Almoço do Fundo Social reúne mais de mil pessoas em Rio Claro

O almoço realizado no domingo (16) pelo Fundo Social de Solidariedade de Rio Claro foi sucesso de público. O evento reuniu aproximadamente 1.100 pessoas que puderam saborear um delicioso porco à paraguaia, prato principal do almoço acompanhado de feijão gordo, arroz, torresmo, farofa e salada.

A renda obtida com a venda das adesões será revertida para a festa de Natal das crianças, que será realizada no dia 9 de dezembro no Lago Azul. “Mais uma vez pudemos contar com a solidariedade das pessoas que prestigiaram o evento e vão nos ajudar a fazer a alegria de muitas crianças”, comenta Paula Silveira Costa, presidente do Fundo Social.

A comunidade tem sido solidária e participado dos eventos realizados pelo Fundo Social, que geram renda para o trabalho social desenvolvido pelo órgão. Em junho, foi realizada a Feijoada Solidária cuja renda foi destinada para equipar o setor de pediatria e a brinquedoteca da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Cervezão. “O poder público precisa de parcerias, por isso somos gratos à população que tem nos ajudado a atender aqueles que mais precisam”, destaca o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

A festa de Natal para as crianças será realizada no dia 9 de dezembro, das 10 às 16 horas.  O evento terá várias atrações, área de lazer com brinquedos, além de guloseimas para os pequenos.

Avenida 80-A ganha faixa elevada de pedestres

A prefeitura de Rio Claro está construindo faixa elevada para pedestres no cruzamento da Avenida 80-A com Rua 6 no Jardim Vilage. O serviço foi iniciado nesta terça-feira (18) por equipe da Secretaria de Obras, com base em projeto realizado pela Secretaria Municipal da Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário. A construção da faixa elevada atende solicitação da comunidade e também do vereador Rogério Guedes.

Por ter o mesmo nível da calçada, a faixa elevada auxilia na travessia dos pedestres, principalmente para quem tem dificuldades de locomoção. “O dispositivo visa proporcionar maior segurança para os pedestres no momento da travessia. Solicitamos aos motoristas que respeitam a faixa elevada e demais sinalizações de trânsito”, declara o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, destacando ainda que o pedestre também deve fazer a sua parte e ficar atento na hora de atravessar a rua.

“O modelo da faixa é similar aos equipamentos instalados na região central da cidade, próximo à rede bancária”, explica o secretário de Obras, Paulo Roberto de Lima. A faixa está sendo construída dentro das normas vigentes estabelecidas pelo Código Brasileiro de Trânsito. “Essa via tem grande fluxo de veículos e a faixa elevada irá contribuir para redução da velocidade, diminuindo o risco de acidentes”, afirma o vice-prefeito e secretário da Segurança, Marco Antonio Bellagamba.

Os trabalhos continuam nesta quarta-feira (19) para construção da faixa elevada no outro lado da via. Para executar o serviço, será necessário interditar o trânsito em trecho da Avenida 80-A, das 8 às 13 horas. Nesse período, quem trafega pela Rua 3-A, sentido Avenida José Felício Castellano, deve entrar na Rua 6, no Jardim Vilage, até a Avenida 76-A. No sentido oposto, a opção é virar na Rua 8 no semáforo, que estará desligado até a conclusão do serviço.

Esse é mais um investimento realizado pela prefeitura para melhorar o trânsito em Rio Claro. Outras intervenções já foram feitas como a instalação de semáforo no cruzamento da Avenida Tancredo Neves com a Rua 5 no Jardim Inocoop. Semáforos também foram instalados na Avenida 15 que passou a ter mão preferencial para diminuir o tempo de resposta de socorro às pessoas que buscam atendimento na Santa Casa de Misericórdia, Pronto-Socorro Municipal Integrado (PSMI) e maternidade. A prefeitura também construiu rotatória no cruzamento da Avenida 2-JF com Avenida M-25, no Jardim Floridiana. Recentemente onze pontos da cidade ganharam semáforos inteligentes. “Quando investimentos no trânsito, estamos agindo para salvar vidas”, ressalta o prefeito Juninho ao informar que novos investimentos serão feitos no setor, inclusive em ações de educação no trânsito.

Rio Claro realiza ações de prevenção contra a febre maculosa

Num trabalho preventivo que vem sendo realizado desde o início do ano, a prefeitura de Rio Claro está desenvolvendo uma série de atividades sobre a febre maculosa. O município não tem nenhum caso registrado da doença e o objetivo das ações é usar a informação como ferramenta de prevenção. “Houve ocorrências e óbitos em cidades próximas e por isso nosso Centro de Controle de Zoonoses está mobilizado”, explica a diretora municipal das Vigilâncias em Saúde, Paula Kannebley.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, tem equipe voltada para ações educativa e de informação que, entre outras atividades, aborda a febre maculosa em palestras e exposições, faz distribuição de material, desenvolve atividades lúdicas em escolas, empresas, projetos sociais, igrejas, entidades filantrópicas e unidades de saúde.

