Organização não preenche requisitos para realização de evento em Rio Claro

Embora continue sendo divulgada nas redes sociais, a 1ª Parada LGBT de Rio Claro, que se trata de evento privado, não tem amparo de segurança e, sem a entrega dos documentos e pelo não atendimento das exigências legais, não recebeu da prefeitura o alvará para sua realização.

“Somos favoráveis a todo e qualquer tipo de evento, desde que cumpra os requisitos exigidos por lei, pois temos que garantir a ordem, a segurança e o funcionamento da cidade”, afirma o secretário municipal de Negócios Jurídicos, Rodrigo Ragghiante.

O evento não tem autorização para ser realizado e a organização do evento deverá responder judicialmente caso descumpra a legislação em vigor.

Semáforos na Rua 14 com Avenida 5 entram em operação nesta 4ª-feira

Os semáforos que a prefeitura de Rio Claro instalou no cruzamento da Rua 14 com Avenida 5, nas imediações do Centro e Jardim Claret, entram em operação na manhã desta quarta-feira (17). Os motoristas devem ficar atentos, são dois semáforos na Rua 14 e um na Avenida 5. A Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário ampliou e reforçou a sinalização no entorno dos novos equipamentos. “Todos os investimentos nessa área são importantes, mas é preciso que os condutores e pedestres respeitem as leis de trânsito”, frisa o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “O envolvimento de todos e a atenção às leis são os principais ingredientes de um trânsito mais humano e seguro, e quando isto acontece vidas são salvas”, acrescenta.

O secretário municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Marco Antonio Bellagamba, lembra que o trecho é muito movimentado. “Conforme a cidade vai crescendo, os gargalos no trânsito vão se avolumando e a prefeitura está atenta para minimizar esse tipo de situação”, explica, lembrando que a iniciativa vai facilitar e tornar mais seguro o acesso a pontos importantes, como a rodoviária municipal.

Um dos efeitos dos semáforos nesse ponto será desafogar o trânsito no cruzamento da Rua 14 com a Avenida Visconde, que é um dos entroncamentos mais movimentados da cidade. Quem for para a região da rodoviária terá maior facilidade de acesso para a Rua 18.

Segundo o diretor municipal de Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Adilson Marques, a instalação de novos semáforos envolve vários estudos, que incluem a análise do impacto no fluxo de veículos em vias próximas. “Todo esse trabalho só chega aos objetivos desejados se houver a colaboração de todos no sentido de obedecer aos semáforos, à sinalização e aos limites de velocidade”, reforça.

Chorinho quinta-feira no Casarão

O Casarão da Cultura recebe na quinta-feira (18) apresentação de Quintetos de Quinta a partir das 20 horas. A atração deste mês será a Orquestra Sinfônica de Rio Claro. A entrada é gratuita.

O trio formado por Lucas Penteado (violão), Francisco Paes (violoncelo) e Kassyo Tonello (bandolim) tem o chorinho como tema central de sua construção musical.

“Além do choro, o público irá acompanhar outros estilos musicais, num repertório recheado de composições brasileiras”, convida Daniela Ferraz, secretária da Cultura.

O grupo, que vem sendo chamado de “Trio Escola”, foi criado em ambiente de amizade e busca constantemente aperfeiçoar seu conhecimento musical e dividir com a sociedade o conhecimento adquirido. O Casarão da Cultura fica na Avenida 3 com a Rua 7, Centro.

A programação cultural de outubro prevê ainda várias outras atrações gratuitas que poderão ser conferidas ao longo do mês. Nesta quarta-feira (17) haverá apresentação teatral do espetáculo infantil “O que será?” às 9 e às 14 horas no Centro Cultural.

A terceira edição do Sarau Chegou a Hora terá música, dança, teatro e poesia na sexta (19) no Centro Cultural.  O grupo de dança Contratempo, da Unesp, realiza aula de dança gratuita no dia 23 e apresenta espetáculo no dia 25, no Centro Cultural. Samba no Casarão terá como atração BR5 no dia 25, no Casarão da Cultura.

No Centro Cultural será realizado Seminário de Violão nos dias 26 e 27. O Jardim Público recebe o projeto “Hoje tem teatro? Tem sim senhor!” para espetáculo no dia 27. No Lago Azul, essa mesma apresentação será no dia 28, dia em que o Centro Cultural recebe o Fortalecendo a Cena, que neste mês será no ritmo do blues. A Companhia Éxciton realiza aula de dança no dia 29 e se apresenta ao público no dia 30, também no Centro Cultural. Mais informações sobre a programação estão no site cultura.rc.sp.gov.br.  A programação cultural tem o apoio de Cia Paulista Pub e Padaria Estrela de Ouro.

