Construtora recebe ofício para solucionar Jardim das Nações

Os problemas estruturais que afetam apartamentos dos condomínios do Jardim das Nações 1 e 2, em Rio Claro, foram tema de reuniões realizadas nesta sexta-feira (21) no paço municipal entre representantes da prefeitura, da Câmara Municipal, da construtora Direcional (responsável pelas obras) e síndicos dos condomínios. As reivindicações apresentadas pelos moradores foram formalizadas em ofício entregue à empresa Direcional pela prefeitura solicitando soluções para os problemas apresentados pelos moradores.

Os problemas mais graves, de ordem estrutural, foram identificados no Jardim das Nações 2, entregue no final da administração anterior. “Vamos continuar trabalhando para que os moradores, independentemente de serem do Jardim das Nações 1 ou 2, tenham seus problemas resolvidos para uma moradia digna”, afirma o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

Foram realizadas duas reuniões. No período da manhã com os síndicos do Jardim das Nações 1 formado por cinco condomínios: Itália, Holanda, Alemanha, Japão e África do Sul, totalizando 928 apartamentos. No período da tarde a reunião foi realizada com os síndicos do Jardim das Nações 2 que tem 1.168 apartamentos nos condomínio Espanha, Líbano, Portugal e Suécia. “Foram reuniões muito produtivas. Optamos pelo diálogo com a empresa com o objetivo de resolver os problemas”, comenta o prefeito Juninho da Padaria.

Essa também é a opinião da síndica do condomínio África, Leona Evangelista. “Foi bacana porque conseguimos apresentar nossos problemas”, destaca. Para Amanda Silva, síndica do condomínio Itália, a reunião foi positiva. “Precisamos agora ver qual será a resposta”, frisa. Também participaram os síndicos Fabricio Henrique Poli (Espanha), Paulo Cesar Lemes (Polônia), Priscila Nogueira Souza (Líbano) e Camila Santos (Portugal).

Na segunda-feira (24) uma comitiva formada por representantes da prefeitura, da Câmara e da construtora, juntamente com os síndicos vão visitar os condomínios para elencar os problemas, definir prioridades e estabelecer um cronograma de trabalho. De imediato a empresa se comprometeu a colocar atendimento presencial para facilitar a comunicação e agilizar o atendimento. Há compromisso ainda de aumentar a equipe de trabalho da construtora para solucionar os problemas estruturais que afetam os apartamentos. “Queremos uma ação efetiva e concreta da empresa para solucionar os problemas o mais rápido possível”, declara o secretário municipal da Habitação Anderson Golucci.

Também participaram das reuniões os vereadores Júlio Lopes, Rafael Andreeta, Carol Gomes, Adriano La Torre, Rogério Guedes, Geraldo Voluntário, Hernani Leonhardt e Irander Augusto; os secretários Rodrigo Ragghiante (Negócios Jurídicos) e Ricardo Gobbi e Silva (Meio Ambiente); o superintendente do Daae, Ricardo Pires de Oliveira; os diretores municipais Ricardo Campeão, Ricardo Capeletti, Vinícius Hoefling e Alessander Kemp Marrichi.

Daae dá posse à nova comissão de prevenção de acidentes

Os novos integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro tomou posse na manhã de sexta-feira (21). Os integrantes da gestão 2018-2019 assumiram os cargos em solenidade realizada no Centro de Treinamento “Oswaldo de Oliveira Brossi”. O presidente da nova Cipa é Rodrigo Del Conte e o vice-presidente é Eduardo Cesar do Amaral.

O superintendente do Daae, Ricardo Pires de Oliveira, acompanhou a posse e ressaltou o papel fundamental da Cipa na autarquia, principalmente no dia a dia dos funcionários.

“A Cipa é uma entidade que deve ser sempre valorizada, pois é voltada para a saúde e o bem-estar do trabalhador”, disse. “Desejamos uma ótima gestão e nos colocamos à disposição para trabalhar em conjunto, sempre na busca de melhorias constantes nas condições de trabalho dos servidores”, acrescentou.

A nova diretoria da Cipa do Daae conta com Sandra Lúcia da Silva Costa, João Gilberto das Neves, Maria José de Negreiros Schmidt, Sebastião Donizete Buriqui, Antonio Roberto Viglio e Rogério Peres da Costa, todos eleitos pelos funcionários.

