Encontro destaca integração entre os municípios para o planejamento regional

Rio Claro sediou nesta quinta-feira (27) encontro para discutir propostas para elaboração do Plano Diretor Urbano Integrado (PDUI), com diretrizes e regras para o planejamento regional dos municípios que compõem a Aglomeração Urbana de Piracicaba (AUP). Os participantes do evento destacaram a necessidade de união e integração entre as cidades para planejar e promover o desenvolvimento da região com sustentabilidade e qualidade de vida.

A importância do evento e dos temas em discussão foi destacada pelo vice-prefeito e secretário de Segurança, Marco Antonio Bellagamba, que representou o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “Os assuntos em discussão no planejamento regional são de extrema relevância para planejar o desenvolvimento econômico com qualidade de vida”, disse Bellagamba destacando a importância dos municípios trabalharem de forma harmônica com objetivo único. “Os anseios individuais dos municípios não devem prevalecer sobre os anseios do conjunto”, frisou.

Francesco Rotolo, secretário de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento, ressaltou a importância de discutir o planejamento regional respeitando a vocação de cada cidade. “Não adianta ter uma visão fechada em guetos, é preciso olhar o todo e respeitar a vocação dos municípios para o desenvolvimento sustentável da região”, observou.

O secretário municipal do Meio Ambiente, Ricardo Gobbi e Silva, assinalou que condutas restritivas não podem ser adotadas em nome da causa meio ambiente. “Promover o desenvolvimento com sustentabilidade requer diálogo e sinergia entre o poder público e iniciativa privada”, afirmou.

A união de esforços em torno de um tema tão importante como o planejamento regional foi salientada pelo vereador André Godoy, presidente da Câmara Municipal. “Reuniões como essa debatem questões importantes que impactam diretamente na vida da população”, pontuou.

A promotora do Gaema (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente), Alexandra Facciolli Martins, destacou que o Ministério Público sempre defendeu a regionalização para solucionar problemas comuns aos municípios. “É preciso empenho dos municípios para fortalecer a aglomeração urbana, espaço de discussão de temas que dependem da regionalização para avançar”, explanou.

Rosa Mancini, coordenadora da Secretaria Executiva do Zoneamento Ecológico e Econômico do Estado de São Paulo (ZEE-SP), apresentou resumo do trabalho realizado. O ZEE é um instrumento técnico e político de planejamento que estabelece diretrizes de ordenamento e de gestão do território, considerando as características ambientais e a dinâmica socioeconômica das regiões.

Também participaram do encontro as secretárias municipais Daniela Ferraz (Cultura) e Érica Belomi (Desenvolvimento Social); o superintendente do Daae, Ricardo Pires de Oliveira; o vereador Geraldo Voluntário; Letícia Tonini da Emplasa  (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S/A); José Alexandre Perinotto, diretor do Instituto de Geociência e Ciências Exatas (IGCE) da Unesp de Rio Claro; Alexandre Carrile, presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB; o promotor de Justiça Ivan Carneiro Castanheiro, do Gaema; a superintendente do Arquivo Público e Histórico, Monica Frandi Ferreira, representante da prefeitura na comissão técnica do PDUI; entre outros.

O encontro sobre planejamento foi organizado pela prefeitura e Câmara Municipal, com apoio da Emplasa.

Em 2 semanas município planta mais de 200 árvores para proteção de nascentes

Nas duas últimas semanas a prefeitura de Rio Claro plantou mais de 200 árvores. Desse total, 147 foram plantadas somente nesta semana, já que nesta sexta-feira (28) é comemorado o Dia do Rio Corumbataí. Como forma de celebrar a data, o Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) realizou a ação em sete nascentes no perímetro urbano do município.

A atividade da prefeitura integrou o projeto “Nascentes” e foi realizada com a participação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), cujo objetivo é recuperar e ampliar a proteção e conservação dos recursos hídricos em um total de 10 nascentes da cidade.

