Prefeitura faz sondagem de solo para creche no Jardim Araucária

A prefeitura de Rio Claro iniciou neste mês a construção da creche no Jardim Araucária, que vai atender 184 crianças de zero a três anos. Os trabalhos começaram pela terraplenagem e agora avança com a realização de sondagem do solo, serviço necessário para identificar as características do terreno. Esse levantamento define os tipos de fundação que serão utilizados na obra que terá investimento de R$ 2,4 milhões, sendo R$ 496,1 mil de contrapartida da prefeitura.

“Estamos trabalhando para agilizar essa obra que vai atender dezenas de famílias”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, lembrando que a obra está sendo realizada em terreno que estava invadido e foi desocupado pela prefeitura. “A educação é uma das prioridades do nosso governo porque acreditamos que quanto mais escolas construirmos, menos presídios teremos”, acrescenta.

A creche está sendo construída numa região de grande demanda onde não há escola nas proximidades. As famílias precisam se deslocar para que as crianças possam ser atendidas. “Ter escola perto de casa garante maior conforto para as crianças e os pais”, observa o secretário da Educação, Adriano Moreira.

Investir em educação é uma das prioridades da prefeitura que tem seis projetos em andamento para construção de escolas. Além da creche no Jardim Araucária, a prefeitura está construindo mais duas escolas de ensino fundamental nos bairros Jardim Novo e Benjamin de Castro para atender 1.560 crianças. Outras três creches serão construídas nos bairros Residencial dos Bosques, Jardim Residencial das Palmeiras e Bosques de Rio Claro, com previsão de 540 vagas. Vale lembrar que em julho deste ano a prefeitura inaugurou uma creche no bairro Terra Nova que atende 130 crianças em período integral.

Grande ação de limpeza em área da antiga ferrovia

Após décadas de espera, a área da ferrovia em Rio Claro, nas imediações das antigas oficinas de vagões, está recebendo grande ação de limpeza. O trabalho faz parte da série de iniciativas que a prefeitura vem articulando pela revitalização do imóvel, que passou muito tempo em estado de abandono. “Temos conversado, solicitado e conseguido sucesso na resolução deste problema que atrapalha o desenvolvimento da cidade”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, acrescentando que “o local estava abandonado e foi transformado num cemitério ferroviário, não podemos perder toda esta memória de parte da história de Rio Claro”.

A limpeza do imóvel está sendo feita pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), com o qual a prefeitura está intensificando diálogo nos últimos meses. A prefeitura também participará da limpeza. A etapa seguinte será a destinação dos bens que estão na área, uma vez que o leilão inicialmente previsto não será mais realizado como forma de acelerar o processo.

A prefeitura já manifestou interesse e, passado o período eleitoral, pleiteia receber esse material em doação, especialmente os carros de passageiro que poderão ser reformados numa parceria com a Rumo – concessionária da ferrovia. A parceria também deverá envolver a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF).

Além dos materiais, prefeitura também está tratando da destinada da área, assunto que sendo conversado com a Companhia Paulista de Obras e Serviços (CPOS), à qual a área pertence. A limpeza da área é passo importante que pode facilitar a venda do terreno, localizado entre as ruas 3-A e 3-B próximo à Avenida 24-A. A companhia já manifestou interesse em vender a gleba, tão logo consiga a documentação do espaço junto ao Dnit, processo que está em andamento. Com a CPOS a prefeitura também pleitea a redução do muro na Avenida 22-A com Rua 3-B.

Outra ação que vem sendo projetada é a transferência das oficinas de vagões da região central para o Jardim Guanabara. O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTA), primeira etapa do processo de transferência, já está sendo realizado.

Showbol F.C. e Owens Corning são os campeões pelas categorias sub 13 e sub 15 no encerramento do Campeonato Dente de Leite

SUB 13 SHOWBOL F.C. CAMPEÃO

No último sábado (22) aconteceu o encerramento da 24ª edição do Campeonato Municipal de Futebol Dente de Leite. Equipes das categorias sub 13 e sub 15 disputaram o troféu de campeão na Lagoa Seca do Cervezão e Distrital do Juventude F.C.. Pelo sub 13, a equipe vencedora foi o Showbol F.C., enquanto pelo sub 15, a A.C.D. Owens Corning ficou com a primeira colocação. A competição é organizada pela Prefeitura de Rio Claro por intermédio da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Setur).

