Prefeitura faz melhorias no Jardim Nova Rio Claro

Nesta semana, trecho do bairro Jardim Nova Rio Claro recebeu melhorias na iluminação pública. A Selt Engenharia, contratada pela prefeitura de rio Claro para realizar serviços desse tipo, fez a instalação de duas luminárias de 250 watts cada em um poste que estava sem iluminação, melhorando inclusive a visibilidade no trânsito, por se tratar de local com curva. Agora, os dois pontos da via estão iluminados.

A ação foi realizada a partir de indicação de equipe do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro, responsável pelo Projeto Nascentes, durante o plantio de 44 mudas de árvores em duas nascentes do bairro Jardim Nova Rio Claro.

“Essa integração é importante e quem ganha com isso é a comunidade”, afirma o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

Além das luminárias, também foram substituídas duas tampas de proteção de bueiros, popularmente chamada de “boca de lobo”, já que as antigas estavam totalmente deterioradas.

“Durante o trabalho de plantio das árvores, a equipe do Daae observou que essas melhorias também poderiam ser feitas no local”, comenta o superintendente do Daae, Ricardo Pires de Oliveira, ressaltando que a melhoria só foi possível graças à integração das secretarias municipais. “Comunicamos a secretaria de Obras e os departamentos responsáveis e, com essa integração de das secretarias pedida pelo prefeito Juninho, aceleramos as melhorias na cidade”. Nas duas últimas semanas de setembro, a prefeitura de Rio Claro, por intermédio da equipe de preservação do meio ambiente do Daae, plantou mais de 200 árvores nas dez nascentes do projeto, todas dentro do perímetro urbano do município.

Essas iniciativas também fazem parte da diretiva “Gestão das Águas”, do Programa Município Verde Azul, do governo estadual, que pontua investimentos ambientais feitos pelos municípios. As cidades que atingem a pontuação necessária obtêm certificado e garantem prioridade na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop).

Viveiro do Daae

Com trabalho constante pela conservação e preservação do meio ambiente, principalmente das nascentes e mananciais, o Daae vem realizando desde o ano passado vários outros trabalhos, como a reforma e a manutenção do viveiro da autarquia, localizado na Estação de Tratamento de Água (ETA) 2, na estrada que liga o Distrito Industrial ao distrito de Ajapi.

Neste ano, foram doadas pelo viveiro do Daae cerca de 2.200 mudas de árvores nativas e frutíferas, para plantio em Áreas de Preservação Permanente (Apps) e chácaras, sítios e fazendas no entorno de cursos d’água e nascentes para proteger os recursos hídricos contra erosão e assoreamento.

O Daae e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente também participam de programas do Comitê PCJ que visam preservação dos recursos hídricos das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

14ª Sipat da prefeitura começa na segunda-feira

Com o tema “Acidentes não acontecem por acaso, acidentes acontecem por descaso”, começa na segunda-feira (15) a 14ª edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) da prefeitura de Rio Claro. As atividades serão realizadas até o dia 19 (sexta-feira), no auditório do refeitório do Núcleo Administrativo Municipal, que fica na Rua 6, 3265, Alto do Santana.

A programação inclui palestras diárias. Na segunda-feira (15) a abertura será às 13 horas e haverá a palestra “Câncer de mama: um olhar diferenciado”, ministrada pela enfermeira Aline Corazza, da Unidade de Saúde da Família do bairro Terra Nova.

Na terça-feira (16) a partir das 14 horas haverá simulado de desocupação de área, realizado pelo Corpo de Bombeiros de Rio Claro. Na quarta-feira (17) as guardas civis municipais Glaucia e Rosangela realizam palestra sobre prevenção a acidentes no trânsito a partir das 8 horas.

A empresa SG2S Safety For All discute na quinta-feira (18) o tema “Acidentes só acontecem com quem ultrapassa seus limites” a partir das 13 horas. Na sexta-feira (19), dia do encerramento da Sipat, será realizado a partir das 13 horas o “Show da Segurança” com o engenheiro Antonio Thobias de Aguiar comandando paródia do programa “Show do Milhão” utilizando temas voltados à segurança do trabalho.

Serviços do Cadastro Único a partir de 2ª-f serão realizados nos Cras

Rio Claro inicia na segunda-feira (15) reforma no local em que funciona o Cadastro Único, no paço municipal. Para a realização das melhorias, os atendimentos serão temporariamente transferidos para os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Atende Fácil, em atendimento realizado de segunda a sexta-feira.

“Pedimos a compreensão de todos, mas para que os trabalhos possam ser realizados será necessária essa mudança temporária”, observa Érica Belomi, secretária do Desenvolvimento Social, acrescentando que o prédio do Cadastro Único será modernizado, com novos equipamentos e readequação da estrutura.