“Ação desta semana é uma forma de prestarmos homenagem ao rio Corumbataí e reafirmar a importância da conscientização ambiental”, comenta o superintendente do Daae, Ricardo Pires de Oliveira, ressaltando que esse trabalho é importante para a proteção de mananciais, uma das prioridades definidas pelo prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “A atual administração dá total atenção às questões ambientais”, acrescenta.

Na terça-feira (25) foram plantadas 71 mudas no bairro Mãe Preta, onde há quatro nascentes. Na quarta-feira, o trabalho foi feito em duas nascentes no Jardim Nova Rio Claro, com o plantio de 44 mudas e na quinta-feira, a nascente modelo, localizada no bairro Vila Cristina, recebeu 32 novas mudas de árvores. Inaugurada em julho do ano passado, a nascente modelo já recebeu o plantio de 262 mudas e também é mais uma ação do município pela educação ambiental, pois conta com visitas monitoradas de estudantes das escolas municipais.

Na semana passada, em comemoração ao Dia da Árvore celebrado em 21 de setembro e ao início da primavera, no dia 22, o Daae realizou o plantio de 54 mudas, sendo 24 em nascente do bairro Benjamin de Castro e 30 no bairro Diário Ville, onde estão localizadas duas nascentes., totalizando nestas duas semanas, o plantio de 201 árvores.

“Realizamos o plantio em 10 nascentes no município, sendo cinco, em áreas próximas ao Rio Corumbataí e cinco próximas do Ribeirão Claro”, explica. “Mais do que recuperar e proteger as áreas verdes, estamos preservando a água, um dos bens mais valiosos do mundo”, ressalta.

Essas iniciativas também fazem parte da diretiva “Gestão das Águas”, do Programa Município Verde Azul (PMVA), do governo estadual, que pontua investimentos ambientais feitos pelos municípios. As cidades que atingem a pontuação necessária obtêm certificado e garantem prioridade na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop).

“Ao término desta etapa do projeto, o Daae dará início a fase rural, quando será necessária a colaboração dos proprietários para que autorizem a entrada dos funcionários da autarquia e da Secretaria do Meio Ambiente para a realização dos diagnósticos das nascentes, e posterior plantio de mudas, visando a recomposição da mata ciliar”, reforça o superintendente do Daae, Ricardo Pires de Oliveira.

Viveiro do Daae

Com trabalho constante pela conservação e preservação do meio ambiente, principalmente das nascentes e mananciais, o Daae vem realizando desde o ano passado vários outros trabalhos, como a reforma e a manutenção do viveiro da autarquia, localizado na Estação de Tratamento de Água (ETA) 2, na estrada que liga o Distrito Industrial ao distrito de Ajapi.

Neste ano, foram doadas pelo viveiro do Daae cerca de 2.200 mudas de árvores nativas e frutíferas, para plantio em Áreas de Preservação Permanente (Apps) e chácaras, sítios e fazendas no entorno de cursos d’água e nascentes para proteger os recursos hídricos contra erosão e assoreamento.

O Daae e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente também participam de programas do Comitê PCJ que visam preservação dos recursos hídricos das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

Rio Claro conta com novo ônibus escolar com acessibilidade

A prefeitura de Rio Claro está ampliando a frota municipal do transporte escolar. O município recebeu na terça-feira (25) um novo ônibus adaptado para também atender alunos com deficiência. O veículo possui cadeira com elevador que possibilita o acesso aos cadeirantes. O ônibus tem 60 lugares e será utilizado nas linhas urbanas e rurais atendidas com frota própria do município.

O veículo foi adquirido com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com investimento de R$ 228,9 mil. “Estamos construindo novas escolas, oferecendo um ensino de qualidade com o esforço de nossos professores e equipe, e também trabalhando para que as crianças sejam transportadas com segurança”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, destacando a importância do veículo ter acessibilidade. “Investimentos como este promovem a educação inclusiva garantindo a mobilidade e acessibilidade dos alunos com deficiência”, acrescenta.

