Apicultores pleiteiam área para construir Casa do Mel

Um grupo de pequenos apicultores de Rio Claro pleiteia uma área institucional do município para criar a Casa do Mel. O assunto foi discutido em reunião realizada na quarta-feira (17) no paço municipal. A Casa do Mel seria um espaço destinado para centrifugação do mel, ou seja, a extração do produto dos favos por meio de centrífuga. O procedimento facilita a comercialização do produto, já que a extração mecânica cumpre as exigências sanitárias.

A criação da Casa do Mel é um projeto da Apirc (Associação dos Pequenos Apicultores de Rio Claro e Região), que hoje possui cerca de 30 associados. Juntos, eles produzem entre 250 e 300 toneladas de mel por ano. A maioria trabalha de forma artesanal e a Casa do Mel poderia alterar essa realidade, agregando valor de mercado ao produto.

“A implantação desse espaço vai proporcionar melhores condições para produção e comercialização do mel produzido pelos apicultores. Poderemos vender o produto diretamente sem a participação dos atravessadores”, explica o apicultor Antonio Marin Viscainho.

O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, lembra que Rio Claro é um celeiro da apicultura que exporta mel para o mundo e essa atividade precisa ser valorizada. Ele orientou os apicultores a buscarem uma área propícia para o projeto. “Vamos discutir juntos e tentar encontrar uma solução”, afirma.

Desde o início dessa gestão, a prefeitura vem apoiando o trabalho dos apicultores, através da Secretaria Municipal da Agricultura, Silvicultura, Abastecimento e Manutenção. “Montamos uma sala para envasamento do mel dentro da secretaria que foi colocada à disposição dos apicultores”, informa o secretário de Agricultura, Emilio Cerri. A preparação da sala foi realizada com recursos da secretaria.

A reunião no paço municipal foi agendada pelo vereador Júlio Lopes que se dispôs a buscar recursos federais, via emenda parlamentar, para ajudar na viabilização da Casa do Mel.

Central de distribuição de água é desligada para reparo

Um problema na válvula responsável pelo abastecimento da central de distribuição de água, localizada no Distrito Industrial, foi detectado pelo Departamento Autônomo de Água e esgoto (Daae) de Rio Claro no início da noite dessa quinta-feira (18).

A manutenção já teve início e o desligamento da central de distribuição é feito de maneira preventiva para garantir a qualidade dos serviços da central e não afetar totalmente o abastecimento e distribuição de água tratada recebida da Estação de Tratamento de Água (ETA 2).

Devido à ação, deve ocorrer baixa pressão ou interrupção temporária no fornecimento de água nos bairros Alto do Santana, Parque das Nações 1 e 2, Vila Olinda, Jd. Guanabara, Jd. das Palmeiras, Jd. Bonsucesso, Jd. Village, Jd. Panorama, Jd. Maria Cristina, Jd. Cidade Azul, Jd. Azul, Jd. Boa Vista, Jd. Paulista 2, Jd. Centenário, Jd. Nova Rio Claro, Jd. Brasília, Jd. Figueira, Jd. São Paulo, Jd. Wenzel, Novo Wenzel, Santa Elisa, Terra Nova, Recanto Paraíso, Pq. Universitário, Pq. São Jorge, Matheus Manieiro, BNH, Bom Retiro, Condomínio Residencial São Paulo Home, Paineiras e Benjamin de Castro.

A autarquia estima concluir o serviço ainda na noite dessa quinta-feira (18), normalizando a partir daí a pressurização e o fornecimento de água.

Nesse período de espera, o Daae orienta que os consumidores redobrem a atenção para o uso racional da água e reforça a orientação para que os moradores tenham reservatório de água em seus imóveis. As populares “caixas d’água” são importantes para reduzir transtornos em caso de interrupção no fornecimento, com volume suficiente para 24 horas de consumo racional. Além disso, a instalação de reservatórios nas residências é obrigatória, conforme estabelece o Código Sanitário Estadual.

Mais informações podem ser obtidas pela Central de Atendimento do Daae, no telefone 0800-505-5200.