No Cadastro Único são atendidas todas as famílias beneficiadas por programas sociais do governo federal, entre eles Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada concedido a idosos e pessoas com deficiência.  Por meio do Cadastro Único é feita a identificação e caracterização das famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica desta população. Em caso de dúvida a orientação é para que a comunidade procure o Cras mais próximo de sua residência.

Rio Claro realiza obras em quatro locais de atendimentos sociais

Milhares de rio-clarenses são atendidos em equipamentos públicos da Secretaria do Desenvolvimento Social de Rio Claro. E para melhor atender essas pessoas, com foco no acolhimento e cuidado, a prefeitura realiza quatro obras que representam importantes melhorias a esses serviços.

Estão programadas para começar na segunda-feira (15) reformas nos prédios do Cadastro Único e do Centro Público de Economia Solidária e nos quiosques da Rua 1. Há ainda uma quarta obra no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Jardim Independência, cujos serviços já começaram a ser feitos.

“Sabendo da importância destes serviços para atender as pessoas que mais precisam, buscamos parceria com o governo federal e conseguimos recursos para realizar as melhorias”, destaca o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “Só no Cadastro Único são atendidos cerca de 13 mil rio-clarenses e a nossa administração tem o compromisso de trabalhar especialmente pelas pessoas menos favorecidas”, acrescenta Juninho.

No Centro Público de Economia Solidária será realizada instalação de gradis, para aumentar a segurança no local, e reforma no telhado. Já os quiosques instalados na Rua 1, onde empreendedores solidários comercializam seus produtos terão nova base em alvenaria, troca das instalações elétricas, substituição das chapas corroídas por chapas galvanizadas e pintura. Além de oferecer melhores condições para quem utiliza o espaço, a medida busca dar maior visibilidade ao local e atrair mais consumidores.

No Paço Municipal, o prédio do Cadastro Único será modernizado com novos equipamentos e readequação da estrutura. “Todo o trabalho que está sendo realizado é para proporcionar à comunidade mais qualidade no atendimento, além de oferecer também à equipe melhores condições de trabalho”, frisa Érica Belomi, secretária do Desenvolvimento Social.

No Cras do Jardim Independência as melhorias incluem estrutura física do prédio e paisagismo. Mesmo com as obras os atendimentos realizados pelo Desenvolvimento Social não serão interrompidos. À exceção do Cadastro Único, que terá o seu trabalho temporariamente realizado nos Cras e Atende Fácil, os demais atendimentos não terão alteração durante as obras.

“Pedimos a compreensão da comunidade no caso de eventualidades”, comenta Érica. “Estamos trabalhando para oferecer o melhor atendimento à população”, finaliza.

Qualificação é diferencial na busca por um emprego

Ana Paula dos Santos é uma das 30 pessoas que receberam certificados de conclusão do curso de auxiliar de contabilidade nesta quarta-feira (10) no auditório do Núcleo Administrativo Municipal (NAM). A capacitação foi oferecida pela prefeitura em parceria com o governo estadual. Já com diploma do curso de auxiliar administrativo, Ana acredita que a nova formação irá ajudá-la a conseguir um emprego. “Atualmente estou desempregada e esse novo curso modificou o meu currículo. Quem sabe agora tenho mais chances”, comentou.

Também em busca de uma vaga no mercado de trabalho, João Mateus Cardoso de Lima Ribeiro concluiu o curso de assistente de logística, junto com outras 29 pessoas que aproveitaram a oportunidade de qualificação gratuita. “Gostei muito do curso e acredito que ele vai me ajudar bastante”, avaliou.

No total a prefeitura entregou 60 certificados, sendo 30 para cada curso. “Estamos dando condições para as pessoas se qualificarem, mas cabe a cada um aproveitar bem as oportunidades de adquirir conhecimento, esse bem que não se perde”, declarou o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “A disputa no mercado de trabalho é acirrada e a qualificação profissional é um diferencial que amplia as chances de sucesso”, acrescentou.

O secretário municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento, Francesco Rotolo, também ressaltou a importância da qualificação do trabalhador que precisa ter vontade de melhorar o seu currículo. “É estudando e se qualificando que o trabalhador pode mudar de vida”, observou.

Os cursos de qualificação profissional foram oferecidos pelo Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ), através do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), vinculado à Secretaria Municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento. “Desde o início do ano já abrimos 330 vagas em cursos profissionalizantes”, informa Renata Murbach, diretora do PAT. Dessas vagas, 210 são de cursos já concluídos e 120 estão com inscrições abertas para cursos de atendente e recepção, técnico de vendas, almoxarife e assistente administrativo, sendo 30 vagas para cada profissão. As inscrições podem ser feitas até esta quinta-feira (11) na sede do PAT que fica na Avenida 3, 536, entre as ruas 6 e 7, Centro.

Também participaram do evento os professores Flávia Marina Cenci Pelizza e Alexandre Siqueira Pires, além dos formandos.

