Prefeitura implanta guias e sarjetas para pavimentação no Recanto do Paraíso

As obras realizadas pela prefeitura de Rio Claro para asfaltar pontas de ruas no bairro Recanto do Paraíso entram em nova etapa. Após a implantação das galerias de águas pluviais, as ruas começaram a receber os serviços de terraplanagem e construção de guias e sarjetas para posterior pavimentação. Vão ganhar asfalto trechos da Rua 22, Avenida 68, Avenida 70 e Rua 23. No total serão quase quatro mil metros quadrados de pavimento.

“Estamos acompanhando as obras que atendem reivindicação antiga dos moradores”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que esteve no local nesta segunda-feira (22). “Conseguimos atender esse trecho e vamos continuar trabalhando para pavimentar outros trechos desse e de outros bairros do município”, acrescenta.

O asfalto será aplicado nos próximos dias após implantação das guias e sarjetas. “Depois do asfalto, serão feitas as calçadas para facilitar a locomoção dos pedestres”, informa o secretário municipal de Obras, Paulo Roberto de Lima.

A melhoria está sendo viabilizada com recursos de emenda parlamentar, mais contrapartida do município. O deputado federal Paulo Freire (PR) destinou R$ 245 mil para obra, por meio de articulação do vereador José Pereira dos Santos. O serviço está sendo realizado pela empresa Cominpa, que venceu licitação realizada pela administração municipal.

Curso de manipulação de alimentos tem início para nova turma

A Fundação Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária (Visa), iniciou na tarde dessa segunda-feira (22) uma nova turma de 60 alunos para o curso de “Boas Práticas na Manipulação de Alimentos”. É a terceira turma do ano, composta de trabalhadores que manipulam alimentos em suas atividades, seja no comércio ou indústria. A capacitação será ministrada até quarta-feira (24) pelos profissionais da Vigilância Sanitária das 13 às 17 horas no auditório I do NAM (Núcleo Administrativo Municipal).

Os alunos recebem orientações a respeito de prevenção à contaminação alimentar, armazenamento, temperaturas e boas práticas para manipular os alimentos.

O prefeito de Rio Claro João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, lembrou que por 14 anos trabalhou numa padaria na produção de gêneros alimentícios e, por isso, sabe reconhecer com exatidão a importância do trabalho da Visa. “Se a Visa não age, surgem mais problemas para o setor de saúde”, afirmou o prefeito ao abrir o curso. “No ano que vem, mais cursos como este serão realizados”, anunciou.

O secretário municipal de Saúde, Djair Francisco, cumprimentou os integrantes da Visa pelo trabalho que realizam e ressaltou que agem preventivamente, pelo bem da saúde da comunidade. “E com esse curso a Vigilância Sanitária cumpre um de seus papeis essenciais, que é o de orientar e capacitar a comunidade”, acrescentou Djair.

A atividade tem o apoio do Núcleo de Educação em Saúde, Treinamento e Desenvolvimento (Nestd).

Ainda durante a abertura, o chefe de fiscalização da Vigilância Sanitária Maurício Monteiro destacou que o curso tem o reconhecimento do MEC (Ministério da Educação), por meio do Instituto Federal. O IF é quem certifica a realização do curso para os alunos.

Marcelo Camacho, do IF, agradeceu a parceria. “Estamos sempre à disposição do município”, disse.

“A Saúde Pública de Rio Claro ganha muita qualidade com os trabalhos desenvolvidos pelas Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica bem como pelo Centro de Controle de Zoonoses”, acrescentou diretora de Vigilância em Saúde Paula Kannebley.

As chamadas “boas práticas” na alimentação estão definidas em resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa,  que estabelece regulamento técnico englobando procedimentos que devem ser adotados por serviços de alimentação a fim de garantir a qualidade higiênico-sanitária e a adequação de alimentos comercializados  à legislação sanitária.

Obras da nova base do Samu são retomadas

As obras de construção da base descentralizada do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) na zona sul de Rio Claro estão sendo retomadas. Nessa segunda-feira (22) o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, o secretário municipal de Saúde Djair Francisco e representante da empresa Cordeiro Construções estiveram no local.

“Com essa nova fase das obras pretendemos entregar a nova base do Samu o mais breve possível à comunidade. Com isso o atendimento será mais ágil e rápido para salvar vidas”, afirmou o prefeito. “Uma reivindicação antiga da população dos bairros da zona sul que em breve será atendida”, acrescentou Juninho.

Com a base descentralizada que a prefeitura está construindo na zona sul da cidade, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) conseguirá chegar ao local de um acidente naquela região num tempo muito menor do que precisa atualmente para se deslocar da Vila Martins. O Samu reduziu em mais de 50% o tempo de atendimento de uma simulação de acidente do Jardim Terra Nova.

“Sabemos que cada minuto é precioso para uma vida. Por isso a Fundação Municipal de Saúde está empenhada no término dessa obra e seu funcionamento o mais rápido possível”, afirmou Djair.

A nova base do Samu está localizada em um prédio em área na Via Kennedy próxima ao aeroclube. O investimento na base descentralizada do Samu é estimado em R$ 250 mil.

O vereador Rafael Andreeta, que fez encaminhamentos ao prefeito para a construção dessa segunda base do Samu, destaca a importância da obra.

