Feira Corujão tem atrações para as crianças e sorteios na terça-feira

A Feira Corujão, em Rio Claro, comemora em sua edição de terça-feira a Semana da Criança. Pipoca, algodão-doce e sorvete serão distribuídos de graça na feira, que receberá a princesa Cinderela, interpretada por Bianca Rubio.

“É uma maneira de atrair mais público e também de valorizar a clientela fiel, com atrações que deve agradar a criançada e sorteios para os consumidores”, observa Emílio Cerri, secretário da Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção.

Para quem adquirir produtos na feira serão sorteadas cestas providenciadas pelos feirantes. Cada compra realizada dará direito a um cupom para concorrer aos sorteios. Apresentações de capoeira e diversão na cama-elástica completam a programação.

A Feira Corujão é realizada às terças e sextas-feiras, das 17h30 às 20h30, na Central de Agronegócios que fica no antigo Espaço Livre da Vila Martins, na Rua 3-A, 1.155. Além de verduras e legumes são vendidos bolos, pães, massas, temperos, pimentas, condimentos e outros produtos culinários. Também são atrativos as barracas de artesanato e a praça de alimentação. O local possui estacionamento próprio.

Quase duas toneladas de criadouros do Aedes no Santa Elisa

Os agentes do Centro de Controle de Zoonoses, da Secretaria de Saúde de Rio Claro, retiraram um total de 1,8 tonelada de entulhos, restos de construção e móveis, pneus velhos, entre outros itens, durante mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti realizado sábado (6). Os 23 agentes que percorreram o bairro Santa Elisa fizeram visitas casa a casa para orientar os moradores e retirar os potenciais criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

A operação contou com o apoio de equipe da Secretaria do Meio Ambiente, com o caminhão Cata-Bagulho, na recolha do material e transporte até o aterro sanitário do município. Outros itens foram levados de camionete para o Ecoponto do Jardim Figueira. O mutirão foi realizado das 7 às 13 horas no sábado.

A secretaria municipal de Saúde faz um alerta à população para que, com o início da primavera, com calor característico da época e maior abundância de chuvas, as chances de procriação do mosquito são maiores. Por isso, conforme determinação do Ministério da Saúde em todo o País, os mutirões devem ser retomados. Em Rio Claro, normalmente essas ações ocorrerão todos os sábados até dezembro e toda a cidade, com retorno dos agentes durante os dias úteis para visitas aos imóveis que não puderam vistoriar aos sábados.

Também ressalta a importância de todos fazerem a sua parte no combate ao mosquito. Entre as principais recomendações estão manter bem tampados caixas, tonéis e barris de água; colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira sempre bem fechada; não jogar lixo em terrenos baldios. Garrafas de vidro ou plástico, se guardadas, devem ser mantidas sempre com a boca para baixo, e não se deve deixar a água da chuva acumular sobre as lajes ou em calhas entupidas. Os pratinhos ou vasos de plantas devem ser preenchidos com areia até a borda e, em casos de armazenamento de pneus velhos em casa, toda a água deve ser retirada e os pneus mantidos em locais cobertos, protegidos da chuva. Frequentemente é necessário limpar as calhas, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água e os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana, devem ser lavados com água e sabão.

Playground começa a ser instalado na Praça Dalva de Oliveira

O playground que será a nova atração da praça Dalva de Oliveira, uma das principais de Rio Claro, está sendo instalado. O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, acompanhou na segunda-feira (8) parte dos trabalhos e reforça que o local, que já é uma das referências em lazer e convivência, ficará ainda mais atraente para crianças e familiares. “As mães e pais terão uma opção a mais para o passeio com as crianças”, resume Juninho, convidando todos a conhecerem o parquinho, que em breve estará pronto. “Essa é uma região por onde passam pessoas de vários bairros que poderão ter momentos agradáveis com seus filhos aqui, assim como os moradores das redondezas”, acrescenta.

Um dos cartões postais de Rio Claro, a praça Dalva de Oliveira está recebendo uma série de outras melhorias. Uma delas é a ampliação da iluminação pública, renovada para realçar ainda mais a beleza do local no período noturno e ampliar a sensação de segurança de quem passeia pelo local.

As ações da prefeitura na praça Dalva estão sendo desenvolvidas por meio de parceria entre o município e a empresa Caprem Construtora e incluem troca de paisagismo, poda de árvores, limpeza, colocação de bancos. Já o playground que está sendo instalado a partir de sugestão de Paula Silveira Costa, presidente do Fundo Social de Solidariedade, terá 10 metros de comprimento e incluirá equipamentos como balanços e gangorra, entre outros.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Emílio Cerri, a revitalização da praça Dalva é mais um exemplo de ação da prefeitura para valorizar os espaços públicos. “Estamos trabalhando para que as famílias tenham mais motivos para saírem de casa e frequentarem os vários espaços de convívio que Rio Claro tem a oferecer”, comenta Cerri.