Coleta de lixo será normal em Rio Claro no feriado prolongado

O feriado do Dia de Nossa Senhora Aparecida não vai afetar a coleta de lixo domiciliar em Rio Claro. O serviço será realizado normalmente na sexta-feira (12) e também no sábado. Os moradores de bairros onde há coleta nesses dias podem colocar o material para ser recolhido normalmente. Aos domingos, não há coleta de lixo domiciliar.

Os ecopontos também abrem no feriado de sexta-feira, das 8 às 17 horas, e no sábado, das 8 às 20 horas. O serviço de cata bagulho não terá atividade na sexta-feira e no sábado. A coleta seletiva de lixo não será realizada no feriado de sexta-feira. No sábado, será normal.

Daae terá plantão telefônico no feriado

O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro terá alterações no expediente na sexta-feira (12) devido ao feriado do Dia de Nossa Senhora Aparecida. O atendimento presencial será feito até às 15 horas de quinta-feira (11), no balcão de atendimento na Avenida 8-A, no bairro Cidade Nova.

Na sexta-feira (12), sábado e domingo o Daae não abre, mas fará atendimento telefônico pela linha 0800-505-5200, das 7 às 19 horas. O atendimento presencial será retomado na segunda-feira (15), às 9 horas.

Ecopontos abrem das 8 às 17 horas na sexta-feira

Os ecopontos de Rio Claro ficarão abertos em horário especial no feriado do Dia da Padroeira do Brasil. Na sexta-feira (12) o serviço poderá ser utilizado das 8 às 17 horas. No sábado (13) os ecopontos atendem em horário normal, das 8 às 20 horas. Aos domingos os ecopontos não abrem.

Nos ecopontos podem ser depositados até um metro cúbico de galhos, restos de podas de árvores e entulhos de materiais de construção; móveis, eletrodomésticos, madeiras MDF, colchões e outros objetos velhos; pilhas e materiais recicláveis, lâmpadas e óleo de cozinha. Lixo orgânico, hospitalar e de empresas não são aceitos nos ecopontos, pois têm outros modelos de descarte.

Os seis ecopontos estão nos bairros São Miguel (anel viário, perto da Avenida 62A), Inocoop/Guanabara (Avenida Tancredo Neves com a rodovia Fausto Santomauro), Jardim Figueira (Avenida 54 em frente à Rua 27), Jardim das Palmeiras (Avenida 3JP, ao lado da Estação de Tratamento de Esgoto), no Cervezão (Rua 6A, Avenida M21) e Jardim São Paulo (Rua 1A).

A coleta de lixo domiciliar será normal em Rio Claro na sexta-feira e no sábado. A coleta seletiva de lixo não passa na sexta-feira, mas trabalha normalmente no sábado (13). O calendário da coleta seletiva pode ser consultado no site da prefeitura, no endereço www.rioclaro.sp.gov.br, no link “Serviços”. O caminhão da operação cata bagulho não terá atividade no feriado de sexta-feira e nem no sábado.

UPAs do Cervezão e Bairro do Estádio atendem no feriado e fim de semana

No feriado de sexta-feira (12), além do sábado e domingo, o atendimento médico na rede municipal de saúde de Rio Claro será feito nos plantões 24 horas do setor de saúde da prefeitura. Quem precisar de cuidados nessa área deve procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Cervezão, na Rua M-9, 66, telefone 3533-7272, ou a UPA do Bairro do Estádio, na Avenida 29, entre ruas 12 e 13, telefone 3522-1818.

Além das UPAs, a rede municipal de saúde também atende, no feriado e fim de semana, emergências psiquiátricas no Centro de Atendimento Psicossocial (Caps III), localizado na Rua M-9, 50, vizinho à UPA do Cervezão. Os telefones são 3525-4940 e 3525-4941. Além disso, o Samu atende emergências 24 horas durante todo o fim de semana prolongado pela linha 192. E o programa Farmácia Todo Dia também atenderá normalmente.

Feriado de sexta-feira terá Feira Corujão

Mesmo com o feriado do Dia da Padroeira do Brasil, a Feira Corujão de Rio Claro terá edição normal nessa sexta-feira, dia 12, a partir das 17h30. A Feira do Produtor Rural é referência para consumidores que procuram produtos de qualidade, agroecológicos, com preços acessíveis.

Além das sextas-feiras, a Feira Corujão tem edições às terças-feiras, sempre na Central do Agronegócio de Rio Claro, antigo Espaço Livre da Vila Martins, na Rua 3-A com Avenida 46-A.

Frutas, verduras, legumes e ovos são alguns dos produtos comercializados, além de pó de café, colhido, selecionado, torrado e moído pelo próprio produtor, mel puro, cachaças, licores artesanais e vários outros itens.

A Feira Corujão, que oferece bons preços, virou espaço de convivência frequentado semanalmente por centenas de pessoas. Em datas especiais a feira também é palco de atrações culturais para toda a família.