Prevenção ao suicídio é tema de palestra no Cead nessa quarta

A psicóloga Glaucia de Freitas fará palestra nessa quarta-feira (26) às 13h30 em Rio Claro sobre prevenção ao suicídio. O evento é gratuito e será realizado no segundo andar do Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico (Cead), na Avenida 24 entre Ruas 8 e 9, no Santana.

A palestra faz parte das atividades do Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio em todo o País. Trata-se de uma campanha que teve início no Brasil em 2015, e que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio e como evitá-lo. É neste mês que, no dia 10, se comemora o dia mundial de prevenção do suicídio.

O assunto é envolto em tabus, por isso, a organização da campanha acredita que falar sobre o tema é uma forma de entender quem tem ideias suicidas, que podem ser ajudadas a partir do momento em que essas ideias são identificadas.

As situações que levam a esse fim podem surgir de quadros de depressão, bem como do consumo de drogas. O slogan da campanha destaca que “Falar é a melhor solução” e os organizadores da palestra enfatizam que a conscientização sobre o assunto pode salvar vidas.

Parceria da Prefeitura e Caprem revitaliza Praça Dalva de Oliveira

A Praça Dalva de Oliveira, uma das mais tradicionais de Rio Claro, será revitalizada. O projeto será desenvolvido por meio de parceria entre a prefeitura e a empresa Caprem Construtora que nesta terça-feira (24) enviou técnico ao local para vistoria.

“A comunidade é quem ganha com isto”, afirma o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, acrescentando que outras intervenções urbanísticas deverão ser realizadas a partir de parcerias. “Estas parcerias demonstram a importância de empresas com comprometimento social”, ressalta Juninho.

Os trabalhos deverão ser iniciados nesta quarta-feira (26) e se estenderem por duas semanas, com troca de paisagismo, nova iluminação, poda de árvores, limpeza, bancos e instalação de um playground com 10 metros de comprimento.

O equipamento para recreação das crianças será instalado a partir de sugestão de Paula Silveira Costa, presidente do Fundo Social de Solidariedade. “Rio Claro dá mais um passo importante para o atendimento das famílias”, afirma Paula. O local também ganhará um banco de areia e um gradil de proteção para segurança das crianças. “A praça, que já recebe grande número de pessoas, certamente terá novos atrativos e será ainda mais frequentada”, avalia o secretário de Agricultura, Emílio Cerri.

Daae faz reparo emergencial em adutora na Avenida Saburo Akamine

Uma equipe de manutenção do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) de Rio Claro está na tarde desta terça-feira (25) fazendo reparo de adutora na Avenida Saburo Akamine, próximo da Rua 22, Jardim Matheus Maniero. A tubulação sofreu rompimento e, para realizar o conserto, foi necessário interromper o abastecimento de água naquela região e interditar o trânsito na via, no trecho entre as ruas 21 e 22, sentido bairro-centro.

A previsão inicial para o término do serviço e normalização do abastecimento de água é até o final da tarde desta terça-feira (25). Nesse período, pode ocorrer baixa pressão ou interrupção temporária no fornecimento de água nos bairros Matheus Maniero, Santa Eliza, CDHU, Granja Regina, Chácara Bethânia e no distrito de Batovi.

O Daae orienta que os consumidores redobrem a atenção para o uso racional da água durante os reparos na adutora e reforça que é importante os moradores terem reservatório de água em seus imóveis, o que reduz os transtornos em situações como essa. Além disso, a instalação de reservatórios nas residências é obrigatória, conforme estabelece o Código Sanitário Estadual.

Mais informações podem ser obtidas na central de atendimento do Daae, pelo telefone 0800-505-5200.

Rio Claro sedia evento sobre planejamento regional

O município de Rio Claro sedia na quinta-feira (27) encontro sobre planejamento regional com participação dos 23 municípios que compõem a Aglomeração Urbana de Piracicaba (AUP). O evento será realizado na Câmara Municipal, das 14 às 18 horas, com participação gratuita. A organização é da prefeitura e da Câmara, com apoio da Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S/A).

Os organizadores ressaltam a importância da participação de representantes de entidades públicas e privadas, entre outros segmentos. No encontro será apresentado o documento Panorama Regional (Emplasa, 2017), com enfoque nos municípios da microrregião de Rio Claro: Analândia, Araras, Cordeirópolis, Corumbataí, Ipeúna, Iracemápolis e Santa Gertrudes.

Também serão discutidos temas de âmbito regional para formulação de propostas que possam integrar o Plano Diretor Urbano Integrado (PDUI) da Aglomeração Urbana de Piracicaba (AUP), que está em elaboração. “O PDUI é um instrumento legal de planejamento que estabelece diretrizes, projetos e ações para o desenvolvimento regional”, destaca o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “A finalidade é tratar dos assuntos de interesse regional e buscar soluções conjuntas”, reforça a superintendente do Arquivo Público e Histórico, Monica Frandi Ferreira, representante da prefeitura na comissão técnica do PDUI.