Evento de adoção de cães e gatos no Jardim Público neste sábado

A prefeitura de Rio Claro realiza neste sábado (20), das 9h30 às 13 horas, evento de adoção de animais em frente ao Coreto do Jardim Público. Dezoito animais serão disponibilizados para adoção, sendo 12 cães adultos e seis gatos filhotes. Quem se interessar pela adoção dos cachorros poderá escolher entre seis machos e seis fêmeas de pequeno, médio e grande porte. Os cães são vacinados, vermifugados e castrados, e os felinos vermifugados. Todos são aptos para adoção.

O evento de adoção é uma realização da Secretaria do Meio Ambiente, através Departamento Municipal de Proteção Animal (DPA) via Canil Municipal. Os interessados em adotar um animal devem comparecer munidos de documento pessoal e comprovante de endereço para a realização de entrevista. O procedimento também inclui uma visita da equipe do DPA à casa do adotante para verificar as condições do local para abrigar o animal de estimação.

“Os animais que estarão no evento são cães resgatados de maus tratos ou que foram abandonados e que estão à espera de um novo lar e carinho”, informa Giselle Pfeifer, diretora do Departamento de Proteção Animal. De acordo com ela, durante o evento será feita orientação a respeito da posse responsável. “A adoção deve ser feita com planejamento, atendendo aos cuidados necessários ao animal”, explica.

Além do evento de adoção, também haverá um brechó realizado pelos grupos de proteção animal “Matilha SRD” e “Afeto Pet”, venda de comida vegana feita pelo “Bicho É Vida” e venda de doces pelo “Os Vira-Latas”. “Toda a renda será destinada aos animais assistidos pelos grupos de proteção animal presentes no evento”, comunica Giselle Pfeifer.

Canil municipal

Além do evento de adoção no sábado, os interessados em adotar também podem visitar o canil municipal, que abriga cerca de 160 animais entre cães e gatos, filhotes e adultos, todos vacinados e vermifugados. Todos os animais adultos também são castrados.

Localizado na Avenida das Indústrias, sem número, no Distrito Industrial, o canil municipal abre de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, e aos sábados, das 8 às 12 horas. Aos domingos e feriados as visitas são feitas somente mediante agendamento pelo telefone 3532-4115, que atende em horário comercial. Os animais podem ser vistos pela internet, na página www.facebook.com/canilrioclaro e no perfil @canilrioclaro no Instagram.

Atleta rio-clarense conquista vice-campeonato em competição de Jiu Jitsu em Curitiba

Realizado no final de semana dos dias 13 e 14 de outubro, o Curitiba Spring Internacional Open de Jiu-Jitsu reuniu centenas de atletas. Entre eles, estava o rio-clarense Edson Francisco de Paula Júnior, o Edinho, que foi vice-campeão faixa preta na categoria Pesadíssimo. O atleta conta com apoio da prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Setur).

O evento contou com a participação de cerca de 1.400 atletas disputando em diferentes categorias de peso e faixas, nas categorias juvenil, adulto e máster.

O titular da Setur, Ronald Teixeira Penteado, parabeniza o atleta. “Edinho está de parabéns por mais uma vez obter um bom resultado e sempre engrandecendo o nome de Rio Claro”, comenta o secretário.

“Estou muito feliz por mais esta premiação. Cada competição é uma nova oportunidade de me aperfeiçoar e sigo nessa caminhada sempre com pensamento positivo”, destaca Edinho.

O Curitiba Spring International Open de Jiu-Jitsu foi realizado no Ginásio do Tarumã.

Show da Segurança encerra a 14ª Sipat da prefeitura

A prefeitura de Rio Claro encerra nesta sexta-feira (19) a 14ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), com o tema “Acidentes não acontecem por acaso, acidentes acontecem por descaso”. Depois de várias atividades desenvolvidas ao longo da semana, o evento será encerrado com o “Show da Segurança”, uma paródia do programa “Show do Milhão” com temas voltados à segurança do trabalho. O show será comandado pelo engenheiro Antonio Thobias de Aguiar a partir das 13 horas no auditório do Núcleo Administrativo Municipal (NAM), na Rua Dr. Eloy Chaves, 3.265, Alto do Santana.

A Sipat é organizada pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Administração, e pela Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Ao longo da semana foram discutidos temas relevantes para orientar e conscientizar os servidores sobre a importância da prevenção de acidentes no trabalho.

