorrespiratórios, acidentes de trânsito, queimaduras graves, intoxicação, em crises hipertensivas, em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto, em caso de choque elétrico severo, tentativas de suicídio, casos de afogamento e de acidente com produtos perigosos. O Samu também atua na transferência inter-hospitalar de pacientes com risco de morte.

Ponte de ferro irá atender pedestres e carros em Batovi

Boa notícia para os moradores e pessoas que transitam pela região de Batovi, em Rio Claro. Além de pedestres, a ponte de ferro no distrito também poderá ser usada por veículos de pequeno porte. A liberação foi confirmada ao prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, pelos técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). “Conseguimos apoio do Dnit para que a estrutura seja usada por pessoas a pé, ciclistas e condutores de veículos de pequeno porte”, informa Juninho. Veículos de grande porte, como caminhões, não poderão utilizar a ponte. A alternativa nesses casos continuará sendo a Estrada Velha que liga o bairro Bonsucesso ao distrito de Batovi, ou a SP-191, que liga Rio Claro a Araras.

A prefeitura já iniciou o trabalho de terraplenagem para fazer os acessos às duas cabeceiras da ponte. A próxima etapa será realizar as adequações no piso da ponte,  que é feito de chapas de aço e apresenta algumas avarias.

“Faremos as adaptações nos acessos para que não haja trânsito de caminhões na ponte de ferro em Batovi e, no piso, para garantir a segurança de quem for passar pelo local”, reforça o secretário municipal de Obras, Paulo Roberto de Lima, que na quinta-feira (6) vistoriou a ação da prefeitura na local junto com o vereador Julio Lopes. O legislador vinha defendendo o uso da ponte de ferro e fez solicitações para que o município estudasse essa alternativa. “Há seis anos venho trabalhando para a reativação dessa ponte, que é um patrimônio histórico sendo agora resgatado pela prefeitura”, comenta.

Antigamente a ponte de ferro era usada pela ferrovia, mas está há anos sem uso. Com estrutura em bom estado, será utilizada como alternativa à ponte de madeira que foi removida a 100 metros dali, por estar condenada. Para averiguar a possibilidade de uso da ponte de ferro, ainda em agosto a Secretaria Municipal de Obras providenciou limpeza do piso. Confirmada a possibilidade, o prefeito Juninho conversou pessoalmente com o diretor do Dnit, Charles Magno Beniz, pedindo a liberação da ponte. Em Rio Claro nesta semana, os técnicos do Dnit foram ao local e aprovaram as ações que a prefeitura está realizando no sentido de aproveitar a estrutura.

Prefeitura providencia 3.000 vagas em creches e escolas

A prefeitura de Rio Claro vem trabalhando para ampliar o número de vagas nas escolas e creches da rede municipal de ensino. A abertura de novas vagas tem sido feita por meio de ampliações e construções de unidades educacionais. Esse trabalho tem dado resultados positivos. O governo municipal contabiliza 3.015 novas vagas distribuídas em creche, pré-escola, ensino fundamental, projetos e salas de recursos multifuncionais.

Parte dessas vagas já foi preenchida e o restante será oferecido pelas novas escolas em construção ou com projeto em andamento. “Em menos de dois anos de governo estamos criando essas três mil vagas para as crianças da nossa cidade. É um momento histórico e uma conquista importante para a comunidade, especialmente para as mães que agora podem ir tranquilas para o trabalho”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

Das 3.015 vagas, 823 já foram preenchidas. São 555 vagas em creches, 135 em pré-escola, 100 em projetos do ensino fundamental e 33 em salas de recursos multifuncionais. Das 555 vagas criadas em creches, 305 foram abertas em escolas existentes e 250 em novas escolas. Uma delas é a creche construída pela prefeitura no bairro Terra Nova que foi inaugurada em julho deste ano e atende 130 crianças de zero a três anos de idade. As outras 120 vagas foram abertas na Escola Municipal “Jardim Esmeralda”. “Essas conquistas mostram que a educação é uma das prioridades da nossa administração. Acredito que quanto mais escolas construirmos menos presídios teremos”, afirma Juninho.

As demais vagas, 2.192, serão nas abertas nas escolas em construção ou com projetos de construção em andamento. Serão 1.560 vagas de ensino fundamental nas duas escolas que estão sendo construídas nos bairros Jardim Novo e Benjamin de Castro. Em breve terá início a construção de uma creche no Jardim Araucária para atender 92 crianças em período integral ou 184 crianças em período parcial. A prefeitura também tem convênios assinados para construir mais três creches com 180 vagas cada, totalizando 540 novas vagas.

“Estamos procurando atender as áreas de maior demanda por vagas, como é o caso das regiões do Jardim Novo e Araucária, onde moradias foram entregues sem os equipamentos públicos necessários”, explica o secretário municipal da Educação, Adriano Moreira. “Com escola perto de casa, as crianças terão maior comodidade e conforto, e a prefeitura terá economia no transporte”, acrescenta.