O novo ônibus será incluído à frota municipal de transporte escolar que possui sete veículos. Os alunos que precisam de transporte especial também são atendidos através do Projeto Incluir e de linha específica da empresa Sancetur, concessionária responsável pelo transporte dos estudantes.

Até o final de outubro a prefeitura deverá receber mais um ônibus para o transporte escolar, de mesmo valor e características do veículo recebido na terça-feira (25). “Fomos contemplados com dois ônibus que vão renovar a nossa frota e nos ajudar a atender melhor as crianças que precisam de transporte para ter acesso à escola”, destaca o secretário municipal da Educação, Adriano Moreira. Com isso, serão três novos veículos conquistados pelo município, sendo que o primeiro, com 44 lugares, foi entregue em julho do ano passado. Os veículos da frota municipal atendem aproximadamente 400 alunos, os demais alunos são atendidos por empresa contratada pela prefeitura.

Juninho visita nova comandante da 1ª Cia da Polícia Militar

A nova comandante da Primeira Companhia do 37º Batalhão de Polícia Militar do Interior, capitã PM Karina Rioli Pavan, recebeu na quinta-feira (27) visita do prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que colocou a administração municipal à disposição da nova comandante.

“Temos total interesse em manter a união de esforços entre a Guarda Civil e a Polícia Militar com o objetivo de que os índices de criminalidade continuem cada vez mais baixos no município”, destaca Juninho.

A comandante Karina Pavan vem de São Carlos. “Apresentei-me na quinta-feira da semana passada e iniciei os trabalhos no município nesta semana”, explica, destacando o entusiasmo com que assume o posto e a disposição de realizar um bom trabalho pela segurança na cidade.

O trabalho conjunto entre a prefeitura e a Polícia Militar tem dado bons resultados para a segurança de Rio Claro. Além disso, o município vem intensificando os investimentos na área, como mostram as três novas viaturas zero quilômetro adquiridas em julho e os dois drones que estão sendo utilizados desde o mês passado em ações de monitoramento.

Sábado tem nova entrega de antenas anti cerol no centro de Rio Claro

A distribuição de antenas de proteção contra linhas de pipas com material cortante continua em Rio Claro no próximo sábado (29). A prefeitura fará a entrega das 9 horas ao meio dia na Rua 4 com Avenida 1, Centro, mesmo local onde a Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário distribuiu 220 unidades na quinta-feira (27).

A iniciativa, executada pelo departamento municipal de Mobilidade Urbana e Guarda Civil, faz parte da programação da Semana Nacional de Trânsito. “Nos organizamos para entregar até 500 antenas somando a distribuição de quinta-feira e sábado”, explica o diretor municipal de Mobilidade Urbana, Adilson Marques. Nesse sábado, o motociclista poderá ter a antena instalada na hora em sua motociclista ou levar o acessório para instalação posterior.

As antenas são importante proteção contra materiais como cerol e linha chilena. Junto com a antena também são distribuídos folhetos com orientações sobre segurança e direção consciente. “A prefeitura investe em várias frentes pela segurança no trânsito, mas esse trabalho só dá resultado quando os motoristas estão comprometidos com as leis e sinalização das vias”, destaca o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

De acordo com o vice-prefeito e secretário de Segurança, Marco Antonio Bellagamba, além de distribuição de antenas como medida preventiva, a Guarda Civil também segue redobrando a atenção no combate ao uso de materiais cortantes em linhas de pipas. “A lei proíbe expressamente a fabricação, comercialização e uso desse tipo de material, que põe em risco a vida de motociclistas, ciclistas e pedestres”, reforça, lembrando que as linhas sem material cortante podem ser usadas, mas que nesse caso também é importante tomar cuidados, como não empinar pipas nas proximidades de cabeamento de energia elétrica.

A prefeitura também realiza campanha educativa sobre trânsito nas escolas da rede municipal de ensino. Esse trabalho será estendido até o fim do ano letivo para abranger o maior número possível de alunos.