Prevenção a acidentes no trânsito é tema de palestra nesta quarta-feira

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) da prefeitura de Rio Claro entra no terceiro dia de programação nesta quarta-feira (17) com a palestra “Prevenção de acidentes no trânsito”. O tema será discutido pelas guardas municipais Glaucia Mayer e Rosângela Ratky a partir das 8 horas no auditório do Núcleo Administrativo Municipal (NAM), na Rua Dr. Eloy Chaves, 3.265, Alto do Santana. A Sipat teve início na segunda-feira (15) e será encerrada na sexta-feira (19).

A discussão sobre acidentes de trabalho terá continuidade na quinta-feira (18), com o tema “Acidentes só acontecem com quem ultrapassa seus limites” que será discutido pela empresa SG2S Safety For All a partir das 13 horas. Na sexta-feira (19), às 13 horas, o engenheiro Antonio Thobias de Aguiar irá realizar o “Show da Segurança”, uma paródia do programa “Show do Milhão” com temas voltados à segurança do trabalho.

Além dessas atividades, os servidores municipais já assistiram palestra sobre câncer de mama e participaram de simulado realizado pelo Corpo de Bombeiros sobre desocupação de área em casos de emergência.

Essa é a décima quarta Sipat realizada pela prefeitura. O evento deste ano tem como tema “Acidentes não acontecem por acaso, acidentes acontecem por descaso”. A Sipat é organizada pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Administração, e pela Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

1º Simpósio do Esporte de Rio Claro começa nesta quinta-feira

De quinta-feira a sábado, dias 18, 19 e 20, Rio Claro realiza a primeira edição do Simpósio do Esporte, nas instalações do campus da Unesp à Avenida 24 A, nº 1515, Bela Vista. O evento irá reunir personalidades do esporte e renomados professores da área acadêmica que irão abordar importantes questões e propor reflexão sobre o tema. A atleta Ana Moser será uma das palestrantes nesta quinta-feira. Outro destaque é Nélio Moura, técnico de seleções de atletismo e medalhista olímpico, cuja palestra será dia 19. As inscrições já foram encerradas, mas será possível acompanhar todos os detalhes do simpósio através da Fan Page da Setur, que fará a transmissão do evento.

O secretário de Esportes e Turismo de Rio Claro (Setur), Ronald Penteado, enfatiza a importância do simpósio. “É um evento pioneiro que levará importantes questões aos participantes. O esporte, além da prática em si, é uma ferramenta de inclusão, capaz de promover mudanças positivas no desenvolvimento de uma sociedade. É uma grande oportunidade para Rio Claro debater o tema”, avalia o titular da Setur.

Vinícius Sossai, diretor municipal de Esportes, também comenta sobre o evento. “A idéia é despertar uma consciência sobre o esporte em diferentes vertentes. O esporte como ferramenta educacional, motivacional e ainda voltado para crianças e terceira idade. Será uma importante troca de experiências e aprendizado”, afirma o diretor.

O evento é organizado pela prefeitura de Rio Claro, por meio da Secretaria de Esportes e Turismo (Setur), Unesp Rio Claro e CREF4/SP (Conselho Regional de Educação Física). E conta com apoio das Faculdades Asser, Anhanguera, Claretiano Rede de Educação e ICA (Instituto Cidade Azul).

A programação completa pode ser conferida no site www.simposiorioclaro.com.br.

Boxeadores rio-clarenses representam o município em competições internacionais

Integrantes da MM Boxe estão em diferentes países, junto à equipe nacional da modalidade, onde participam de várias competições neste mês de outubro. Bulgária, Itália, Equador e Argentina são os locais que recebem os profissionais, seja para competições ou intercâmbio entre clubes. A equipe MM Boxe conta com apoio da prefeitura de Rio Claro, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Setur).

Os rio-clarenses membros da seleção brasileira, Leonardo Macedo, Jucielen Cerqueira e Kauê ‘Baby Bull’ Belini, participam de competições junto à equipe nacional de boxe. Já Breno Macedo está na Itália para um intercâmbio entre clubes.

O titular da Setur, Ronald Penteado, destaca a importância da participação dos rio-clarenses nas atividades. “É muito bom saber que estes profissionais levam o nome de Rio Claro para diferentes países e em alto nível. Parabenizo a todos pelas participações e desejo sempre muito sucesso em suas competições”, observa o secretário.