Atualmente o Samu conta com base localizada próxima ao Corpo de Bombeiros, na Avenida Brasil, Vila Martins, entre as regiões norte e nordeste do município. Dados levantados no ano passado pela Secretaria Municipal de Saúde mostravam média de 55 chamadas por dia, ou seja, mais de duas chamadas por hora. Com base em Rio Claro, o Samu é regional e abrange ainda os municípios de Santa Gertrudes, Itirapina, Corumbataí, Ipeúna e Analândia.

O serviço é acionado pelo telefone 192 em casos de problemas cardiorrespiratórios, acidentes de trânsito, queimaduras graves, intoxicação, em crises hipertensivas, em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto, em caso de choque elétrico severo, tentativas de suicídio, casos de afogamento e de acidente com produtos perigosos e na transferência inter-hospitalar de pacientes com risco de morte.

1º Simpósio do Esporte supera as expectativas

Realizado entre os dias 18 e 20 de outubro, no auditório da Unesp Bela Vista, o 1º Simpósio do Esporte reuniu grande público para acompanhar as palestras proferidas por personalidades do esporte e renomados professores da área acadêmica. O evento registrou saldo bastante positivo, tendo atraído público de Rio Claro e região. O evento foi organizado pela prefeitura de Rio Claro, por meio da Secretaria de Esportes e Turismo (Setur), Unesp Rio Claro e CREF4/SP (Conselho Regional de Educação Física). E contou com apoio das Faculdades Asser, Anhanguera, Claretiano Rede de Educação e ICA (Instituto Cidade Azul).

Para o titular da Setur, Ronald Penteado, o evento foi um sucesso. “Parabenizo a todos os envolvidos para a realização do simpósio, a todos que, de alguma maneira, contribuíram para que este importante evento fosse realizado. Este primeiro Simpósio do Esporte contou com a participação de grande público, inclusive da região, foi um sucesso. Contamos com importantes palestras com pessoas gabaritadas em suas áreas. A capacitação, o aprendizado e a troca de experiências são fundamentais para a formação dos profissionais, sendo o objetivo final a excelência na atuação”, destaca o secretário.

O diretor de Esportes, Vinícius Sossai, pontua que o evento ocorreu conforme o planejado. “Realmente foi um sucesso, rico em conhecimento proporcionado aos participantes. Fico feliz pela reposta do público que esteve presente no auditório da Unesp. Espero que possamos repetir outras edições o quanto antes”, diz.

Nelson Leme da Silva Júnior, presidente do CREF4/SP (Conselho Regional de Educação Física do Estado de São Paulo), afirma estar satisfeito com o simpósio. “Considero que o objetivo principal, a capacitação profissional, foi plenamente atendido. O conselho avalia que é imprescindível ter profissionais qualificados e devidamente registrados no sistema para fazer frente à atuação nas diversas perspectivas dentro da educação física. Apoiamos esses eventos que proporcionam aos profissionais qualificação. Foi um evento extremamente positivo e esperamos que novas atividades ocorram para auxiliar, tanto aos profissionais da Secretaria Municipal de Educação como da Secretaria de Esportes”, analisa o presidente.

O 1º Simpósio do Esporte contou com palestras de Ana Moser, ex-integrante da seleção brasileira que conquistou a primeira medalha olímpica para o voleibol feminino; Nélio Moura, técnico de seleções de atletismo e medalhista olímpico e do professor Alcides José Scaglia, entre outros renomados nomes da área acadêmica.

Quinta-feira é dia de Samba no Casarão com apresentação do grupo BR5

O grupo musical BR5 se apresenta nessa quinta-feira (25) no Casarão da Cultura, em Rio Claro. O evento Samba no Casarão é mensal e gratuito e começa às 19h30, sempre levando ao público a alegria e sonoridade do ritmo popular.

“Samba no Casarão promove o resgate e valorização do samba, com música de qualidade para todas as gerações”, observa Daniela Ferraz, secretária da Cultura.

Com repertório composto principalmente pelo samba de raiz, o BR5 apresentará canções interpretadas por Demônios da Garoa, Cartola, dona Ivone Lara, Fundo de Quintal, Jorge Aragão, Cazuza, Martinho da Vila e outros artistas consagrados do samba.

O grupo é composto por Rogério Cerri (violão de sete cordas), Tuquinha Arueira (cavaquinho e voz), Paulo Jodate (pandeiro e voz), Boca Denilson (rebolo e voz) e Marcius Patrizi (surdo). O Casarão da Cultura fica na Avenida 3 com a Rua 7.

A programação cultural de outubro prevê ainda várias outras atrações gratuitas no município. O grupo de dança Contratempo, da Unesp, realiza aula de dança gratuita no dia 23 e apresenta espetáculo no dia 25, no Centro Cultural. Também no Centro Cultural será realizado Seminário de Violão nos dias 26 e 27. O Jardim Público recebe o projeto “Hoje tem teatro? Tem sim senhor!” para espetáculo no dia 27. No Lago Azul, essa mesma apresentação será no dia 28, dia em que o Centro Cultural recebe o Fortalecendo a Cena, que neste mês será no ritmo do blues. A Companhia Éxciton realiza aula de dança no dia 29 e se apresenta ao público no dia 30, no Centro Cultural. Mais informações sobre a programação estão no site cultura.rc.sp.gov.br.  A programação cultural tem o apoio de Cia Paulista Pub e Padaria Estrela de Ouro.