O trabalho é coordenado pela chefe de núcleo de Zoonoses, Solange Mascherpe, e pela agende de endemias Daiana Carolina Joaquim. A estimativa é de que de março a agosto de 2018, as atividades realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde chegaram a um público direto de aproximadamente 13 mil pessoas, o que, na avaliação da coordenação dos trabalhos, representa indiretamente um público aproximado de 60 mil pessoas.

Em várias situações do trabalho cotidiano do CCZ, o município tem aproveitado para fazer a orientação sobre o assunto. Exemplo é a vacinação de cães e gatos contra a raiva na região rural do município. Moradores de sítios, chácaras e fazendas, locais onde é mais comum a presença de carrapatos, receberam orientações sobre febre maculosa pelos agentes de endemias durante a aplicação de vacinas nos animais.

Além disso, profissionais das unidades básicas de saúde, unidades de saúde da família e as unidades de pronto atendimento estão recebendo reforço nas orientações sobre a prevenção e tratamento da febre maculosa.

Em junho, foram realizadas palestras para policiais ambientais de 46 municípios. Orientações também foram feitas durante as reuniões dos conselhos de segurança e para os bombeiros, entre outros públicos. O CCZ também tem agendamentos para atividades sobre a febre maculosa em sindicatos de produtores rurais, entidades dos cortadores de cana, escoteiros, bandeirantes, sipats de empresas, rede médica particular, concessionárias de rodovias, cooperativas médicas e outras.

Para agendamentos e mais informações, os telefones de contato são 3535-4441 ou 3533-7155.

Febre maculosa

A febre maculosa é uma doença infecciosa febril aguda, de gravidade variável, cuja apresentação clínica pode variar desde as formas leves e atípicas até formas graves, com elevada taxa de letalidade. É causada por uma bactéria do gênero Rickettsia (Rickettsia rickettsii), transmitida por carrapatos. O diagnóstico e tratamento precoce são essenciais.

Vacina antirrábica continua sendo aplicada gratuitamente pela prefeitura

Mesmo após o término da campanha de vacinação antirrábica, a prefeitura de Rio Claro continua fazendo as aplicações gratuitas da vacina contra a raiva. Quem não levou o animal para ser vacinado nos postos descentralizados instalados pela Secretaria Municipal de Saúde nos bairros, pode levar o cão ou gato para receber a dose no Centro de Controle de Zoonoses. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira das 7 às 16 horas. O CCZ fica na Rua Alfa, 287, Distrito Industrial. Já a vacinação na área rural continua, com equipes do setor municipal de saúde percorrendo ainda nesta semana sítios e fazendas do município.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde mostram número crescente de animais vacinados na campanha de vacinação no município nos últimos três anos. Em 2016 foram 9.218 no total; em 2017, 11.021; e em 2018 são mais de 12 mil.

De acordo com o levantamento realizado pela bióloga e chefe de núcleo de Prevenção e Controle da Raiva, Milene Weissmann, cerca de 18.700 cães e gatos já receberam a dose da vacina neste ano, somando os 12.857 animais vacinados durante a campanha na área urbana, 2.296 imunizados no trabalho de rotina do CZZ, 577 animais vacinados em clínicas particulares e as 2989 aplicações feitas na área rural até o momento.

Para mais informações sobre como vacinar seu cão ou gato, a comunidade pode ligar para os telefones 3535-4441 e 3533-7155.

Banda dos Ferroviários fará espetáculo com canções de Michael Jackson

O calendário de eventos culturais da prefeitura de Rio Claro tem apresentação da Banda Sinfônica União dos Artistas Ferroviários no próximo dia 28 (sexta-feira), no Centro Cultural “Roberto Palmari”. O concerto Michael Jackson Sinfônico terá entrada gratuita e está programada para começar às 20 horas. O regente titular da banda é Fernando Barreto.

O evento, realizado com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, terá versões hits do Rei do Pop como “Billie Jean”, “Beat it” e “Thriller”. A fase do cantor com o grupo Jackson 5 também estará presente, com a balada “I’ll be There” e a empolgante “I Want You Back.”

O tema do concerto foi escolhido pelo próprio público, numa enquete na página oficial da Banda Sinfônica União dos Artistas Ferroviários no Facebook www.facebook.com/bandadosferroviarios/

Parceria
Para esse show, a Sociedade Musical União dos Artistas Ferroviários (Smuaf), à qual pertence a banda pertence, fez parceria com a Associação Juventude Ativa (AJA), para arrecadação de alimentos não perecíveis. O público pode contribuir com um quilo de alimentos não perecíveis (exceto sal) na entrada do evento.

O Centro Cultural Roberto Palmari fica na Rua 2, 2880, Vila Operária.

Sesi e prefeitura levam unidade de cultura à Lagoa Seca do Cervezão

A prefeitura de Rio Claro e o Serviço Social da Indústria (Sesi) estenderam convênio e a unidade de artes e cultura do Sesi ficará até o fim do mês no município. A estrutura móvel agora está na Lagoa Seca do Cervezão, na região norte, a mais populosa da cidade, e oferece gratuitamente à comunidade cinema, biblioteca, gibiteca, contação de histórias e acesso a computadores, entre outras atividades. A parceria com o município foi firmada por meio da Secretaria Municipal da Habitação.