Na Bulgária, Jucielen Cerqueira disputou o 4º International Woman Adult And Youth Boxing Tournament Balkan 2018, entre os dias 10 a 15 de outubro. A atleta venceu a primeira luta contra a boxeadora do Marrocos, mas foi superada nas quartas de final pela atleta da casa. As boxeadoras brasileiras Beatriz Ferreira e Gleisieli Gomes conquistaram medalha de ouro no torneio internacional dos Balcãs de boxe feminino.

Kauê ‘Baby Bull’ Belini foi um dos representantes brasileiros na Olímpiada da Juventude, em Buenos Aires. O evento reúne todas as modalidades olímpicas sendo disputadas por atletas juvenis, com idade até 18 anos. Belini foi superado por pontos na sua luta de estréia por  Jakhongir Rakhmonov, do Uzbequistão.

Já os treinadores Leonardo e Breno Macedo também estão no exterior. Leonardo lidera a seleção brasileira em Guayaquil, na Copa do Pacífico, em torneio que conta com atletas de Porto Rico, Argentina, Bolívia, Colômbia, Guatemala, Chile, Peru, Costa e Brasil. Enquanto Breno volta à Itália, na cidade de Roma, onde passou seis meses ano passado trabalhando em projeto social de boxe.

Ainda neste mês de outubro ocorrerá intercâmbio de clubes, onde atletas de Rio Claro e de outros clubes brasileiros participarão de lutas oficiais em algumas cidades italianas.  Os boxeadores rio-clarenses que irão para a Europa são Jhonatan Conceição e Rafael Bombonatti. As lutas estão marcadas para 27 de outubro, em Roma, e 1º de novembro, em Bolonha.

Projeto Diva Marques ganha sede própria e atende mais 31 famílias

Mais 31 famílias rio-clarenses estão ganhando um apoio importante na educação de seus filhos e na qualidade de vida. A prefeitura de Rio Claro inaugura oficialmente nesta quarta-feira (17), às 16 horas, as novas instalações do projeto da Escola Municipal “Profª. Diva Marques Gouvêa”. “São mais 31 famílias atendidas. São pais e mães que terão mais tranquilidade para trabalhar porque têm um local seguro para deixar seus filhos”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

O projeto, que antes funcionava na Casa das Crianças, passou a atender em sede própria no Centro Social Urbano (CSU) “Mitiko Matsushita Nevoeiro”, no Bairro do Estádio. Com a mudança de prédio foi possível ampliar o atendimento em 31 vagas, aumentando de 118 para 149 crianças atendidas.

O prefeito destaca ainda os investimentos realizados pela prefeitura no setor de educação. “O município já ganhou uma creche no Terra Nova e está construindo mais três escolas no Araucária, Jardim Novo e Benjamin de Castro”, informa o prefeito Juninho. Além desses, há outros cinco projetos em andamento, e ainda a Escola Municipal Jardim Esmeralda inaugurada no ano passado.

Além das construções, a prefeitura também tem melhorado a infraestrutura das escolas. Desde o ano passado, cinco escolas e um projeto ganharam novas e melhores instalações. “O ambiente também influi no aprendizado dos alunos, seja em sala de aula ou nas atividades extracurriculares. Por isso, estamos empenhados em oferecer um espaço adequado para a prática pedagógica”, afirma o secretário municipal da Educação, Adriano Moreira.

O projeto Diva Marques Gouvêa atende crianças de seis a 12 anos de idade, no contraturno do ensino regular. A unidade oferece atividades diversas daquelas proporcionadas pela escola, com oficinas de artes, artesanato, música etc. Com a mudança de espaço, as atividades foram ampliadas e as crianças agora contam com aulas de futsal e natação, ministradas por meio de parceria com a Secretaria de Esportes que disponibiliza professores para atender as crianças. “No novo prédio, temos mais espaço para desenvolver as atividades, o que tem agradado as crianças e os pais”, informa Andrea de Andrade Marangoni Rodrigues, diretora da escola.

O projeto funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas. As crianças recebem café da manhã, almoço e lanche. Os alunos são atendidos por equipe composta pela diretora Andrea, a vice-diretora do projeto Gracilene Costa, uma auxiliar administrativa, duas auxiliares de limpeza, duas cozinheiras, seis monitores e quatro professores.

Handebol de Rio Claro participa do 1º Jogos Infantis do Estado de São Paulo na cidade de Jundiaí

Rio Claro está representado pela equipe de Handebol masculino na primeira edição dos Jogos Infantis do Estado de São Paulo, que acontece de 12 a 20 de outubro em Jundiaí. Mais de 4 mil atletas da categoria sub 16 de aproximadamente 170 cidades paulistas estão disputando a competição, organizada pela Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ) de São Paulo. O Handebol de Rio Claro conta com apoio da prefeitura, por intermédio da Secretaria de Esportes e Turismo (Setur).