A Sipat contou com palestras sobre o câncer de mama e prevenção a acidentes de trabalho, além de simulado de desocupação de área em caso de emergência realizado pelo Corpo de Bombeiros. Brindes foram sorteados entre os participantes no encerramento de cada atividade.

Rio Claro realiza Fórum de Economia Solidária nesta sexta-feira

Rio Claro realiza nesta sexta-feira (19) mais uma edição do Fórum Regional de Economia Solidária. O evento será realizado a partir das 8h30 no auditório do Núcleo Administrativo Municipal (NAM), que fica na Rua Dr. Eloy Chaves, 3.265, Alto do Santana. A atividade é destinada aos empreendedores da economia solidária e aberta à participação da comunidade.

O fórum é uma realização da prefeitura, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social com apoio do Conselho Municipal de Economia Solidária. O objetivo é discutir e formular propostas para o fortalecimento das iniciativas de Economia Solidária. “Os fóruns são realizados para discutir temas pertinentes à economia solidária e favorecer a troca de experiências e vivências entre os empreendimentos econômico-solidários”, explica a secretária municipal do Desenvolvimento Econômico, Érica Belomi.

No evento desta sexta-feira (19) os participantes vão assistir palestra proferida pelo professor Auro Mendes, da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Rio Claro. “Após a palestra elegeremos quatro pessoas para representar o município no Fórum Paulista de Economia Solidária que realiza reuniões mensalmente”, informa Daniel Bastos Buchdid, diretor de Programas Complementares da Secretaria do Desenvolvimento Social.

Serão escolhidos dois representantes dos empreendimentos econômico-solidários, um da prefeitura e um de entidades de apoio e fomento. O fórum será encerrado com roda de conversa para falar sobre os locais de comercialização já utilizados pelos empreendedores solidários e também de locais futuros.

Curso sobre drones será encerrado nesta 6ª-feira

Após uma semana de atividades, o primeiro curso básico para operações com sistema de aeronaves remotamente pilotadas, os populares drones, será encerrado nesta sexta-feira (19). O evento está programado para as 11 horas, na sede da Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário. As atividades do curso incluíram parte teórica e prática.

Guardas civis municipais, agentes da Defesa Civil, bombeiros, policiais militares, civis e ambientais participam do curso, organizado pela prefeitura. “Além de investir em novos equipamentos, estamos preparando profissionais para obterem o melhor que a tecnologia pode oferecer em prol da comunidade”, destaca o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

De acordo com o secretário municipal de Segurança, Cel. Marco Antonio Bellagamba, os drones também serão utilizados em vários setores além da Defesa Civil e Guarda Municipal. “Setores como os de obras, trânsito e meio ambiente também deverão ter ganhos com os novos equipamentos”, afirma.

O diretor Wagner Martins Araújo, explica que a Defesa Civil vem desde o ano passado se aprimorando com o objetivo de oferecer sempre mais qualidade no atendimento à população nas ações preventivas e nos casos de urgência. “Cursos, capacitações e novas tecnologias são instrumentos essenciais para o bom desenvolvimento de nosso trabalho”, afirma.

Prefeitura entrega espaço de recreação infantil da praça Dalva na sexta-feira

A prefeitura de Rio Claro inaugura nesta sexta-feira (19) às 9 horas o espaço de recreação infantil na praça Dalva de Oliveira. O evento também marca a entrega à comunidade da revitalização da praça, que é uma das mais frequentadas do município. “Fizemos essas melhorias com muito carinho, pensando na família rio-clarense, que agora têm mais motivos para visitar essa referência em lazer e convivência que é a praça Dalva”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

Além do espaço de recreação das crianças, ideia que foi sugerida por Paula Silveira Costa,  presidente do Fundo Social de Solidariedade, as melhorias providenciadas pelo governo municipal incluem ampliação da iluminação pública, troca de paisagismo, poda de árvores, limpeza e colocação de bancos. “São mudanças que, esperamos, renovem o apreço que a comunidade tem pela praça Dalva de Oliveira”, destaca o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção, Emílio Cerri.

A praça Dalva de Oliveira fica na Rua 14, esquina com Avenida Tancredo Neves no Jardim Claret. As ações da prefeitura no local foram desenvolvidas por meio de parceria entre o município e a empresa Caprem Construtora.