Os investimentos no setor de educação não se resumem apenas à ampliação de vagas. A prefeitura tem trabalhado para melhorar a infraestrutura das escolas. Desde janeiro do ano passado, a prefeitura já realizou 34 intervenções em escolas, entre reformas e ampliações. Algumas obras já foram concluídas e outras estão sendo executadas ou com processo em andamento.

Unidade móvel de artes do Sesi será transferida para região norte de RC

A temporada da unidade de artes e cultura do Serviço Social da Indústria (Sesi) em Rio Claro será ampliada. Até domingo (9) a estrutura fica no Jardim das Nações, região sul do município, e a partir do dia 18 a unidade estende presença no município levando as atividades para o Cervezão, na região norte. A informação foi confirmada na quinta-feira (6) pela prefeitura, por meio da Secretaria da Habitação, parceira do Sesi na vinda da unidade móvel para o município.

“Ficamos muito felizes em poder ampliar este atendimento, conseguindo com o Sesi que a unidade fique mais tempo, facilitando o acesso à cultura também para os moradores da região norte”, afirma o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

Desde 28 de agosto, quando começou a atender no Jardim das Nações, cerca de mil pessoas utilizaram os serviços oferecidos na unidade. “O resultado tem sido muito positivo, tanto no que se refere ao número de pessoas como à qualidade do material oferecido a elas”, informa Anderson Golucci, secretário da Habitação.

A estrutura móvel conta com vários atrativos, entre eles cinema, biblioteca, gibiteca, contação de histórias e acesso a computadores. A unidade está na esquina da Rua 18 com a via Marginal, em frente ao Cras Terra Nova, próxima aos bairros Jardim Novo, Guanabara, Palmeiras e Jardim Brasília. “São várias opções culturais num único lugar, com toda a estrutura à disposição da comunidade”, acrescenta Golucci.

Na unidade móvel está disponível acervo com mais de três mil volumes sobre arte e cultura e mais de dois mil quadrinhos. Obras virtuais desenvolvidas em linguagem eletrônica e exibição de filmes nacionais, internacionais e animações também estão na lista de atrativos da unidade cultural. Além disso, no local é possível consultar acervo de música de artistas brasileiros e estrangeiros. Há ainda acesso a computadores e tablets.

O atendimento no Jardim das Nações nessa sexta-feira, sábado e domingo será das 9 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

Inscrições para curso de manipulação de alimentos

A Fundação Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, irá oferecer novamente o curso de “Boas Práticas na Manipulação de Alimentos”. Para esta terceira turma do ano, as inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail nes@saude.rc.sp.gov.br ou pelo telefone 3525.4717. Estão sendo disponibilizadas 50 vagas.

A capacitação será ministrada pelos profissionais da Vigilância Sanitária nos dias 22, 23 e 24 de outubro das 13 às 17 horas no auditório I do NAM (Núcleo Administrativo Municipal), na Rua Dr. Eloy Chaves 3265, Alto do Santana.

O curso é direcionado principalmente a trabalhadores que manipulam alimentos em suas atividades, seja no comércio ou indústria. Os alunos receberão orientações a respeito de prevenção à contaminação alimentar, armazenamento, temperaturas e boas práticas para manipular os alimentos.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Djair Francisco, o objetivo do curso é garantir aos trabalhadores que manipulam alimentos o bom trabalho que permite oferecerem seus produtos com qualidade. “Garantindo a segurança alimentar, garantimos o cuidado com a saúde dos trabalhadores e da população”,  afirmou o secretário.

A segunda turma, também com 50 alunos, fez o curso no final de julho. A atividade teve o apoio do Núcleo de Educação em Saúde, Treinamento e Desenvolvimento (Nestd).

As chamadas “boas práticas” na alimentação estão definidas em resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa,  que estabelece regulamento técnico englobando procedimentos que devem ser adotados por serviços de alimentação a fim de garantir a qualidade higiênico-sanitária e a adequação de alimentos comercializados  à legislação sanitária.

Vacinas contra pólio e sarampo estão disponíveis nos postos até dia 14

Mesmo tendo ultrapassado a meta determinada pelo Ministério da Saúde de vacinar pelo menos 95% de 8.939 crianças, a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Claro alerta aos pais que ainda não vacinaram seus filhos que a campanha de vacinação contra poliomielite e o sarampo continua em todas as unidades do município. Segundo a mais recente prévia divulgada pela Vigilância Epidemiológica, o índice de crianças vacinadas em Rio Claro ultrapassou os 100% do número estimado pelo Ministério da Saúde. Porém, o setor de saúde alerta que podem haver crianças que ainda não foram vacinadas e não estão nessa estimativa do Ministério. Assim é importante que os pais vejam a carteira de vacinação de seus filhos, se está atualizada, e em caso de dúvida procurem o posto de saúde mais próximo.