A solenidade de abertura do evento foi realizada na noite de sexta-feira (12), no Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Dr. Nicolino de Luca. O 1º Jogos Infantis reúne atletas que disputam medalhas em oito modalidades: Atletismo, Basquetebol, Handebol, Futsal, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Voleibol e Natação.

Para o titular da Setur, Ronald Teixeira Penteado, esta é uma grande experiência para a equipe de Handebol rio-clarense. “Tenho certeza que eles têm plena condições de obter bons resultados nesta importante competição. Desejo boa sorte e sei que Rio Claro está muito bem representado”, destaca.

O coordenador do Instituto Crescer no Esporte, Alexandre Conttato Colagrai, explica que o Handebol de Rio Claro venceu a cidade de Francisco Morato, no sábado, por 44×16. Na tarde desta segunda-feira (15) jogou contra a equipe de Praia Grande e obteve vitória por 29×18. A equipe rio-clarense classificou-se em primeiro no grupo D e segue agora para a segunda fase da competição.

 “Já estamos entre os oito melhores do estado. Rio Claro tem chances de ser campeão no Handebol, pois em 2017 sagrou-se campeão e, em 2016, ficou na terceira colocação, quando a competição ainda era chamada de Copa de Handebol”, explica. O coordenador acrescenta que a chave em que o time irá jogar terá São José dos Campos, classificado em primeiro pelo grupo A; Ribeirão Preto, segundo colocado do grupo B e Franca, segundo do grupo C.

Espetáculo infantil tem brincadeira e conhecimento na quarta-feira

Com entrada gratuita, espetáculo infantil “O que será?” vai ser apresentado nesta quarta-feira (17) no Centro Cultural “Roberto Palmari”, em Rio Claro. Serão duas sessões: a primeira às 9 horas e outra às 14 horas.

“É um espetáculo que utiliza a brincadeira como aliada para estimular o conhecimento”, resume Daniela Ferraz, secretária da Cultura. A atividade é voltada para toda a família.

Em cena, dois amigos participam de um jogo cheio de aventuras e descobertas, em que usam o dado para saber qual aventura irão realizar, tendo três possibilidades por jogada. A cada apresentação surgem novas e diferentes possibilidades, a partir da expectativa “o que será que eles vão nos mostrar desta vez?”.  Pode ser uma história, uma fábula, aprender a fazer um brinquedo, dança, brincadeira, música e muitas outras curiosidades para a criançada, sempre trabalhando temáticas da cultura popular brasileira.

“Com um cenário simples, porém encantador por suas cores e formas, a dupla de atores consegue de maneira muito criativa e lúdica compartilhar diversos conhecimentos da nossa cultura popular”, destaca Claudia Maria Murer, orientadora pedagógica, acrescentando que “a metodologia utilizada permite trabalhar temáticas presentes no currículo pedagógico, envolvendo noções matemáticas com números e formas geométricas, bem como de língua portuguesa com seus diversos gêneros textuais (músicas, fábulas, receitas, piadas, adivinhas, trava-línguas, etc), que perpassam todo o espetáculo, oferecendo aos professores e pais um amplo repertório de possibilidades para abordagens do conteúdo”.

 Após a apresentação teatral, os atores demonstram de forma lúdica e didática, por meio da exposição “Reciclar e brincar”, brinquedos e brincadeiras confeccionadas com materiais recicláveis e reutilizáveis, que as crianças podem fazer em casa e na escola.

A direção do espetáculo é de Paulo Afonso Coelho e os personagens são interpretados por Reginaldo Menegazzo e Silvio Favaro, que também realizaram trabalho de pesquisa e texto do espetáculo. Trilha Sonora: Kha Machado; cenografia e adereços: Luciane Kundé e Grupo; figurino: Favarossi Confecções; orientação pedagógica: Claudia Maria Murer; design gráfico: Diego Augusto; produtor geral e local: Reginaldo Menegazzo e Cristina Smidarle; responsável técnico: Silvio Favaro; operador técnico e assistência local: Sérgio Vergílio; exposição: Adelita Zuppiroli, Ana Paula Favaro e Grupo.

O espetáculo é realizado com o apoio da prefeitura de Rio Claro, por meio da Secretaria da Cultura; do Proac (Programa de Ação Cultural), do governo estadual; e Arte+ Produções Culturais. Patrocínio da empresa Rumo e produção do grupo Produção Cultural.