Os temas em discussão serão “Desenvolvimento Urbano e Econômico”, “Redes Estruturais”, “Meio Ambiente” e “Atendimento Social”. Dentro desses temas vão ser debatidas questões sobre planejamento e uso do solo, habitação de interesse social, desenvolvimento econômico, turismo, unidades de conservação, saneamento básico, recursos hídricos, resíduos sólidos, transporte, sistema viário regional, energia, saúde pública, segurança pública, defesa civil, educação e cultura.

Prefeitura distribui antenas anticerol para motociclistas

A prefeitura de Rio Claro realiza na quinta-feira (27) distribuição gratuita de antenas de proteção contra linhas com cerol para motociclistas. A ação será realizada das 9 às 11 horas no cruzamento da Rua 4 com a Avenida 1, região central da cidade. A atividade faz parte da programação da Semana Nacional do Trânsito e o trabalho será realizado por equipes da Secretaria da Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, por meio do Departamento de Mobilidade Urbana e Guarda Civil Municipal (GCM).

“É uma ação importante com o objetivo de conscientizar os motociclistas para que eles se protejam e evitem acidentes com linhas de pipa com cerol e outros cortantes”, destaca o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. Quem quiser poderá ter a antena instalada na hora. “As equipes estarão preparadas para instalar as antenas nas motocicletas. É um acessório importante que pode salvar vidas”, ressalta o vice-prefeito e secretário de Segurança, Marco Antonio Bellagamba.

A ação de quinta-feira também incluirá campanha educativa. Junto com as antenas anticerol serão distribuídos folhetos com orientações sobre segurança e direção consciente. Além disso, a prefeitura realiza campanha educativa sobre trânsito nas escolas da rede municipal de ensino. Esse trabalho será estendido até o fim do ano letivo para atingir o maior número possível de alunos.

“As crianças são importantes multiplicadores de informações e têm influência positiva sobre a conduta dos pais no trânsito”, comenta o diretor de Mobilidade Urbana, Adilson Marques, ressaltando ainda que o trabalho com as crianças permite a construção de uma geração de futuros motoristas e pedestres mais conscientes e comprometidos com as leis de trânsito.

Saúde de Rio Claro atende crianças e adolescentes com sinais de depressão

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio de sua rede de saúde mental, conta com serviços de especialistas para a prevenção e tratamento à depressão infanto-juvenil. O Criari (Centro de Referência da Infância e Adolescência de Rio Claro) é um serviço oferecido pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e atende crianças e adolescentes em situação de sofrimento emocional. “Esses pacientes são encaminhados por outros setores ou chegam até nós por meio de demanda espontânea, quando pais ou responsáveis percebem algo de diferente”, explica Jucinara Maeda, psicopedagoga e coordenadora do Criari.

“A depressão é uma doença e precisa ser tratada. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, cerca de 13% dos adolescentes sofrem de depressão”, salienta a psicóloga do Criari, Nathalia Rodrigues.

Para os casos mais graves, o município oferece o atendimento feito no Caps ij (Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil).  Segundo a assistente Social da unidade, Ananda Cassio, o trabalho de acolhimento e tratamento dessas crianças e jovens inclui reuniões em grupo, oficinas terapêuticas, entre outras atividades.  “Os resultados desse trabalho com nossos pacientes têm sido muito positivos e duradouros”, acrescenta Jucinara.

Ambas as unidades, Criari e Caps ij, contam com equipe multiprofissional composta por psicólogos, fonoaudiólogas, terapeuta ocupacional e pedagogas.

Psicóloga da equipe do Criari, Amanda Tizzo faz um alerta para que os adultos que convivem com crianças e adolescentes possam estar atento aos sinais de eventuais mudanças de comportamento. “Entre os principais sintomas estão um comportamento mais apático, defasagem no aprendizado, melancolia e, algo muito comum, o uso de roupas como blusas e outros agasalhos mesmo em dias quentes, com o intuito de se esconderem”, aponta Amanda.

“Por isso é que os pais, professores e profissionais da saúde devem estar atentos e sempre abertos ao diálogo com esses jovens e crianças”, completa Nathalia Rodrigues.

Jocielen de Souza, psicóloga que trabalha no Criari, ressalta que a adolescência e uma construção cultural. “Não há um rito de passagem que possa marcar a transição da infância para a vida adulta. Por isso é importante nessa fase os pais respeitarem a singularidade de cada jovem e procurarem estar sempre perto e ouvi-los”, diz Jocielen.

O Criari fica na Rua 3, 227, no Centro, e funciona das 7 às 16 horas todos os dias úteis. O telefone do Criari é 3533.4055. O Caps ij funciona das 8 às 18 horas em dias úteis e fica na Rua 3-A, 1.952 e o telefone é 3523.3754.

No mês de outubro será realizada a Semana de Conscientização da Depressão na Infância e Adolescência. A programação, que incluirá palestras, está sendo elaborada pelas equipes do Criari e Caps ij. A semana foi criada e incluída no calendário oficial do município a partir de lei sancionada pelo prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, em 8 de maio deste ano.