A unidade móvel chegou a Rio Claro no final do mês passado e ficou até o dia 9 na região sul, estacionado em frente ao Jardim das Nações e próximo aos bairros Terra Nova, Jardim Novo, Guanabara, Palmeiras e Jardim Brasília. “É uma parceria que reafirma o êxito dos trabalhos conjuntos em prol da comunidade”, avalia o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

De acordo com o secretário municipal de Habitação, Anderson Golucci, a escolha da Lagoa Seca para receber a unidade móvel no Cervezão se deve ao fácil acesso. “Além disso, o local já reúne vários serviços e por isso é uma referência no bairro”, acrescenta.

Na unidade móvel está disponível acervo com mais de três mil volumes sobre arte e cultura e mais de dois mil quadrinhos. Obras virtuais desenvolvidas em linguagem eletrônica e exibição de filmes nacionais, internacionais e animações também estão na lista de atrativos da unidade cultural. Além disso, no local é possível consultar acervo de música de artistas brasileiros e estrangeiros.

O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira das 8 às 11h30 e das 13 às 17 horas. Aos sábados e domingos o funcionamento é das 9 às 12 horas e das 13 às 17 horas. O agendamento de grupos para conhecer e utilizar o espaço pode ser feito pelo telefone 3522-1905.

Samba & Prosa é atração de quinta-feira no Casarão da Cultura

Samba no Casarão é realizado às quinta-feiras no Casarão da Cultura de Rio Claro.

Samba & Prosa é atração de quinta-feira (20) no Casarão da Cultura de Rio Claro. Com entrada gratuita, o espetáculo faz parte da iniciativa Samba no Casarão, realizada pela prefeitura por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, com atrações semanais levando o melhor do samba gratuitamente para a comunidade. O evento desta quinta está programado para começar às 19h30.

Inspirado no programa Ensaio, o projeto Samba & Prosa é fruto de uma reunião de amigos com uma grande paixão pelo samba. Em cada um desses encontros, a música de qualidade é entremeada pelo bate-papo que o grupo conduz, falando de compositores, do samba de raiz e dos pagodes dos anos 90.

Desde 2015 os realizadores do projeto Samba & Prosa tem uma rádio própria, a “Jabuticabeira”, que pode ser ouvida pelo site radiojabuticabeira.com.br e tem ampla programação diária abordando vários estilos musicais. O programa radiofônico Samba & Prosa é veiculado aos sábados, das 10 às 14 horas.

Vacinas contra o HPV estão disponíveis nos postos de saúde em Rio Claro

Desde 4 de setembro estão disponíveis nas unidades básicas de saúde e de saúde da família de Rio Claro a vacina contra o vírus HPV (Vírus do Papiloma Humano). De acordo com a determinação do Ministério da Saúde, devem ser vacinadas meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. A proteção é feita com a aplicação de duas doses da vacina. A vacina HPV é eficaz e protege contra vários tipos de cânceres em mulheres e homens.  Com o slogan “Não perca a nova temporada de vacinação contra o HPV”, a campanha publicitária envolve várias peças e será veiculada de 04 a 28 de setembro.
De acordo com o Ministério da Saúde, a resposta imunológica à vacina é melhor quando aplicada até os 15 anos de idade.
Segundo a Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde de Rio Claro, a vacina contra o HPV faz parte do calendário de rotina disponível nas unidades do SUS (Sistema Único de Saúde).
A vacina HPV previne vários tipos de cânceres contribuindo com a redução da incidência de cânceres nas mulheres e homens. No mundo, dos 2,2 milhões de tumores provocados por vírus e outros agentes infecciosos, 640 mil são causados pelo HPV. A vacina utilizada no país previne 70% cânceres do colo do útero, 90% câncer anal, 70% dos cânceres genitais, 72% dos cânceres de orofaringe e 90% das verrugas genitais. Além disso, as vacinas HPV protegem contra o pré-câncer cervical em mulheres de 15 a 26 anos, associadas ao HPV 16/18. As vacinas são seguras e não aumentam o risco de eventos adversos graves, aborto ou interrupção da gravidez.
A infecção pelo HPV não apresenta sintomas na maioria das pessoas. Em alguns casos, o HPV pode ficar latente de meses a anos, sem manifestar sinais (visíveis a olho nu), ou apresentar manifestações subclínicas (não visíveis a olho nu).
A diminuição da resistência do organismo pode desencadear a multiplicação do HPV e, consequentemente, provocar o aparecimento de lesões. A maioria das infecções em mulheres (sobretudo em adolescentes) tem resolução espontânea, pelo próprio organismo, em um período aproximado de até 24 meses.
As primeiras manifestações da infecção pelo HPV surgem entre, aproximadamente, 2 a 8 meses, mas pode demorar até 20 anos para aparecer algum sinal da infecção. As manifestações costumam ser mais comuns em gestantes e em pessoas com imunidade baixa.
Os endereços das unidades de saúde em Rio Claro podem ser acessados pelo link www.saude-rioclaro.org.br/enderecos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3532.3793, da Vigilância Epidemiológica.