Os suplentes eleitos foram Hermes José Leite, Rogério Aparecido Picceli, Heitor Elias Lautenschleguer, Gilberto Rodrigues, Cid de Paula do Carmo e Paulo Afonso Prado e Silva Junior.

“Vamos dar continuidade aos trabalhos, reafirmando a importância da Cipa ao trabalhador e, consequentemente, para a autarquia”, enfatiza o vice-presidente Eduardo do Amaral.

A Cipa tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, cuidando das condições do ambiente de trabalho e de todos os aspectos que afetam a saúde e a segurança do trabalhador, de modo a tornar compatível o desenvolvimento das atividades profissionais com a preservação da vida e a promoção da saúde dos trabalhadores.

Daae prossegue com plantio de árvores em nascentes do município

Com trabalho constante pela conservação e preservação do meio ambiente, principalmente das nascentes e mananciais, o Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro segue realizando ações voltadas à recuperação e manutenção dos recursos hídricos no município. Na sexta-feira (21) a autarquia plantou 30 mudas de árvores nativas e frutíferas em nascente do bairro Diário Ville. Na quinta-feira (20), outras 24 mudas de árvores foram plantadas em nascente no bairro Benjamin de Castro.

As atividades fazem parte do “Projeto Nascentes”, realizado pelo Daae e prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema). “É um trabalho importante para a proteção e recuperação ambiental, principalmente na preservação da água”, destaca o gerente de preservação do Meio Ambiente do Daae, José Crespo Filho, destacando que a água é um recurso finito que precisa de atenção e dedicação redobradas da sociedade.

O “Projeto Nascentes” tem o objetivo de recuperar e ampliar a proteção e conservação dos recursos hídricos dentro do perímetro urbano de Rio Claro, em 10 nascentes durante o ano.  Para a próxima semana estão programados mais plantios de mudas em outras nascentes na área urbana. Depois, será iniciada a fase de plantio em nascentes da região rural.

“Quando formos à região rural precisaremos da colaboração dos proprietários no sentido de autorizarem a entrada dos funcionários do Daae e da Secretaria do Meio Ambiente para a realização dos diagnósticos das nascentes, e posterior plantio de mudas visando a recomposição da mata ciliar”, reforça o superintendente do Daae, Ricardo Pires de Oliveira, ressaltando que esse trabalho visa garantir disponibilidade hídrica para o município protegendo os mananciais, uma das prioridades definidas pelo prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “A atual administração dá total atenção às questões ambientais”, acrescenta o superintendente do Daae.

O “Projeto Nascentes” conta ainda com a nascente modelo, que fica na Vila Cristina e foi inaugurada em julho do ano passado. Lá já foram plantadas 120 mudas. A nascente modelo é também mais uma ação do município pela educação ambiental, com visitas monitoradas de estudantes das escolas municipais.

Essas iniciativas também fazem parte da diretiva “Gestão das Águas”, do Programa Município Verde Azul, do governo estadual, que pontua investimentos ambientais feitos pelos municípios. As cidades que atingem a pontuação necessária obtêm certificado e garantem prioridade na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop).

Viveiro do Daae

O Daae vem realizando desde o ano passado vários outros trabalhos voltados ao meio ambiente, como a reforma e a manutenção do viveiro da autarquia, localizado na Estação de Tratamento de Água (ETA) 2, na estrada que liga o Distrito Industrial ao distrito de Ajapi.

Neste ano, foram doadas pelo viveiro do Daae cerca de 2.200 mudas de árvores nativas e frutíferas, para plantio em Áreas de Preservação Permanente (Apps) e chácaras, sítios e fazendas no entorno de cursos d’água e nascentes para proteger os recursos hídricos contra erosão e assoreamento.

O Daae e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente também participam de programas do Comitê PCJ que visam preservação dos recursos hídricos das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

Clássico entre Vila Olinda e Nação Família CVZ fecha a fase classificatória da Série Prata

Neste domingo, 23/9, o Campeonato Municipal de Futebol Amador Série Prata vai conhecer as equipes classificadas às oitavas de final. O encerramento da fase classificatória vai colocar frente a frente as equipes que lideram a competição até o momento: Vila Olinda x Nação Família CVZ, às 8 horas, no Distrital do Paulistão.