Na Lagoa Seca do Cervezão os resultados foram os seguintes: pelo sub 13, A.C.D. Owens Corning ficou em terceiro lugar ao vencer de 1×0 a equipe Bola de Ouro, que ficou em quarto lugar. Pelo sub 15, o grande campeão foi A.C.D. Owens Corning, que venceu o Real F.C.. No tempo regulamentar do jogo a partida terminou em 0x0. Assim a decisão foi para cobranças de penalidade máxima, encerrando o placar em 4×2 para a equipe Owens Corning.

No Distrital do Juventude F.C., na disputa pela terceira colocação do sub 15, a Escolinha do Cris ganhou de 3×1 do A.D. São Caetano. Pelo sub 13, quem levantou o troféu de campeão foi a equipe do Showbol F.C., que venceu de 2×0 a Escolinha do Cris.

O artilheiro da categoria sub 13 foi Matheus Henrique Carriro, da equipe Showbol F.C., com sete gols. E pelo sub 15 o artilheiro foi Yuri Monteiro, da Escolinha do Cris, com seis gols.

A edição 2018 do Campeonato Dente de Leite contou com 46 equipes divididas em cinco categorias, sub 7, 9, 11, 13 e 15, reunindo aproximadamente 900 atletas. Durante a competição foram 81 jogos repletos de muita emoção e garra por parte dos competidores, além da torcida de familiares e amigos a cada final de semana.

O titular da Setur, Ronald Penteado, parabeniza os jogadores e os organizadores da competição. “Mais uma edição do Campeonato Dente de Leite chega ao fim com saldo bastante positivo. Parabenizo todos os participantes, seus familiares, dirigentes, técnicos, organizadores, enfim, todos que, diretamente ou indiretamente, fizeram o campeonato se tornar realidade nesse período. O Dente de Leite é uma importante escola para essas crianças que amam o futebol e sonham, quem sabe um dia, se tornar profissionais. É um momento também de criar vínculos e fazer amizades que podem durar até uma vida inteira. Muito mais que uma competição, o futebol é um momento de interação social e uma oportunidade saudável de ocupar o tempo”, avalia o secretário.

Luiz Fernando Moreira e Samira Venâncio, organizadores da competição junto a Setur, parabenizam os competidores. “O maior objetivo com o nosso campeonato é difundir a prática esportiva por meio do futebol, com foco na socialização e formação do indivíduo e do caráter do ser humano. Além disso, é uma oportunidade de técnicos, professores e dirigentes de demonstrar o trabalho que é desenvolvido em sua comunidade ou escolinhas de futebol da nossa cidade e convidados”, comentam.

Moreira agradece o apoio recebido para a realização da competição. “Agradecemos a Setur, através do secretário Ronald Penteado, pela confiança depositada e empenho na realização do campeonato. E também aos árbitros pela dedicação, a imprensa pela divulgação, aos professores e técnicos pela disciplina e comprometimento e, principalmente, aos atletas pela garra em defender a sua associação. E, claro, um agradecimento aos pais, que estavam sempre incentivando os filhos”, destaca o organizador.

SUB 15 ACD OWENS CORNING CAMPEÃO

Prefeito e vereadores vistoriam reparos em andamento no Jardim das Nações

O prefeito de Rio Claro, João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, acompanhado de vereadores e secretários municipais, vistoriou na segunda-feira (24) os reparos e consertos que estão sendo feitos em imóveis do Jardim das Nações 1 e 2. Os serviços começaram há cerca de 60 dias, a partir de relatório preparado pela Secretaria Municipal da Habitação. “Estamos acompanhando de perto os trabalhos, pois, tão importante quanto providenciar habitação, é garantir que as pessoas morem com qualidade”, observou Juninho.

As obras estão sendo feitas pela empresa Direcional, que construiu os imóveis e teve representantes acompanhando a vistoria desta segunda-feira (24). Os vereadores Júlio Lopes e Geraldo Voluntário participaram da visita de trabalho, assim como os secretários municipais Anderson Golucci (Habitação) e Ricardo Gobbi (Meio Ambiente), além do superintendente do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae), Ricardo Pires de Oliveira.