Vale ressaltar que mais de 1.500 casos de sarampo já foram confirmados no País, segundo dados do Ministério da Saúde divulgados na quinta-feira. O levantamento, consolidado a partir de informações das secretarias estaduais, ainda apontou que 7.513 situações estão em investigação.

Embora Rio Claro não tenha registrado nenhum caso de sarampo, nem pólio, a Vigilância Epidemiológica alerta aos pais para que vacinem seus filhos que ainda não foram vacinados. As duas vacinas estarão disponíveis nos postos de saúde até o dia 14 de setembro, seguindo a prorrogação da campanha nacional.

Rio Claro ultrapassou a meta do Ministério e aplicou mais de 9 mil doses de vacinas contra a pólio e sarampo. A meta já havia sido ultrapassada com a realização, no sábado (1), de mais um Dia D de vacinação.

As aplicações no município continuam sendo feitas em todas as unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família. Os endereços podem ser consultados pela internet no endereço eletrônico http://www.saude-rioclaro.org.br/enderecos.htm.

Estão sendo vacinadas contra a poliomielite e contra sarampo crianças de 1 ano a 4 anos, 11 meses e 29 dias. A vacina tetra viral (contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela) está sendo aplicada apenas em crianças de um ano e três meses.

Os adultos que possuam apenas uma dose ou nenhuma da vacina tríplice viral devem procurar uma das unidades de saúde de Rio Claro para a atualização da carteira de vacina. A aplicação dessa vacina em adultos é feita regularmente nos postos de vacinação de Rio Claro durante todo o ano. Mais informações podem ser obtidas na Vigilância Epidemiológica pelo telefone 3532-3793.

Rio Claro recebe inscrições para o Fórum de Proteção Social

O município de Rio Claro está com inscrições abertas para o IV Fórum da Proteção Social Básica, que será realizado no dia 3 de outubro (quarta-feira), das 8 às 14 horas, no Centro Cultural “Roberto Palmari”. Os interessados em participar da atividade devem se inscrever no site www.assistenciasocial.rc.sp.gov.br/forum/. As inscrições podem ser feitas até o dia 2 de outubro. A participação é gratuita.

O evento será realizado pela prefeitura, através da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social. O fórum terá como tema “Acompanhamento das famílias do Paif” e dará ênfase à importância e às estratégias de acompanhamento das famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas pelos centros de referência em assistência social (Cras). “Queremos abordar o tema numa perspectiva de empoderamento e emancipação”, explica Érica Belomi, secretária municipal do Desenvolvimento Social.

O Fórum de Proteção Social terá início às 8 horas com credenciamento. Às 8h30 será realizada abertura e às 9 horas haverá apresentação cultural. Em seguida, às 9h10, a professora doutora Cristiane Lamin falará sobre o trabalho social com famílias no âmbito do Paif (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família). Após a palestra os participantes vão realizar trabalhos em grupos e elaborar propostas para serem desenvolvidas com as famílias nos territórios. A apresentação das propostas e trabalhos está marcada para as 12h40 e o encerramento para as 14 horas.

Árbitro da Série A do Campeonato Brasileiro vem a Rio Claro para atuar na decisão do Amador domingo

Árbitro Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza

O Campeonato Municipal de Futebol Amador Série Ouro vai conhecer o campeão da temporada 2018 neste domingo. Vasco da Gama e Boa Vista vão entrar no gramado do Estádio Augusto Schmidt Filho, o Schmidtão, a partir das 9 horas, para decidir quem vai comemorar o título neste domingo, 9/9.

Responsável pelo comando da partida na última quarta-feira, 5/9, na Arena Fonte Nova,  em Salvador (BA), em que o Bahia venceu o Sport por 2 a 0, Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza está confirmado como o árbitro da partida. A informação é da Liga Municipal de Futebol (LMF) que organiza o campeonato com apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Setur).

Entre os principais jogos em que ele atuou neste ano na Série A do Campeonato Brasileiro destaques também para: Atlético-PR x Grêmio, Botafogo x Atlético-MG; Flamengo x Sport; o clássico carioca Vasco da Gama x Fluminense; Flamengo x Paraná e Internacional x Sport. Marcelo de Souza também foi o árbitro da final do Campeonato Paulista deste ano entre Palmeiras x Corinthians.

Dentro das quatro linhas, a vantagem é do Vasco da Gama que garante o troféu de campeão em caso de empate por ter melhor campanha. Ao Boa Vista só resta partir para o ataque, a equipe precisa da vitória para reverter a situação e conquistar o tricampeonato.

No primeiro jogo, empate em 1 a 1. Douglas Cordeiro marcou para o Boa Vista enquanto Bruno Donizete fez a festa do lado da equipe Cruzmaltina. Dois atletas foram expulsos: Wellington (Boa Vista) e Henrique (Vasco da Gama) e por isso estão fora da decisão neste domingo.

A Liga Municipal de Futebol informa que para ter acesso ao Estádio Municipal, o Schmidtão, torcedores devem doar um quilo de alimento não perecível. A arrecadação será destinada às entidades da cidade.