Com 37 pontos, o Nação Família CVZ lidera o Grupo A. A equipe venceu 11 jogos, empatou quatro e não perdeu nenhuma. Marcou 31 gols e sofreu apenas 8 o que lhe garante saldo de 23 gols.

O Vila Olinda lidera o Grupo B com 36 pontos, a segunda melhor campanha da temporada. A equipe venceu 11 partidas, perdeu três e apenas uma. Marcou 40 gols e sofreu 18 com saldo de 22 gols até o momento.

As demais partidas são: Atlético Nacional x CSA Ajapi, às 8 horas, no Distrital do Santana; Atlético RJB x Guardiões Assistência, às 10 horas, no Distrital Santa Maria; Unidos FC x Força Jovem, às 8 horas, na Assistência; Ajax x CR Motos, às 10 horas, na Assistência; Bonsucesso x Arapiraca, às 10 horas, no Distrital do Paulistão; Família STM x Garotos da Farra, às 8 horas, no Distrital Santa Maria; Ribeirão Claro Extra x Expressinho IX de Julho, às 8 horas, no IX de Julho; Madrugadão x Itapé FC, às 10 horas, na Lagoa Seca do Cervezão; PSG x Villa Real Bahia, às 10 horas, no IX de Julho; Alagoanos x Unidos de Itapé, às 10 horas, em Ajapi; EC Terra Nova x Sport PSJ, às 10 horas, no Distrital Ipiranga; Real Máster Gás x Aiyzan FC, às 8 horas na Lagoa Seca; Sport Ceará x Paineiras, às 8 horas, no Ipiranga e Araucária x Nova Esperança, às 10 horas, no Distrital Santana.

Série Bronze – Sete partidas vão acontecer neste domingo, 23/9, pelo Campeonato Municipal de Futebol Amador Série Bronze. São elas: Atlético Jardim Novo x Christofoletti, às 8h15, em Ferraz; EC Nova Era x Mata Negra, às 8h15, em Jacutinga; SCJF x Santa Elisa, às 10 horas, em Jacutinga; Família Pit Stop x Ferraz FC, às 10 horas, em Batovi; Juventude FC x União Jovem, às 10 horas, em Ferraz; Corumbataí x Alan Grey, às 9 horas em Corumbataí e Santa Cruz x Nordestão, às 9 horas, no campo 2 de Ajapi. Folgam Red Bull e Sociedad Sparta.

Veteranos 38: A segunda rodada do Campeonato Municipal de Futebol Veteranos, destinado a atletas com idades a partir de 38 anos, será realizada neste sábado, 22/9, com os seguintes jogos: Zona Leste FC x São Paulinho FC, no Distrital do Paulistão; IX de Julho x CSA Ajapi, no Distrital IX de Julho; Terra Nova FC x MC, em Ajapi; Consolação FC x EC Paulistão, no Distrital do Juventus; Juventude FC x CA.Juventus, no Distrital do Juventude; Ribeirão Claro x Batovi, no Distrital São Miguel. As partidas vão ter início às 15h45. Todas as competições são organizadas pela Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Setur).

Maioria dos alunos da rede municipal tem recesso escolar nessa 2ª, 3ª e 4ª-feira

A rede municipal de ensino de Rio Claro terá ritmo diferente de atividades na semana que vem. Na segunda, terça e quarta-feira (24, 25 e 26) não haverá aula na maioria das escolas mantidas pela prefeitura. As exceções são as creches e os projetos Presença Esperança e Recriando, nos quais haverá atividades durante toda a semana. Para os demais, as aulas serão retomadas na quinta-feira (27).

“Esses três dias de descanso para as crianças complementam o recesso de meio do ano, que foi dividido em duas partes”, explica o secretário municipal da Educação, Adriano Moreira. A primeira parte do recesso foi do dia 10 ao dia 13 de julho.

A divisão do recesso do meio do ano em duas partes foi necessária devido a mudanças acarretadas pela greve dos caminhoneiros, em maio. A Secretaria Municipal da Educação reorganizou o calendário de maneira a não comprometer os 220 dias letivos na rede municipal de ensino.