“Acho ótima a presença do prefeito, vereadores e secretários aqui, isso mostra que nosso condomínio não está largado e que as providências estão sendo tomadas”, observa Renata Epaminondas, moradora Jardim das Nações 2, no apartamento 103, Condomínio Líbano. “Como tenho crianças, fico preocupada”, explica Renata.

Também moradora do bloco Líbano, no apartamento 404, Neuza Cruz reforça a importância da vistoria. “Se não houver cobrança das autoridades, os erros cometidos pela empresa podem se repetir”, disse Neuza, observando que quer seu apartamento com “tudo perfeito, como foi prometido lá no início”.

A construção do Jardim das Nações 1 e 2 foi iniciada na administração anterior, sendo que no JN 2, entregue no final do governo passado, estão os problemas mais graves. Os reparos nos dois condomínios foram tema de reunião sexta-feira (21) no paço municipal, entre síndicos do Jardim das Nações, o prefeito Juninho e equipe de governo, vereadores e a empresa Direcional.

“Foi uma reunião produtiva, estamos com as portas sempre abertas aos moradores para, juntos, buscarmos ações e soluções para suas justas reivindicações”, destaca o secretário municipal da Habitação Anderson Golucci, informando que já durante a reunião de sexta-feira a construtora recebeu novo ofício com reivindicações de melhorias no Jardim das Nações.

Uma das decisões tomada na reunião é que a empresa colocará atendimento presencial para facilitar a comunicação e agilizar o atendimento aos moradores. A Direcional também se comprometeu a aumentar a equipe de trabalho da construtora para solucionar os problemas estruturais que afetam os apartamentos.

Mais Saúde completa um ano em Rio Claro com sete filas já zeradas

Criado com o objetivo de agilizar o atendimento e diminuir as filas de pacientes que aguardavam por consultas, exames e cirurgias em Rio Claro, o Espaço Mais Saúde completou um ano de atividades nessa quinta-feira (20), com mais de 22 mil procedimentos realizados e várias filas de espera zeradas.

“Um ano em que a saúde de Rio Claro pôde contar com esse atendimento de qualidade, com acolhimento e humanização, complementando de maneira eficaz e ágil o bom atendimento que temos também pelos servidores de nossa Rede de Atenção Básica”, afirmou o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

Os custos de todos os procedimentos são pagos pelo município de acordo com a tabela de procedimentos do SUS, estabelecida pelo Ministério da Saúde, que representam até agosto mais de R$ 2,3 milhões em investimento. A Câmara de Vereadores também colaborou com o programa ao devolver sobra do repasse financeiro que recebe da prefeitura.

“O Mais Saúde está reduzindo de maneira significativa as filas de espera que havia no início do ano passado, e nossa meta é diminuir ainda mais essa espera por consultas, exames e cirurgias, para que procedimentos simples não se tornem emergências para as pessoas”, acrescentou o secretário municipal de Saúde, Djair Francisco.

Dados contabilizados pela Fundação Municipal de Saúde, por meio da Central de Regulação do SUS (Sistema Único de Saúde) em Rio Claro mostram que pelo menos sete filas já foram zeradas. Assim já não há mais longa espera em consultas em otorrinolaringologia, vascular, ortopedia, dermatologia, avaliação para cirurgias de catarata e pterígio. Entre os exames cujas filas de espera já foram zeradas estão os exames de ultrassom abdominais, muscular superior, escrotal e pélvico e também exames de ultrassom Doppler. Todas essas modalidades que foram zeradas atendem agora o agendamento de pacientes com agendamento de entrada semanal.

Segundo o levantamento, entre setembro de 2017 e agosto deste ano, foram realizados 22.292 procedimentos.

No Espaço Mais Saúde um total de 873 cirurgias já foram realizadas, sendo 442 vasculares, 226 de catarata e 205 de retirada de pterígio.

Entre as consultas já realizadas a que apresenta maior número é na especialidade oftalmologia, com 4.824 já realizadas. Dos exames feitos no Mais Saúde, 5.713 ecografias foram realizadas.

O complexo médico-hospitalar Espaço Mais Saúde foi montado na Avenida Visconde do Rio Claro. Os pacientes são chamados por telefone pela Central de Regulação do SUS em Rio Claro, sob a supervisão da Secretaria Municipal de Saúde.

Mais informações podem ser obtidas nas unidades de saúde da rede municipal ou pelo telefone 3525.4717, das 8 às 17 horas.